Como cozinhar shurpa em casa
O convidado do artigo será uma sopa maravilhosa, originária do Uzbequistão. Shurpa é um prato favorito dos habitantes da região da Ásia Central. Até o conhecido pilau é inferior a esta obra-prima culinária em termos de praticidade e popularidade.
Eu acredito que Shurpa é um prato de referência, uma espécie de "transformador" culinário. Se você mudar os ingredientes, recebe um tratamento relaxante, estimulante, curativo ou restaurador. Para cozinhar, use carne de carneiro fresca ou outros tipos de carne no osso.
Na lista de ingredientes principais são vários vegetais. É impossível imaginar essa sopa sem muita cebola. Especialistas em culinária do Oriente colocam tanta cebola no ensopado quanto carne.
Existem duas maneiras de fazer shurpa de carne de carneiro uzbeque real.
- O primeiro envolve cozinhar carne e legumes sem tratamento térmico prévio. Os gênios uzbeques da culinária são cozidos nela.
- O segundo se resume a assar legumes picados, juntamente com carne. Esta sopa é mais saturada.
Especiarias e temperos são um elemento obrigatório: louro, açafrão, endro, pimenta moída, coentro.
Cozinheiros iniciantes consideram o ensopado de carne Shurpa. Na minha opinião, é mais uma reminiscência de ensopado de carne, devido à sua consistência espessa. Por uma porção, não mais do que um copo de caldo.
Considere as quatro receitas mais populares para fazer shurpa em casa.
Receita clássica
A receita clássica é feita de carne de carneiro gorda. Se apenas pedaços de carne estão disponíveis, você deve fritar os legumes em uma quantidade razoável de óleo. Graças às manipulações culinárias corretas, até mesmo um chef novato irá cozinhar este deleite saudável, rico, saboroso e aromático.
Os ingredientesPorções: - + 10- água 2 l
- cordeiro com osso 800 g
- cebola 1 pc
- pimentão 1 pc
- cenouras 1 pc
- tomate 3 peças
- batatas 5 pcs
- salsa 1 cacho
- azeite de oliva 20 ml
- manjericão 10 g
- pimenta do reino 10 g
- sal a gosto
- Lave o cordeiro, coloque em uma panela, despeje a água, coloque no fogão. Depois de ferver o caldo, retire o ruído. Cubra a louça com uma tampa e cozinhe em fogo moderado por pelo menos 90 minutos. Retire cuidadosamente a carne cozida da panela, separe os ossos, pique e coloque de volta.
- Frite as cebolas picadas em uma panela até dourar. Corte a pimenta e o tomate em fatias enormes e as cenouras em rodelas finas. Eu recomendo cortar batatas descascadas em cubos.
- Envie pimenta e tomate ao caldo e, depois de dez minutos, cebola frita com fatias de cenoura e cubos de batata. Vinte minutos depois, sal, adicione salsa picada, manjericão e um pouco de pimenta. Desligue o fogo e deixe fermentar um pouco.
Se a carne permanecer, tente fazer o segundo cordeiro no forno. Como resultado, uma refeição comum se tornará uma espécie de visita a um restaurante oriental.
Shurpa de carneiro usbeque
Nem toda pessoa gosta de cordeiro. Muitos recusam pratos preparados em sua base. Uma exceção seria excepcionalmente shurpa no uzbeque. Mesmo o comedor mais exigente não vai desistir de servir essa sopa oriental.
Ingredientes- Cordeiro - 700 g
- Cebola - 2 cabeças.
- Grão de bico - 400 g
- Cenoura - 4 unid.
- Tomates - 2 unid.
- Alho - 4 dentes.
- Laurel - 3 folhas.
- Zira, coentro, sal, especiarias favoritas.
- Corte a gordura do cordeiro, descasque e lave os legumes. Mergulhe o grão de bico por duas horas. Despeje a carne com água e corte em pedaços bastante grandes.
- Coloque a carne de carneiro preparada em uma panela, adicione água e adicione uma cebola. Cozinhe em fogo baixo, removendo periodicamente o ruído. Após 40 minutos, envie o grão de bico ao caldo e continue cozinhando por 60 minutos.
- Enquanto a carne estiver sendo cozida, coloque a gordura cortada da carne de carneiro em uma frigideira aquecida. Adicione um pouco de óleo vegetal e frite a cebola picada ao meio.
- Coloque os tomates descascados e picados em uma panela. Cozido com cebola por alguns minutos. Adicione o alho passado por um ralador médio aqui.
- 40 minutos antes do final do cozimento, coloque um molho em uma panela com cenoura picada, especiarias, louro e sal. A sopa pronta deve ser infundida por 10 a 20 minutos.
Para completar o jantar em família, você pode servir arroz oriental ou um prato de frango pelo segundo.
Receita de vídeo para shurpa real de Stalik KhankishiyevReceita original de carne de porco
Se você quiser cozinhar shurpa de porco, aconselho que você use carne no osso, pois nesse caso o caldo é mais rico. Cozinhar é melhor em um caldeirão ou panela com um fundo grosso.
Ingredientes- Carne de porco - 500 g.
- Batata - 4 unid.
- Cebola - 1 cabeça.
- Cenoura - 1 unid.
- Laurel, especiarias, sal, salsa.
- Lave a carne de porco com osso, coloque em um caldeirão, despeje a água. Cozinhe até ficar cozido em fogo baixo. Isso geralmente não leva mais de 45 minutos.
- Descasque e corte as batatas em cubos grandes. Fatias grandes de batata são outra característica distintiva do shurpa oriental genuíno.
- Envie a batata ao caldeirão para a carne de porco, sal e cozinhe por um terço de uma hora.
- Descasque a cebola e a cenoura, lave com água e envie ao caldo com batatas preparadas. Neste momento, jogue algumas folhas de louro, graças às quais adquirirá um sabor picante.
- No final, coloque alguns raminhos inteiros de salsa, suas especiarias favoritas e ajuste o gosto por sal. Após cinco minutos, o fogo pode ser desligado e os galhos de salsa são descartados.
Como cozinhar shurpa de carne
Deseja conhecer a cozinha oriental? Gostaria de algo picante, rico, saboroso e gratificante? Shurpa de carne é perfeito.
Ingredientes- Carne - 1 kg.
- Batata - 600 g.
- Feixe - 1 cabeça.
- Cenoura - 1 unid.
- Pimenta doce - 1 un.
- Pasta de tomate - 3 colheres de sopa.
- Laurel - 2 folhas.
- Óleo vegetal, zira, sal, pimenta do reino.
- Corte a carne lavada em pedaços grandes e as batatas descascadas em cubos. Aconselho cortar cebolas com quartos de rodelas, pimenta e cenouras médias com fatias.
- Frite pimenta, cebola e cenoura em uma frigideira pré-aquecida com óleo por 5 minutos. Para os legumes, adicione carne preparada e, após 5-7 minutos, pasta de tomate. Cozinhe por cerca de 5 minutos, mexendo ocasionalmente.
- Transfira o conteúdo da panela para a panela e adicione água para que fique 5 centímetros maior que a espessura. Coloque no fogão e deixe ferver.
- Na sopa, coloque as batatas com pimenta, zira, louro e sal. Reduza o fogo levemente, cubra com uma tampa e cozinhe o shurpa por cerca de uma hora. Eu recomendo servir a iguaria acabada com croutons perfumados ou pão integral comum.
Nesta receita, todos os ingredientes são submetidos inicialmente a tratamento térmico, e somente então a sopa oriental é preparada a partir deles. Foi isso que mencionei no início do artigo.
Eu recomendo fazer shurpa na fogueira durante outro passeio pelo campo. Será um substituto digno para o ouvido e um ótimo complemento para o kebab. Uma refeição ao ar livre irá encher o corpo de energia e será lembrada por um longo tempo.