Como executar em casa a ressuscitação de uma orquídea sem raízes? Instruções passo a passo
Qualquer produtor fica chateado se suas plantas favoritas começarem a desaparecer e desaparecer. Muitas vezes isso acontece devido à ignorância de como cuidar adequadamente de uma flor e de quais condições se adequam a ela.
A rainha das flores, uma orquídea, não é exceção: com a abordagem errada para cuidar desta planta chique, ela deixa de agradar com sua magnífica floração e pode desaparecer rapidamente. Por que isso está acontecendo e como reanimar uma flor em casa e estimular seu crescimento se as raízes começam a desaparecer? É possível salvar e, em caso afirmativo, como? Sobre o que fazer se a flor não tiver órgãos vegetativos, continue a ler.
Principais erros
- A principal razão pela qual as raízes de uma orquídea começam a desaparecer é a rega inadequada. A orquídea não tolera o alagamento, as raízes que estão nesse substrato imediatamente começam a apodrecer. Uma quantidade suficiente de tempo deve passar entre as regas, para que o substrato tenha tempo para secar. Se você cometeu esse erro uma vez, isso não levará ao fato de a planta começar a desaparecer, mas se você encher sistematicamente as raízes da orquídea com água, não haverá danos.
- Um papel importante é desempenhado pela iluminação das orquídeas. Devo dizer que, com pouca iluminação, as raízes da flor crescem lentamente e, consequentemente, o crescimento de toda a planta pára. Esse problema é encontrado com mais frequência no período de outono-inverno.
- A presença de infecções fúngicas e bacterianas de uma planta também pode levar à sua morte muito rapidamente (para obter detalhes sobre quais doenças das flores existem e quais são os métodos de tratamento, leia aqui e como salvar uma orquídea do mofo nas raízes, folhas e outras partes da planta, descrevemos em este artigo).
- A orquídea tem raízes bastante delicadas, muito sensíveis ao teor excessivo de macronutrientes no fertilizante, principalmente fósforo e potássio. Isso pode causar queimaduras com fertilizantes e, como resultado, a morte das raízes e a secagem da planta.
Como entender que um órgão vegetativo desaparece?
Antes de tudo, as raízes começam a mudar sua aparência, suas cores mudam. Mas você não deve confiar completamente apenas nesse sintoma, porque as substâncias no solo podem influenciar a cor das raízes da orquídea. É necessário inspecionar as raízes.
As raízes saudáveis devem ser firmes e resistentes; se, quando você pressiona a raiz com o dedo ou a unha, o local da pressão é pressionado, isso significa que ela já está morta e não é útil, mas, pelo contrário, pode prejudicar a orquídea.
Os principais sinais de que as raízes se foram:
- A cor das raízes escureceu (sobre por que as folhas e as raízes ficam pretas e como ajudar a planta, leia aqui).
- Se você pressionar um dedo na raiz, a umidade aparecerá.
- Áreas fracas e necróticas são visualizadas nas raízes.
- Áreas danificadas têm uma aparência filamentosa.
As consequências
Se todas as raízes da orquídea desaparecerem, é necessário remover todo o destino deteriorado e, o quanto antes, proceder à ressuscitação da planta. Com a abordagem correta, a planta ganha vida com mais frequência e começa a florescer novamente. Caso contrário, a flor pode finalmente desaparecer.
Para uma nota. A orquídea é ressuscitada mesmo nos casos em que as raízes infectadas ou deterioradas foram completamente removidas.Em seguida, mostraremos como cultivar novas raízes em uma orquídea (para obter detalhes sobre como cultivar raízes de orquídea usando raízes e outros meios, falamos sobre esse material).
Instruções passo a passo: como reanimar em casa?
Não se desespere, se você encontrar raízes podres em qualquer orquídea, poderá reanimar a flor. É necessário seguir as recomendações, as quais discutiremos mais adiante.
Abaixo, você aprenderá a enraizar uma planta.
Preparação de inventário
Para cultivar novas raízes em uma orquídea em casa, você precisa preparar com antecedência ferramentas como tesoura e faca, depois de as higienizar primeiro. Isso permitirá que a flor seja mais segura para realizar todas as manipulações necessárias. As ferramentas são preferencialmente pré-afiadaspara que você possa cortar cuidadosamente as seções ausentes das raízes e não rasgá-las.
Extração e corte de vasos
- A orquídea é cuidadosamente removida da panela, o substrato em que foi colocada é jogado fora sem arrependimento.
- Além disso, após a inspeção, é necessário remover todas as raízes secas e deterioradas com uma tesoura ou uma faca afiada. As ferramentas de remoção devem ser higienizadas primeiro. Se você tiver dúvidas sobre o tamanho da peça deteriorada, é melhor aparar um pouco mais ou até mesmo remover completamente a raiz; isso, em qualquer caso, será melhor do que permitir a infecção por podridão.
- As demais partes do rizoma devem ser bem lavadas com água limpa. Para esses fins, você também pode usar uma solução leve de manganês.
- Depois que as raízes secarem, é aconselhável triturar o carvão ativado em pó e polvilhá-lo com todos os lugares das fatias. Também pode ser colocado por 10 a 15 minutos em uma solução fungicida. Isso é feito para que a infecção não entre nos tecidos danificados e para minimizar o risco de infecção das plantas com fungos nocivos, para que todo o seu trabalho não seja em vão.
Escolhendo um método de recuperação
Existem diferentes maneiras de ressuscitar uma orquídea. Vamos descrever os mais populares, mas escolha você.
Usando uma estufa
Muitas vezes, os jardineiros têm estufas de janelas à sua disposição. Este é o local ideal em que a orquídea será mais confortável, pois haverá sempre alta umidade e temperatura ideal. Na estufa, você pode tentar restaurar até mesmo uma planta seriamente enfraquecida.
A primeira coisa que você precisa fazer é preparar um recipiente no qual enraizará sua orquídea no futuro:
- No fundo, você precisa derramar uma pequena camada de argila expandida.
- Uma camada de esfagno cozido no vapor deve ser colocada por cima, que deve ser previamente bem limpa.
- Seu próximo passo deve ser colocar uma saída de folhas. Para esse fim, o substrato deve ser umedecido e um soquete de folhas será colocado nele.
A planta deve estar coberta até que suas raízes sejam formadas, cujo comprimento deve ser de 3-5 cm.
Ajuda Para esse fim, é necessário manter a umidade do ar de aproximadamente 70-100%, e sua temperatura não deve cair abaixo de 22 graus. Não se esqueça da iluminação, que deve ser brilhante por 12 a 14 horas por dia.Com a abordagem correta para esse método, você verá rapidamente como a sua orquídea favorita mudou; muito em breve ela ficará encantada com sua magnífica floração.
Plantando em um substrato
Mas e se você não tiver uma estufa? Não se desespere, existem outras maneiras de reanimar uma orquídea, por exemplo, plantando em um substrato. Para estes fins, é necessário preparar uma panela na qual haverá argila expandida e um substrato de musgo esfagno.
- Anteriormente, a flor é removida de raízes podres e danificadas e plantada em uma panela preparada.
- Agora você deve certificar-se de que o solo esteja constantemente umedecido, mas não confunda esse conceito com rega constante!
Certifique-se de que a água não fique estagnada no fundo da panelacaso contrário, novamente levará ao apodrecimento das raízes.
A temperatura na sala deve ser de pelo menos 23 graus e idealmente estável 25.
Assista a um vídeo sobre ressuscitação de uma orquídea sem raízes plantadas em musgo:
O quarto na água
É possível colocar uma flor na água para formar novas raízes? Sim, alguns jardineiros usam o método de plantar orquídeas na água para construir novos órgãos vegetativos. Como cultivá-los em água? Parece que em nenhum lugar é mais simples: as raízes das orquídeas são colocadas em um recipiente, no fundo do qual é derramada água pura. Além disso, os adeptos desse método de cultivo de orquídeas prometem floração abundante da planta e seu rápido crescimento.
Alguns jardineiros amadores ainda fazem ajustes e segredos para esse método. Eles são recomendamos adicionar uma colher de chá de xarope de açúcar ou mel líquido por litro de líquido.
Agora você sabe como ajudar a construir órgãos vegetativos acima da água, incluindo o pescoço para cima.
Assista a um vídeo sobre como salvar uma orquídea sem raízes na água:
Cuidados com as plantas
Depois de salvar sua flor da morte, tome cuidado especial para cuidar dela. Tente evitar os erros que você cometeu anteriormente e crie as condições mais confortáveis para a planta:
- Proteja a orquídea da luz solar direta, que pode queimar as delicadas pétalas de suas flores.
- Nos dias quentes de verão, retire do parapeito da janela.
- Evite rascunhos.
- Estas flores não suportam o entupimento, por isso não se esqueça de ventilar a sala e, nos dias secos do verão, pulverize o ar na sala.
- Use uma mistura especial de solo para orquídeas.
- A planta requer luz difusa brilhante, se necessário, use iluminação adicional.
Duração da recuperação
Depois de realizar uma auditoria nas raízes de uma orquídea e plantá-la em um substrato preparado, é possível aguardar o aparecimento de novas raízes em 5 a 7 dias. Se tudo for feito corretamente e as condições de detenção forem adequadas para a flor, ela agradará rapidamente suas novas raízes.
Quando já é impossível salvar?
Eles tentam reviver a orquídea mesmo quando, ao que parece, todas as raízes da flor desapareceram, mas mesmo nesses casos, a planta pode se recuperar.
Importante! Jardineiros experientes colocam apenas um requisito - a orquídea deve ter pelo menos uma folha saudável, para que a planta possa ser reanimada.Detalhes sobre se é possível salvar uma orquídea sem raízes e folhas e como fazê-lo, leia em nosso material.
Conclusão
Quando o peitoril da janela da sua casa está decorado com flores tão bonitas quanto a sua vida, além disso, que você conseguiu cultivar por conta própria, fica quente em sua alma. Não se apresse em jogar fora uma planta que começou a se deteriorar e perdeu a aparência, porque existem muitas maneiras de salvar uma flor que perdeu até 90% de suas raízes.
Seguindo nossas recomendações, você certamente pode reanimar sua orquídea e, no futuro, evitar erros que possam levar a problemas, e essa nobre flor irá deliciá-lo novamente com sua beleza. Agora você sabe como cultivar raízes em casa novamente e é possível salvar um bebê se todas as folhas da planta estiverem lentas.