Métodos de propagação de clivia em casa. Guia de plantio

Uma planta de casa, conhecida como clivia, pertence à família amaryllis (hippeastrum, amaryllis, hemanthus). Clivia difere de seus parentes em primeiro lugar pela ausência de cebola - em vez disso, clivia tem folhas bastante poderosas e carnudas na base, que crescem como tranças e formam um caule forte.

A beleza tropical entrou firmemente na categoria de favoritos entre os cultivadores de flores. Uma planta bonita em sua despretensão e adaptabilidade ao clima doméstico é semelhante às suculentas. Sob condições naturais, rizomas de clivia espessos produzem rosetas laterais e a flor cresce facilmente em largura.

Ao crescer em casa, a planta é propagada por sementes e brotos - esses são métodos vegetativos e de sementes. No caso da clívia, o método vegetativo é geralmente preferido.

Características da criação em casa

Tiros

  • Os processos adequados para propagação aparecem aos cinco anos de idade da flor, após várias florações anuais, quando a planta já cresce abundantemente.
  • Nem todo bebê de escape é adequado para transplante. É considerado pronto para a separação da planta principal quando pelo menos 4-5 folhas aparecem no caule.
  • As crianças crescem próximas ao caule da planta principal ou nas proximidades, aparecendo diretamente do sistema radicular.
  • A parte aérea é separada após a conclusão da floração. O momento ideal para o transplante é a primeira semana a partir do dia em que a floração termina.
  • A rega da parte aérea plantada é feita com muito cuidado para não criar excesso de umidade, o que levará à podridão da raiz.
  • A floração ocorre no segundo ano da muda separadamente da planta adulta.

Sementes

  1. Esta é a opção mais problemática, é usada com muito menos frequência.
  2. Para obter sementes em casa, é necessário aplicar um método artificial de polinização de inflorescências.
  3. O processo de amadurecimento leva nove meses.
  4. Uma baga verde aparece da flor, que gradualmente fica vermelha no final do amadurecimento.
  5. O tempo em que as sementes estão prontas para a coleta é determinado pelo sinal de que o clivia é macio.
  6. O melhor de tudo é que eles germinam nos primeiros dias após a separação do mato e a extração dos frutos da polpa.
  7. As sementes podem germinar desde que estejam em uma polpa suficientemente úmida da baga. A este respeito, a baga é cortada logo antes de extrair as sementes.
  8. A preparação para a semeadura deve ser feita imediatamente após a coleta e após as manipulações necessárias, inicie o plantio imediatamente.
  9. As sementes durante o amadurecimento extraem muita vitalidade da planta. O processo de criação de sementes leva a um estado de exaustão.
  10. Portanto, é melhor comprar sementes.
  11. A planta é melhor propagada por sementes - de outubro a abril, mas é ideal semear até o início da primavera.
  12. A floração quando propagada por sementes deve ser esperada somente após três a seis anos de clivia.
  13. A obtenção de sementes é possível apenas a partir de plantas com pelo menos oito anos de idade.
  14. O desenvolvimento da folha foliar, quando a muda se torna adequada para a semeadura, dura cerca de um mês e meio.
  15. Uma opção rápida para a germinação é manter as sementes antes de semear no calor, embrulhadas em um pano úmido.

As folhas xifóides da bela clivia são venenosasPortanto, o tratamento das mãos após manipulações de transplante não pode ser negligenciado, e é melhor proteger a pele com luvas de borracha ou luvas de algodão com spray de borracha. Não é permitido que uma planta entre no corpo; portanto, tenha cuidado se houver crianças ou animais pequenos em casa.

Importante! Os venenos de Clivia causam vômitos e diarréia.

Como plantar: um guia

Preparação de sementes

  • Ao executar o método de polinização cruzada no clivia, grandes bagas são formadas. Cada um deles contém de uma a seis sementes.
  • Eles devem ser extraídos das bagas.
  • Mergulhe em água filtrada limpa por 24 horas. É necessário que o inchaço do material da semente ocorra.

Seleção do solo

  1. Prepare o solo para semear. Para fazer isso, pegue um solo encharcado em um volume de 2 partes, um componente de areia em um volume de 2 partes e adicione uma parte de turfa.
  2. Tudo é completamente misturado e solto. É necessário que a mistura do solo adquira máxima friabilidade e saturação de oxigênio.
  3. Desinfecção do solo é realizada.
    Aquecem o solo no micro-ondas à temperatura máxima por alguns minutos ou no forno por 10 minutos, ou derramam uma solução leve de permanganato de potássio de cor levemente rosada.

Método de semeadura

  1. Despeje o solo resultante em um recipiente raso.
  2. Plante as sementes.
  3. Entre cada semente deve haver uma distância de alguns centímetros.
  4. As sementes não são enterradas, elas devem ser levemente polvilhadas com terra, 3-4 mm.
  5. Uma estufa improvisada é feita a partir do recipiente de semeadura, cobrindo-o com filme plástico.
  6. Todos os dias, o contêiner é obrigatório no ar, deixando-o aberto por dez minutos.
  7. A rega é realizada dependendo da secagem do solo, não deve ser abundante. Umidade suave do solo necessária. É melhor usar uma pistola para regar.

Plantio de mudas

  • Faça uma muda de mergulho imediatamente após a saída da primeira folha.
  • A parte aérea é plantada e colocada em um vaso separado.
  • É necessário um manuseio muito cuidadoso das raízes, elas são muito vulneráveis ​​à decomposição na clívia e podem adoecer com o menor dano.
  • O pote é levado sete centímetros de diâmetro. Você pode usar um copo de plástico.
  • Dentro de seis meses, a muda dá cerca de seis folhas.

Cuidados de acompanhamento

A partir deste momento por dois anos, faça um transbordo do jovem clívia duas vezes. Cada vez que o diâmetro do vaso é aumentado em três centímetros.

O substrato já é retirado de uma composição diferente - em duas partes do gramado adicione uma parte do solo de turfa, areia e húmus.

Ajuda O terceiro ano de vida derivado de sementes de clivia é um período obrigatório de descanso, a planta recebe descanso completo e não é perturbada por seu transbordo.

Durante os dois anos anteriores, não é necessário um período de dormência, pois é necessário dar ao clivia o tempo máximo para definir o volume do sistema radicular e aumentar o número de folhas.

Clivia é uma planta bastante fotófila. Ao escolher um lugar, é melhor dar preferência às janelas no lado leste. Mas tente evitar um forte sol ardente para não queimar as folhas. A temperatura ideal para o clivia é de cerca de 20 a 25 graus no verão e, de outubro até o início da floração, é aconselhável abaixar a temperatura para 14 ou até 12 anos. Clivia ficará bem, mas você terá que se vestir mais quente.

No terceiro ano de vida, espere a primeira floração. Se a floração não ocorreu, o transbordo é repetido uma vez por ano, por dois anos, e depois descansa novamente (por que o clivia não floresce, descubra aqui).

Maneira vegetativa

Substrato

Pegue a areia com grânulos médios e enxágüe. É mais conveniente fazer isso logo antes do processo de jigging, pois é necessário um sosbtrat úmido.

Requisitos de filmagem

  1. Corte com cuidado os rebentos adequados para reprodução na base.
  2. Para desconectar a foto, use uma faca afiada com uma lâmina fina e sólida, uma lâmina serrilhada danificará a haste e dificultará o enraizamento.
  3. Polvilhe com carvão em pó os locais de cortes na planta principal. Você não precisa fazer isso para a fuga em si.
  4. Seque a sessão por meia hora em um ambiente interno normal, ao ar livre.

Temperatura e subsequente rega

  • A temperatura favorável para o enraizamento de brotos de clivia é de + 18ºС a + 20ºС.
  • A rega deve ser moderada, a planta é vulnerável à decomposição. Ideal é conseguir fácil umidade da areia.
  • Após meia hora de secagem, brotos cortados são introduzidos superficialmente com as partes inferiores das hastes no substrato arenoso; a areia é facilmente esmagada em torno de cada caule de mudas com os dedos para sua estabilidade.

Depois disso, esperam até que se enraíze, mantendo a temperatura necessária e regando as mudas.

Enraizamento

Quando pequenos clivia estão enraizados, você precisa plantá-los no chão. Para cada um, pegue um pote separado com cerca de sete centímetros de diâmetro.

Solo

Partes de estufa, relva e solo frondoso são misturados em proporções iguais.

A desinfecção do solo é realizada conforme descrito acima.

Cuidados com as mudas

  1. O cuidado com as plantas após o plantio no solo é feito de acordo com as regras usuais prescritas para o clivia. Nesta "casa", o clivia cresce doze meses e recolhe quatro ou seis folhas.
  2. No segundo ano, o clivia é transplantado para uma panela com um diâmetro de nove centímetros. O transplante é realizado como um método de transbordo. O solo é feito de partes iguais de húmus, turfa, areia e grama. No segundo ano, a planta cresce até três pares de folhas.
  3. No terceiro ano da existência independente de uma muda, elas são transplantadas para um vaso. Requisitos para uma panela nova - o diâmetro deve ser aumentado para 12-13 cm.
  4. O tempo de descanso será organizado até setembro. Para isso, a planta é mantida a uma temperatura de 10 a 14 ° C por um período de dois meses. A rega durante a dormência não é feita.

No final do período de dormência, a planta é mantida em temperatura ambiente normal. Nesse ponto, provavelmente, ele deve florescer pela primeira vez na vida, mas o florescimento pode ocorrer mais tarde, nos anos seguintes.

No quarto ano, os cuidados são os mesmos de antes, mas o período de dormência pode se estender por todo o inverno até que apareçam caules de flores. O quarto ano de vida de uma muda é na maioria dos casos acompanhado de floração.

Mais nuances sobre o cultivo, incluindo criação e cuidados subseqüentes ao clivia, são lidas neste material.

Qual vaso é melhor para a planta?

  • Os pratos devem ser tomados na forma de um cilindro. Do ponto de vista da conveniência durante o transbordo, são preferidas formas mais estreitas, das quais é mais fácil remover a planta. No entanto, essa forma é necessária para a saúde e a força das próprias mudas, uma vez que o sistema radicular deve se desenvolver para baixo e encostar-se aos lados do vaso. Ou seja, é necessário alocar espaço suficiente para o desenvolvimento das raízes.
  • Panelas de barro são geralmente preferidas, mas no caso de clivia, o proprietário de um sistema de raízes frágil e vulnerável ao apodrecimento, é melhor levar um recipiente de plástico ou pratos de barro envernizados por dentro. É mais fácil tirar uma planta desse vaso.
  • A propósito, quando um vaso de plástico é usado, ele pode ser cortado suavemente durante o transbordo, protegendo ao máximo as raízes contra danos e reduzindo os riscos de podridão e secagem das folhas após o transbordo.
  • A panela deve ter orifícios de drenagem para drenar o excesso de água.

As vantagens de ambas as opções

Cada método tem suas vantagens, tudo depende do resultado que você espera.

O método das sementes permite obter muitas mudas de uma só vez, mas ao mesmo tempo o tempo de crescimento será maior e o período de floração mais tarde.

Salvar e transplantar brotos frágeis é uma tarefa trabalhosa e meticulosa. Para obter sementes, você precisa de um tempo de espera de cerca de um ano e manipulações especiais sobre a polinização.

O método vegetativo é muito mais simples e rápido para dar resultados na forma de uma planta forte.

Conclusão

Se a floricultura é o seu hobby, será surpreendente criar um belo clivia junto com as forças naturais de uma pequena semente. Além de com base em sementes, você pode obter novas variedades de florescruzando-os.

Para obter uma flor magnífica, são necessárias paciência e atenção, mas quanto mais recompensadora for a beleza e o brilho da flor de clivia.

Deixe O Seu Comentário