Cortinas para a sala de estar ou salão: exemplos do design mais recente
A escolha de cortinas para a sala de estar é tão agradável quanto uma tarefa responsável. Tonalidades ou padrões de cortinas habilmente selecionados, sua textura e material podem transformar o interior acabado da sala e arruiná-la. Antes de começar a visualizar as muitas opções para decorar janelas, decida qual resultado deseja obter - você precisa de cortinas ou tule para contrastar com a paleta geral da sala de estar ou combinar com o interior em cores e texturas. Você quer que todos que entram na sala prestem atenção primeiro às janelas e à decoração deles ou tem outro item delineado como um centro de atração para os seus olhos?
Existe uma regra geral não escrita para todos os tipos de interiores - se as paredes da sala tiverem uma versão em uma cor, as cortinas poderão ser usadas com uma impressão; se você decorou as paredes com papel de parede com uma imagem, as cortinas ou cortinas devem ser de uma cor. Mas, como você sabe, há exceções a qualquer regra. Mãos hábeis de profissionais poderão escolher opções para janelas de cortinas para todas as ocasiões, para qualquer tipo de quarto.
Por exemplo, uma sala de estar em cores frias só precisava de cortinas de uma sombra quente, a atmosfera sombria da sala tornava possível escolher tecidos para decoração de janelas com um padrão discreto. Hastes de cortina brilhantes, perfeitamente repetidas nos elementos dos candeeiros de mesa, completaram uma imagem vívida de um interior não trivial de uma sala de estar.
Imagens de cortinas em ilhós
Ilhós são anéis de metal ou plástico localizados na parte superior das cortinas, à mesma distância um do outro. Uma cortina com ilhós é enfiada em uma cornija redonda, resultando em dobras verticais ideais de tecido. Este tipo de cortina de janela é adequado para salas diferentes e não perde sua popularidade há vários anos, justamente por sua versatilidade. Na sala de estar, essas cortinas ficam lindas, especialmente se os tetos da sala são altos o suficiente.
Uma maneira interessante de projetar aberturas de janelas no caso de cortinas nos ilhós é combinar o tecido - a camada superior das cortinas é feita de tecido liso e a parte inferior do material com um padrão. Ou como neste caso - as cortinas consistem em três segmentos de tons diferentes, mas próximos uns dos outros, repetindo as cores usadas no interior da sala de estar.
Nos ilhós pode ser "plantado" e o melhor tule transparente. O resultado é um design de janela suave e arejado que se adapta a praticamente qualquer interior. O canto de leitura nesta sala de estar requer muita luz natural, mas você não pode deixar as janelas sem decoração; portanto, o tule se tornou uma opção ideal para decorar grandes aberturas de janelas.
Uma situação semelhante ocorreu com a conclusão da imagem desta sala de estar em cores quentes e bege. Cortinas leitosas transparentes ficam ótimas em cornijas de aço com grandes botões brilhantes.
As cortinas transparentes brancas como a neve nos ilhós são projetadas para suportar a paleta de luzes da sala de estar e proporcionar leveza, leveza e até romantismo.
Design moderno de cortinas com lambrequins
Inicialmente, os lambrequins foram concebidos não tanto para decoração quanto para falhas de cortinas em caixilhos de janelas e fixadores. Com o tempo, esses elementos de cortinas têm apenas uma função decorativa, que adiciona personalidade e charme ao design do espaço da janela.
O Lambrequin é montado na estrutura sem a possibilidade de deslocamento, mas certamente é possível removê-lo para limpá-lo. Tais elementos decorativos completam a imagem, tornando-a verdadeiramente real.
Em uma sala de estar com tetos altos, a decoração de uma janela em tons neutros parece simplesmente luxuosa. Obviamente, nesta sala de estar, as cortinas não são o elemento principal, elas destinam-se apenas a manter a paleta de cores e a textura calma.
A moda das cores dos anos 80 está de volta, muitos designers de cortinas recorreram a várias versões modificadas de estampas do estilo retrô. Bright. O material colorido de cortinas e lambrequins é capaz de reviver a sala de estar e estabelecer uma ponte de cores entre diferentes tonalidades no interior da sala.
Cortinas romanas e japonesas ou persianas de tecido
Esse tipo de tecido para a janela é uma ampla faixa de tecido que se dobra em dobras horizontais uniformes usando um mecanismo de corrente. O tecido é fixado em qualquer nível conveniente para os residentes e é colocado exatamente na abertura da janela.
Como regra geral, na fabricação de cortinas romanas, são usados tecidos bastante densos - linho, algodão e suas contrapartes artificiais. Devido às dobras horizontais que se formam quando levantadas, as cortinas romanas não podem ser levantadas para os beirais, mas isso apenas adorna a imagem do espaço da janela.
A clareza das linhas ao elevar as cortinas do tipo romano pode ser alcançada graças às tiras especiais costuradas na fabricação de produtos têxteis. Na forma endireitada, as cortinas parecem simples e concisas, sem distrair a atenção dos moradores.
Entre os tipos de cortinas de tecido, destacam-se também as cortinas ou painéis japoneses (telas). São até panos que se movem pela janela se abrindo como portas em guarda-roupas deslizantes.
Como regra, essas cortinas são feitas de tecidos de tons neutros, geralmente cores claras, mas também são possíveis opções com padrões.
A decoração incomum da janela tornou-se apenas parte do mosaico original, que é o interior desta sala não trivial, repleta de descobertas de designers e soluções criativas.
Design moderno de cortinas na janela de sacada
Para decorar uma janela de sacada, é necessária uma cornija especial, que é feita para encomendar ou dobrar a armação de metal acabada na forma de uma janela de sacada.
A janela de sacada, coberta com pesadas cortinas estampadas, parece uma pequena área de palco.
No caso de decorar uma janela de sacada com um tule fino e transparente, essa solução fica ótima tanto em um interior clássico quanto em uma sala moderna com elementos de decoração progressivos.
A janela da sacada cria um pequeno nicho, projetado como uma área de relaxamento, e cortinas de tons quentes e nobres completam a imagem luxuosa desse lugar de solidão.
As cortinas cinza prateadas nesta janela de sacada proporcionam um excelente cenário para os candeeiros de mesa brancos como a neve e complementam perfeitamente a paleta brilhante da sala de estar.
Uma pequena janela de sacada forma um nicho para um sofá macio em tons de cinza claro, as mesmas persianas são usadas nos tecidos do espaço da janela. O brilho da tela da cortina ressoa com os elementos decorativos do espelho e o vidro brilhante no lustre.
Novidades de design têxtil para janelas para cornija aberta
A opção de design mais comum para o espaço das janelas são as cortinas colocadas em uma cornija que não oculta aos olhos sob nichos ou lambrequins.
Simplicidade e concisão do design são adjacentes à graça. Recentemente, as hastes de cortina de aço têm sido as mais populares, que, se desejado, podem ser complementadas com botões no tema interior.
O uso de vários segmentos diferentes na imagem das cortinas de uma só vez não apenas permite que você jogue pontes entre os vários inchaços usados no design da sala de estar, mas também diversifica a aparência do tecido.
Cortinas de cor sólida em tons neutros são adequadas se a janela em si for bastante complexa, incomum, dividida em seções.
Também o tecido monofônico sem impressão será apropriado nas salas de estar, que já estão repletas de decoração, várias combinações contrastantes de cores e texturas.
Cortinas coloridas brilhantes na borda aberta parecerão vantajosas em uma sala com acabamentos leves na parede e no teto.
As cortinas cinza-escuras feitas de tecido grosso tornaram-se uma adição harmoniosa maravilhosa ao estofamento de móveis estofados, criando uma excelente aliança que trabalha para criar uma atmosfera geral aconchegante e confortável da sala de estar.
Design de decoração de janela com cornija fechada
Essa forma de espaço para cortinas nunca sai de moda. A cornija pode ser "escondida" atrás do tecido das cortinas, para construir um nicho ou tela especial, que será anexada ao teto, para removê-la para o rodapé do teto.
Para muitos projetos de janelas modernas, esta solução é a melhor opção para projetar um espaço de janela simples e conciso.
Um conjunto de tule fino e transparente e cortinas lisas densas é uma técnica tradicional para decorar salas de estar modernas.
Os grampos e grampos para cortinas ainda estão em alta e costumam ser usados para interiores de salas de estar em estilos clássico ou fechado.
As cortinas de organza coletadas em várias pregas parecem reais em quase todos os interiores e repetem perfeitamente os tons da paleta usada na sala de estar.
Tecidos transparentes também são usados para decorar janelas com cornijas "invisíveis". Parece que a cortina mais fina desce diretamente do teto da sala.