Características do ciclâmen em crescimento a partir de sementes. Fotos, bem como métodos típicos de propagação e cura da flor

O cíclame é uma flor doméstica que está em grande demanda entre os cultivadores de flores devido à sua bela floração. Os botões florescendo podem ter uma cor diferente e suas pétalas lembram borboletas.

Mas para a reprodução de plantas, são necessárias condições especiais. Em nosso artigo, você aprenderá passo a passo como propagar essa linda semente de flor em casa. Também será útil assistir a um vídeo interessante sobre esse tópico.

Como é a planta?

A peculiaridade do ciclâmen em sua floração colorida, que dura 3 meses. Além disso, a planta possui as seguintes características:

  • altura - 30 cm;
  • folhas crescem da raiz, força em forma de coração, coriácea ao toque;
  • a cor das folhas é verde escuro, com um tom prateado;
  • a raiz é apresentada sob a forma de um bulbo arredondado com um diâmetro de 15 cm, com um ponto de crescimento;
  • as flores consistem em pétalas dobradas ovais, apontadas para uma extremidade;
  • a cor das flores pode variar de branco a roxo intenso.

Foto

Veja abaixo uma foto da planta:




Opções de criação

A propagação do ciclâmen ocorre de várias maneiras. Escolhendo a opção apropriada, vale a pena focar no tipo de planta:

  1. Divisão de raízes de tubérculos. Este método é preferido para ciclâmen adulto de variedades como européia e persa.
  2. Propagação de sementes - Aplicável a qualquer tipo de ciclâmen, mesmo hera.
  3. Rosetas - os rebentos das espécies europeias criam raízes mais facilmente do que os persas.
  4. Tubérculos subsidiários. Esta opção é ótima para criar ciclâmen europeu. Ao contrário de outras variedades de plantas, crianças pequenas se formam perto de seu tubérculo. Eles são fáceis de separar durante o transplante e colocá-los em recipientes separados.

Leia sobre como propagar folhas de ciclâmen junto com outros métodos aqui.

O que é o método de polinização artificial?

Para entender como plantar sementes em casa e como crescer em casa, vamos primeiro ver como essas sementes se parecem. Externamente, as sementes da planta se assemelham a pequenas contas marrons. Você precisa coletá-los após a floração. Mas, para obter ciclâmenes a partir de sementes e crescer em casa, você pode usar o método de polinização artificial. O procedimento é o seguinte:

  1. Usando um pincel macio, transfira o pólen do estigma de uma flor para outra. Repita o procedimento várias vezes.
  2. Quando as plantas desbotam, uma caixa de sementes se forma no lugar da flor. Colete-os cuidadosamente e embrulhe-os em um guardanapo.
  3. Depois de um tempo, a caixa será aberta por conta própria e será possível coletar sementes.

Assista ao vídeo sobre polinização artificial do ciclâmen:

Recursos salientes

Especialmente na demanda entre os cultivadores de flores, continua sendo o método das sementes de cultivar e propagar ciclâmen a partir das sementes, como resultado da polinização artificial. Portanto, se você está preocupado com o que esperar das sementes em casa, pode-se argumentar que esse método permite obter uma planta mais saudável e adaptada às condições de vida.

ATENÇÃO: As sementes podem ser compradas na loja ou coletadas de forma independente. A segunda opção permanece preferível: como coletar e plantar ciclâmen a partir de uma semente em casa, uma vez que o material adquirido geralmente é de baixa qualidade.

Datas de semeadura

Quando plantar sementes? A semeadura é melhor realizada entre fevereiro e março, mas você pode semear a qualquer época do ano.

Etapas do solo e preparação do material

O processo de preparação inclui as seguintes etapas:

  1. Retire o material de plantio de suas caixas secas e mergulhe em água. Adicione Epin extra ou Zircon a ele. Estes são medicamentos para estimular o crescimento. Para preparar a solução, tome 4 gotas da droga e 100 ml de água. Após 12 horas, retire as sementes da solução, coloque-as em uma almofada de algodão, cobrindo com um curativo úmido. Após 24 horas, as sementes incham e estão prontas para a semeadura.
  2. O solo deve ser cozido no vapor. Despeje água fervente sobre ele ou mantenha por 5 minutos no forno. Isso removerá a microflora patogênica. Realizar a desinfecção 14 dias antes do próximo plantio de sementes.
  3. Sementes antes de plantar em casa, você pode tentar brotare plante em vasos. Para fazer isso, você precisará espalhar o material de plantio em uma gaze umedecida e cobrir com uma camada de tecido por cima. Depois de um dia, plante as sementes em um recipiente.

Seleção do pote

A semeadura é realizada em vasos individuais ou em caixas. Se a primeira opção for escolhida, as mudas jovens não precisam de um transplante até crescerem e o vaso para elas se tornar pequeno. Ao plantar em caixas, será necessário colher mudas em recipientes separados quando tiverem 3-4 folhas.

Escolha uma panela para ciclâmen, levando em consideração o tamanho do tubérculo. Entre ele e a borda do recipiente, deve haver uma distância não superior a 3-4 cm. Para uma planta jovem, o diâmetro do vaso é de 8 cm e não mais. Amostras adultas com altura de 13 a 15 cm exigirão recipientes com um diâmetro de 16 a 17 cm.

IMPORTANTE: Quando o ciclâmen floresce? Se a panela for pequena, o ciclâmen florescerá rapidamente, sem obter a folhagem necessária. Se for muito grande, levará muito tempo para esperar pelos botões.

O solo

O solo da planta deve ser solto e nutritivo e também permeável ao ar e à umidade. Você pode usar um substrato comercial projetado para floricultura decorativa. Para preparar o solo, conecte o solo do jardim com turfa em igual quantidade e adicione um pouco de areia do rio.

Aterragem

Como plantar sementes de plantas? O desembarque é o seguinte:

  1. Prepare o recipiente colocando argila expandida no fundo.
  2. Encha o recipiente com solo nutritivo leve e umedeça-o completamente.
  3. Semeie as sementes preparadas em uma vala rasa ou na superfície do substrato e polvilhe com uma fina camada de terra.
  4. Cubra o recipiente com filme, pois no escuro e quente as sementes germinam melhor.
  5. Mantenha a umidade do solo constantemente, mas não encha o tanque.
  6. Abra o filme e ventile diariamente
  7. Após 1-1,5 meses, os primeiros tiros aparecerão.

Cuidados passo a passo

Escolha

Após 4-8 semanas, loops de cor púrpura-rosa aparecerão do chão. Este é o aguardado ciclâmen. Um pequeno nódulo com uma raiz é formado a partir do laço, que está enraizado no solo. Só então o loop com a folha se desdobra. 3-4 meses após a semeadura, 2-3 folhas são formadas na planta. Estas são indicações para um mergulho.

Testículos em copos separados de 2-3 mudas. A coleta é realizada com um pedaço de terra e, após o transplante dos nódulos, polvilhe com o solo, o que não pode ser feito com uma planta adulta. Polvilhe o tubérculo pela metade.

Top vestir

Não é recomendado alimentar ciclâmenes jovens até 6 meses. Somente depois disso você poderá usar fertilizantes adquiridos para plantas com flores. Apenas a dosagem deve ser 2 vezes menor que a indicada nas instruções. Na maioria das vezes, para o ciclâmen, são utilizados os seguintes compostos:

  • Suíte Kemira.
  • Ferovit.
  • Floresce.

Rega

Até um ano, brotos jovens adoram solo úmido. Porém, espécimes adultos preferem rega moderada, especialmente no verão. Brotos jovens precisam ser regados com uma pipeta. Isso fornecerá água diretamente para as raízes. Umedeça o solo para mudas jovens 2 vezes por semana. As plantas adultas precisam de apenas 1 vez em 1,5 semanas.

Assista ao vídeo sobre a rega de mudas jovens de ciclâmen:

Controle de Pragas e Doenças

O ciclâmen afeta frequentemente as doenças fúngicas, entre as quais:

  1. Podridão cinzenta. É formado como resultado de rega abundante, alagamento. Se uma doença foi detectada, remova cuidadosamente a planta da panela, remova as partes afetadas das raízes e lave-as em uma solução de permanganato de potássio. Depois que os tubérculos secarem, plante a planta em uma nova panela com a composição do solo pré-cozido no vapor.
  2. Podridão da raiz. Afeta uma flor que foi afetada por patógenos fúngicos que vivem no solo. Para se livrar da doença, conduza o tratamento com glocladina. Enxágue bem os tubérculos em solução de permanganato de potássio e seque-os.
  3. Fungo de fuligem. Eles infectam os estômatos e dutos das folhas, levando à sua morte.DICA: Remova os depósitos de fungos nas placas com uma solução de sabão verde (200-400 g de sabão verde por 10 l) e depois com água morna.

Entre as pragas, as mais perigosas para o ciclâmen permanecem:

  • Pulgões. É muito perigoso para as plantas, pois suga o suco das folhas e destrói a flor.

    Para salvá-lo, é necessário lavar as partes afetadas com uma solução de sabão em pó (1 litro de água e 30 g de sabão).

  • Tripes. Esses pequenos insetos são quase invisíveis, mas nas placas eles deixam vestígios na forma de sulcos brancos.

    Os insetos vivem onde a umidade e o calor são muito altos. As folhas da planta afetada tornam-se esbranquiçadas, escurecem e caem. Karbofos é eficaz no controle de tripes. Você pode usar métodos populares - infusão de alho (2 dentes por 200 ml de água fervente).

  • Tick. Ele derrota as folhas e flores.

    Para combater o parasita, Fitoferm e Neoron são usados. Pulverizar não só uma flor, mas também terra e um pote.

Conclusão

O método das sementes de propagação do ciclâmen é a opção mais eficaz e fácil para obter uma planta saudável e forte. Se você preparar adequadamente o material de plantio, o solo e criar condições completas de crescimento, em breve será possível admirar o belo e brilhante ciclâmen de floração.

Deixe O Seu Comentário