Cactos do gênero Gimnokalitsium - uma decoração viva do interior. Descrição das espécies e regras de conteúdo
As plantas da família dos cactos estão se tornando cada vez mais populares entre os jardineiros amadores. Essas suculentas espetadas se encaixam organicamente no interior de qualquer ambiente.
Entre eles, um cacto hymnocalycium ocupa um lugar digno. Em nosso artigo, consideraremos as variedades dessa suculenta, as regras para cuidar dela e os métodos de reprodução. Você descobrirá quando e como essa suculenta floresce. Você também pode assistir a um vídeo útil sobre este tópico.
Descrição botânica
Gymnocalycium pertence a uma das plantas de gênero da família dos cactos. Este gênero possui de cinquenta a oitenta espécies diferentes, muitas das quais há muito se tornam plantas de interior.
Cuidado: O nome do cacto vem das palavras gregas: "nu" e "cálice", devido ao suave tubo de flores que não possui cabelos e espinhos.O cacto cresce nas planícies e nas montanhas, a uma altitude de 1000 m, em solo bem úmido entre grama e pedras. Áreas da América do Sul são consideradas o berço do hinnocalycium:
- as províncias de Rio Negro, Chubut, no sul da Argentina;
- Bolívia do sul e leste;
- Paraguai
- alguma parte do Uruguai;
- Sul do Brasil.
A maioria das plantas do gênero Gimnocalicium são cactos esféricos com uma forma levemente achatada.. É um cacto baixo, cujo diâmetro é o dobro da sua altura e mede apenas 4 a 15. O caule é pintado em verde-acinzentado ou verde-acastanhado, raramente quase marrom.
Entre as espécies cultivadas, você pode encontrar um cacto com caule amarelo ou vermelho - são amostras sem clorofila.
Tipos populares de Gymnocalycium: descrições com fotos
Existem cerca de oitenta espécies de cactos desse gênero.. Entre eles, existem espécimes muito incomuns e bonitos.
Japonês
Este cacto parece muito incomum na aparência. Foi criado por botânicos japoneses que conduziram experimentos, cruzando cactos mutantes entre si. Assim, foram obtidos hinocalicios livres de clorofila de vermelho, amarelo, laranja e bordô.
Nua (nua)
Este tipo de cacto parece uma bola achatada com grandes costelas inchadas. A superfície é lisa, verde escura com aréolas raras nas quais espinhos curvos crescem um pouco mais de um centímetro de cor marrom-acinzentada em cachos. Um belo creme ou flor branca floresce no topo da suculenta.
Balda
Este é um dos tipos mais populares de hinnocalicium, devido à sua despretensão e facilidade de atendimento. A amostra cresce até 10 cm de altura e até 7 cm de diâmetro. Costelas baixas e largas, divididas em tubérculos. Possui espinhos radiais finos de cor marrom. Libera botões de tons de vermelho. Até plantas muito jovens podem florescer. As flores desta espécie são consideradas uma das mais bonitas entre os hinnocalyciums.
Salona
O caule esférico desta espécie cresce até 30 cm de diâmetro. Possui sulcos largos entre os quais estão localizadas as nervuras com os aros tuberosos. Os espinhos são curvos, marrom-avermelhados, crescendo em direções diferentes. O comprimento dos espinhos pode atingir até 4 cm. O topo do cacto é decorado com flores de branco ou rosa pálido..
Misturar
Esta não é uma espécie separada de cacto, mas um grupo de várias espécies anãs, cujo diâmetro não excede 5 cm.Hinnocalycium isento de clorofila fica bonito em um único recipiente quando combinados organicamente em forma e cor. Entre os cultivadores de flores, acredita-se que esta seja a opção mais decorativa para o cultivo.
Regras de Cuidados
É fácil cuidar do hinnocalycium. Durante todo o período de seu crescimento ativo, a planta deve ser regada com água moderadamente quente e sedimentada. Entre a rega, um pedaço de terra deve secar completamente. O excesso de umidade do cacto é prejudicial, pois pode causar cáries. No outono e inverno, a planta é regada muito raramente.
A planta adora muita luz e tolera bem os raios e o calor do sol. A duração da luz do dia deve ser de pelo menos 12 horas; portanto, no inverno, é necessária iluminação artificial adicional. Os cactos, como outras plantas, devem ser alimentados periodicamente com fertilizantes especiais para suculentas. Como regra, isso é de 1 a 2 vezes por mês durante o período de crescimento ativo.
Os cactos jovens devem ser transplantados todos os anos.. Uma planta adulta altera o solo e o vaso à medida que cresce. O solo deve ser levemente ácido e consistir em húmus, areia, solo frondoso e turfa em proporções iguais. É útil adicionar lascas de carvão e tijolo ao solo dos cactos.
Recomendamos assistir a um vídeo sobre como cuidar de hinnocálcicos:
Reprodução
A planta se propaga por sementes e brotos laterais. Espécimes muito fortes e de alta qualidade crescem a partir de sementes, embora essa seja uma tarefa mais minuciosa. Algumas espécies deste cacto se reproduzem exclusivamente por sementes.
As sementes são semeadas em um substrato umedecido para suculentas, mantendo a umidade constante durante o dia e impedindo a secagem do solo. A temperatura deve estar em torno de 20 graus. Para obter boas mudas, as mudas devem ter boa iluminação..
Dica: Apenas certos tipos de hinnocálcio que produzem "bebês" laterais podem ser propagados por brotos. Os brotos laterais são separados de uma planta adulta, secos durante o dia e colocados em um substrato úmido para o enraizamento.Leia sobre reprodução e transplante de hymnocalicium aqui.
Floração
As flores de Gymnocalycium crescem do topo de um cacto. Várias espécies deste gênero florescem em tons de branco, amarelo, vermelho, lilás e rosa. Mesmo um cultivador amador inexperiente pode conseguir o florescimento do hinnocalycium com os devidos cuidados. Lindas flores podem ser admiradas de maio (às vezes de abril) a setembro. Mas no período de outono, os botões nem sempre abrem devido à falta de luz solar.
O hynnocalycium começa a florescer quando completa 2-3 anos de idade. Existem espécies que florescem muito mais tarde. Com os devidos cuidados, um cacto adulto encanta seu dono com flores o ano todo. Uma flor hymnocalicium descoberta custa uma semana média.
Doenças e Pragas
As pragas mais comuns de hymnocalicium:
- ácaro;
- escudo de escala;
- cochonilha.
Com um cochonilha, você pode notar uma descarga branca solta, semelhante ao algodão. E quando atingido por um ácaro vermelho, uma teia de aranha aparece na planta, o carrapato se parece com pequenos pontos vermelhos no caule. A bainha come suco de cacto e é claramente visível no cacto. Controle de pragas com inseticidas.
A principal doença que afeta os cactos é a podridão do caule. Pode ser visto quando manchas acastanhadas aparecem na planta, geralmente na parte inferior. As áreas afetadas são cortadas para um local saudável e desinfetadas.
Flores semelhantes
A estrutura de seu caule, o hymnocalycium, é muito semelhante a algumas espécies do gênero melocactus e discocactus, apenas eles têm flores completamente diferentes. Ele também tem semelhanças com alguns tipos de equinopses, por exemplo, com equinopses douradas. Gymnocalycium naked lembra muito uma echinopsis semi-nua.
Conclusão
É interessante criar espécies de hymnocalicium, e é muito simples cuidar delas. Os cactos são despretensiosos, decorativos e bonitos. E durante o período de floração, essas suculentas espinhosas são capazes de transformar qualquer ambiente em um oásis de floração.