Características do cultivo da orquídea de Wanda em casa: como fazer uma planta florescer?
Gradualmente, plantas completamente exóticas começaram a aparecer em nossas casas, que anteriormente só podíamos ver em exposições ou em alguma revista de moda.
Mais e mais tipos diferentes de orquídeas já foram adaptados para manutenção doméstica, incluindo a bela Vanda - os criadores criaram especialmente seu híbrido de haste curta. No artigo, você aprenderá como essa flor se parece, como cuidar e combater adequadamente doenças.
Breve definição das espécies
Wanda - uma planta epifítica incomumente bonita, pertence ao gênero Orchid, é considerada a rainha das orquídeas. Ela tem flores grandes e brilhantes e um monte de raízes poderosas. Na natureza, cresce em árvores, pode crescer em rochas, mas não no chão.
A orquídea perene Wanda não tem um período adormecido distinto e, portanto, não faz muito tempo, eles começaram a criar essa espécie em casa, mas ele se apaixonou imediatamente, porque floresce várias vezes ao ano e, por um longo tempo, requer cuidados.
Descrição detalhada
Sob condições naturais, Wanda é uma espécie impressionante de videiraSeu tamanho é capaz de atingir vários metros de comprimento. Cresce apenas para cima, seu tronco inteiro é coberto com folhas de couro verdes (às vezes acinzentadas), dispostas uma após a outra. Os pedúnculos são produzidos a partir dos seios das folhas, podem ser simultaneamente 3 ou 4, flores grandes e perfumadas florescem em cada um deles (até 15 flores por 1 pedúnculo).
As flores da orquídea de Wanda formam um enorme pincel de várias cores - branco, laranja, amarelo, vermelho, azul, colorido, mas o mais atraente é o azul exótico. Em casa, é claro, as proporções são ligeiramente diferentes: a altura da orquídea pode atingir um metro, as folhas crescem até 20 cm de comprimento e nos pedúnculos 3-6 flores podem florescer.
REFERÊNCIA: Quando a flor apenas floresce, possui um tamanho pequeno e uma cor bastante desbotada, mas todos os dias cresce em tamanho e a cor ganha brilho e suculência. Wanda pode florescer com bons cuidados domiciliares por até três meses e, atualmente, ela vive na Índia, Tailândia, Indonésia, China.História de ocorrência
Wanda em 1795 foi oficialmente registrada pelo inglês William Jones, ele primeiro descreveu essa orquídea enquanto viajava pela Ásia. Traduzido, "Wanda" significa "sussurro do vento", a propósito, antes de suas folhas serem usadas para fins medicinais para bronquite.
Qual a diferença dos outros?
Além de sua incrível beleza exótica, Wanda difere de outras orquídeas na presença de raízes longas, poderosas e entrelaçadas de cor verde acinzentada. Sua superfície é uma estrutura porosa e é capaz de absorver a umidade não apenas dos troncos da grama e das árvores, mas também da atmosfera.
Fábricas de subsort: descrição e foto
Confira a foto da orquídea de Wanda, veja como ela pode parecer com os devidos cuidados em casa.
Agora existem mais de 80 variedades híbridas e variedades desta orquídea, Wanda é ótima para cruzamentos - para obter novas variedades, os cultivadores de flores adoram trabalhar com ela. Mais adequado para o conteúdo doméstico da sub-classe de Wanda:
Pente Wanda
Ela é dona de flores grandes, vermelhas ou amarelas, com um aroma pronunciado.
Grande Wanda
Originária de Malta, a orquídea é grande, dona de uma haste grossa e folhas longas e duras. A floração geralmente ocorre no verão, dura muito tempo, as flores são de cor amarelo-acastanhado, seu diâmetro é de cerca de 4-5 cm.
Wanda azul
A cor de suas pétalas fala por si mesma, embora possa haver um tom de lavanda, em um pedúnculo há até 15 flores perfumadas enormes (10 cm de diâmetro). By the way o pedúnculo também é impressionante - seu comprimento chega a 50 cm.
Concurso wanda
Essa beleza geralmente floresce na primavera, sua floração é muito exuberante - 12 grandes flores brancas com pontos roxos florescem em um pedúnculo
Floração
Quando e como?
Como muitas outras orquídeas Vanda, ela pode florescer durante todo o ano; não possui um período dormente distinto. Mas floresce mais magnífico na primavera e no verão (1,5 a 3 meses). As flores de Wanda são simplesmente deliciosas, é difícil tirar os olhos delas, especialmente porque elas são colhidas em um ramo que cai, ou seja, é obtida uma cascata de flores grandes, brilhantes e perfumadas.
Cuidados antes
Antes da floração, você precisa criar condições adequadas para a orquídea, ou seja, aborde com competência o estudo das regras para manter Wanda e siga-as estritamente: para escolher o lugar certo para ela, temperatura, umidade, iluminação, regime de rega.
Depois
É necessário remover o pedúnculo, parar de pulverizar a flor, dar menos umidade às raízes. Em geral, seria ideal levá-la para a varanda durante esse período, o ar fresco da orquídea agora é como um elixir.
Se não estiver florescendo
Se sua orquídea Wanda não quer florescer por um longo tempo, ela não gosta de algo, pode haver pouca luz ou a diferença de temperatura entre dia e noite não pode ser mantida, existe apenas uma saída, como fazê-la florescer - você precisa fornecer à Vanda condições confortáveis e ela agradecerá.
Instruções passo a passo
- A escolha do lugar.
O melhor lugar para plantar a orquídea de Wanda, é claro, é uma estufa ou uma mini-estufa, mas você também pode colocar essa orquídea exótica na janela do apartamento e prestar cuidados, apenas onde houver muita luz;
- Preparando o solo e a panela.
Se você decidir plantar a planta em um substrato, ela deverá ser muito leve e respirável, pode incluir: casca de pinheiro grande, areia grossa, musgo, perlita e carvão vegetal. Em geral, você pode ficar sem substrato - basta pendurar o Vanda em uma cesta ou em uma panela especial - semelhante a uma peneira devido ao grande número de furos.
- Temperatura
O suficiente em 25 graus, se for um pouco mais alto - não é assustador, o principal é que à noite não cai abaixo de 12 graus e é preciso lembrar que Wanda não tolera um rascunho.
- Umidade.
É necessário um nível muito alto: 70 - 90%; portanto, a pulverização é indispensável; é necessário cuidar de um umidificador - compre ou faça a mão.
- Iluminação
No inverno, é melhor que a Vanda tenha um pouco de luz natural na janela sul, é claro, então você precisa organizar iluminação adicional e, no verão, será necessário protegê-la - proteja-a das queimaduras solares ou reorganize-a na janela ocidental.
- Rega.
No outono e inverno, você precisa regá-lo uma vez por semana (se o dia estiver ensolarado) ou uma vez a cada dez dias (em dias nublados), no verão, aproximadamente uma vez a cada 3 a 4 dias, a rega é feita embebendo as raízes no banheiro (20 minutos) ou sob um banho quente. Todos os procedimentos de água devem ser realizados apenas de manhã e a orquídea deve secar no banheiro, deve ser colocada em seu lugar sem deixar vestígios de água.
- Top vestir.
Wanda precisa de muitos nutrientes, então você precisa alimentá-la uma vez por semana com fertilizantes complexos (especialmente para orquídeas);
- Transplante
É melhor se envolver em transplantes na primavera, muitas vezes não vale a pena perturbar a planta, você pode pelo menos uma vez a cada 2 anos. A principal coisa ao transplantar não é danificar as raízes, manipulá-las com extremo cuidado.
Importante! O processo de transplante em si é clássico - retiramos a flor da panela, sacudimos levemente o solo antigo e plantamos um volume um pouco maior com um substrato fresco em uma nova panela.
Em seguida, você pode assistir a um vídeo que fala sobre os cuidados com a orquídea Wanda:
Crescendo em um frasco de vidro
O Orchid Wanda pode ser cultivado em casa em um frasco de vidro. - num balão transparente, sem água e substrato, mas isso requer cuidados especiais. De tempos em tempos, será necessário retirá-lo e colocá-lo em uma bacia com fertilizantes dissolvidos (minerais) por duas horas, depois pendure-o para que o copo de água e as raízes da orquídea de Vanda seque e depois devolva-o.
Você precisa escolher o tamanho do balão para que as raízes se encaixem livremente no interior e as folhas descansem de maneira confiável nas bordas do balão. Tudo parece elegante e bonito.
No frasco devem ser colocadas apenas as raízes das orquídeas, e folhas e flores por cima!
Em um vaso
Além do frasco de vidro Orchid Wanda também pode ser colocado em um vaso de vidroe, é melhor escolher um vaso estreitado abaixo e expandido na parte superior, semelhante à forma de um copo. Este formulário para Wanda será o mais conveniente. E o cuidado é exatamente o mesmo que quando mantido em um balão.
Como propagar?
Apesar de sua natureza exótica, a Vanda também pode ser tentada a se propagar em casa.
Com o tempo, as raízes aparecem nas axilas das folhas desta orquídea, você precisará dividir o arbusto - cortar a parte superior com as raízes. Trate imediatamente a área de corte com carvão, deixe secar um pouco e plante em um substrato especial para orquídeas. Para tomar muito cuidado, você só pode regar a pistola uma vez por semana e entramos no regime de rega normal somente quando nossa planta começa a crescer.
Doenças e Pragas
Obviamente, convidados não convidados, como carrapatos, tripes, sarna ou pulgões, podem aparecer na planta, mas, devido ao fato de que Wanda costuma tomar banho, as pragas raramente a atingem. Mas você precisa monitorar cuidadosamente que não é afetado por doenças fúngicas (novamente, devido a um grande amor pela água).
DICA: A doença mais comum de Wanda é o fusarium, aparecem manchas escuras na planta na base das folhas, será necessário tratar a orquídea com Fundazol. Outro problema é a podridão bacteriana, a Fitosporin ajudará aqui.Prevenção de vários problemas
Para prevenir doenças, Wanda precisa de:
- remover permanentemente folhas amareladas e raízes mortas;
- para não permitir o alagamento - caso contrário, as folhas podem enrugar e amolecer, apodrecer o tronco;
- evitar superaquecimento - as folhas ficam amarelas.
O que pode ser dito no final - as orquídeas agora são incrivelmente populares e, por demanda, todo mundo as ama! Os designers os usam constantemente em decorações florais, os cultivadores de flores gradualmente domam as espécies mais exóticas e procuram novas formas, os criadores trabalham incansavelmente, constantemente criando novos híbridos. As orquídeas decoram e colorem friamente a vida toda, e não apenas nossos apartamentos.