A flecha de uma orquídea desapareceu: o que fazer em seguida com o pedúnculo e como cuidar da planta?

Nossa amada beleza exótica está florescendo - é linda. Todos, sem exceção, as famílias ficam impressionadas com esse milagre. O proprietário da orquídea deve ser elogiado, pois esse processo indica cuidados competentes, que protegem a flor da luz solar direta, não superaquecem e não superaquecem, além de manter umidade suficiente no ambiente. Para que, no futuro, não haja problemas, quero lhe dizer o que fazer com o caule após a floração e o que fazer se secar.

Informações gerais

O pedúnculo é um processo temporário no qual as inflorescências estão localizadas. A orquídea libera uma flecha após um período de descanso, quando descansa, ganha força (sobre por que a orquídea não libera um pedúnculo e como fazê-lo, leia aqui). Com o advento do pedúnculo, o processo de floração começa: brotos são formados, que subsequentemente crescem, desenvolvem, florescem.

O caule da flor está envolvido no desenvolvimento de inflorescências, nutre-os com umidade e nutrientes. Após o estágio de floração, podemos dizer que esse corpo cumpriu sua função. Mas não vale a pena aparar a flecha, principalmente se for saudável e verde. Em breve, novas flores ou bebês poderão aparecer nele (falamos sobre esse bebê orquídea e como cultivá-lo em pedúnculo).

Você pode descobrir mais sobre o que é um pedúnculo de flor da orquídea e como ele aparece, aqui e o que precisa ser feito depois que a planta lançou um pedúnculo, leia aqui.

Recomendações após a floração

Quando a orquídea desaparece, a próxima fase começa - dormência. Os cultivadores de flores experientes acreditam que esse período específico é ideal para aparar flechas que desapareceram. Mas isso é diferente para variedades diferentes, na maioria dos casos - no meio ou no final do outono. Apesar do período de tempo, é possível cortar os caules das flores somente depois que secarem completamente, quando não houver mais botões vivos (você pode descobrir por que o caule das flores seca e o que fazer aqui).

Atenção! Se você a cortar "de acordo com os vivos", certamente prejudicaremos a planta, enfraquecê-la. Todas as forças serão gastas na cicatrização de feridas.

Se você não cortar, o exot poderá lançar flechas jovens, nas quais aparecerão brotos ou brotos. Tal fenômeno enfraquecerá significativamente a orquídea e, no futuro, levará à sua degeneração. Portanto, para que os nutrientes se acumulem, a planta ganhou força e energia, é melhor remover o caule. No entanto, a melhor opção é permitir que as orquídeas determinem independentemente quando o processo de floração começará e quando haverá dormência.

A seguir, um vídeo visual de como os caules das flores se parecem após a floração e recomendações sobre o que fazer com eles?

Foto

Abaixo, você pode ver como é o caule da flor depois que a orquídea floresceu.




O corte é obrigatório?

Antes de tudo, examine o processo de floração, sua condição, como ele se comporta. Você precisa ter certeza de que está seco. Sinais de secagem indicam:

  • perda de forma;
  • descoloração, torna-se gradualmente pálida, tornando-se amarela, marrom ou até marrom;
  • adquire uma certa suavidade, desaparece.

Quando o caule está completamente seco, pode ser feita a poda. No entanto, se a flecha não secar completamente após a floração, é melhor esperar um pouco com a poda. É útil para fornecer às plantas umidade, várias substâncias. A remoção prematura levará ao estresse dos exóticos; posteriormente, a recuperação pode se arrastar para seis meses.

Não é aconselhável que a poda seja realizada na presença de uma ponta verde, que pode ser um sinal de futura floração. Também não toque na seta desbotada se os rins estiverem inchados nela. Nesse caso, você pode remover a área seca da parte verde ou logo acima do rim.

Para que resta o pedúnculo?

O aparecimento de botões

Nas orquídeas, variedades de dendrobium, as lâmpadas desbotadas não conseguem retomar o processo, mas podem ficar verdes por muito tempo. E quando amarelados, secam, deixando a planta mais forte para a formação de pseudobulbos jovens. No caso de phalaenopsis, flores adicionais realmente ficam. O galho aumenta, brotos e até galhos laterais, brotos aparecem.

Ajuda! Floração repetida, geralmente menos exuberante, não brilhante, mas o oposto também acontece: a flor não gasta energia na criação de um novo pedúnculo, porque já existe.

Nem sempre é possível obter floração adicional; não há garantias de que novos brotos sejam ativados. Cuidados cuidadosos também não ajudam. O caule de flor pode durar um ano e, eventualmente, secar da velhice. Além disso, a flor dedica toda a sua energia à manutenção de pedúnculos antigos, ao mesmo tempo em que desacelera o desenvolvimento de novos.

Obtendo crianças

De acordo com jardineiros experientes, as crianças aparecem no pedúnculo a temperatura e umidade elevadas. É necessário que a orquídea crie o chamado estresse em casa. Ou seja, para não recorrer a nenhuma ação operacional, será necessária apenas uma alteração no microclima e no modo usual.

  • O horário de verão é de até 14 horas por dia. Limite a luz solar direta, a melhor opção é a luz ambiente.
  • Diferenças de temperatura até 5 ° C. Nesse caso, a temperatura diurna será de + 25-27 ° C, e a temperatura noturna, respectivamente, de 15 a 17 ° C.
  • Os limites mínimos de umidade são de 40 a 50%.
  • Molhar escasso.
  • Não use fertilizantes minerais e fertilizantes orgânicos.

Se, sujeito a todos os fatores acima, nada mudou, é necessário recorrer a ações mais ativas - estimulação artificial dos rins. Uma tecnologia semelhante é baseada no uso de pasta de citocinina.

  1. Antes de iniciar o procedimento, a pasta deve ser levada à temperatura ambiente.
  2. Escolha um pedúnculo verde e denso e um rim inferior e saudável.
  3. Com cuidado, usando uma pinça, separe a pele fina e escamosa.
  4. Neste ponto, o rim é de cor verde claro.
  5. Com um cotonete, umedeça a seção preparada do pedúnculo com água.
  6. Com uma agulha pequena, aplique uniformemente uma fina camada de pasta no rim.
  7. O resultado será perceptível antes de 10 dias a partir da data do procedimento.

As substâncias ativas que compõem a pasta de citocinina são os fitohormônios que provocam a divisão celular ativa. No entanto, vale a pena prestar atenção que, ao mesmo tempo, não se recomenda mais de 3 gomos para serem tratados com a droga em um pedúnculo. Caso contrário, a planta não receberá quantidades suficientes de nutrientes importantes para o desenvolvimento adequado. Não se esqueça de manter os parâmetros do microclima especificados na sala.

Estacas

Um pedúnculo saudável servirá facilmente como material de reprodução.. A partir dele, você pode obter mudas para o cultivo posterior de orquídeas:

  1. após a floração, recomenda cortar o pedúnculo verde;
  2. dividimos em pedaços de 3-4 cm para que no meio haja um rim adormecido;
  3. polvilha todas as seções com carvão ativado na forma de pó;
  4. colocamos as estacas no musgo esfagno úmido em uma pequena estufa;
  5. mantemos a temperatura lá + 25-27 ° C e alta umidade.

Existe outra opção para enxertia:

  1. Coloque o pedúnculo desbotado em um recipiente com água e fertilizantes.
  2. Coloque-a ao sol.
  3. Pulverize estacas regularmente com a droga "Dr. Foley starter".

Como resultado, todos os rins acordam e as crianças tão esperadas aparecem.

Se estiver seco

Se o pedúnculo ainda estiver verde e a ponta começar a ficar amarela, você não precisará cortá-lo. Para uma aparência atraente externamente, você pode cortar a ponta seca. Somente o pedúnculo completamente seco é removido completamente, o que dará força para restaurar a orquídea.

Para o processo de eliminação, você precisará de uma poda ou uma faca afiada. Desinfecte todos os instrumentos com antecedência.

  1. Corte cuidadosamente todas as partes secas da planta.
  2. O coto deve permanecer no máximo 2 cm.
  3. Polvilhe uma fatia viva com um anti-séptico.
  4. Após a secagem, corte o local selado com cera derretida.
  5. Se houver folhas secas, raízes, retire da mesma maneira, mas sem cera.
  6. Não regue a flor por 7 a 10 dias, deixe-a se recuperar.

Em seguida, um vídeo visual de como cortar um caule de flores secas após a floração:

Cuidados com as plantas

Após a operação, é melhor não tocar na orquídea.

  1. Minimize a rega.
  2. Exclua a cobertura.
  3. Limite a duração da exposição à luz.
  4. Abaixe a temperatura.

E com o início da primavera, devolvemos tudo aos seus lugares.

  • Manter uma temperatura confortável no verão: + 22-25ºС, no inverno + 16-18ºС.
  • A iluminação é necessária difusa, com uma duração de 14 horas.
  • Umidade dentro de 50-60%. Certifique-se de ventilar regularmente a sala.
  • A cada 2-3 anos, você precisa mudar o solo.
  • Umedeça uma vez por semana, entre a rega do solo deve secar completamente.
  • A água deve ser usada macia, filtrada, a uma temperatura de 35-40ºС.
  • Adubar orquídeas 2 vezes por mês, especialmente durante o período de floração. Aplique minerais à base de potássio e fósforo.
  • É melhor pulverizar a flor até 5 vezes por dia.

Agora, o futuro do pedúnculo, após o término da função principal, decide a seu critério. Deixe secar completamente, permita floração repetida ou use para propagação adicional. De qualquer forma, siga as instruções e tudo ficará bem com sua planta.

Deixe O Seu Comentário