O cacto começou a apodrecer. Por que isso acontece, e se o processo for de baixo?
O cacto é considerado uma das plantas domésticas menos caprichosas, no entanto, com cuidados inadequados e é suscetível a várias doenças. Para descobrir que o "ouriço verde" está doente, você não pode imediatamente. É necessário monitorar cuidadosamente as condições da planta espinhosa e, ao menor desvio da norma, tomar as medidas necessárias. Uma das doenças comuns dos cactos é apodrecer. Sobre por que isso acontece, o que fazer se o cacto apodrecer por baixo e como salvar uma flor podre, contaremos no artigo.
A derrota da flor por dentro
Apodrecer por dentro é a forma mais grave de dano. A tempo de determinar que o cacto está apodrecendo por dentro, nem sempre é possível. Na maioria das vezes, essas plantas morrem (você pode descobrir o que pode causar a morte de um cacto e como entender que uma planta está morrendo, mas neste artigo você aprenderá como salvar uma planta).
Sinais
No corpo da planta, pequenas manchas de aumento lento são encontradas, claras ou escuras, dependendo do tipo de doença (que doenças e pragas podem destruir a planta?). Ao mesmo tempo, os danos internos são significativamente superiores aos que são visíveis na superfície externa. Ao pressionar a área afetada, sente-se um amolecimento do corpo.
Por que isso está acontecendo?
As principais razões pelas quais os cactos apodrecem por dentro podem ser as seguintes.
- Podridão seca (fomose). Esta doença é de natureza fúngica. O agente causador é o fungo Phoma rostrupin. Mais perigoso, pois é difícil de detectar. Pontos secos, leves e ligeiramente recuados que se assemelham a crostas aparecem na planta. As manchas são cobertas por rachaduras. Depois de pressionar, a crosta cai em uma cavidade na qual todos os tecidos internos são transformados em uma bagunça seca.
- Podridão marrom. O agente causador é a bactéria patogênica do gênero Erwinia. Existem focos de marrom escuro ou marrom, principalmente entre as bordas do cacto. O tronco da planta amolece, escurece.
- Rizoctonia. Surge como resultado de infecção por fungos patogênicos do gênero Rhizoctonia. Culturas mais afetadas. O patógeno ao longo dos vasos de alimentação se espalha dentro do corpo do cacto, causando podridão úmida.
- Podridão negra (alternariose). Chamado por Alternaria radicina fungi. No corpo da planta, são encontradas manchas úmidas e brilhantes de cor marrom. A doença progride rapidamente.
- Alta umidade na sala onde a planta está contida. Mais frequentemente, um excesso de umidade causa apodrecimento das raízes e pescoço do cacto, mas também pode levar à decomposição da planta por dentro.
Como economizar?
Ao detectar áreas de podridão em uma planta, primeiro é necessário avaliar a profundidade das lesões. Para isso, o cacto é removido do substrato, cuidadosamente inspecionado e palpado.
- Se os focos patológicos não são grandes, eles são cortados em um tecido saudável. As feridas resultantes são tratadas com enxofre, carvão ou verde brilhante. O cacto é seco por vários dias e plantado em solo fresco (a areia é a melhor).
- Se o corpo do cacto estiver muito amolecido e a podridão se espalhar pelo perímetro, apenas uma parte superior saudável será cortada e deixada. É seco e enraizado, ou enxertado em outro cacto (mais sobre o que fazer se o cacto se tornar macio, leia aqui).
É possível economizar se ele começou a doer por baixo, na base?
Como resultado de cuidados inadequados, as raízes e a base do cacto são afetadas e processos de podridão se desenvolvem. Essa é a forma mais comum de dano a esse tipo de planta. Felizmente, há uma chance de salvar o cacto doente.
Como detectar?
Você pode detectar danos nas raízes e no pescoço do cacto pelos seguintes sinais:
- a borda é marrom ou marrom na parte inferior da planta, na borda com o solo;
- o cacto cai para o lado, mal mantido no chão;
- em casos avançados, a planta cai devido a graves danos ao sistema radicular.
Fonte de infecção
- Praga tardia de cacto (praga tardia, perna com raiz preta). Doença causada por fungos do gênero Phytophtora. As raízes da planta e a base do caule são afetadas.
- Helmintosporose. Outra doença de etiologia fúngica. O agente causador é Helminthosporium cactivorum. No pescoço do cacto, são encontradas lesões aquosas de marrom escuro. Plantas principalmente jovens estão infectadas.
- Rega excessiva. O cacto adora solos secos e com umidade excessiva, o sistema radicular começa a apodrecer muito rapidamente.
- Invernada inadequadamente organizada. Na estação fria, os cactos precisam organizar um período de dormência durante o qual uma grande quantidade de luz e um mínimo de umidade são fornecidos à planta. A temperatura na sala com a planta deve ser de + 12 ... 15 ° C.
No caso de qualquer desvio das condições exigidas, o cacto é suscetível a várias doenças, incluindo cáries.
- Falta de umidade. Juntamente com o aumento da temperatura do ar e da iluminação intensa, a rega insuficiente pode causar deterioração das raízes.
O que fazer com uma planta podre?
A resposta para a pergunta sobre o que fazer se a raiz do cacto apodrecer, como salvar a flor podre e se ela pode ser ressuscitada, neste caso, é inequívoca. A planta é libertada do solo, as raízes são cuidadosamente lavadas e o grau de dano é determinado. Todas as áreas infectadas com podridão são removidas com uma pequena margem, pois as infecções por fungos podem se espalhar para os tecidos saudáveis. As seções são tratadas com fungicidas (enxofre, sulfato de cobre). Após a poda, o cacto é seco e plantado em areia seca. A rega é realizada através de uma panela, raramente e em pequenas quantidades. Em tais condições, a planta é mantida na raiz.
Podridão seca
Identificar esta doença é bastante difícil. Normalmente podridão seca é detectada quando o cacto está no estágio "leito de morte".
O que procurar durante a inspeção?
Quando infectada com cogumelos Phoma rostrupin, a planta fica pálida e começa a secar. Na maioria das vezes, isso passa despercebido. Então, crostas secas e rachadas aparecem no corpo do cacto, quando pressionadas, o dedo cai no tronco. Se o talo é cortado, o cacto está vazio e seco por dentro.
Antecedentes da doença
- Patose patogênica através de feridas no tronco de um cacto. Ao transplantar, transportar uma planta, você pode violar acidentalmente a integridade do seu corpo. Nesses casos, o fungo penetra nas áreas danificadas e o cacto é infectado.
- Violação das condições do inverno. Com um inverno mal organizado, a resistência do cacto a doenças infecciosas diminui.
- Rega excessiva. O excesso de umidade causa apodrecimento do sistema radicular, o que enfraquece a resistência da planta a doenças infecciosas.
- Cacto doente de vacinação. Somente plantas saudáveis devem ser vacinadas.
- Transplantação no solo usado anteriormente para outra planta. Se um cacto doente com podridão seca crescesse anteriormente no solo, esse substrato deveria ser destruído e em nenhum caso ser usado para outras plantações.
Existe algo que você possa fazer?
Métodos eficazes para combater a podridão seca não foram desenvolvidos. A doença se desenvolve rapidamente e termina com a morte de um cacto. Para prevenir esta doença, as plantas devem ser tratadas com fungicidas trimestralmente, devem ser observadas as condições para manter os cactos e seu inverno.
Como reanimar quando uma flor é completamente afetada?
Acontece também que as pessoas saem de férias, confiando seu "ouriço verde" aos cuidados de um vizinho e, ao retornar, encontram seu animal de estimação em um estado terrível, deteriorado até o topo.
Quais são as chances de reabilitação?
Se a maioria da planta passou por processos de decomposição, é impossível reanimá-la; simplesmente não há força suficiente para enraizar um cacto como esse.No caso em que o topo sobrevive, você pode tentar fazer o root. Para fazer isso:
- a parte saudável é cortada e seca na posição vertical por vários dias;
- o local do corte deve ser tratado com carvão vegetal ou enxofre;
- então a parte sobrevivente é plantada em solo seco com rega esparsa até que as raízes apareçam.
Como cuidar?
O cacto é uma planta que não requer atenção especial. No entanto, certas regras devem ser seguidas para evitar a infecção por sua podridão.
- Esta planta requer uma grande quantidade de luz, para colocar o cacto deve estar no peitoril da janela ou perto dele.
- Regue o cacto conforme necessário, respeitando o princípio "quanto mais quente o quarto, mais abundante a rega", mas não mais do que 1 vez em 2 dias.
- Durante o período de dormência, o cacto é regado uma vez a cada 1,5-2 semanas, e a temperatura e a iluminação na sala são monitoradas.
Os cuidados com os cactos devem ser abordados com cuidado e responsabilidade, embora não exija tanto esforço quanto para outras plantas de interior. Com uma abordagem competente, o cacto irá deliciar seus proprietários cuidadosos por décadas.