Qual é a diferença entre aloe e agave, quais são as propriedades benéficas das plantas e como elas ficam na foto?

Existe uma planta muito acessível e despretensiosa, mas bastante singular, com excelentes propriedades curativas que milagrosamente contribuem para a rápida cicatrização de feridas e a cura de várias doenças crônicas. Esta planta milagrosa é aloe. Na casa, são cultivadas duas variedades desta planta: aloés em forma de árvore, popularmente conhecido como "agave", e aloe vera. No âmbito desta publicação, descobriremos qual é a diferença entre a agave e espécies de plantas como o aloés.

Por que isso não é a mesma coisa?

A botânica moderna tem pouco mais de quinhentas variedades de aloe. Um deles é o agave. Este último, juntamente com outras variedades, pertence ao gênero de suculentas, que em essência fornece pré-requisitos para confusão, especialmente para jardineiros amadores inexperientes nesse assunto.

Agave e aloe não são a mesma coisa. Individualmente, cada uma dessas plantas é única em muitos aspectos.

O aloe vera pode ser considerado apenas quando se trata de sua espécie. Em outros casos, quando a aparência de uma planta, sua composição química e propriedades medicinais são consideradas, ela deve ser chamada de agave, mas não como um nome generalizador para aloe.

História e geografia das plantas

As referências mais antigas ao aloe como planta medicinal remontam ao segundo milênio aC. Antigo Egípcios estudaram e aplicaram com sucesso as propriedades benéficas do aloe.

Infelizmente, não se sabe ao certo qual das variedades de plantas que eles usaram: dificilmente parece possível identificar a variedade a partir das imagens nas paredes dos templos e túmulos. Segundo eles, só é possível dizer que era apenas uma das variedades de aloe.

No entanto, se levarmos em conta que na África, adjacente ao Egito, em estado selvagem, o aloe vera cresce em uma quantidade bastante grande (também é uma agave), podemos dizer com alta probabilidade que Curandeiros e sacerdotes egípcios estudaram e aplicaram a agavechamando de "uma planta que concede imortalidade".

Ao contrário do agave, que é endêmico das terras africanas, outras subespécies de aloe crescem em outros países e territórios onde o clima é quente o suficiente para suculentas: Barbados (ilha), Península Arábica, Curaçao japonesa, etc.

Como eles diferem na aparência?

Então, qual é a diferença entre essas plantas? Talvez a diferença mais óbvia entre a agave e seus irmãos se sugira imediatamente após a leitura do nome botânico - "Aloe semelhante a uma árvore". Agave é um arbusto bastante alto de um tipo ramificado.

Tem um tronco vertical em forma de árvore, que, sob condições favoráveis ​​e cresce ativamente um metro (e em condições naturais - até cinco metros) de altura, a partir das quais folhas finas, em crescimento, se assim posso dizer, escalonadas e bastante carnudas. Estes últimos têm uma superfície lisa e são emoldurados por pequenos espinhos nas bordas. O comprimento das folhas da agave pode atingir trinta ou mais centímetros.

Quase todas as outras variedades de aloe não podem se orgulhar de tal tronco. Eles têm uma forma espessa, com folhas crescendo desde a base. A altura máxima de tais arbustos é de cinquenta centímetros.

As folhas de aloe são mais largas e mais suculentas que a agave. As folhas têm uma superfície ligeiramente ondulada e são emolduradas por dentículos ao longo das bordas.

Se as folhas do aloés da árvore são de cor verde-acinzentada, às vezes com um tom levemente azulado. Variedades de plantas têm folhas com uma cor verde pronunciada.

Foto

E é assim que a agave e outros tipos de aloe aparecem na foto.

Agave:



Aloe Vera:


Aloe Awesome:

Aloe listrado:

Propriedades úteis e curativas

Como já mencionado um pouco acima, cerca de três milênios e meio são conhecidos sobre as propriedades benéficas e curativas do aloe vera.

O primeiro documento que menciona a agave é o antigo papiro egípcio EbersCuja ortografia remonta a cerca de 1500 aC

Vejamos por que mesmo uma civilização tão desenvolvida em sua época, como o Egito, voltou sua atenção para o agave. E vamos começar com a composição química da planta.

Oferecemos a você um vídeo sobre os benefícios da agave para humanos:

Composição quimica

Uma folha fresca de aloe, semelhante a uma árvore, e seu suco, incluem muitas substâncias úteis. A composição química do aloe:

  • antraglicósidos: emodin, rabarberon, nataloin, homonataloin, aloin;
  • vitaminas de quase todo o espectro;
  • substâncias resinosas;
  • enzimas;
  • volátil;
  • óleos essenciais (em pequenas quantidades).

Muitos desses elementos são os chamados estimulantes biogênicos.

Quanto ao resto do gênero aloe, nenhum deles é capaz de apresentar uma composição química tão rica quanto a agave. Uma exceção pode ser considerada, a menos que o aloe vera. É esta planta, como a agave, que tem sido usada com bastante sucesso para fins médicos e em cosmetologia.

Uso médico

Em sua prática, os médicos encontram efetivamente aplicação tanto nas folhas da agave em sua forma original, como espremidas na hora e depois suco condensado (o chamado sabur). As preparações à base de agave têm os seguintes efeitos curativos:

  • ativar o trato digestivo, melhorar o apetite;
  • tem efeitos anti-inflamatórios, anti-queimadura e cicatrização de feridas;
  • possuir propriedades antibacterianas, matando febre tifóide, disenteria, bacilos de difteria, além de estreptococos e estafilococos;
  • ter um efeito colerético e laxante;
  • são excelentes estimulantes imunológicos.
Na medicina, aloe vera e aloe são incríveis. Outros tipos de aloe são usados ​​apenas como planta ornamental.

Que doenças aliviam?

Como medicamento, são utilizadas folhas médias ou inferiores do arbusto, cujo tamanho é de pelo menos quinze centímetros. Não apenas folhas recém cortadas, mas também folhas secas são permitidas. A faixa de aplicação das partes da planta é muito, muito ampla. Existem muitas doenças para a cura, das quais certas partes da agave são usadas, e cada parte da planta ajuda em qualquer doença específica.

Por exemplo:

  1. Compressas de suco de agave.

    Eficazmente utilizado no tratamento de lúpus, tuberculose cutânea, dermatite por radiação do couro cabeludo e eczema.

  2. Linimento de agave.

    A composição desta ferramenta inclui suco espremido na hora de folhas de plantas bioestimuladas. O linimento é usado para a prevenção e tratamento de danos causados ​​por radiação na pele, além de queimaduras.

  3. Suco espremido na hora.

    Como agente externo, é usado no combate a feridas purulentas, osteomielite, queimaduras, úlceras tróficas e também como enxaguatório bucal e garganta em diversas doenças infecciosas. Como remédio interno, é usado no combate à gastrite crônica, epidemias de influenza e outras infecções virais respiratórias agudas. Também aumenta a imunidade e melhora o apetite.

  4. Xarope de agave com ferro.

    É usado quando é necessário curar doenças agudas ou crônicas do trato gastrointestinal, uma grande variedade de envenenamentos e também se é necessário restaurar o corpo após formas graves de exaustão ou fortalecer o sistema imunológico.

  5. Extrato de Aloe Tree (Líquido).

    Para o fabrico deste medicamento, são utilizadas folhas secas ou enlatadas (por vezes esmagadas). É utilizado no tratamento de blefarite, asma brônquica, gastrite (crônica), doenças ginecológicas, conjuntivite, úlcera péptica do duodeno e estômago, etc.

Acredita-se que o agave seja mais frequentemente usado para doenças de órgãos internos. O aloe vera, por sua vez, é mais adequado para uso externo. Mas a composição química de ambas as espécies praticamente não difere, então você pode fechar os olhos para uma ninharia.

Receitas de medicamentos envelhecidos podem ser encontradas aqui.

Contra-indicações

Com uso interno ou externo, a agave e outros tipos medicinais de aloe não têm contra-indicações particulares. No entanto, no caso de usar esta planta como laxante, deve-se ter em mente que seu uso em altas doses pode prejudicar a motilidade intestinal, causando processos inflamatórios no intestino grosso.

Por esse motivo, não é altamente recomendável tomar medicamentos baseados no agave como laxante, para pessoas que sofrem de sangramento uterino ou hemorróida. Mais um um pré-requisito para contra-indicação ao uso da droga é a idade gestacional.

Oferecemos a você um vídeo sobre contra-indicações ao uso de aloe:

Diferenças no cultivo e cuidado

Como todas as plantas da espécie aloe, incluindo a agave (aloe tree), são suculentas, isto é, endêmicas dos territórios desértico e semi-desértico, não há nenhuma diferença particular no cultivo e cuidado de representantes dessa espécie (para saber como cuidar da agave, leia aqui). Para um crescimento ativo e de pleno direito, qualquer representante da espécie aloe precisa da presença de solo arenoso, uma grande quantidade de sol e rega muito pouco frequente (não mais que duas vezes por mês).

É muito difícil superestimar o valor do aloe vera (agave). É uma planta medicinal quase universal e um verdadeiro médico verde crescendo no peitoril da janela.

Deixe O Seu Comentário