Tudo o que você precisa saber sobre ampel verbena: características das espécies, condições de manutenção e cuidados, além de uma foto da planta
Variedade de verbena ampelous é projetada especificamente para decorar varandas e galerias. Distingue-se por um chapéu heterogêneo de flores, folhas de filigrana e absoluta despretensão.
As variedades de verbena ampel com flores vermelhas e escarlate são especialmente populares, você pode vê-las abaixo.
Assim, a partir do artigo, você aprenderá sobre ampel verbena, como cuidar e propagá-lo adequadamente, bem como transplantá-lo. Familiarize-se com os problemas crescentes.
O que é essa planta?
Ampola Verbena - uma flor herbácea anual da família Verbenov. Sua terra natal são os países do Mediterrâneo, Europa, América do Norte e do Sul. Variedades naturais também são encontradas no Extremo Oriente e na Ásia Central. Existem cerca de 250 variedades. Variedade de verbenas ampélicas criadas na segunda metade do século XX.
A verbena ampélica carece de um estado de repouso. Normalmente, o período de floração começa no final de maio. A floração é abundante, dura até o início de outubro. Os galhos caem de 50 a 60 cm. A largura da coroa de uma flor adulta é de 50 cm. As folhas são simples, de estrutura densa, cobertas de pêlos, a céu aberto.
As flores têm 5 pétalas, as flores são pequenas, as sépalas têm de 1 a 1,5 cm de diâmetro.O esquema de cores é diverso - as variedades híbridas têm lavanda, azul, roxo, todos os tons de vermelho, rosa e roxo. Você aprenderá sobre verbena híbrida aqui.
Importante! As flores são menores em tamanho do que outros tipos de verbena, mas a ampel verbena se distingue por sua generosa floração.As inflorescências são grandes, volumosas, coletam de 30 a 35 flores. Essa variedade é geralmente plantada em cestos e vasos pendurados. A verbena ampélica cresce rapidamente; portanto, é necessário um transplante anual. A raiz é compacta. A fruta tem a forma de uma pequena avelã, de cor marrom clara ou pântano esverdeado. Quando madura, a fruta se divide em 4 partes.
Foto
Veja a foto da verbena na forma de ampelous:
Variedades populares com flores vermelhas e escarlates
Na maioria das vezes, a ampola vermelha verbena é cultivada como uma planta anual. Os floristas criam essas variedades semeando sementes. Mudas jovens são determinadas em vasos pendurados. Algumas variedades de verbena ampel vermelha são consideradas especialmente populares.
"Tiara Red Impr"
Verbena com brilhantes flores escarlate, floresce profusamenteformando uma coroa densa de inúmeras inflorescências. A variedade é despretensiosa, requer regras gerais para o tratamento de variedades híbridas de verbos de ampel.
"Estrella Voodoo Star"
As flores se distinguem pelas cores - uma mistura de tons de branco e vermelho vivo, as flores são grandes - até 3-4 cm.A flor em si é miniatura, a altura do caule adulto é de 25 a 30 cm.A floração é generosa e longa. Os topos dos brotos são direcionados para cima. A floração começa no início do verão, continua com os devidos cuidados até as primeiras geadas do outono.
Exibir recursos
- A verbena ampélica é caracterizada por propriedades curativas. Suas flores são usadas para tratar abscessos, escróculos e também para ativar a atividade cerebral. A flor é amplamente utilizada em cosmetologia, o extrato de verbena faz parte de cremes e máscaras faciais. Sobre propriedades úteis e contra-indicações para o uso da grama verbena, leia aqui.
- No design é usado como uma flor decorativa em casa. É apreciada pelos cultivadores de flores por sua florescência colorida e verdes folhosos e encaracolados.
- A variedade é despretensiosa, com floração longa e brilhante. Serve como uma excelente planta de mel e também é um material nutritivo para borboletas e lagartas.
Condições de detenção
Iluminação
A verbena ampelosa adora a luz, cresce mal à sombra, a floração diminui. Pode crescer ao sol, no lado sul da casa.
Temperatura do ar
A verbena-ampola é cultivada todos os anos como anual, este grau não tolera grandes geadas. Tolera pequenas geadas a -3 - 4 ° C. Verbena ampelous é muito termofílico, úmido, clima frio é pouco tolerado pela flor, começa a doer.
Conselhos! Ao plantar sementes, a temperatura do ar deve ser de pelo menos 25 ° C. Para a germinação, as caixas com sementeira são colocadas em local quente por vários dias.A temperatura ideal para o crescimento e desenvolvimento da ampel verbena é de 18 a 22 ° C.
Solo
O substrato para esta variedade deve ser moderadamente úmido, solto e não conter grandes doses de sais minerais. O solo não deve conter uma grande quantidade de nitrogênio, o que contribui para o crescimento de brotos - caules e inibe o desenvolvimento de brotos. O substrato deve ser umedecido regularmente; a aridez do solo provoca o aparecimento de doenças das flores.
Afrouxamento adicional obrigatório do substrato antes do crescimento do mato. Além disso, para preservar um substrato úmido, é desejável cobrir a superfície do solo com folhas podres.
Composição do solo para ampel verbena:
- A camada de drenagem é uma mistura de tijolo quebrado, argila expandida e pedra britada.
- Terra do jardim - 2 horas
- Areia - 1 hora
Os jardineiros acreditam que para ampel verbena, o barro fértil pode ser tomado como base do solo.
A presença de drenagem e orifícios na panela para a saída de água impede que a raiz se molhe e se decomponha.
Cuidado
Rega
A verbena ampola prefere rega regular, mas moderada. No verão, recomenda-se regar de manhã todos os dias. Mudas jovens são regadas diariamente em pequenas doses.
Atenção! Não permita que o substrato seque. Com a rega irregular, a floração ocorre prematuramente, termina rapidamente, as sementes amadurecem prematuramente.No outono, a rega deve ser reduzida. Regue a flor conforme necessário ao secar o solo em vasos.
Top vestir
A verbena ampélica é fertilizada a cada 2 semanas com fertilizantes minerais complexos.
Uma variedade de verbos de ampola requer mais nutrição do que outros tipos de verbena.
É necessário observar rigorosamente a dosagem do curativo, com excesso de fertilizantes, uma massa verde se desenvolve, mas a formação de gemas é adiada. No início da primavera, para construir folhas, você deve alimentar a flor com rega, com a adição de fertilizantes nitrogenados.
Para formar botões de flores, no início de maio, os fertilizantes devem ser usados:
- potássio;
- fósforo;
- manganês.
Os fertilizantes para melhor absorção e distribuição uniforme são geralmente combinados com a rega.
Aterragem e transplante
Para plantar verbena ampelous, você pode cultivar mudas a partir de sementes. Para jardineiros iniciantes, as mudas são compradas em lojas especiais.
Imediatamente após o plantio, as mudas são abundantemente regadas para enraizamento. A flor absorve a quantidade necessária de umidade. O excesso de água geralmente flui pelos orifícios de drenagem. A água dos paletes deve ser derramada imediatamente. Água estagnada é contra-indicada em mudas.
O transplante geralmente é realizado em maio, quando o calor constante é estabelecido. Eles escolhem um lugar ensolarado na varanda ou na varanda, lá colocam caixas ou plantadores pendurados.
Importante! Em uma panela com capacidade para 5 a 6 litros, são plantadas 3 a 4 mudas. Em vasos grandes de 10 a 12 l, geralmente são colocados 6 a 7 arbustos jovens.A verbena ampélica é plantada em campo aberto, especialmente em climas do sul.
- Pré-escavar um pedaço de terra.
- Para fertilidade do solo, é aplicado húmus - 3 a 4 kg por 1 m². me 3-4 colheres de sopa. eu quaisquer fertilizantes minerais complexos.
- Eles cavam pequenos orifícios, 2-3 cm maiores que o tamanho de um coma de terra de uma muda.
- Os poços hidratam bem antes de plantar.
- Uma muda é instalada verticalmente, polvilhada com um substrato, batendo levemente com uma espátula.
No jardim ou no canteiro, são plantadas 40 a 50 mudas por metro quadrado. m a uma distância de 20 cm um do outro. Todos os detalhes do plantio e cuidados subsequentes da verbena você encontrará em um material separado.
Semeando sementes
A verbena ampélica é bem propagada por sementes. O procedimento para semear é longo e trabalhoso, realizado em meados de março:
- Em pequenas caixas para mudas, é colocada uma camada de drenagem.
- Um substrato especial é derramado, pré-aquecido, em uma pequena camada.
- O substrato é umedecido com uma pequena quantidade de água com um regador raso.
- As sementes são semeadas livremente, não se aprofundam, devem ser polvilhadas com húmus ou substrato.
- No topo da caixa, é coberto com um filme grosso transparente ou vidro.
- As caixas de germinação são colocadas em um local mais quente - a temperatura do ar para germinação de sementes deve ser de pelo menos 18 ° C.
- Ventilação diária obrigatória da estufa 2 - 3 vezes por dia; o condensado coletado é removido.
- Após 3 a 4 semanas com a germinação das sementes, as caixas devem ser reorganizadas em um local claro e fresco.
- Quando 2 a 3 folhas aparecem, as mudas são mergulhadas em xícaras especiais ou imediatamente plantadas em vasos.
- Os fertilizantes para o crescimento das mudas são utilizados 10 a 14 dias após o plantio em vaso.
Você pode ler mais sobre o cultivo de verbena a partir de sementes ou mudas em outro artigo.
Reprodução
O verbena propagado é propagado por estacas. Normalmente, esse método é usado para híbridos que não produzem sementes. Flor de verbena é trazida para o inverno em uma sala fresca. A temperatura do ar deve ser de 5 - 10 ° C. O corte da ampola verbena é realizado em fevereiro - início de março.
A composição do solo para estacas - mudas:
- turfa;
- perlita;
- a areia
Algoritmo:
- O substrato acabado é aquecido e polvilhado em recipientes ou caixas.
- Cortes dos brotos superiores são cortados.
- Cada caule deve ter pelo menos 4 folhas.
- As folhas inferiores são cortadas das estacas.
- As estacas são pré-embebidas por um dia na raiz para melhor enraizamento.
- As hastes de plantio são plantadas, aprofundando-as em 1 cm.
- Para o efeito estufa, as mudas são cobertas com filme ou vidro.
- É necessária ventilação e rega regulares.
- Após um mês, as raízes se formam.
Em seguida, você pode assistir a um vídeo sobre a propagação da ampel verbena:
Problemas crescentes
Os floristas observam que ampel verbena é resistente a pragas e doenças.
- A praga mais comum é um pulgão, perigoso para as flores. Para destruir a praga, é usada a pulverização com tintura de tabaco e sabão. Para flores de interior, você pode usar o medicamento Fufafon: 1 - 2 ml por 1 litro de água.
- Se o substrato estiver cru, a colheita poderá ser afetada por uma perna preta - um fungo que destrói mudas no início de seu crescimento. O caule de uma muda é coberto por constrições negras, apodrece e cai.
Para evitar o aparecimento de um ácaro, as crostas devem ser tratadas com uma solução de qualquer inseticida.
Para cultivar um belo arbusto de verbena ampel, você deve levar em consideração todos os recursos do crescimento dessa variedade e seguir as regras para cuidar dele.