Catharanthus ampélico: descrição de variedades com uma foto, características de cultivar uma flor e cuidar dela

Catharanthus ampélico é a floração exuberante e generosa que adorna o jardim e canteiros, varandas e terraços.

Uma planta bonita com inflorescências bonitas é fácil de cuidar e não requer manipulações especiais, como poda ou limpeza após a floração.

Sobre que tipo de flor é, quais espécies existem e como elas aparecem na foto, quais são as características de cultivar (a partir de sementes e outros métodos) e cuidar dela, bem como algumas informações sobre possíveis doenças de plantas e medidas preventivas, leia mais neste artigo.

O que é isso

As variedades Ampel são caracterizadas por florescimento abundante e generoso. As flores, florescendo uma de cada vez, enchem o caule inteiro com uma floração densa. Um arbusto denso e densamente plantado é formado. As folhas verdes são muito decorativas, mesmo durante a dormência, a flor parece atraente.

Importante: a catarata ampeliana é completamente despretensiosa, não requer poda especial, mesmo as flores desbotadas não devem ser removidas do ramo, a catarata ampeliana pode se limpar após a floração.

Descrição e fotos de diferentes variedades

Titanium

Ampola, flor encaracolada nativa da África, refere-se a espécies de pervinca. A altura do arbusto adulto é de 60 a 75 cm, caracterizada por uma floração abundante, os arbustos são pequenos, de até 15 cm, cobrem densamente a superfície. As folhas são oblongas, ovais, de forma holística, verde saturado. Floresce em vermelho brilhante. Diferem no aroma especial.

A variedade adora calor, tolera locais ensolarados de plantio, cresce bem em sombra difusa. O solo deve ser fertilizado, leve e solto. Perfeitamente propagado por sementes. Geralmente usados ​​para decorar varandas e galhos, eles são plantados em uma panela pendurada por vez, de 3 a 4 mudas para exuberância e riqueza do mato.

Atenção: Esta variedade é resistente ao frio, mas não tolera geadas; no inverno, precisa ser cultivada em um clima quente. Os vasos geralmente são transferidos para a casa no final do outono.

Mediterrâneo

Uma variedade muito comum, possui muitas sub-variedades - Mix, Branco, Rosa e outras, que diferem em cores - vermelho, rosa, branco e heterogêneo. O arbusto é subdimensionado, a altura de uma flor adulta não ultrapassa 15 cm. A flor pertence ao interior anual. Os brotos são longos, ramificados, crescem até 50 - 60 cm.

As folhas são verdes brilhantes, comprimento médio. As flores são grandes, densas, com diâmetro de até 5 a 5 cm, tons brilhantes e saturados de vermelho, rosa e branco. É caracterizada pelo rápido crescimento e desenvolvimento, floresce bem e abundantemente, o mato é rapidamente formado. Reproduz-se bem por sementes, floresce no final da primavera e início do verão, existem variedades que florescem em agosto. Geralmente plantado em cestos pendurados no jardim.

Branco

Os brotos do mato são longos, atingem 70 cm, enrolam, cada broto é humilhado com flores e folhas. As flores são rosa, branco pálido, creme, dependendo da sub-variedade, são de tamanho grande - até 5 cm e as folhas são de cor verde escuro, decorativas.

Propagado por mudas plantadas anteriormente em fevereiro. Prefere solos leves e férteis, adora umidade, embora a variedade seja resistente a climas áridos. A variedade é cultivada em vasos suspensos e canteiros, cresce bem, cobrindo toda a superfície do solo com um tapete denso e brilhante.

Strobe

Uma nova variedade de catharanthus ampelous. A planta é anual, cresce arbustos de tamanho menor, com uma altura de 15 a 20 cm. As hastes se ramificam bem, crescem rapidamente, o comprimento de brotos adultos é de 50 cm ou mais. As folhas são oblongas, brilhantes, verdes brilhantes. As flores são grandes, rosa suave, com um núcleo vermelho brilhante, de diâmetro de até 5 cm e as flores têm 5 pétalas arredondadas.

A série Strobury possui uma ampla variedade de tons de rosa com um núcleo variado. A semeadura das sementes é realizada de março a abril. Difere na resistência especial à umidade. Floração longa, começa em maio, floresce até setembro. Recomenda-se o cultivo em vasos suspensos, um cache-pot em terraços e canteiros de flores abertos em um jardim.

Rosa

Variedades naturais crescem em Madagascar, Indochina, Cuba. A variedade pertence aos arbustos sempre verdes. Cresce em altura de 50 a 60 cm, e as hastes se ramificam na vertical.

As folhas são oblongas, pecíolos são curtos, pecíolos estão ausentes em alguns grupos. As folhas são nuas, brilhantes, há folhas com uma ligeira pubescência. As folhas têm uma cor verde escura, crescem opostas, o meio-ventre é pronunciado, branco. Comprimento da folha - 6 - 8 cm, largura - 3 - 4 cm. As flores são médias, com até 4 cm de diâmetro, com cores brancas, rosa e coloridas nas pétalas. As sementes são pretas, pequenas.

Você pode descobrir mais sobre o que é o cataranthus rosa e como cuidar dele aqui.

Damasco

Apricot Catharanthus é uma subespécie de Catharanthus Mediterrâneo. A variedade é classificada como plantas perenes decorativas para ambientes internos. Nas regiões do sul plantadas em campo aberto, como uma flor anual. Pertence a arbustos sempre verdes, com altura entre 12 e 15 cm, e as hastes são longas, ultrapassam 50 cm de comprimento e se espalham.

Difere em delicadas flores de damasco - salmão. As flores são grandes, 5-6 cm de diâmetro. A floração começa no final da primavera, continua até o início do outono. A variedade é calorosa. Não tolera correntes de ar e ventos frios. Geralmente cultivadas em espaçosas cestas suspensas, em clima quente, são cultivadas em campo aberto, em canteiros de flores e em jardins da frente.

Misturar

Para criar um canteiro de flores colorido e heterogêneo, você pode cultivar várias variedades de catharanthus ampelos ao mesmo tempo. Uma mistura de cores diferentes criará uma composição vibrante.

Em cada vaso ou vaso de flores para criar uma mistura multicolorida, você pode plantar mudas das subespécies rosa e branca, vermelha e damasco da série Mediterrânea. Cuidar dessa mistura será simples:

  • solo fértil;
  • local de pouso quente;
  • umidade do ar suficiente;
  • rega moderada.

Flores da mesma forma, mas de cores diferentes, ficarão espetaculares e coloridas em um vaso ou em um canteiro de flores.

Você pode descobrir mais sobre as diferentes variedades e tipos de Catharanthus aqui.

Crescendo

De sementes

A semeadura é geralmente realizada em fevereiro ou março:

  1. Em uma caixa de mudas especial, é feita a drenagem, uma camada de 3 a 4 cm de mistura especial do solo.
  2. As sementes são semeadas a uma profundidade de 2 cm.
  3. A semeadura é coberta com um filme ou vidro denso.
  4. Temperatura do ar de germinação - 24 º С.
  5. É o bastante para umedecer a lavoura ventilando regularmente a estufa.
  6. Os primeiros brotos aparecem dentro de 6 a 8 dias.
  7. Após a germinação das sementes, as caixas são expostas.
  8. A temperatura do ar necessária para brotos é de 18 a 22 º C, a umidade do ar é de 80 a 90%.
  9. Após 2 semanas, é desejável a suplementação mineral dos brotos.
  10. As mudas devem ser mergulhadas quando 4 folhas aparecerem em um broto com uma altura de 6 a 7 cm.
Dica: é necessária germinação completa para a germinação das sementes.

Mais detalhadamente sobre o cultivo de cataranthus a partir de sementes, falamos aqui.

De estacas

O procedimento é realizado no início da primavera:

  1. Corte obliquamente as estacas superiores de 6 a 7 cm de comprimento.
  2. As estacas apicais são tratadas com raiz para enraizamento rápido.
  3. Coloque as estacas na água ou na areia limpa e grossa.
  4. As mudas devem ser cobertas com vidro.

Para formar um belo arbusto e obter uma floração exuberante e generosa, recomenda-se beliscar o topo das mudas 2 vezes.

Quando as mudas se enraízam, são mergulhadas em xícaras de turfa especiais e plantadas em campo aberto quando não há ameaça de geada noturna. Recomenda-se plantar mudas a uma distância de 30 - 40 cm. É aconselhável adicionar perlita e areia do rio em proporções iguais ao solo para estacas.

Divisão

As variedades de amaranto de catharanthus são facilmente propagadas por divisão durante o transplante. O procedimento é simples, realizado na primavera, em abril:

  1. O arbusto mãe é dividido em partes com raízes - camadas sem danos.
  2. Locais de cortes são necessariamente processados ​​com carvão.
  3. Cada parte é plantada em um vaso ou vaso de flores espaçoso e separado.
Recomendação: ao dividir o mato, é necessário preservar parte do coma de terra e brotos saudáveis ​​de raízes, o que permitirá que a flor se enraíze rapidamente, se adapte facilmente a novas condições.

Recursos de Cuidados

Temperatura

Katarantus ampelous - flor termofílica, a temperatura do conteúdo é de 26 - 27 º С no período de verão. Uma temperatura reduzida para 10 - 8 º C pode manter a flor em flor e crescimento.

Rega

Katarantus é considerada uma planta higrófila. E a abundância de seu florescimento depende da umidade suficiente do ar e da terra. Se as folhas da planta começarem a torcer - este é um sinal da necessidade de umidade.

A rega para amplas variedades de cataratas requer moderada, mas regular. O solo deve estar levemente úmido..

Para flores de interior, imediatamente após a rega, você deve drenar o excesso de água para que as raízes não se incomodem.

No outono e inverno, a rega deve ser menos frequente quando 1 cm da camada superior do substrato seca. Nos meses de verão para esta variedade, é desejável a pulverização adicional da vegetação do mato.

A luz

O catharanthus ampeliano adora a luz; algumas variedades podem crescer em canteiros de flores abertos. Mas ao meio-dia ainda é melhor usar um pouco de sombreamento para evitar queimaduras nas folhas e queima das próprias flores. Vasos e cestos pendurados são melhor instalados no lado oeste ou leste do apartamento.

Atenção: ao cultivar uma flor nas janelas do norte, é necessária iluminação adicional com lâmpadas phyto. Com a falta de luz, a floração para, os brotos ficam pálidos e esticam.

Solo e vaso

A raiz da raiz, com 20 - 25 cm de comprimento, numerosos processos radiculares sem pelos partem da raiz principal. Portanto, a panela deve ser espaçosa, profunda o suficiente, com orifícios de drenagem.

Composição do solo para catharanthus ampelous:

  • Terra do jardim.
  • Terra de folha.
  • Terra do Sod.
  • Turfa de cavalo.
  • Argila expandida como drenagem.
  • Relação: 1: 1: 1: 1: 1.

Você pode aprender mais sobre como cultivar e plantar Catharanthus em casa aqui e, neste artigo, encontrará todas as nuances de como cuidar de uma planta de casa.

Ao plantar em campo aberto, você deve:

  1. Remova a camada superior do solo do jardim, misture-a com turfa, areia e perlita.
  2. Na base do local de aterrissagem, deve ser feita a drenagem: tijolos quebrados, argila expandida, seixos.
  3. A mistura pronta do solo deve ser derramada na camada de drenagem.

Em mais detalhes sobre as regras de plantio e cuidados adicionais para catharanthus em campo aberto, falamos sobre este material.

Prevenção de doenças

  • O excesso de umidade causa deterioração das raízes e caules - praga tardia. O tratamento com fungicida ajudará.
  • Do oídio - o fungo ajudará a pulverização adicional com fungicidas.
  • Podridão cinzenta - você precisa ajustar a rega e a umidade, tratar o arbusto com qualquer agente antifúngico.
  • Mealybug, solução de sabão de pulgão ou tratamento com kalbofos ou actar ajudará a se livrar deles.

Variedades de catharanthus ampelous são estáveis ​​e despretensiosas, não requerem cuidados e atenção especiais. Nas últimas décadas, essas flores tropicais se tornaram muito populares entre jardineiros e jardineiros.

Deixe O Seu Comentário