Os meandros do lithops: atendimento domiciliar
Nem todos os cultivadores de flores são fãs fervorosos de spathiphyllum e ficus. Alguns foram imbuídos de amor pelas suculentas - por plantas que possuem tecidos especiais para armazenar água. Eles não morrem sem regar, mesmo que saiam por 10 dias em uma viagem de negócios ou em férias.
Muito incomum entre todas as suculentas são os lithops ou "pedras vivas". Eles vêm dos desertos rochosos e arenosos da África do Sul, Namíbia, Botsuana. É difícil cuidar de lithops internos pode ser encontrado neste artigo?
Como cuidar de uma flor em casa?
Lithops são suculentas despretensiosas, mas para conseguir o florescimento, você terá que tentar. Como regá-los? Quais requisitos de iluminação e temperatura não podem ser ignorados para que não morram em casa?
Iluminação
Lithops crescem bem em uma janela sudeste ou sul. Isso se deve ao fato de que na metade do dia eles precisam de luz solar direta por 4-5 horas, mas após o almoço não precisam do sol. Portanto, eles estão ocultos dos raios brilhantes do sol atrás de uma barreira artificial criada usando uma rede ou cortina de mosquito.
Sem observar esse requisito básico de cuidados, o lithops não florescerá, com medo do sol brilhante e abrasador da tarde. Uma planta após o inverno em um quarto escuro sofrerá queimaduras graves se você colocar uma panela com ela no parapeito da janela sem sombreamento que é iluminado pelos raios do sol.
Suculento durante todo o ano precisa ser destacado. Se não receber a luz do sol por 5-6 dias, ela se estende e as folhas nas laterais escurecem. Se a planta não for iluminada com LEDs e lâmpadas fluorescentes quando mantida na janela norte, colocando-as a uma distância de 5 a 10 cm, ela morre.
Temperatura
De fevereiro a setembro, os litops não exigem muita temperatura. Durante esse período, eles estão crescendo ativamente. No inverno, a panela com eles é movida para outro local onde a temperatura do ar é mais baixa - cerca de + 8-10 ° C e a umidade é baixa. Em tais condições, ele tolerará melhor a hibernação.
Como regar?
Ao regar as suculentas, elas tentam impedir que a água caia nas folhas e no buraco entre elas. Alguns jardineiros fazem a drenagem superior, colocando pequenas pedras para que o fundo das folhas da planta e a parte superior das raízes não estejam no chão, mas nas pedras.
Lithops não são regados com um palete. Este método é ineficaz, pois o excesso de umidade ainda não cai na panela, mas nutre o solo com excesso. Não é adequado mesmo para jardineiros experientes.
É necessário monitorar quanta água é usada para molhar a planta suculenta. Deve ser exatamente o suficiente para absorver as raízes, e não tanto quanto para preenchê-las.Solo
Existem três opções para uma composição de solo adequada para esta planta suculenta:
- 1 colher de chá de terra ou escória / pedra-pomes vulcânica + um pouco de areia.
- 1 parte de turfa + 2 partes de perlita / pedra-pomes / areia.
- 1 hora de perlita e coque.
Em casa, os litops crescem em qualquer composição do solo. Para cultivo em casa, o solo é selecionado com cuidado especial. Um excesso de nutrientes está repleto de fato de a planta se transformar em balão e explodir devido à rega abundante e desleixada. Se houver nutrientes insuficientes no solo, seu crescimento será interrompido e será necessário fertilizar com fertilizantes orgânicos especiais.
Pote
Um pote para lithops é escolhido com cuidado especial. Ao escolher, leve em consideração o regime de irrigação e o tipo de substrato. A melhor escolha é uma panela de barro. É durável e suas paredes proporcionam uma boa aeração. Alguns jardineiros compram uma panela de plástico, pois é barata. Suculentas também crescem bem nele.
Qualquer que seja o vaso escolhido, ele não deve ser grande e volumoso. Ao transplantar, o novo vaso deve ser ligeiramente maior que o antigo, mas não o mesmo em volume. Caso contrário, o desenvolvimento de plantas suculentas será significativamente mais lento e, diariamente, serão necessárias pulverizações não muito abundantes.
Top vestir
Se, ao escolher um solo, o cultivador de flores levou em consideração as dicas acima, a planta não é alimentada, mas, ao mesmo tempo, o transplante é realizado pelo menos uma vez por ano. Se por algum motivo você perdeu, saturar o solo com nutrientes usando fertilizantes para cactos, mas a dosagem deve ser 2 vezes menor que a recomendada nas instruções. Em outros casos, os fertilizantes não são necessários, pois são capazes de destruir essa semelhança delicada, embora externa, com uma pedra suculenta.
Transplante
Os cultivadores de flores experientes recomendam replantar a planta uma vez por ano. Desde que o transplantam para uma panela pequena, ao longo do ano as raízes preenchem completamente seu interior.
Ao transplantar, faça furos no fundo da panela e encha-a pela metade com uma camada de drenagem. As raízes são plantadas no chão e o pescoço nunca é enterrado. É cercada por pequenas pedras para não apodrecer durante o crescimento da planta.Uma planta é transplantada para um novo vaso somente quando suas raízes secam, ou seja, a rega é interrompida alguns dias antes do transplante. Não será difícil removê-lo do solo antigo se você o soltar primeiro com um palito de dente. Se várias suculentas cresceram em um vaso, elas não as plantam durante o transplante.
Características do conteúdo em campo aberto
Os Lithops não são cultivados em campo aberto, mas os cultivadores de flores experientes levam consigo um pote para tomar ar fresco no verão, se tiverem uma casa ou jardim de verão. O passatempo de verão ao ar livre afeta favoravelmente seu crescimento, eles se tornam mais fortes e resistentes. Mas levar a panela com lithops para o ar fresco, não se esqueça:
- borrife o ar próximo à pistola em dias especialmente quentes;
- para proteger da luz solar direta;
- leve a planta para casa assim que as chuvas se tornarem mais frequentes ou a temperatura do ar cair.
Prevenção de doenças e controle de pragas
Às vezes, os jardineiros têm problemas com os lithops. Tendo violado as condições de detenção, a planta se torna vítima de ácaros ou vermes.
Molting
Produtores iniciantes estão perdidos, notando muda de folhas durante a hibernação no inverno. De fato, nada de ruim acontece com eles, apenas para substituir as folhas velhas crescerá novas. O principal é não interferir nesse processo. Percebendo os primeiros sinais de muda, a rega é interrompida e a panela com a planta é movida, se possível, para um + 12-16 ° C mais quente e um local claro. Derramamento geralmente dura até março-abril.
Wilt
Se eles perceberem que a suculenta murcha, regue-a com urgência. Além disso, a necessidade de rega urgente é indicada por suas partes muito enrugadas. Geralmente ele precisa de mais umidade se o quarto estiver quente. Nesse caso, não preste atenção à hora do dia e regue-a.
Por que as suculentas ficaram macias?
Às vezes, as folhas dos lithops tornam-se letárgicas e macias. Isso se deve ao fato de o produtor não a regar por um longo tempo. Esta é uma situação rara. Mais frequentemente, a letargia e a suavidade das folhas são sinais de deterioração das raízes devido à má drenagem e à rega excessiva. Na maioria dos casos, é impossível ajudar os suculentos nesse estado: ele simplesmente morre e é tudo.
As folhas estão secas
No final do verão - início do outono, os lithops florescem e, após a floração, as folhas são descartadas. Uma casca de folhas velhas explode, uma pedra viva se partirá ao meio e as partes desconectadas secarão. Onde a falha apareceu, novas folhas crescerão. Para acelerar o processo, alguns descascam essas folhas mortas e ficam surpresos que o lithops esteja morto. Você não pode fazer isso. Espere até eles se afastarem.
Mealybug
Não há uma razão específica para que eles notem uma cochonilha nos lithops. Ele aparece devido a violações das condições de detenção, mas se as medidas não forem tomadas a tempo, ele irá sugar todos os sucos e trançá-lo com suas teias de aranha.
Primeiro de tudo, o vaso com a planta é removido do resto. Antes de colocá-lo em um novo local, lave as folhas com água quente e, se possível, as pragas são coletadas com uma pinça. Se o mealybug danificou seriamente a suculenta, trate a planta com produtos químicos Aktar ou Actellik a cada sete dias.
Existem remédios populares que ajudam a neutralizar a cochonilha. Eles combatem usando uma solução de álcool ou tintura de alho. Nesse caso, eles são simplesmente pulverizados com um desses meios e depois colocados em um saco plástico por 24 horas na panela. No final deste período, a embalagem é removida e a planta é lavada com espuma e sabão.
Para evitar que a cochonilha acabe, basta que a iluminação ilumine o vaso com a planta com uma lâmpada fluorescente ou coloque-a por uma hora por dia sob luz solar direta.Podridão
A podridão das raízes é a praga mais perigosa para os lithops. O fato é que apenas as raízes sofrem e são invisíveis até para o cultivador mais atencioso. Portanto, ao transplantar, é recomendável inspecionar e sondar as raízes e remover tudo o que é afetado pelo fungo sem demora com uma faca afiada. Em seguida, são colocados em uma solução a 2% de líquido de Bordeaux por meia hora e depois transplantados para uma panela com solo novo, na esperança de um milagre.
Foto
Veja abaixo as fotos dos lithops:
Conclusão
Lithops são plantas exóticas que ainda não são muito populares na Rússia. Todos que ousam comprá-los não se arrependerão. Elas são bonitas, despretensiosas ao sair, mas ao mesmo tempo muito incomuns na aparência, para que todos os amigos que vierem nos visitar celebrem.