Cuidado adequado de phalaenopsis ou como regar a planta?

Phalaenopsis é uma flor exótica incrível que se tornou muito popular recentemente. No entanto, a planta é incomum e bastante caprichosa, portanto, deve ser regada de uma maneira especial, observando uma série de regras importantes.

No artigo, falaremos sobre quando, como, como regar a phalaenopsis, é possível salvar uma flor transbordada ou seca. Também recomendamos assistir a um vídeo interessante e útil sobre este tópico.

Cuidado adequado da phalaenopsis

Esta é uma planta bonita pertencente à família das orquídeas, que nos últimos anos ganhou imensa popularidade. Phalaenopsis é uma epífita que cresce nas árvores e as utiliza como suporte e recebendo umidade através das raízes nuas.

A prontidão da flor para receber a umidade é fornecida por suas folhas, e isso, por sua vez, depende de quanto sol eles receberam. Há sol suficiente na terra natal das orquídeas, mas em nossas condições climáticas há muito no verão e na primavera e não no inverno e no outono.

ATENÇÃO: Um erro frequente é regar uma flor quando o “poder” da luz cai abaixo da borda da luz, porque a absorção de umidade (mesmo muito fraca) para e as raízes apodrecem. O excesso de enchimento é a causa mais comum de morte dessas plantas.

Falamos mais sobre como cuidar adequadamente de uma flor em casa aqui e, a partir deste artigo, você aprenderá como deve ser o cuidado depois de comprar uma phalaenopsis em uma loja.

Exigência de umidade

A frequência de rega das orquídeas depende da necessidade de umidade, que o proprietário deve identificar independentemente em sua flor. A rega é necessária apenas quando o substrato e as raízes secaram bem, tudo bem se essa secagem demorar alguns dias. O clima fora da janela também é importante; portanto, durante um período em que está nublado e chuvoso, o substrato seca mais lentamente do que quando está ensolarado e quente no exterior, e no inverno seca ainda mais.

As epífitas preferem não permanecer molhadas por um longo tempo; portanto, se você perceber que o substrato está molhado a semana toda, troque-o para um maior. Sabe-se que quanto maior o substrato, mais rápido ele seca.

Para referência, fornecemos estatísticas:

  • no inverno, a phalaenopsis em casa é regada em média uma vez a cada 2 semanas;
  • no verão - 1 vez em 2-3 dias;
  • no outono e primavera - 1 vez por semana.

Características do procedimento

Além da questão da frequência de rega, Um ponto importante é o que regar a orquídea. A resposta, ao que parece, é óbvia - com água, mas qual é a água da torneira usual adequada para uma torneira ou para outra?

Preciso de uma composição especial?

A água da torneira normal geralmente é dura, clorada, com impurezas dos tubos, portanto sua composição não é muito adequada para irrigação.

Para regar você precisa de água macia, seria ideal para regá-las com chuva ou água derretida, porque é assim que elas são regadas na natureza. No entanto, muitas vezes isso nem sempre é possível para moradores de cidades e arranha-céus, porque é necessário não uma vez, mas constantemente.

Qual água escolher?

A água destilada é completamente livre de impurezas, é perfeitamente puramas em sua forma pura não é a melhor escolha. Afinal, também não há oligoelementos úteis. Como alternativa, você pode criar ao meio com água da torneira bem mantida.

Se você possui um aquário, uma boa opção pode ser irrigar a água do aquário, que é sedimentada, saturada com nitrogênio e ar.

Se não houver aquário, você pode ferver a água da torneira para reduzir a rigidez, despejar em um recipiente de cerâmica ou vidro, deixar repousar outro dia e usar 2/3 do tanque para regar, o restante deve ser derramado. Alguns outros produtores recomendam derramar água mineral.

Também a água da torneira pode ser filtrada com filtros domésticos, mas é difícil dizer se essa limpeza será suficiente e se você pode prejudicar uma orquídea usando essa água, porque a composição da água difere não apenas em cada região, mas também na mesma cidade. Alguns proprietários de phalaenopsis simplesmente defendem a água da torneira por um dia, depois a água e suas flores não sofrem com isso.

IMPORTANTE: Lembre-se do principal: você precisa regar as flores com água morna ou moderadamente dura, que é de 2 a 5 graus mais quente que a interna. Um excesso de ferro na água é muito prejudicial para essas flores.

O que pode ser adicionado para melhorar o crescimento?

Plantas saudáveis ​​podem ser fertilizadas com curativos radiculares, que irão saturá-lo com nutrientes e estimular o crescimento. Esses fertilizantes são aplicados na raiz da phalaenopsis. (em detalhes sobre quais fertilizantes são necessários para esta flor e como aplicá-los corretamente, leia aqui).

Se as raízes estiverem danificadas, crescerem ativamente e os nutrientes precisarem ser entregues com urgência, como alternativa, você pode usar fertilizantes foliares aplicados à parte da folha.

Em diferentes estágios de crescimento, a adubação deve ser diferente; portanto, quando a massa verde vegetativa está crescendo, as flores precisam muito de nitrogênio e ao colocar pedúnculos - fósforo e potássio.

Assista ao vídeo sobre a alimentação adequada de orquídeas:

Como regar?

A rega adequada é realizada usando os seguintes métodos mais populares:

  1. Chuveiro. a orquídea é colocada em uma banheira ou chuveiro, o chuveiro é montado no menor fluxo difuso e a planta é regada com água a uma temperatura de 40 a 50 graus. Este método está próximo de regar uma orquídea in vivo. Só deve ser utilizado se a água mole sair da torneira. Após a rega, deixe a flor repousar no banheiro por mais 15 minutos e depois de uma hora, limpe as folhas com um guardanapo ou um pano de algodão para que não apodreçam.
  2. Imersão. Para fazer isso, você precisa de uma bacia ou balde cheio de água morna, na qual um vaso de flores com uma orquídea é colocado por não mais que 30 minutos. Então você precisa dar à flor pelo menos 15 minutos para que o copo seja excesso de água. É recomendável usar esse método para as cores que não apresentam sinais de dano.
  3. Molhando um regador. Enchendo o regador com água preparada, direcione o fluxo para o substrato até que a água comece a fluir pelos orifícios. Após o copo de água, repita o procedimento. Deve-se tomar cuidado para garantir que a água não caia nas folhas e caules da planta. A água dessa maneira deve ser de manhã.
  4. Pulverizando as raízes. Essa irrigação também precisa ser realizada durante a primeira metade do dia, para que o sistema radicular tenha tempo para secar antes da noite. É usado com mais frequência em plantas que crescem em blocos especiais, e não no solo. O melhor efeito é pulverizar no modo de neblina.
  5. Rega da torneira. Coloque um vaso de plantas diretamente sob um fluxo de água a uma temperatura máxima de 35 graus por não mais de 2 minutos. Em seguida, drene o excesso de água. O método é adequado para pessoas com água bastante macia fluindo de uma torneira.

Rega em diferentes períodos

Durante a floração, a planta precisa de rega regular à medida que as raízes secam, dependendo da duração da luz do dia e da temperatura na sala. Geralmente, essas flores são regadas uma vez a cada 3-4 dias. É necessário um curativo regular.

Após a floração, a phalaenopsis precisa reduzir a rega, luz ambiente, cessação da cobertura. A flor precisa de um descanso.

Se a phalaenopsis ainda não florescer, e você realmente quiser, alguns jardineiros recomendam organizar uma terapia de choque para a flor, na forma de adicionar cubos de gelo em vez de molhar. No entanto, muitas vezes, você só precisa ser paciente e cuidar da flor como de costume e, em breve, a floração não fará você esperar.

Após o transplante

É recomendado que a rega após o transplante seja realizada por imersão, deixe a água escorrer e coloque o vaso em um local escuro por 2 semanas. E somente após o término desse período, regue-o novamente.

Erros

Umidade em excesso

Um excesso de umidade afetará adversamente a planta, as raízes simplesmente começarão a apodrecer, a planta poderá morrer. De acordo com estatísticas a maioria das phalaenopsis internas morreu devido a.

Falta de umidade

Freqüentemente, os proprietários inexperientes de phalaenopsis cometem esse erro ao cuidar de uma planta, como rega insuficiente. De fato, algumas vezes o substrato e as raízes secam após uma semana - duas e outras após 2 dias. No caso de enchimento insuficiente, as raízes secam e a planta morre.

Como salvar uma planta

Infelizmente, se as raízes da planta estiverem completamente apodrecidas ou secas, nada ajudará. Mas se pelo menos uma pequena coluna ou parte dela permaneceu viva, você pode tentar reanimar a phalaenopsis. Para fazer isso:

  1. enxaguar e libertar as raízes das partes mortas;
  2. polvilhe com canela triturada ou carvão ativado;
  3. deixe secar por um dia;
  4. transplante em um novo solo (como transplantar uma orquídea phalaenopsis em casa, leia aqui e, a partir deste artigo, você descobrirá qual deve ser a composição do solo);
  5. água conforme necessário;
  6. se houver umidade no pescoço da planta, aplique um guardanapo.

Assista a um vídeo sobre como salvar uma orquídea transfundida com raízes podres:

Brevemente sobre alimentação

Antes de adicionar o curativo para melhor crescimento das flores e não prejudicá-lo, familiarize-se com várias regras:

  • fertilizantes devem ser aplicados somente durante o período de crescimento;
  • você não pode fazer isso dentro de um mês após o transplante;
  • não é recomendado fertilizar plantas afetadas por podridão ou pragas;
  • a alimentação deve ser feita somente após a rega; caso contrário, você pode queimar a planta;
  • no inverno ou no verão quente, isso deve ser feito uma vez por mês, no outono e na primavera - uma vez a cada 2 semanas;
  • não comece a alimentar a planta pela primeira vez no período em que a planta estiver florescendo;
  • em diferentes estágios do crescimento das flores, a cobertura deve ser feita com produtos com diferentes conteúdos de nutrientes.

Conclusão

Se você seguir regras bastante simples, regar a phalaenopsis não é nada difícil. Proprietários experientes de flores determinam com precisão o momento em que precisam ser alimentados, regados ou curados. No entanto, qualquer um pode aprender essa sabedoria, apenas um pouco de amor pelas plantas e pelo desejo é necessário e, com o tempo, ele virá.

Assista ao vídeo: Como Cuidar de Orquídeas - Como regar o vaso (Novembro 2024).

Deixe O Seu Comentário