Planta de begônia anual e perene: regras para plantio e cuidado

No século XVII, o monge francês Plushier descobriu e descreveu uma flor estranha, que mais tarde foi chamada de begônia.

Hoje, esta planta ganhou popularidade não apenas por causa de sua despretensiosidade, mas também por causa da enorme variedade de espécies e variedades.

No momento, existem mais de duas mil espécies desta planta. Aprendemos mais em nosso artigo sobre begônias anuais e perenes.

Grupos

Begônia é uma erva perene ou anual. Cresce de várias maneiras: na forma de grama rastejante, arbustos altos, arbustos. Para que jardineiros experientes e, principalmente, iniciantes, não se confundam, todos os tipos de begônias são divididos em três grupos condicionais, cada um com características próprias.

Tuberosa

Eles diferem em grandes flores de terry, florescendo abundantemente no mato. Também este grupo de begônias tem o período de floração mais longo. As plantas tuberosas podem ser cultivadas em banheiras ou canteiros de flores, bem como em casa. As lâmpadas desse grupo passam o inverno para uma panela velha ou na geladeira e, depois de acordar, elas rapidamente retomam a vegetação.

Bush

Eles podem ser anuais ou perenes. Os primeiros são frequentemente usados ​​para o crescimento de ruas e estruturas. À temperatura zero, a superfície do mato morre, mas pode retomar seu crescimento se a terra não estiver congelada e as raízes forem preservadas.

Folhagem decorativa

Folhas esculpidas e brilhantes distinguem esse grupo do resto. As variedades mais populares com folhas macias e "macias". Eles também reproduzem essas begônias - torcendo ou dividindo a folha.

Mas, apesar da separação, todas as begônias têm várias características em comum: a presença obrigatória de flores do mesmo sexo, caule carnudo, folhas assimétricas, um rizoma poderoso e espesso.

Jardineiros e amadores às vezes confundem plantas anuais e perenes. Para evitar confusão, você precisa considerar os tipos de begônia com mais detalhes.

Anual ou não?

Anuários incluem plantas ornamentais e tuberosas. Depois que eles desaparecem, os tubérculos são jogados fora. Todos os tipos de begônias não toleram o frio, porque as plantas perenes para o período de inverno são desenterradas e transferidas para a casa. Os tubérculos são enviados para o inverno em um local fresco. Nas espécies perenes, o período de dormência é fracamente expresso.

ATENÇÃO! De fato, não existem begônias anuais, elas geralmente são cultivadas para florescer, como as anuais.

A begônia perene do jardim é uma planta tuberosa e, em comparação com outras espécies, é bastante exigente. Ela, como todos os outros grupos, não tolera luz solar direta, portanto, recomenda-se plantá-la em locais com sombra.

Os tubérculos não são resistentes ao gelo, portanto, a begônia do jardim deve ser plantada no mês de junho. Difere de casa apenas no fato de que durante o verão essas flores são plantadas em canteiros ou colocadas em vasos na rua.

Os mais populares são os seguintes tipos:

  • Eterno.
  • Ampélico.
  • Tuberosa.
  • Gracioso.

Eterno

Uma planta pequena, com até vinte centímetros de altura, tem caules grossos e pequenas flores vermelhas, rosa e laranja. Floresce durante todo o verão, independentemente das condições climáticas.

As variedades mais famosas:

  1. Asa do bebê (tem folhas verdes ou bronze).
  2. Embaixador (as folhas têm uma borda vermelha incomum).
  3. Cocktail (folhas de cor de tijolo).

Assista a um vídeo sobre o cultivo de begônias sempre-verdes:

Ampélico

Esta espécie floresce do início da primavera ao final do outono.

As hastes descendentes de até 35 cm de comprimento têm folhas verdes brilhantes e um grande número de flores masculinas e femininas com um diâmetro de até oito centímetros.

Cada um deles floresce por dez dias. As plantas desta espécie adoram luz difusa e temperatura moderada do ar. (18-20 graus).

Tuberosa

Possui rizoma tuberoso e floração rica. As flores podem ser vermelhas, rosa ou brancas, suas várias tonalidades e opções de dois tons também são possíveis.

Gracioso

Atingem uma altura de até 20 cm e apresentam flores brilhantes de rosa ou branco suave. Esta planta também é chamada de begônia vienense. Requer a remoção oportuna de flores e folhas murchas.

Apesar do fato de a espécie ser chamada anual, a vida da planta pode ser estendida para vários anos. Os meses ideais para o plantio de uma begônia são do final de janeiro a março. Tais períodos são devidos à longa estação de crescimento, e as melhores mudas são dadas por sementes granuladas (encontradas em uma concha de nutrientes).

Também é possível reviver tubérculos antigos. Durante o inverno, eles são colocados em um local fresco e, com o início do calor, são plantados, aprofundando-se no solo pela metade e regando uma vez a cada três dias. Com o advento das brotações, os tubérculos são cobertos de terra e colocados em um local com boa iluminação.

IMPORTANTE! Se a begônia perene viveu apenas um ano e não brotou na primavera, as condições de armazenamento foram violadas (baixa temperatura, por exemplo).

As plantas perenes também podem parar de crescer devido ao desgaste dos tubérculos. Para que a planta se desenvolva e cresça bem, seus tubérculos devem ser divididos - isso a estimula a crescer ativamente.

Regras gerais de cuidados

A begônia cresce muito rapidamente e não requer nenhum cuidado especial. Mas, no entanto, você precisa considerar algumas regras básicas.

  1. A planta adora calor, porque a temperatura, mesmo durante o período de inverno, não deve cair abaixo de 15 graus (escrevemos aqui sobre como cuidar da begônia no inverno).
  2. Não tolera luz solar direta, mas adora luz. Na rua, você precisa plantar à sombra e, em casa, escolher um local iluminado (para mais detalhes sobre como cultivar begônia em casa, veja aqui). No verão, se a begônia estiver no peitoril da janela, você precisará sombrear a flor (até mesmo um jornal simples) para o período mais quente do dia.
  3. É necessário regar abundantemente (exceto no período de inverno) uma vez a cada três dias.
  4. Em nenhum caso você deve encher a planta, caso contrário, manchas marrons podem aparecer nas folhas. A umidade do solo deve ser verificada para evitar a deterioração. Uma hora após a rega, drene o excesso de água da panela.
  5. A composição do solo deve incluir terra de folhagem, turfa e areia na proporção de 2: 2: 1. Mistura pronta para begônias diluídas com areia é adequada.
  6. É necessário transplantar uma vez por ano na primavera, após o que é cortado para formar uma coroa, a fim de evitar a perda da aparência decorativa da planta (escrevemos sobre o transplante de begônias aqui e, neste artigo, você aprenderá sobre plantas de poda).
  7. O melhor fertilizante para a begônia serão os fertilizantes minerais líquidos. Isso é feito duas vezes por mês.
  8. Não pulverize as folhas da begônia doméstica, caso contrário, um fungo pode aparecer nas folhas.
  9. Durante o período de inverno, os tubérculos são desenterrados e armazenados em uma caixa com areia a uma temperatura de 10 a 13 graus.
  10. A planta adora umidade, porque a panela pode ser colocada em uma bandeja com argila expandida ou musgo.
  11. A begônia do jardim deve ser amarrada, caso contrário, o caule pode não se sustentar e quebrar devido à floração abundante (escrevemos sobre o crescimento da begônia do jardim em nosso material).
  12. Você não pode derramar água fria nesta planta pode jogar fora as folhas.
  13. É necessário monitorar a condição da flor. As folhas retorcidas indicam uma temperatura do ar muito alta e as marrons e quebradiças indicam falta ou umidade excessiva (explicamos em detalhes em um artigo separado por que as folhas se enrolam em uma planta).

Observando todas as recomendações para o cuidado da begônia, ela ficará saudável e encantará você com suas lindas flores e folhas incomuns. É preciso lembrar que mesmo as plantas mais despretensiosas e resistentes a doenças precisam de cuidados e atenção básicos - não deixam a begônia sem vigilância.

Esta planta é um excelente filtro natural para fumantes - seu cheiro ajuda a limpar os brônquios. Portanto, esta flor não é apenas bonita, mas também útil.

Deixe O Seu Comentário