Florescendo pedras do deserto no peitoril da janela. Tipos de fenestaria e tudo sobre a manutenção da casa
Fenestaria vem do deserto, onde não é fácil para as plantas sobreviverem. Ela não se desenvolve apenas na areia quente e sensual, mas também oferece flores incríveis - flores e pedras vivas do deserto.
A seguir, falaremos mais sobre esta planta, a saber: quais espécies existem, suas fotos, como as suculentas podem ser propagadas, as regras para sair em casa. Quais doenças e pragas devem ser temidas e como lidar com elas. E também sobre as dificuldades que um cultivador de flores pode encontrar ao cultivá-lo.
O que é essa planta?
Fenestaria é uma suculenta perene pertencente à família Aizov. O gênero inclui apenas 2 espécies - fenestaria da laranja e da folha do clube. Uma flor nativa da África do Sul, Namíbia, cresce no clima quente do deserto de Small Karru e Namaqualand.
A planta não é grande, geralmente plantada em grupos, formando uma coroa de folhas densa, em mosaico e em forma de travesseiro. As folhas são de forma cilíndrica, pequenas, de até 2 a 3 cm de comprimento, de cor verde claro.
Folhas estreitadas na base. No topo, existem selos volumétricos - janelas de até 0,5 cm de diâmetro, de tom mais claro. Através dessas janelas, a luz entra. A parte inferior das folhas é geralmente escondida no solo.
Devido à estrutura das folhas com “janelas”, o processo de fotossíntese não é perturbado, a fenestaria sobrevive no clima mais seco.
Rosetas de folhas são pequenas. Os topos das folhas são convexos, de forma triangular, cobertos por uma película transparente - a pele. A peculiaridade do crescimento da fenestaria é que ela se esconde no solo, protegendo o caule do calor abrasador e secando.
Os pedúnculos são pequenos, de até 5 cm de comprimento, jogam uma flor no verão. As flores são brancas ou amarelas douradas, com diâmetro de até 5-7 cm.
Ajuda A planta é resistente, tolerante à seca, bem adaptada a novas condições durante o transplante.As caixas de sementes têm muitos bolsos - células nas quais as sementes amadurecem uma de cada vez.
Assim que as sementes amadurecem, as coberturas das células se abrem, as sementes são semeadas espontaneamente. As sementes são particularmente viáveis, podem ser usadas por 10 anos.
Tipos: descrição e foto
Ropalophyllum ou Mace
A variedade pertence a espécies perenes e suculentas de plantas com flores decorativas. A variedade Fenestraria Rhopallophylla se distingue por folhas finas e levemente alongadas, com altura de 4-5 cm.
As folhas na base são estreitas, e os topos são compactados, as folhas se assemelham a uma maça. Rosetas combinam folhas em grupos - clareiras de até 10 cm de diâmetro. Os topos - as janelas estão voltadas para o sol.
As flores são pequenas, crescem até 3 cm de diâmetro, de forma e estrutura semelhantes às pétalas retas de camomila - brancas com um núcleo amarelo brilhante.
Laranja ou dourado
Nome latino Fenestraria Aurantica. A fenestaria da laranja pertence às suculentas herbáceas perenes da família Aizon. Esta variedade é mais elegante, folhas minúsculas, de forma cilíndrica, crescem de 2 a 2,5 cm de altura. As folhas são densas, pedras de cor acinzentada.
Para uma nota. Muitas vezes, na vida cotidiana, essa variedade é chamada de pedras floridas.A base das folhas costuma ter um tom vermelho.
As flores são alaranjadas ou amarelas douradas, de tamanho médio e diâmetro de 5 a 7 cm.
Home Care
Iluminação
Até variedades criadas preferem luz solar intensa. Fenestaria completa e rapidamente se enraíza, desenvolve-se apenas sob luz solar direta.
No inverno, com falta de iluminação e pouca luz do dia, é necessária iluminação adicional com lâmpadas especiais.
Temperatura
Em condições de apartamento, a flor não gosta de calor. A temperatura ideal para o conteúdo de fenestaria é considerada 13 - 15 ºС. A variedade não é de todo resistente ao inverno, na estação fria, são necessários cuidados e apoio especiais, a flor entra em estado inativo.
Importante! a instalação não tolera quedas acentuadas de temperatura, quedas, condições de temperatura abaixo de 10 - 12 ºС não são permitidas.Localização
Uma flor adora lugares bem iluminados. Você pode instalar vasos no lado sul e sudeste da casa. Na sombra e nos locais semi-sombreados, a flor murcha e morre. No verão, você pode instalar vasos em varandas e varandas abertas.
Não é recomendável plantar uma flor em campo aberto.
Rega
A rega deve ser moderada. Geralmente é regada com doses muito pequenas, a água não deve cair nas folhas. O solo ao redor da flor é umedecido. No inverno, a flor praticamente não é regada, enquanto as folhas podem enrugar um pouco. A água deve estar à temperatura ambiente.
Humidade do ar
Para fenestaria, a umidade média é considerada a mais ideal, até 45 - 50%. Umidificação não é recomendada., a pele da placa da folha fica mais fina, rachaduras aparecem nas folhas.
Nenhuma pulverização adicional é necessária, a planta prefere ar seco.
Top vestir
A Fenestaria está bem ciente do complexo complexo de cobertura para suculentas e cactos. Fertilizantes orgânicos não são recomendados. Eles alimentam a planta durante o crescimento e desenvolvimento ativo do mato. Os fertilizantes são aplicados em pequenas porções, de baixa concentração, 1 vez em 3 a 4 semanas.
Solo
Dado o habitat natural, você pode preparar a mistura do solo:
- Areia do rio - 2 horas
- Húmus - 1 hora
O solo deve ser leve e solto, bem drenado.
Poda
Uma flor saudável, por via de regra, não precisa de poda regular. Ao transplantar, você pode aparar as folhas cobertas de vegetação na saída para mais estacas. Além disso, ao deteriorar ou infecções fúngicas da raiz, as folhas e os processos afetados precisam ser aparados.
Reprodução
Estacas
Fenestaria se multiplica bem em casa, separando as folhas da saída principal. O procedimento é melhor realizado na primavera.
Características das mudas de enraizamento:
- Estacas de folhas são cortadas, 3 a 4 horas são secas na sombra.
- As fatias são processadas pelo carvão moído.
- As estacas penetram no substrato arenoso.
- A temperatura das estacas é de até 18 ° C.
- Após o enraizamento, as mudas jovens são transplantadas para recipientes de plantio por transferência.
Com um transplante planejado, você pode dividir a saída das folhas com as raízes.
Preste atenção! Os processos podem ser separados apenas em um arbusto adulto com um sistema radicular bem desenvolvido e uma saída coberta de mato.Esquema de divisão:
- Gentilmente pega uma flor da panela.
- O solo velho é removido.
- Cada parte separada deve ter 3-4 folhas e parte do rizoma.
- As partes separadas são secas na sombra de 4 a 5 horas.
- As mudas são plantadas em solo levemente umedecido em pequenos recipientes separados.
- As mudas são aprofundadas até o nível da raiz do pescoço.
- A drenagem superior da pedra britada é colocada sobre o substrato.
- As mudas criam raízes dentro de 2 a 3 semanas.
Sementes
Fenestaria pode se propagar por sementes. O processo é longo, o cuidado com a semeadura é demorado. As sementes germinam irregularmente, aleatoriamente e crescem muito lentamente. A composição do solo é utilizada da mesma forma que no transplante - arenoso, solto, leve, levemente umedecido.
Esquema de semeadura:
- Um substrato com uma espessura de 3-4 cm é derramado nos tanques de desembarque.
- O substrato é umedecido com um spray.
- As sementes são distribuídas uniformemente na superfície do substrato, não pressionadas no solo.
- Semeadura superior polvilhada com solo ou areia.
- Os vasos são cobertos com uma tampa de plástico transparente.
- Os tanques são expostos em um local escuro.
- É necessária uma hidratação regular e moderada da colheita.
- Assim que as sementes germinam, a tampa é removida.
Você pode descobrir como propagar "pedras vivas" e como cuidar delas em um artigo separado.
Transplante
Para uma nota. A flor não requer transplantes frequentes, arbustos adultos são geralmente plantados 1 vez em 2 a 3 anos.O transplante é geralmente realizado após a floração. O solo deve ser usado especialmente para suculentas. Você pode fazer uma composição simplificada do solo:
- Solo de jardim normal - 1 hora.
- Lascas de tijolo finamente picadas - 2 horas
Um vaso de transplante pode ser selecionado de qualquer material, o principal não é muito grande e profundo.
Esquema de transplante:
- A flor é cuidadosamente removida da panela.
- Removido o solo antigo da raiz.
- As raízes são examinadas, processos doentes e secos são removidos.
- O rizoma é lavado com água, seco por 4 a 5 horas na sombra.
- As mudas se aprofundam pelo nível do colo da raiz.
- O solo está levemente umedecido.
- A pedra britada fina sai de cima do pescoço da raiz.
A base das folhas não é coberta com um substrato.
Doenças e Pragas
Fenestaria pode ser afetada por um ácaro, tripes e cochonilhas. As folhas começam a desaparecer, cobertas com manchas da idade. É necessário o processamento do substrato e das folhas com inseticidas. Para prevenir doenças fúngicas, podridão cinzenta, aparecimento de oídio, deve ser observado um regime de rega moderado, especialmente na estação fria.
Ajuda A fim de evitar o tratamento de arbustos deve ser realizado 2 vezes por ano - na primavera e no outono.Dificuldades de conteúdo
Fenestaria não tolera alta umidade e alagamento do substrato. Processos putrefativos da raiz e das folhas se desenvolvem.
Com o plantio inadequado, o aprofundamento do colo da raiz, a ausência da camada superior de drenagem, a planta não cria raízes e morre.
Com regas frequentes e intensas, má ventilação da sala, estagnação do ar, as folhas incham, racham e começam a apodrecer. Se não houver umidade suficiente, as raízes morrem gradualmente, a formação das folhas é perturbada, elas são empilhadas umas sobre as outras de maneira caótica. O mato perde a sua decoratividade e atratividade. Para irrigação, use apenas água limpa ou da chuva.
Fenestaria não é fácil de se adaptar às condições domésticas; são necessárias medidas preventivas, transplante oportuno, atenção constante e cuidados cuidadosos.