Despensa do conhecimento: como criar condições ideais para o crescimento de figos Opuntia?

Prickly Pear Indian é uma cultura perene exótica que pertence à família Cactus.

Muitas vezes, é cultivada precisamente por causa das deliciosas frutas. Você pode usá-los não apenas como alimento, mas também para o tratamento de certas doenças.

Mais adiante, falaremos sobre as propriedades medicinais e úteis desta planta e como cuidar adequadamente dessa beleza exótica. Você aprenderá quais métodos de reprodução existem e quais plantas ainda são semelhantes às peras espinhosas.

Descrição botânica

A pera espinhosa (Opuntia ficus-indica) possui hastes articuladas de forma cilíndrica, esférica ou achatada. Os arbustos crescem até uma marca de 4 m e seu diâmetro é de 2 m.

A planta é completamente coberta de espinhos, pontas grandes e duras. O cacto floresce espetacularmente, pois pode ter flores vermelhas, amarelas e amarelas-alaranjadas. Assim que desaparecem, grandes frutos em forma de ovo são formados, chamados de "peras espinhosas". No interior, eles contêm sementes planas com cascas duras. As frutas também são cobertas com cachos opacos, as pontas dobradas, que só podem ser examinadas ao microscópio.

As raízes desses cactos são poderosas, elas se desenvolvem mais em largura do que em profundidade. Você pode determinar a pera espinhosa à sombra da polpa da fruta. Pode ser branco ou vermelho vivo. Nas pessoas, essa planta recebeu vários nomes:

  • língua materna;
  • cacto orelhudo;
  • fruta de dragões;
  • cacto de figo.

Diferenças de outras espécies

A principal vantagem desta planta é resistência absoluta. A pera espinhosa pode crescer em uma variedade de condições, mesmo depois de caules secos e ausência de rega prolongada. O cacto floresce lindamente no ambiente natural, para que em casa a floração seja mais magnífica e mais longa.

Além disso, a planta tem pêlos pequenos com numerosos espinhos. Se você tocá-los, os espigões com entalhes começarão a se separar facilmente e a se agarrar às roupas. Esta diferença na pera espinhosa é a sua desvantagem.

Propriedades úteis e curativas

Como as folhas da pera espinhosa contêm cálcio e potássio, elas ajudarão a desenvolver a insulina corporal, então aplique-os efetivamente no tratamento da diabetes. Se você usar alimentos de pera espinhosa, eles reduzirão a formação de gorduras e melhorarão sua excreção no organismo. As fibras das plantas incham e aumentam a quantidade de comida no estômago, e isso reduz o apetite. Por esse motivo, os níveis de peso, açúcar e colesterol são reduzidos.

Os frutos de pera espinhosa contêm muita vitamina C, o que é benéfico para o corpo. Fortalece, melhora as funções de proteção e ativa o sistema imunológico.

Preparações à base de plantas obtidas a partir de pera espinhosa são eficazes na eliminação da celulite e edema e contribuem para a liberação do excesso de líquido. Além disso, as peras espinhosas contêm substâncias que reduzem a intoxicação pela síndrome da ressaca.

Leia mais sobre as propriedades curativas da pera espinhosa, sobre a composição química e o uso de cactos, leia aqui.

Cuidando de Opuntia ficus indica

Apesar do fato de que mesmo plantando uma planta no solo em um clima temperado é praticada, existem condições ideais para o desenvolvimento e a floração.

Rega

A pera espinhosa é muito exigente na rega. Mas faça-o com cuidado para evitar a podridão do sistema radicular. É necessário umedecer o solo conforme necessário, somente após a camada do solo secar. No inverno, a planta não precisa de rega. Use água macia e levemente ácida, acidificando-a com 2-3 gotas de suco de limão.

A melhor maneira de regar permanece na panela, pois, devido à entrada de água nas folhas, uma cortiça de uma placa conhecida pode entupir a água e o crescimento das plantas será inibido.

Top vestir

A fertilização é necessária durante o período de crescimento ativo - na primavera e no verão. Faça isso uma vez por mês. Você precisa usar fertilizantes prontos para cactos com baixos níveis de nitrogênio. O excesso desse componente levará à deterioração do sistema raiz.

Temperatura

A sala em que se encontra a figueira espinhosa deve ser ventilada regularmente, apenas para evitar correntes de ar. No verão, para a pera espinhosa, a temperatura do ar permanece entre 25 e 35 graus. No inverno, a planta precisa de uma temperatura mais baixa de 5-18 graus.

A luz

A pera espinhosa é uma planta fotofílica, portanto, para seu crescimento e desenvolvimento ativo, precisa de iluminação brilhante. Mas é melhor acostumar um cacto para direcionar os raios do sol.

Umidade

O Opuntia tolera perfeitamente o ar seco, por isso não precisa ser pulverizado. Mas, ainda assim, é melhor cultivá-lo a 60-70% de umidade.

Solo

Para um transplante de cacto, é necessário preparar solos leves e soltos, e também deve passar bem a umidade.

Você pode comprar um substrato pronto para cactos ou prepará-lo você mesmo. Nesse caso, você precisa misturar os seguintes componentes em proporções iguais:

  • terra de folha;
  • terra de relva;
  • turfa;
  • areia;
  • seixos;
  • tijolo quebrado.

Pote

Para peras espinhosas, você deve escolher um pote largo, mas não muito profundo. Um recipiente de plástico com grandes orifícios de drenagem é o mais adequado.

Transplante

O transplante é realizado da seguinte forma:

  1. Prepare a panela, desinfete.
  2. Coloque uma camada de drenagem no fundo do recipiente.
  3. Encha a panela com um substrato para peras espinhosas.
  4. Antes de plantar, não regue o cacto, mas transplante-o em um novo solo seco. Em seguida, instale-o em um local ligeiramente sombreado e não regue por 7 dias.
  5. Após 7 dias, você pode colocar um recipiente com um cacto à luz, fornecer rega regular, mas não se alimentar.

A seguir, um vídeo visual sobre o processo de transplante de pera espinhosa:

Poda

O processo de poda de poda é o seguinte:

  1. Prepare uma faca ou lâmina afiada que deve ser pré-tratada com álcool.
  2. Apare o caule da planta em cerca de 60 cm.
  3. O local do corte é tratado com carvão ativado triturado e a planta em si não deve ser regada por 2-3.

Período de descanso - o que é?

De outubro a fevereiro, a pera espinhosa vem descansar. Neste momento, você precisa abaixar a temperatura para 12 graus Celsius, o ar na sala deve estar seco. Durante o inverno, pare de regar completamente. Mas o sol ou a luz artificial deve ser muito.

Métodos de cultivo

Propagação por estacas

Este método de cultivo de pera espinhosa é a seguinte:

  1. Para estacas, o melhor momento é considerado o final da primavera - o início do verão, quando o bebê foi separado da planta mãe, deixe-o secar por um dia.
  2. Coloque o broto seco na areia molhada ou no solo.
  3. Coloque a planta jovem por 7 dias em um local ligeiramente sombreado e pare de regar.
  4. Somente após 7 dias, você pode começar a umedecer o substrato. E assim que surgirem as primeiras raízes, transplante a jovem pera espinhosa em uma capacidade constante.

Oferecemos a você um vídeo sobre o processo de poda de estacas espinhosas:

Sementes

O método de propagação de sementes possui os seguintes recursos:

  1. É melhor realizar a reprodução no final do período adormecido - em março.
  2. Mantenha as sementes por 20 minutos em uma solução levemente rosada de permanganato de potássio. Para que a semente brote, você precisa violar a integridade de sua casca, esfregue-a com esmeril ou pedra.
  3. Solo, condições da terra e areia, você precisa desinfetar e depois semear as sementes, cobrindo as culturas com filme plástico.
  4. Instale a capacidade em uma sala onde a temperatura seja de 19 a 21 graus. Molhe o solo uma vez por semana.
  5. Assim que as sementes eclodirem e as mudas ficarem fortes, transplante-as em recipientes separados e aproxime-as da luz.

Sugerimos analisar o processo de plantar peras espinhosas com sementes:

Doença

Manchas marrons se formam no caule da pera espinhosa devido à rega excessiva. Estes são os precursores do início da decadência da planta. Para salvar o cacto, você precisa cortar as manchas e tratar todas as áreas afetadas com uma camada de carvão ativado triturado. O solo da panela deve ser tratado com uma mistura de carbendazim e reduzir a rega.

No caso de iluminação e alagamento insuficientes da terra, as hastes da planta serão cobertas com rugas. E quando há falta de substâncias úteis no solo, o crescimento da pera espinhosa para.

Flores semelhantes

As seguintes flores parecem figos de pera espinhosa:

  1. Heliocereus. Esta é uma planta epifítica espessa que forma hastes finas e longas. Espinhos estão ausentes, e as flores são vermelhas e têm 20 cm de diâmetro.
  2. Paquipódio. Esta é uma cultura original com um tronco que se assemelha a um cacto. O caule poderoso é coberto de espinhos e folhas estreitas.
  3. Euphorbia resinous. Esta planta é caracterizada por uma haste tetraédrica, na qual existe uma folhagem verde-acinzentada. Nas bordas da serralha, estão concentradas cristas verrugas com espinhos.
  4. Stapelia. É uma suculenta perene, com brotos carnudos tetraédricos, cuja altura é de 60 cm.
  5. Echeveria. Esta é uma planta perene com folhas ovais reunidas em uma roseta espetacular semelhante a uma rosa. A cor da echeveria é azul-cinza.

Pera espinhosa A pera espinhosa não é apenas uma planta caseira bonita, mas também incrivelmente útil. Suas bagas e folhas são frequentemente usadas na medicina popular. O cacto não é exigente em cuidados, não impõe requisitos especiais de rega, cobertura e solo, para que mesmo um novato possa lidar com todo o trabalho.

Deixe O Seu Comentário