A mais antiga das plantas é a calota craniana de Baikal. Descrição, fotos e regras para cultivo de arbustos

Scutellaria baicalensis é considerado um dos componentes universais das plantas da medicina tradicional chinesa, amplamente popular na medicina da Europa Ocidental, onde é um dos adaptógenos mais eficazes de origem natural. Os medicamentos à base de Scutellaria baicalensis têm um efeito calmante no sistema nervoso, um efeito vasodilatador com um aumento do tônus ​​dos vasos sanguíneos.

Scutellaria Baikal ou scutellaria é uma planta de relíquia que cresceu mesmo sob dinossauros. Em condições naturais, cresce perto do Lago Baikal, dos territórios Amur e Primorsky, China, Mongólia, Coréia do Norte e Escandinávia. Desde os tempos antigos, a calota craniana de Baikal tem sido usada como planta medicinal. Herbalists curam com sua ajuda mais de quarenta doenças.

A aparência da planta

Scutellaria de Baikal (Scutellaria Baicalensis) - um arbusto perene atrofiado. Possui hastes ramificadas, eretas e tetraédricas que podem endurecer na zona basal.

Cresce até 50 cm de comprimento. Scutellaria floresce com flores em forma de sino coletadas em inflorescências na forma de uma orelha. O diâmetro das flores atinge 2,5 - 3 cm, a cor é azul, azul, framboesa, bordô ou roxo. A corola de flores tem a forma de um capacete, que deu o nome à planta.

Após a floração, frutas ovais aparecem na planta, que abrem e espalham as sementes.

Foto

Abaixo estão fotos deste arbusto.





Cultivo e plantio

Shlemnik pertence ao gênero de plantas ornamentais com flores. Alguns paisagistas o utilizam na forma de pequenos monoclopes. Na maioria dos casos, cultivadas a partir de sementes. Ao dividir o mato, a cultura se multiplica e se enraíza mal.

Preparação do solo

O solo ideal para a Scutellaria de Baikal é terra leve, neutra, com umidade e respirável. Para fazer isso, garanta a drenagem e o afrouxamento oportuno.

O composto é introduzido no solo a partir do outono misturado com cinzas. Se o solo for ácido, adicione farinha de dolomita para neutralizar. Ao plantar sementes, feche os grânulos de superfosfato no solo. Isso garantirá a germinação dos brotos. Cultive cuidadosamente o solo a partir de ervas daninhas, elas podem danificar o sistema radicular da planta.

Tipos de cultivo

De sementes

Crescer a partir de sementes é o método mais fácil.. Se o solo for preparado corretamente, as sementes darão excelentes mudas amigáveis.

Compre sementes apenas em lojas especializadas. Preste atenção na embalagem - ela deve estar intacta, sem rasgos nem sinais de umidade.

As sementes de Scutellaria devem ser estratificadas antes do plantio. Isso pode ser feito de duas maneiras:

  1. Por dois meses, coloque o saco de sementes na geladeira. Com esse método, as sementes são plantadas em solo bem preparado na primavera, quando passa o perigo de geadas noturnas.
  2. Semeie no outono imediatamente no solo. Assim, a planta passará por uma estratificação natural durante o inverno e, na primavera, dará brotos amigáveis.

Scutellaria plantio na primavera:

  1. A semeadura é realizada no final de abril ou início de maio, dependendo das condições climáticas da região.
  2. Nivele cuidadosamente o solo, remova ervas daninhas, folhas e galhos maduros.
  3. As sementes de Scutellaria são rasas, portanto a profundidade do plantio não deve exceder 0,7 cm. Simultaneamente às sementes, introduza vários grânulos de superfosfato no solo para que os brotos brotem juntos.
  4. As fotos aparecem após cerca de 2 semanas. Eles precisam de afrouxamento frequente para garantir o fluxo de oxigênio no solo superficial.
  5. Não permita a formação de crosta no solo após regar os brotos.
  6. Se você receber brotos espessos, a planta poderá ser transplantada, mas no máximo três folhas verdadeiras serão formadas. Para fazer isso, leve cuidadosamente a planta junto com um pedaço de terra e transplante-a para um novo local. Certifique-se de derramar solução Kornevin. Se o momento é esquecido, não faz sentido transplantar a calota craniana, pois ela não se enraíza devido à estrutura da raiz. Apenas afine o canteiro.

Scutellaria floresce no segundo ano. A tecnologia de pouso no outono não é fundamentalmente diferente. Se você escolher esse método, basta plantar as sementes no solo preparado antes da primeira neve e na primavera você verá brotos amigáveis.

Dividindo o mato

A divisão vegetativa de Scutellaria é mais complicada do que por sementes. Isso se deve ao fato de sua raiz ter uma forma de haste e ser facilmente danificada. Essa reprodução só faz sentido quando é necessário preservar as características maternas da planta - cor, tamanho da flor e assim por diante.

O arbusto deve ter mais de dez anos de idade, mas mesmo neste caso sem precisão de jóias, é melhor não realizar essa reprodução.

Tecnologia de reprodução Scutellaria:

  1. Com muito cuidado, desenterre o arbusto, limpe cuidadosamente a raiz do chão.
  2. Com uma faca afiada, divida o rizoma para que cada peça tenha um rim renovado.
  3. Polvilhe com carvão picado na superfície da raiz da ferida.
  4. Em um poço preparado para o plantio, adicione 10-15 g de nitroammophoski ou uréia com fertilizante fósforo-potássio.
  5. Plante a planta com um broto de renovação.

Devido à sua aparência incomum, além de sua despretensão no cuidado e na resistência ao gelo, a planta é amplamente utilizada no projeto paisagístico. É usado em canteiros de flores monocromáticas; é decorado com bordas, jardins ornamentais, jardins de pedra. Mas não é só no paisagismo que você pode usar uma planta. Falamos sobre que tipo de escutelaria - escarlate, alpina ou outra - como planta de casa, neste artigo.

Cuidado

  • Iluminação. Baikal Scutellaria é uma planta despretensiosa. Ele se sente especialmente bem em áreas ensolaradas, mas sem luz solar direta, o que pode queimar as delicadas flores da planta. Em lugares sombreados, a cultura parece bastante confortável, mas a falta de sol leva ao fato de que as flores são menores.
  • Rega. Shlemnik é uma planta tolerante à seca. Molhar a calota craniana é recomendado apenas durante períodos de seca. Sob condições climáticas normais, a raiz longa da planta é capaz de extrair umidade para si mesma.
  • Temperatura. A calota craniana de Baikal não é exigente em condições de temperatura. Ele está igualmente bem enraizado nas latitudes sul e norte do nosso país.
  • Solo. A calota craniana de Baikal não gosta de chernozems pesados. Sente-se melhor em solos leves, neutros e bem drenados. No primeiro ano, quando o sistema radicular ainda não ganhou força, é necessário afrouxar periodicamente o solo e remover as ervas daninhas.
  • Top vestir. Para um crescimento ativo e uma bela floração, é necessário fertilizar o solo.

    O esquema de alimentação da calota craniana de Baikal:

    1. A primeira vez que o fertilizante é aplicado no outono, antes do plantio das sementes. Misture um balde de composto (ou meio balde de húmus) com dois copos de cinza, adicione a um quadrado da terra e desenterre-o.
    2. O curativo a seguir é realizado durante a estação de crescimento da planta, com nitrogênio ou fertilizantes orgânicos.
    3. Durante a colocação dos brotos, fertilizantes de potássio e fósforo são aplicados ao solo.
    Tenha cuidado com os fertilizantes nitrogenados, pois eles aceleram o crescimento do caule da planta, mas podem afetar adversamente o desenvolvimento do sistema radicular.
  • Poda. Nas regiões do norte, a poda para o inverno não é necessária, pois tolerará melhor o inverno. As hastes secas são melhor aparadas na primavera. Nas regiões sul, a poda pode ser feita no outono, deixando “tocos” de 5 a 7 cm de altura.

Doenças e Pragas

A doença mais perigosa desta planta despretensiosa é a podridão. Pode afetar todas as partes da calota craniana, sem a possibilidade de recuperação. Para evitar esta doença, observe rega moderada e drene o solo antes do plantio.

Todos os tipos de insetos, que são perigosos para outras culturas na sua área, não causam muitos danos à calota craniana de Baikal. Deve ser tratado com os mesmos medicamentos que outras plantas.

Propriedades curativas

Shlemnik sempre foi valorizado na medicina popular.. Na medicina chinesa, é um componente importante de muitos medicamentos. É amplamente distribuído na medicina da Europa Ocidental, onde é um dos adaptógenos eficazes de origem natural.

Na medicina popular, a raiz, folhas e flores de uma planta são usadas. Decocções, xaropes, pomadas, tinturas e extratos são preparados a partir deles, todos utilizados no tratamento:

  • hipertensão
  • arritmias;
  • com doenças do sistema digestivo e excretor;
  • com um distúrbio do sistema nervoso;
  • como agente antipirético e hemostático.

Você pode descobrir mais nuances sobre a composição, propriedades medicinais e possíveis contra-indicações da Scutellaria Baikal a partir deste material.

Baikal Scutellaria é uma planta muito bonita, com fortes propriedades medicinais. Shlemnik é despretensioso ao sair, fica bem em locais campestres e em jardins. Com os devidos cuidados, ele irá deliciar-se com sua bela floração durante todo o verão.

Deixe O Seu Comentário