Casa com garagem - relevante, prática, conveniente
O ritmo da vida moderna já é difícil de imaginar sem carros pessoais. Portanto, a maioria dos proprietários de casas particulares anexa uma garagem a uma habitação existente ou planeja a localização de uma sala de carro no estágio do projeto. Se você é um desses futuros proprietários de residências particulares e está considerando os prós e os contras de localizar a garagem como um prédio separado, em conjunto com a sala principal ou dentro da casa, esta publicação é para você. Na fase de planejamento da construção de uma casa particular, é importante considerar todas as vantagens e desvantagens da localização da garagem em relação à estrutura principal. Afinal, pode não haver uma segunda oportunidade, ou sua implementação resultará em perdas financeiras consideráveis.
Obviamente, cada proprietário de um carro (possivelmente nenhum) acredita que sabe como organizar melhor uma sala para o seu transporte, mas sempre há perguntas sobre o orçamento, a conveniência do uso subsequente, o tempo e o esforço despendido no projeto. Vamos tentar entender os prós e os contras de possíveis opções para organizar uma sala de carro em uma casa particular.
Garagem como sala separada
Muitas vezes acontece que uma casa já foi construída e até os proprietários se estabeleceram, e só então é tomada a decisão de construir uma garagem. Nesse caso, é lógico que o prédio do carro seja localizado separadamente (sujeito à disponibilidade de um lote gratuito no território de um pátio privado).
Do ponto de vista da segurança, essa opção é a mais aceitável, mas, infelizmente, tem muito mais desvantagens do que qualidades positivas:
- uma construção separada requer muito mais custos para materiais de construção e obras;
- os custos de tempo também são altos;
- uma garagem independente ocupa parte do quintal ou jardim;
- todas as comunicações, incluindo aquecimento, precisarão ser transferidas para fora da casa, o que novamente se traduz em investimentos financeiros e temporários;
- se a garagem não estiver conectada à casa de forma alguma, o mau acesso ao carro estará associado a inconveniência e desconforto. Esses problemas podem ser parcialmente evitados equipando uma cobertura ou mesmo uma passagem envidraçada da casa para a garagem. Se a sala do carro e o prédio principal tiverem uma parede comum, esse problema será removido pela simples instalação da porta (mas esse aspecto deve ser levado em consideração na fase de projeto da construção, caso contrário, haverá custos adicionais para organizar a passagem para a garagem da mansão).
Às vezes, uma garagem, construída separadamente do edifício principal, tem um sótão ou um sótão equipado. Este é um local incrivelmente conveniente para organizar uma oficina ou escritório. Dado que a garagem será equipada com todos os sistemas de engenharia necessários, o sótão ficará confortável em todos os sentidos. Esta é uma ótima oportunidade para comprar um local para a privacidade, sem gastar um metro no quintal ou em um lote pessoal - a garagem já foi construída.
A garagem faz parte da casa sem um sótão ou nível superior
Esta é uma opção bastante comum e conveniente em todos os sentidos para localizar um quarto para um carro. Entre as vantagens óbvias de tal organização incluem:
- independência das condições climáticas (dentro da garagem que você obtém das instalações da casa);
- algumas economias em materiais de construção e obras de construção (uma parede comum à casa e, às vezes, não apenas uma);
- sistemas de engenharia comuns ao edifício principal (economia de materiais e instalação).
Garagem com sótão ou segundo andar como parte de uma casa própria
Além das vantagens acima, uma garagem com um sótão tem uma vantagem óbvia - uma área de estar adicional estritamente no piso. Se a garagem estiver localizada no primeiro andar ou no térreo da sua casa, então, para as vantagens gerais, você poderá adicionar economias significativas ao quintal e aos benefícios da construção - o primeiro andar teria sido construído de qualquer maneira.
Portas de garagem - um importante elemento estrutural e decorativo da casa própria
Então, você decidiu a localização da sua garagem e agora pode pensar nas características de seu design. Dado que a maior parte da fachada da garagem é ocupada por seus portões, sua escolha está no topo da lista de soluções necessárias. O principal objetivo da porta da garagem pode ser considerado proteção contra roubo de carro. Mas os modelos modernos de portão são tão diversos em design, método de fabricação e material que são capazes de se tornar um adorno não apenas da garagem, mas de todo o conjunto arquitetônico.
Longe vão os dias em que as garagens de nossos compatriotas só podiam se gabar do mesmo tipo de portões de batente, cuja diferença era apenas a cor da tinta. Atualmente, os fabricantes de portas de garagem oferecem os seguintes tipos de modelos, diferindo em como são abertos:
- balanço (bivalve);
- seccional;
- laminado;
- rotação e elevação;
- dobrável.
Obviamente, cada tipo de portão tem seus prós e contras. Como regra, os proprietários de automóveis, escolhendo um modelo de porta de garagem, são guiados pelo nível de confiabilidade e durabilidade do mecanismo e por suas capacidades financeiras.
Portões duplos com dobradiças
Essa é uma das opções de portas mais populares, cuja principal vantagem é sua simplicidade e acessibilidade. Normalmente, esses portões são de metal ou de madeira com uma mesa de metal.
Vantagens dos portões de batente:
- simplicidade de design (os portões de ferro podem ser fabricados de forma independente, com pouca habilidade no trabalho com material de solda);
- força;
- custo acessível;
- facilidade de instalação.
As desvantagens incluem:
- o produto é bastante maciço, seu peso é grande. Se o portão não estiver equipado com um acionamento elétrico, abri-lo será uma tarefa fisicamente difícil;
- a necessidade de espaço livre perto da garagem (pelo menos 3m);
- a necessidade de limpar o espaço próximo à garagem da neve, para que haja a possibilidade de abertura desobstruída das portas;
- a necessidade de lubrificação do mecanismo de loop e seu possível enfraquecimento ao longo do tempo.
Portas seccionais para garagens
Se falarmos sobre o design de tais portões, então - este é um sistema de blocos de aço cheios de espuma de poliestireno. Os blocos são feitos na forma de painéis longitudinais que podem ser dobrados durante a abertura. Na posição totalmente aberta do portão, eles se dobram sob o teto da garagem.
É lógico que esse mecanismo esteja sempre equipado com uma unidade elétrica que pode ser ligada a partir do controle remoto. Por razões de segurança, o sistema de porta seccional é equipado com sensores especiais que interrompem o movimento da porta se surgir um obstáculo no caminho dos painéis - uma pessoa, animal ou apenas algum objeto.
Vantagens dos sistemas seccionais de portas de garagem:
- facilidade de abertura, tanto do controle remoto quanto manualmente;
- não há necessidade de espaço adicional fora da garagem; dentro de casa, os portões ocupam pouco espaço e apenas na parte superior do edifício;
- uma variedade de paleta de cores, a possibilidade de aplicar uma ampla gama de revestimentos de diferentes texturas;
- custo razoável;
- propriedades de impermeabilização suficientemente altas, bem como a capacidade de "manter" o calor;
- uma seleção bastante ampla de tamanhos de aberturas para portões.
Entre as desvantagens menores, apenas uma, mas muito importante, quebra do mecanismo de acionamento elétrico pode ser distinguida. Nesse caso, você não poderá tirar o carro da garagem até que a avaria seja corrigida.
As portas seccionais são uma opção bastante popular, e não apenas para garagens de casas particulares, mas também para instalações industriais e até para hangares.
Portas de garagem laminadas
Se falarmos sobre o princípio de operação desse tipo de portão, é semelhante ao design das persianas convencionais para janelas, apenas a escala é maior. Muitos de nossos compatriotas se apaixonaram por essas coleiras por causa de sua aparência moderna e custo acessível. Em edifícios industriais, esses portões não são utilizados, mas para pequenas garagens particulares, o mecanismo acaba sendo uma opção muito adequada.
Os benefícios- preço razoável;
- compacidade e leveza;
- instalação rápida;
- a presença de um acionamento elétrico e, como resultado, a capacidade de controlar o portão usando o controle remoto.
- baixa resistência (pelo menos em comparação com outros tipos de portões);
- curto prazo de operação;
- isolamento térmico de baixa qualidade e proteção contra ruídos;
- mecanismo de abertura bastante frágil.
Mecanismos de batente para portas de garagem
Portões feitos de um único painel todo em metal com possíveis inserções de policarbonato. Eles abrem com um movimento simples, movendo-se estritamente ao longo das guias no plano vertical-horizontal - quando o movimento vertical ocorre paralelamente às paredes, horizontalmente - ao teto.
Tais portões são equipados com um mecanismo de mola, sob a influência de que os portões estão parcialmente na garagem ou podem se projetar significativamente além dela, formando uma viseira acima da plataforma para o carro.
Entre as vantagens óbvias incluem:
- falta de espaço adicional em frente à garagem (não é possível limpar bloqueios de neve);
- facilidade de instalação;
- baixo peso;
- a capacidade de controlar o portão manualmente e usando o controle remoto;
- operação muito silenciosa de mecanismos.
Entre as deficiências, há uma e muito importante - falha do mecanismo de elevação.
Porta de garagem articulada
Não é a maneira mais comum, mas a maneira original de abrir a porta da garagem - abertura seccional. Deixa espaço para manobras - apenas parte do portão pode ser aberta. Tais projetos exigem algum espaço em frente à garagem (mas muito menos que os portões de batente).
Escolhendo um material para portas de garagem
Tendo decidido sobre o design da garagem como um todo e seu portão em particular, você pode pensar no material que será usado na fabricação. Uma parte considerável das características tecnológicas do portão dependerá da escolha do material, entre as quais a resistência não é a última. A funcionalidade e a aparência das portas também dependem diretamente do material do qual são feitas.
Entre os materiais mais populares para portas de garagem estão:
- uma arvore;
- metal
- policarbonato;
- uma combinação de vários materiais na fabricação e produção de portas de garagem.
Portão de madeira
Os materiais naturais nunca perderão popularidade, especialmente para casas de campo feitas no estilo country ou retrô.
Portão de garagem metálico
As portas de garagem feitas de metal são fortes e duráveis. Mas eles exigem mais cuidado (proteção contra corrosão, tingimento periódico) e são mais difíceis de operar (mais pesados que a madeira e o policarbonato).
Portão de garagem em policarbonato
Material moderno e leve encontrou aplicação em muitas áreas da construção. Como regra, para portões de policarbonato, a estrutura é feita de perfil de aço de alta tecnologia. Os portões são mais leves que os de madeira e metal, fáceis de usar e manter. Para as vantagens óbvias, você pode adicionar o custo acessível dos produtos.