Como cuidar de um homem espinhoso e bonito? Criamos o hynnocalicium de Mikhanovich em casa

Gimnokalitsium Mikhanovich é muito popular entre os cultivadores de flores. Ele é criado com sucesso, mesmo em casa. A variedade é classificada como cactos caseiros.

Uma variedade de cores e formas permite que você escolha a melhor opção para cada amante dessas plantas extraordinárias. Ele irá decorar com sucesso qualquer ambiente - seja uma cozinha ou um quarto. Cuidados despretensiosos e um alto grau de resistência a tornam a flor favorita, mesmo para aqueles que não estão acostumados a cuidar e cuidar de flores.

Descrição botânica

Gimnokalitsium Mikhanovich, lat. Gymnocalycium mihanovichi é o nome científico internacional para este cacto. Gymnocalycium na tradução literal significa "tubo nu", "holo-cup". A flor recebeu o nome do armador argentino N. Mikhanovich no início do século XX. O filantropo organizou e manteve uma expedição científica ao Paraguai.

Gimnokalitsium Mikhanovich pertence à família suculenta do grupo Cactus, gênero Gymnocalycium. Variedade criada, obtida como resultado da seleção e mutação natural de variedades naturais. As hastes da flor são achatadas, têm uma cor vermelho escuro, marrom, com um tom rosa ou avermelhado.

Existem variedades com tronco verde com tom acinzentado - azulado. A altura do caule de uma planta adulta é de até 5 cm.O formato da flor é redondo, esférico. O cacto é pequeno em diâmetro, de até 8 a 10 cm. As costelas do caule são estreitas, bem definidas e têm uma seção triangular.

A altura das costelas atinge de 6 a 7 cm e as bordas são escuras, levemente onduladas e pontiagudas. Nas costelas laterais estão saliências pontiagudas. Espinhos marrom-acinzentados, ligeiramente curvados no tronco (veja por que os espinhos são necessários para uma planta, leia aqui e, neste artigo, você pode ver dicas sobre como não picar um cacto e o que fazer se isso acontecer).

Ajuda O comprimento dos espinhos não ultrapassa 1 cm As flores têm formato de funil, numerosas pétalas, diâmetro de até 5 cm.

Os frutos são carnudos, formados pela polinização cruzada, amadurecem em 2 semanas (você pode aprender aqui sobre as espécies de plantas comestíveis frutíferas no deserto). As sementes são pequenas, marrons.

Habitat

A pátria deste cacto é considerada América do Sul, Bolívia, Uruguai, Sul do Brasil, Nordeste da Argentina, a variedade é difundida no Paraguai. Habitat natural - picos de montanhas, vales de rios. Na maioria das vezes crescem em grupos, formando composições decorativas.

Uma característica distintiva da variedade é o "tubo desencapado", os tubos de flores não têm cerdas e cabelos, ao contrário de outros cactos cobertos por pequenas escamas lisas.

Essas variedades de cactos não possuem clorofila. Portanto, para o crescimento e a nutrição completos, eles são enxertados em outros cactos de crescimento lento (descrevemos em detalhes sobre outras variedades de cactos aqui e, a partir deste artigo, você aprenderá como desenvolver rapidamente uma planta do deserto em casa e por que ela não aumenta de tamanho).

Home Care

Temperatura

A principal condição é que a temperatura do ar seja constante. Ele tolera o ar seco. Quadros amplos de temperatura - 15 - 30 ° C.

Como a maioria das outras plantas de interior, não tolera mudanças repentinas de temperatura e correntes de ar. Mas o ar viciado também é prejudicial para a flor, é necessário ventilar a sala.

Leia mais sobre como cuidar adequadamente de um cacto em um artigo separado.

Rega

A variedade requer rega moderada. Entre a rega, o substrato deve secar bem para que o processo de decomposição não comece.

A frequência da rega depende das condições de detenção, a saber, a temperatura e o nível de umidade na sala, a quantidade de luz solar direta. Recomenda-se que a água para irrigação use apenas temperatura ambiente limpa e macia.

A água da torneira precisa passar por um filtro, adicionar 2-3 cristais de ácido cítrico ou algumas gotas de vinagre para amolecer e neutralizar sais.

Atenção! No inverno, a rega deve ser o mais rara possível. A flor não precisa de umidificação e pulverização adicionais.

A luz

A variedade adora luz brilhante, mas difusa. É aconselhável colocar vasos nas janelas leste e oeste. Na primavera e no verão, as janelas devem estar sombreadas com uma cortina de luz. As flores jovens requerem uma adaptação gradual ao sol; é melhor organizar os vasos remotamente da luz solar direta.

Solo

O solo deve ser leve, solto, levemente ácido. É necessária uma camada de drenagem. O solo deve passar bem na água, é necessária permeabilidade ao ar suficiente do substrato.

Você pode comprar uma mistura pronta para cactos e suculentas. A composição da mistura do solo:

  • Terra Sod - 1 h.
  • Terra da folha - 2 horas
  • Húmus - 1 hora
  • Turfa - 1 hora
  • Perlita - 1 hora
  • Areia -2 horas
  • Drenagem de argila expandida e peças de espuma.

Poda

Gimnokalitsium Mikhanovich precisa de vacinação. Isso exigirá o corte.

Regras de corte:

  1. A camada superior do cacto materno saudável é cortada.
  2. A parte enxertada da variedade é cortada com uma lâmina afiada.
  3. As fatias estão bem conectadas, combinando e mantendo a estrutura da haste.
  4. As peças de aterrissagem são fixadas com um elástico ou cinto.
  5. Após 10 a 14 dias, a gengiva é removida.

As ferramentas de corte devem ser higienizadas.

Top vestir

Fertilize a flor somente durante o crescimento ativo. Curativo especial para suculentas ou cactos é adequado. Os fertilizantes são aplicados por irrigação, 2 a 3 vezes por mês.

Pote

Para plantar, você precisa de um vaso redondo e raso. O diâmetro do vaso é selecionado de acordo com o tamanho do sistema radicular. Certifique-se de fazer orifícios de drenagem na parte inferior da panela.

Importante! Ao transplantar, o novo recipiente deve ser 2 a 3 cm maior que o anterior.

Transplante

O transplante é melhor realizado na primavera. Flores jovens são transplantadas todos os anos. As flores adultas requerem um transplante após 3 a 4 anos, à medida que a raiz cresce. Para a drenagem, são utilizados pedaços de carvão e pedaços de tijolos.

Esquema de transplante:

  1. Uma nova panela é processada com água fervente para desinfecção.
  2. O substrato é esterilizado.
  3. Uma flor é extraída do vaso.
  4. Raízes secas e podres são cortadas.
  5. Locais de fatias são polvilhados com carvão moído.
  6. Rizoma completamente liberado do substrato antigo.
  7. Uma camada de drenagem se derrama no fundo da panela.
  8. Substrato fresco é derramado no recipiente com metade da capacidade.
  9. A raiz está bem colocada, coberta com o substrato restante.
  10. O solo é ligeiramente compactado.

Como se sente em campo aberto?

Na primavera, você pode cavar vasos no jardim em uma área ligeiramente sombreada. Esta variedade não pertence às variedades resistentes ao inverno; portanto, a umidade do outono de um clima temperado é prejudicial para a flor. Na primavera e no verão, nas condições climáticas do sul, os vasos são plantados em locais elevados, colinas rochosas, no lado ensolarado das paredes das casas. Cobrir o solo com turfa para preservar o calor e a umidade.

Reprodução

Sementes

Um processo bastante trabalhoso que requer condições especiais de detenção. Mas essa semeadura produz mudas mais fortes e saudáveis.

A maioria das variedades dessa variedade é propagada precisamente pelo cultivo de mudas. A semeadura pode ser feita em qualquer época do ano.

As sementes são embebidas em uma solução fraca de manganês por 10 a 12 horas. As sementes embebidas germinam mais rapidamente no solo.

Regras de semeadura:

  1. O substrato de grão fino é desinfetado assando no forno ou vaporizando em banho-maria.
  2. A semeadura está localizada em pequenos recipientes rasos.
  3. O substrato está bem umedecido.
  4. As sementes são localizadas sem aprofundamento.
  5. Os recipientes são cobertos com um filme ou vidro transparente.
  6. É necessária ventilação diária da estufa.
  7. Umedecimento regular da colheita através da pulverização.
  8. A primeira escolha após 2 a 3 meses, quando espinhos aparecem nas mudas.
  9. Ao transplantar mudas, um pedaço de terra é preservado.
  10. Mudas fortificadas são transplantadas em vasos separados após 5 a 6 meses.

Leia mais sobre criação, enraizamento e cuidados com cactos aqui.

Camadas laterais (crianças)

As camadas laterais não têm raízes, são facilmente separadas. Procedimento de Divisão:

  1. O processo é girado no sentido horário com pinças ou dedos.
  2. As partes separadas são secas à sombra por 2 dias.
  3. Os brotos são enterrados em um substrato úmido e pronto.
  4. O enraizamento é rápido, dentro de 2 semanas.
  5. Flores jovens são transplantadas para vasos pequenos.
Atenção! Se o processo tiver raízes, entrelaçadas com as raízes da mãe, é necessário o transplante de todo o arbusto. A parte separada é transplantada em recipientes separados.

Características de cuidados após o plantio

Uma condição importante - mudas e mudas requerem um substrato umedecido. Deve-se garantir que o solo não seque durante os primeiros 2 a 3 meses.

Em seguida, a rega é reduzida, a planta é transferida para o modo normal. A temperatura do ar para germinação de sementes e mudas é de 20 a 22 ° C.

Para uma melhor germinação, é necessária uma diferença de temperatura de 3 a 4 ° C. A iluminação deve ser adequada.

No inverno, é desejável iluminação para mudas. A luz é brilhante, difusa. Primeiras condições de inverno após o plantio:

  • Boa iluminação.
  • Temperatura do ar - 13 - 14 ° C.
  • Rega a cada 10 a 12 dias ao longo das bordas do tanque.

A rega não deve cair sobre o pescoço da raiz.

Floração

Gimnokalitsium Mikhanovich floresce em grandes flores com um diâmetro de até 8 cm. De maio a outubro, flores tubulares em forma de funil se formam no topo do caule principal. Existem variedades com as cores rosa, lilás, amarela, branca e vermelha, dependendo da subclasse. As pétalas são alongadas, sedosas.

Ajuda A floração ocorre em plantas de 2 a 3 anos de idade. Floração longa, as plantas florescem até o final do outono.

Saiba mais sobre cactos floridos aqui.

O que fazer se não florescer?

Em uma panela funda volumétrica, a floração não ocorre. O pote para amadurecer o broto deve ser do tamanho da raiz.

Para uma boa floração, é necessário descanso de inverno para a flor a uma temperatura reduzida de até 12 ° C. A iluminação é necessariamente brilhante e a rega é rara.

Doença

  • De um excesso de luz brilhante nas hastes aparecem manchas marrons secas - queimaduras. Reorganize panelas ou janelas obscuras.
  • Podridão da raiz, decaimento do colo da raiz surge da irrigação frequente e do ar úmido. É necessário um transplante urgente, a substituição do substrato e do vaso e o processamento sanitário da flor.
  • A partir de uma crosta, é necessário um ácaro vermelho, um tratamento profilático do substrato com quaisquer inseticidas. No caso de lesões menores, o caule deve ser lavado com água quente, pode ser limpo com uma solução de álcool etílico.

Para aprender a proteger seu cacto favorito de doenças e pragas, leia este artigo.

5 plantas semelhantes

  • O gymnocalycium tuberoso (jubarte) tem uma forma de haste arredondada semelhante.
  • Gymnocalycium, tamanho pequeno, caule com nervuras, coberto de espinhos. Flores de vértice.
  • O hynnocalicium multi-florido tem uma forma esférica do caule principal. As flores são rosa.
  • O Gymnocalycium Friedrich tem uma haste arredondada de um tom marrom. Existem faixas transversais.
  • Gymnocalycium Salio é semelhante ao Mikhanovich Calico com uma haste única esférica. Os espinhos também são curvos.

Gimnokalitsium Mikhanovich é considerado o cacto mais despretensioso e resistente. Observando todas as regras de cuidados, plantando uma flor em tempo hábil, você pode em um curto espaço de tempo esperar por um bom crescimento de uma flor exótica.

Assista ao vídeo: COMO AGIR COM HOMEM INDECISO (Novembro 2024).

Deixe O Seu Comentário