Dicas para cuidar adequadamente de Akalifa em casa, bem como uma foto de uma flor
Akalifa é uma bela planta com flores. Às vezes é chamada de "cauda calcária", mas esse nome não é totalmente correto e se aplica apenas a um tipo de planta - o acalifa de pelos crespos.
Ela tem inflorescências carmesim alongadas, semelhantes à cauda de um predador astuto. E Akalifa é peluda e Akalifa Vilkez são as decorações mais atraentes para peitoris. Portanto, muitos cultivadores de flores prestam atenção a eles, compram em casa, sem saber se são caprichosos nos cuidados ou não.
Descrição do produto
Akalifa é uma planta encontrada em estado selvagem em florestas úmidas nos trópicos do sudeste da Ásia e nas ilhas do Oceano Pacífico. Existem mais de 450 espécies de flores no gênero.
Traduzido do grego antigo, o nome é traduzido pela palavra "urtiga". Eles enfatizaram a forma especial das folhas, que são iguais às urtigas. Na natureza, o arbusto cresce muito. Ele tem muitas inflorescências que pendem.
Em casa, Akalifa parece mais modesto. O comprimento dos brotos raramente excede 70 cm. Para prendê-los, aperte as pontas. As folhas são ovóides e têm bordas serrilhadas. A cor de uma flor incomum é todos os tons de rosa. Descrição, tipos e características dos cuidados com esta planta, você encontrará em um artigo separado.
Foto
Veja a foto de uma planta com flores:
Recursos de crescimento
Akalifa é um estrangeiro no exterior. Durante muito tempo, os criadores não a domesticaram. Tornou-se quarto apenas em 1898. Das 450 espécies, apenas três são encontradas nas casas dos russos. O que afeta o crescimento deles? Que condições terão que ser criadas?
- Iluminação. Um vaso de flores é colocado em uma janela em que a luz solar direta não cai. Somente a Akalifa de Wilkes é obscurecida quando o sol está forte.
- Temperatura. À noite, a temperatura ideal é de 15 a 17 e, durante o dia, de + 20 a 25 graus Celsius. No inverno, o Akalifa não desaparecerá se t não for menor que + 16-18 ° C.
- Umidade. Akalifa selvagem é um residente dos trópicos. Não é de surpreender que a casa também seja exigente quanto ao nível de umidade. Se esse valor for de 30⁰ ou mais, você precisará de irrigação por spray ou instalar um palete sob uma panela com turfa e pedras molhadas.
- Solo. A solução ideal é suporte ácido e alto valor nutricional. A mistura do solo consiste em relva, turfa, húmus e areia.
- Pote. Quanto maior a capacidade, mais provável é que o sistema radicular volumoso não o preencha rapidamente.
Como cuidar?
Nos meses de verão, Akalifa precisa de rega abundante e frequente. Para que ele floresça, o produtor deve manter o substrato na panela umedecido.
No inverno, essa rega frequente é inútil. Ele deve aderir à regra: quanto mais seco o ar interior, mais frequentemente deve ser regado. Existe mais alguma coisa sobre a qual a planta é tão exigente?
Temperatura
Akalifa é uma beleza tropical termofílica que não tolera correntes de ar. Com o início do calor, muitos cultivadores de flores o transportam para uma varanda, uma varanda ou uma varanda aberta.
Eles fazem a coisa certa, desde que os rascunhos não "andem" na nova sala. Frequentemente rascunhos - a principal causa de morte da planta.
A temperatura ideal da planta no verão é de +25 e no inverno - pelo menos +18 graus Celsius.
Rega
Nos meses de verão, quando fica quente, a rega é mais rápida. No inverno, eles chegam exatamente ao contrário, mas dentro de limites razoáveis, ou seja, nunca permita uma secagem forte do solo na panela.
A planta não gosta de ar seco, mas também não gosta de pulverizar do atomizador, quando gotas de umidade caem nas folhas. Se o florista tem medo de cair acidentalmente nas folhas, você pode colocar a panela em um palete, sobre o qual seixos ou argila expandida devem ser primeiro borrifados com água.
Poda e transplante
Brotos antigos são podados assim que a estação de crescimento começa. Isso acontece em fevereiro. A altura dos tocos após o corte deve ser inferior a 25 centímetros. Para acelerar o crescimento de novos rebentos, recomenda-se pulverizar a acalifa após a poda.
Apertar brotos jovens envolve remover o botão superior para melhorar a ramificação. O melhor momento para um transplante é a primavera e o pré-requisito para isso são as raízes saindo dos orifícios de drenagem.
O produtor deve levar um pote de diâmetro maior que o anterior, mas não alto. Nesse caso, a floração será abundante, caso contrário não. Assim que os rebentos são cortados, deixando tocos de 20 centímetros, coloque sobre eles um filme de polietileno ou uma garrafa.
Essa medida é necessária, pois uma planta sem ela pode não sobreviver à poda. O filme plástico e a garrafa são limpos ao ar para evaporar a umidade.
Importante. Para fazer com que a acalifa tolere facilmente a poda, pulverize-a todos os dias com sua solução aquosa de zircão. Duas gotas de zircão são produzidas em um litro de água.Fertilizantes e fertilizantes
Akalifa é uma planta exótica interna que não gosta de excesso de nutrientes. Alguns jardineiros entendem isso literalmente, ou seja, eles simplesmente a privam de todos os curativos.
Eles correm o risco de morrer devido ao esgotamento excessivo do substrato no contexto da floração durante o ano todo. Para evitar a morte de plantas, fertilize-a.
A melhor época para adubação é de outubro a fevereiro.. A frequência ideal é de uma vez a cada um ano e meio a dois meses. Como cobertura, fertilizantes minerais universais e complexos são usados.
Existem muitos fertilizantes diferentes à venda, mas é aconselhável escolher aqueles que são projetados para culturas decíduas e floridas. A concentração de minerais é de 0,1-0,2% quando aplicada.
Doença
A planta frequentemente fica doente? Não, desde que o produtor cuide dele. Se o cuidado não for como deveria, ele enfrentará os seguintes problemas:
- Amarelecimento e queda de folhas. Um vaso de flores fica em uma sala onde a umidade é baixa.
- Folhas murchas e caídas. O motivo é que a temperatura ambiente está muito baixa. Com o seu aumento, a flor agrada novamente com uma folhagem exuberante e floração abundante.
- Crescimento de Akalifa acompanhado de folhas pálidas. Esse problema ocorre devido à falta de luz. Assim que a panela for reorganizada em um local claro, ela desaparecerá.
- Manchas nas folhas indicam danos ao fungo. Para salvar a planta, eles são tratados com fungicida.
- Crescimento lento em um fundo de chapa branca - O problema que causa falta de nitrogênio no solo. Para reabastecer suas reservas, 1 grama de uréia é produzido em um litro de água.
Pragas
Como muitas outras plantas, Akalifa raramente é vítima de pragas. Ela é a "presa" cobiçada por insetos, pulgões, tripes e cochonilhas. É difícil tirá-los?
Escudo
A bainha é um pequeno inseto que suga o suco celular de frutas, caules e folhas.
Onde ela "trabalha", manchas marrom-avermelhadas ou amareladas permanecem. As partes afetadas logo secarão e morrerão. Para que esta praga não comece, Os exames de Akalifa devem se tornar frequentes no final do inverno - início da primavera.
Após a inspeção, a sala é ventilada e pulverizada com água. Para se livrar da crosta, eles a coletam, cortam as partes afetadas e realizam o processamento usando preparações químicas, por exemplo, Arrivo, Fitoverm ou Aktellik.
Worms
Não é tão fácil se livrar dos vermes se eles hospedam uma planta de casa. Alguns jardineiros se recusam a brigar, jogar fora e começar uma nova flor. Eles simplesmente não têm paciência para aplicar medidas abrangentes.
Você terá que limpar as folhas com uma solução de álcool e sabão para remover o revestimento de cera deixado pelos pedaços brancos. Você não pode limpar todas as folhas com um cotonete embebido em uma solução.
Cada folha é processada separadamente e depois descartada. Também será necessário tratamento químico usando a pulverização de inseticidas como Actellik, Fitoverm, Metaphos, etc.
Pulgões
Muitos jardineiros subestimam os pulgões. Esta praga é mais frequentemente do que outras hospedadas em plantas de interior, incluindo acalifa.
Cuidado. Não cometa este erro. Embora o pulgão tenha um tamanho pequeno, ele se multiplica rapidamente e cobre cada vez mais novas partes da planta com sua atividade.Na luta contra ele, o antigo método antiquado ajuda a: tratamento de folhas com água e sabão.
Vídeo útil
Assista a um vídeo sobre os recursos do Akalifa e seus cuidados.
Conclusão
Akalifa - uma planta venenosa. Ao comprá-lo em casa, todas as famílias são avisadas sobre seus possíveis danos à saúde. Poda, inspeção de pragas, uso de luvas. Após o procedimento, lave as mãos. Uma cultura de flores é a decoração mais despretensiosa para um peitoril da janela ou um jardim de inverno.