Como regar uma orquídea durante a floração - regras para jardineiros

Antes de responder a essa pergunta, a primeira coisa que você precisa fazer é descobrir qual variedade de orquídea está florescendo.

De fato, apesar da relação das espécies, cada espécie individual pode ter suas próprias características ao regar.

Um bom exemplo são as orquídeas Phalaenopsis e Odontoglassum, que adoram umidade durante a floração, e Oncidium, que não tolera a umidade durante o processo de floração.

Além disso, a localização da flor tem uma grande influência, porque a rega das orquídeas domésticas e de rua na raiz tem características diferentes ao regar. Isso será discutido mais tarde.

É permitido durante esse período?

Esta questão é a principal quando se rega uma orquídea em flor. Há uma série de características associadas à floração; portanto, existem regras estritas, falhas na observação que podem levar à morte da planta.

Primeiro, vamos falar sobre o florescimento das orquídeas. Esta flor pode florescer 2 a 3 vezes por ano.. Antes da floração, aparecem botões nos quais, após certo tempo, um belo pedúnculo é formado. Depois de algum tempo, os botões do pedúnculo começarão a se abrir e pequenas flores aparecerão na frente do cultivador de flores.

AJUDA! Primeiro, os botões localizados mais perto da borda do pedúnculo geralmente florescem. Além disso, outra característica da orquídea é que ela floresce com inflorescências, e o número de flores em uma inflorescência pode chegar a 80 peças.

As flores geralmente florescem durante o dia, após o que mais alguns dias se desenvolvem e aumentam de tamanho. A orquídea pode ter muitos tons diferentes e também possui um aroma muito agradável. O período de floração não excede 3 meses.

Como regar uma planta com flores?

Como e com que frequência?

A rega adequada de uma orquídea pode preservá-la por muitos anos e também ajuda a aumentar o tempo de floração. O credo principal que deve ser observado ao regar uma orquídea em flor é melhor não encher do que derramar.

Isso pode ser explicado pelo fato de que na natureza a orquídea não cresce perto da água, portanto, pode tolerar curtos períodos de seca. Quando uma planta floresce, ela não deve ser regada frequentemente - uma vez a cada 3-4 dias, enquanto a água usada para irrigação deve ser macia, embora em casos extremos você possa usar água fervida resfriada.

A água da chuva liquidada pode ser adequada para irrigação. No entanto, vale lembrar que a temperatura da água irrigada não deve exceder 37 graus Celsius.

De tempos em tempos, não é permitido borrifar a orquídea com uma pistola. Um fator importante ao regar é a umidade do ar. Com ar seco, você terá que regar com mais frequência.

DICA! Se você mantiver a orquídea em um recipiente transparente, as raízes branqueadoras servirão como um sinal de alerta sobre a necessidade de rega.

Se o recipiente for opaco, vale a pena enfiar uma varinha no chão. Se a vareta estiver molhada, a rega deverá ser adiada.

Você pode encontrar mais informações sobre que água e soluções podem ser usadas para regar orquídeas aqui, e este artigo fala sobre a frequência de rega de orquídeas em casa.

Método correto

No total, existem três maneiras corretas de regar uma orquídea. Quaisquer outros métodos de irrigação podem prejudicar a planta.

  • Regador. O fluxo de água deve ser fino e deve-se tomar cuidado. A rega é realizada até a água sair pelos orifícios da panela. Além disso, depois de encher a panela com água, ela deve ser drenada.

    O processo é então repetido. O momento ideal para regar é considerado de manhã cedo.

  • Imersão. Usando esse método, a panela é colocada em uma bacia cheia de água adequada ou em um banho. O principal é não expor demais a orquídea à umidade.

    O tempo ideal pode ser considerado 30 segundos, mas, no entanto, esse e o próximo método devem ser evitados, especialmente para um iniciante, pois com a menor violação da tecnologia, uma orquídea pode não apenas parar de florescer, mas também murchar.

  • Banho. Uma maneira muito interessante, que não deve ser negligenciada. Recomenda-se conduzi-lo pelo menos duas vezes por mês. É aconselhável usar água morna na região de 20 graus Celsius. A panela é embrulhada em um saco plástico e molhada o solo da torneira.
    Depois que a flor é banhada, eles começam a secá-la e, em conclusão, a embalagem é removida. Este procedimento não apenas fornecerá umidade para a orquídea, mas também destruirá os microorganismos nocivos, poeira e doenças fúngicas.
IMPORTANTE! A água não deve cair na própria planta. Deve-se tomar um cuidado especial próximo aos seios das folhas e próximo ao ponto de crescimento.

Os erros mais comuns ao regar uma orquídea podem ser considerados: transbordamento, água entrando nas axilas das folhas, pulverização a curta distância, água insuficiente. Agora sobre cada um em ordem. Muitos jardineiros, especialmente iniciantes, preenchem uma orquídea, o que é absolutamente impossível. A planta não sabe absorver rapidamente a umidade, portanto, derramar água leva à sua retenção e, posteriormente, ao apodrecimento das raízes. Para evitar problemas, é recomendável usar a drenagem.

Quando a água entra no seio das folhas, ela não absorve, mas entra no colo da raiz da flor, o que também leva à decomposição e, portanto, à morte da orquídea. A pulverização deve ser realizada a uma distância de pelo menos 20 centímetros. Com uma pulverização fechada, aparecem grandes gotas que não têm tempo para evaporar.

A água pode ser dura, fria ou suja. Ao usar o método de imersão, a água deve ser trocada após cada flor. Isso é feito para não transferir pragas e doenças de uma orquídea para outra.

Instruções detalhadas

Em casa

Como regar uma orquídea em casa:

  1. Prepare a água. Aqueça até a temperatura necessária.
  2. Encha o regador com água.
  3. Comece a regar com uma corrente fina. É necessário regar cuidadosamente a planta, sem cair nas axilas das folhas.
  4. Continue a regar até que o solo superficial deixe de absorver a umidade ou até que comece a fluir para a panela.

Leia mais sobre como regar orquídeas em vasos em casa, dissemos aqui.

O processo de rega na rua quase não é diferente. A principal diferença pode ser considerada uma temperatura da água ligeiramente mais baixa.

AJUDA! Não pulverize a planta no inverno, assim como com o contato prolongado da orquídea com a luz direta do sol, a exceção é a pulverização de uma orquídea de rua.

Também vale a pena pulverizar a orquídea na rua antes de regar. O último ponto também muda naturalmente.

Na rua

  1. Pulverize a planta. Isso é feito para diminuir a temperatura da orquídea superaquecida.
  2. Prepare a água. Aqueça até a temperatura necessária. A temperatura da água deve estar entre 15 e 20 graus Celsius.
  3. Encha o regador com água.
  4. Comece a regar com uma corrente fina. É necessário regar cuidadosamente a planta, sem cair nas axilas das folhas.
  5. A rega deve ser realizada até que a terra ao redor da flor esteja saturada de umidade.

Além disso, não negligencie as dicas de outras pessoas durante a floração, porque, como mencionado acima, apesar dos requisitos gerais, cada tipo de orquídea tem seus próprios requisitos e truques para cuidar.

Deixe O Seu Comentário