Sintomas e tratamento da pancreatite em adultos
O pâncreas produz suco pancreático, que inclui substâncias que quebram carboidratos, proteínas e gorduras. Esses elementos começam a funcionar quando entram no duodeno. Se eles começaram a funcionar no pâncreas, isso leva a danos aos seus tecidos e ao aparecimento de pancreatite.
O que causa pancreatite
Listamos os fatores que desencadeiam o aparecimento da doença.
- Consumo excessivo de álcool. Na maioria das vezes, esse é o principal motivo do aparecimento de pancreatite. Como resultado do consumo de álcool, a quantidade de enzimas no suco pancreático aumenta, o que leva à sua ativação prematura. Além disso, o álcool interrompe o funcionamento do esfíncter. Em um estado normal, libera enzimas no intestino, mas sob a influência do álcool, o esfíncter não tem tempo para abrir e o suco pancreático permanece nos ductos.
- Desnutrição. O abuso de alimentos condimentados e gordurosos leva a uma exacerbação da pancreatite crônica.
- Doença de Gallstone. Em 20% dos casos, as complicações da doença levam ao aparecimento de pancreatite. As pedras bloqueiam os ductos biliares, por causa das quais as enzimas não podem entrar no pâncreas, e a estagnação se forma.
- Doenças infecciosas. A pancreatite é frequentemente uma complicação da hepatite viral e influenza.
Tipos de pancreatite
Existem três tipos de doença.
- Crônico A inflamação é acompanhada por função hormonal prejudicada e problemas digestivos. A forma crônica é mais comum em adultos com idades entre 35 e 65 anos. A doença se desenvolve gradualmente e pode progredir ao longo do tempo.
- Sharp. Com esta forma, as enzimas pancreáticas começam a digerir a glândula, o que causa hemorragias graves. Muitas vezes acompanhada de problemas com os ductos biliares e a vesícula biliar.
- Reativo. A doença aparece repentina e abruptamente. A forma reativa leva ao espasmo pancreático, devido ao qual as enzimas nela começam a acumular e destruir os tecidos. Durante a doença, há um sabor desagradável na boca e forte dor nas costelas.
Informações do vídeo
Sintomas e sinais de pancreatite
Os sintomas da pancreatite dependem da forma da doença. A forma aguda é acompanhada de dor no abdome inferior. Eles aparecem como resultado de entrar no suco pancreático pancreático. Com o tempo, a dor pode se espalhar por todo o estômago. A pancreatite aguda também apresenta outros sintomas:
- náuseas e vômitos
- cãibras musculares;
- alta temperatura corporal;
- dor de cabeça
Durante a doença, o paciente enfraquece, começa a suar muito, a pele empalidece. Se você não fizer tratamento, uma pessoa começará a perder a consciência periodicamente.
A forma crônica apresenta sintomas menos graves que são semelhantes aos sinais de doenças gastrointestinais. Por algum tempo, a doença prossegue de forma latente, após o que os primeiros sinais aparecem:
- diarréia
- perda de apetite;
- dor abdominal depois de comer;
- dor nas costas e dor no coração.
Quando você bebe bebidas gasosas e alimentos gordurosos, surgem recaídas, acompanhadas de diarréia, vômito, tontura e náusea. Se a pancreatite crônica não for tratada, as seguintes complicações podem aparecer:
- deficiência visual;
- cãibras
- fadiga crônica;
- pressão arterial baixa.
Ignorar a doença leva ao aparecimento de diabetes mellitus e comprometimento do funcionamento do pâncreas.
Gráfico de vídeoDiagnóstico
É difícil diagnosticar uma doença, especialmente se estiver em um estágio inicial. Para estabelecer um diagnóstico, testes são realizados e vários estudos são realizados.
- Química do sangue. Com sua ajuda, o número de enzimas é determinado.
- Hemograma completo. Ajuda a determinar o nível de glóbulos brancos no sangue.
- Ultrassom. É feito para estudar a vesícula biliar e outros órgãos localizados no pâncreas.
- Diagnóstico de radiação. Determina a localização das áreas danificadas da glândula.
Primeiros socorros
Antes de usar os principais métodos de tratamento, você precisa se familiarizar com a forma de prestar os primeiros socorros.
Atenção! A automedicação é perigosa, apenas um médico pode determinar o diagnóstico e prescrever medicamentos.- Deite o paciente na cama. Ajude a levantar os joelhos para reduzir um pouco a dor.
- Coloque algo frio no estômago, como uma garrafa ou uma almofada de aquecimento com água gelada.
- Se a dor piorar periodicamente, use analgésicos.
Remédios populares para o tratamento da pancreatite
Você pode curar pancreatite e remédios populares em casa. Existem muitas receitas que ajudarão a se livrar da doença.
- Suco de batata. Meio copo de kefir é adicionado a um copo de suco de batata. Significa beber algumas horas antes de comer. O tratamento dura 2-3 semanas, após as quais é feita uma pausa por 5 dias.
- Botões de bétula. 200 gramas de brotos de bétula são colocados em uma panela e cheios de água. Depois disso, a mistura é infundida por um mês em um quarto escuro. A tintura é tomada antes das refeições, uma colher de chá.
- Lingonberry. Várias folhas da planta são servidas com água quente, após o que são adicionadas três amoras e uma parte do yarrow. A droga é consumida três vezes ao dia antes das refeições.
- Barberry. A casca da planta é enchida com água e fervida por meia hora. Antes de tomar a mistura é resfriada à temperatura ambiente. A ferramenta é recomendada para uso na forma crônica da doença, uma colher de sopa por dia.
- Immortelle de areia. Duas colheres de sopa de flores são servidas com água e misturadas com três colheres de chá de camomila e absinto. Não tome mais do que 200 ml de tintura por dia.
Tratamento medicamentoso
Durante o tratamento da pancreatite, diferentes drogas são usadas. Você pode se livrar da dor intensa com antiespasmódicos. O médico assistente pode prescrever Drotaverinum ou No-Shpu, com o qual você pode reduzir a inflamação. Também para isso, Mebeverin é usado, o que elimina a dor no trato gastrointestinal.
É possível parar a destruição do pâncreas com a ajuda de preparações antienzimas. Com a ajuda deles, a síntese de proteínas diminui e as enzimas são bloqueadas. Graças a isso, você pode se livrar de edema, dor e outras manifestações de pancreatite.
No tratamento da doença, é necessário reduzir a carga no pâncreas. Para isso, são utilizados agentes com enzimas que ajudam a quebrar as gorduras e a absorver os alimentos mais rapidamente.
Freqüentemente, a doença é acompanhada por um aumento no equilíbrio ácido-base. Eliminar a acidez nos órgãos digestivos - Cimetidina, Maalox e Almagel - ajudará a resolver o problema.
O uso de águas minerais
As águas minerais ajudam a lidar com a estagnação no ducto biliar e no pâncreas, devido ao qual o trato digestivo é limpo da bile. Isso interrompe o desenvolvimento de uma forma crônica da doença.
Recomenda-se que a água mineral seja usada apenas durante a remissão. Primeiro, a norma diária da água não deve exceder um quarto de copo. Na ausência de complicações e sintomas pronunciados, o volume de água é aumentado para um copo.
Pessoas com uma forma crônica de pancreatite devem beber água parada aquecida, cuja temperatura é de 35 a 45 graus.
Nutrição e dieta adequadas para pancreatite em adultos
Uma dieta terapêutica é seguida durante uma exacerbação da doença. Recomenda-se comer 3-4 vezes ao dia. Você pode comer os seguintes alimentos.
- Laticínios. Recomenda-se comer regularmente queijo cottage com baixo teor de gordura, kefir, leite assado fermentado.
- Massas. Durante o cozimento, não adicione temperos e molho.
- Peixe. Com pancreatite, você pode comer vapor ou peixe cozido.
- Legumes. É melhor comer vegetais que contenham amido: beterraba, cenoura, batata. Alho e cebola também são permitidos em pequenas quantidades.
- Bolachas. Você precisa comprar biscoitos feitos de pão de centeio. Não coma em grandes quantidades. A norma diária é de cerca de 250 gramas.
- Fruta. Frutas úteis que contêm fibras - morangos, maçãs verdes e melões.
- Ovos. Você pode comer 2 ovos de galinha ou codorna por dia. No entanto, eles não podem ser comidos fritos. Melhor cozinhar ovos mexidos apenas ferver.
Com a pancreatite, nem todos os alimentos podem ser consumidos; portanto, alguns terão que ser abandonados.
- Comida apimentada. Não use temperos quentes, pois podem levar a uma exacerbação da doença.
- Alimentos enlatados. Eles contêm muitos temperos e gorduras que podem causar complicações.
- Carne defumada e frita. Esses alimentos são muito calóricos e difíceis de digerir.
- Bebidas alcoólicas. O abuso de álcool pode causar necrose pancreática e outras complicações graves.
- Cogumelos. Eles devem ser descartados, pois são muito difíceis de digerir.
A pancreatite é uma doença grave que muitas pessoas experimentam. Para reduzir a probabilidade de patologia, você precisa se livrar de maus hábitos, descobrir os sintomas e causas, ser periodicamente observado por um gastroenterologista e passar por tratamento preventivo.