Metrô de Istambul: o guia do usuário mais abrangente
Istambul é uma cidade com uma população de cerca de 15 milhões de pessoas, onde milhares de empresários e turistas vêm diariamente. Certamente, o transporte de tais fluxos de pessoas simplesmente não pode prescindir de um sistema de transporte público estabelecido com eficiência. Hoje, mais de 5 milhões de pessoas usam seus serviços todos os dias. O transporte público na metrópole é representado por uma rede de ônibus, bondes, elevadores e balsas. Mas o mais significativo para os hóspedes da cidade aqui é o metrô de Istambul. Falamos sobre como o metrô funciona e como usá-lo em detalhes em nosso artigo.
Informações e recursos gerais
O metrô de Istambul é uma instalação de desenvolvimento bastante jovem. Embora sua construção tenha começado em 1988 e as estações individuais tenham começado a operar no ano seguinte, a abertura do metrô como um sistema integrado ocorreu apenas em setembro de 2000. Os pré-requisitos para a construção do metrô surgiram em 1875, quando uma linha ferroviária de cerca de 600 metros foi estabelecida na cidade, conectando dois distritos - Galata e Karaköy. Mas até o século XXI, o projeto não recebeu mais desenvolvimentos.
Hoje, no mapa do metrô de Istambul, você pode ver sete linhas: cinco das filiais mostradas no diagrama estão localizadas na região européia da cidade e duas na parte asiática. O comprimento total das pistas para 2018 é de pouco mais de 170 km. Até 2023, as autoridades municipais planejam aumentar esse número para 625 km. Agora existem 90 estações em funcionamento, mas seu número está crescendo a cada ano. A maioria das trilhas subterrâneas corre em túneis subterrâneos, embora existam muitas rotas que correm acima do solo.
Linhas de metrô
O metrô de Istambul mostra sete filiais separadas, cada uma destacada em sua própria cor. Algumas das linhas são bastante longas, outras são mais curtas. Para entender melhor o esquema do metrô, consideraremos cada filial separadamente.
M1A Yenikapı - Atatürk HavalimanıEsta é a primeira linha ferroviária do metrô em Istambul: do aeroporto ao centro da cidade, você pode acessá-la nesta linha específica. Começou a funcionar em 1989 e se expandiu até 2014. O riso está marcado em vermelho.
- Extensão total: 21 km
- Número de estações: 18
- Número de vagões em uso: 105
- Tempo de viagem: 35 minutos
- Tráfego diário de passageiros: 400 mil
- Passeios diários: 169 só de ida
- Intervalo de movimento: 6 minutos (durante o horário de pico)
- Horário de funcionamento: das 06:00 às 00:00
- Cartela de cores: vermelho
Esta linha de metrô é operada em conjunto com a linha M1A, que pode ser vista no diagrama. Na estação de Otogar, o M1B parte do M1A e segue na direção oeste, fazendo mais 4 paradas. No mapa do metrô de Istambul, também é destacado em vermelho.
- Extensão total: 14 km
- Número de estações: 13
- Número de vagões em uso: 105
- Tempo de viagem: 25 minutos
- Tráfego diário de passageiros: 400 mil
- Passeios diários: 168 vias
- Intervalo de movimento: 4 minutos (nos horários de pico)
- Horário de funcionamento: das 06:00 às 00:00
- Cartela de cores: vermelho
A construção da linha começou em 1992 e continuou até 2014. É neste ramo que você pode chegar ao famoso ponto turístico de Istambul - Praça Taksim. No mapa do metrô da cidade, é marcado em verde.
- Total: 23.5 km
- Número de estações: 16
- Número de vagões em uso: 180
- Tempo de viagem: 31 minutos
- Tráfego diário de passageiros: 320 mil
- Passeios diários: 225 só ida
- Intervalo de movimento: na rota Yenikapı - Hacıosman - 5 minutos, na rota Taksim - Hacıosman - 2,5 minutos, na direção Sanayi Mahallesi - Seyrantepe - 9 minutos (durante o horário de pico)
- Horário de funcionamento: das 06:15 às 00:00
- Cartela de cores: verde
Esta é uma linha de metrô bem jovem. A construção da rota teve início em 2006 e durou até 2013, quando a filial foi aberta. No mapa da cidade, o M3 é destacado em azul.
- Total: 15.9 km
- Número de estações: 11
- Número de vagões em operação: 80
- Tempo de viagem: 20 minutos
- Capacidade de carga máxima: até 70 mil passageiros por hora
- Intervalo de movimento: 3 minutos (nos horários de pico)
- Horário de funcionamento: das 06:00 às 00:00
- Esquema de cores: azul
A abertura da filial M4 ocorreu em duas etapas: a primeira em agosto de 2012 e a segunda em outubro de 2016. Esta é uma linha muito jovem, hoje é a filial mais longa com o maior número de paradas. No mapa da cidade, o mapa do metrô de Istambul está marcado em rosa.
- Extensão total: 26 km
- Número de estações: 19
- Número de vagões em uso: 144
- Tempo de viagem: 82 minutos
- Capacidade de carga máxima: até 70 mil passageiros por hora
- Intervalo de movimento: 4 minutos (nos horários de pico)
- Horário de funcionamento: das 06:00 às 00:00
- Esquema de cores: rosa
A M5 é a linha de metrô mais jovem, que começou a trabalhar recentemente - em dezembro de 2017. Agora, o ramo está apenas no primeiro estágio de abertura e não está totalmente funcionando. No diagrama, está marcado em roxo.
- Extensão total: 10,5 km (após a abertura final, a extensão será 17,8 km)
- Número de estações: 9 (após a abertura final, seu número aumentará para 16)
- Número de vagões em uso: 126
- Tempo de viagem: 20 minutos (após a conclusão de todo o trabalho, o percurso levará 32 minutos)
- Tráfego diário de passageiros: 100 mil
- Viagens diárias: 288
- Intervalo de movimento: 8 minutos (durante o horário de pico)
- Horário de funcionamento: das 06:00 às 00:00
- Cartela de cores: roxo
A M6 é a linha de metrô mais curta de Istambul, em operação desde abril de 2015. No mapa do metrô da cidade, é indicado em marrom.
- Comprimento total: 3.3 km
- Número de estações: 4
- Número de vagões em operação: 12
- Tempo de viagem: 7 minutos
- Passeios diários: 156 ida
- Intervalo de movimento: 5 minutos (durante o horário de pico)
- Horário de funcionamento: das 06:00 às 00:00
- Esquema de cores: marrom
Horas e Intervalos
Como pode ser visto na descrição acima, o horário do metrô em Istambul na maioria das linhas é determinado pelo intervalo das 06:00 às 00:00. Somente a caminho de M2, as composições começam seu trabalho às 06:15. Dependendo da carga de trabalho das rotas, as linhas de metrô mostram diferentes intervalos de tráfego. Portanto, o menor deles é de 2,5 minutos, o mais longo - 9 minutos. O tempo médio de espera para trens é de 5 minutos. Para chegar ao seu destino a tempo, não deixe de estudar o mapa do metrô com antecedência.
Nota: Uma seleção dos melhores guias e excursões em Istambul.
Tarifa
O custo de uma viagem de metrô em Istambul depende diretamente dos meios de pagamento. Hoje, existem várias maneiras de pagar pela viagem, cada uma das quais exige uma consideração separada.
TokensO método mais comum de pagamento do metrô da cidade entre os viajantes é um token. O custo de um token é de 5 tl e dá o direito de fazer uma viagem. Você pode comprá-lo em qualquer estação de metrô da máquina com a inscrição Jetonmatik. Note-se que as máquinas aceitam apenas dinheiro. Em cada terminal, a denominação da moeda e da nota é indicada na máquina. Em geral, essa é uma maneira bastante conveniente de pagar pelo metrô, e será benéfico para os turistas que não planejam ficar em Istambul por muito tempo.
Bilhete de viagemSe a sua estadia na cidade for estimada em 3 a 4 semanas, e você planeja usar o metrô com frequência, nesse caso, será mais lucrativo comprar um passe Mavi Kart ("Cartão Azul"). Este cartão dá o direito de fazer 180 viagens no metrô de Istambul e seu custo é de 205 tl; portanto, uma viagem é 4,5 vezes mais barata do que quando se usa um token.
Se você não for lucrativo para comprar um Mavi Kart, terá a oportunidade de usar outros cartões de viagem projetados para uma ou mais viagens. Os seguintes e-tickets são fornecidos:
- 1 passe de metrô - 5 tl
- 2 passes - 8 tl
- 3 passes - 11 tl
- 5 passes - 17 tl
- 10 passes - 32 tl
Qual dessas opções será a mais econômica para você depende do número de viagens que planeja fazer.
Leia também: Qual hotel ficar no bairro histórico de Istambul?
Compare preços de acomodação usando este formulário
Talvez a maneira mais lucrativa de pegar o metrô seja comprar um cartão eletrônico universal Istanbulkart. Hoje, a maioria dos habitantes locais usa esse passe, mas, infelizmente, poucos turistas sabem sobre sua existência. Você poderá pagar por eles com viagens não apenas de metrô, mas também de outros tipos de transporte público (de ônibus, bonde). O preço desse cartão é de 6 tl. Mas você precisa entender que esse é o custo apenas do cartão, o que lhe dará a oportunidade de se movimentar no metrô com um bom desconto.
Se desejado, a quantia de 6 tl pode ser devolvida nos pontos de venda estaduais quando você planeja deixar a cidade. Para usar o Istanbulkart, é necessário recarregar o dinheiro antecipadamente em um dispositivo especial. Como fazer isso, contaremos a seguir. Se você tiver esse cartão, o preço de uma viagem no metrô da cidade será de apenas 2,6 tl.
Atenção! No metrô de Istambul, é necessária uma taxa extra ao mudar de uma linha para outra. Na entrada de cada filial há catracas, portanto, é impossível chegar sem passar de um caminho para outro.
Cada mudança de linha subsequente tem suas próprias tarifas:
- 1ª transição - 1,85 tl
- 2ª transição - 1,40 tl
- 3ª, 4ª e 5ª transição de filial para filial - 0,90 tl por turno
Você estará interessado em: Onde comer em Istambul com vista para o Bósforo - recomendações de turistas.
Onde e como comprar um bilhete
Assim, com os tokens, tudo fica claro: eles podem ser comprados facilmente em qualquer estação de metrô de Istambul. Mas viajar e Istanbulkart não são vendidos em todos os lugares. Para comprar esses cartões, você precisa encontrar quiosques especiais com a inscrição Satış Noktası. Eles podem ser públicos e privados. Às vezes, as excursões são vendidas nessas barracas; muitos viajantes simplesmente passam, perdendo a oportunidade de comprar uma passagem lucrativa. Como regra, esses quiosques são instalados nos cruzamentos de tráfego com um grande fluxo de passageiros. Você pode ver os endereços exatos dos pontos nos distritos de Istambul no site oficial de istanbulkart.istanbul
Quando você compra um Blue Card e viaja para várias viagens, não precisa reabastecer os cartões com dinheiro. Mas no Istanbulkart você precisa colocar algumas dezenas de liras. Isso pode ser feito em terminais especiais da Biletmatik, que também são instalados em importantes interseções de tráfego com grande tráfego de passageiros. Por exemplo, na estação Atatürk Havalimanı, localizada no aeroporto, esses dispositivos estão disponíveis; também existe um quiosque para a venda de cartões de viagem.
Para depositar fundos através do terminal, anexe seu cartão a uma janela especial à direita com a inscrição "Istanbulkart". Na tela azul, a quantidade disponível no cartão será exibida à esquerda. Em seguida, é necessário fazer as notas no aceitante uma de cada vez e aguardar que os fundos sejam creditados no cartão (o dispositivo não aceita moedas e não troca). Depois, o passe pode ser removido da janela e prosseguir para as catracas. Esta é uma operação bastante simples que não levará mais de 30 segundos. Uma lista completa dos endereços em que os terminais estão instalados pode ser encontrada aqui www.belbim.istanbul/temsilcilerimiz-1065.
Como usar o metrô em Istambul
Muitos viajantes procuram informações sobre como usar o metrô em Istambul. E o algoritmo de ações aqui é bastante simples. Depois de comprar um ingresso, vá para as catracas. Se você tiver um token, abaixe-o em um slot especial do torniquete e aguarde o sinal sonoro. Se você tiver um cartão de viagem ou Istanbulkart, conecte-o à janela de leitura e depois do sinal correspondente vá além. Ao usar Istanbulkart na tela da catraca, o valor debitado e o restante no cartão são exibidos.
Para navegar dentro do metrô, você pode usar o visor eletrônico indicando a direção do movimento do trem. Nos vagões, cada parada é acompanhada por um anúncio de voz em turco e inglês, por isso não é difícil descobrir para onde ir. Para estar seguro e não se perder, você pode comprar ou baixar o mapa do metrô de Istambul com antecedência.
É bom saber: Kapali Charshi é um dos maiores mercados do mundo.
Regras de conduta
O metrô de Istambul tem várias regras estritas, a maioria das quais visa garantir a segurança e a ordem:
- Todos os passageiros, com exceção de crianças menores de 6 anos, devem pagar a tarifa. A pedido do pessoal do metrô, o passageiro deve apresentar seu cartão de viagem. Os cartões de transporte para crianças em idade escolar, estudantes e idosos podem ser usados apenas pelos grupos de pessoas listados.
- Nas estações e nos carros, é necessário manter a limpeza.
- Fumar tabaco e cigarros eletrônicos em estações, plataformas e automóveis é estritamente proibido.
- Os passageiros devem mostrar respeito pela equipe do metrô e outros passageiros.
- O metrô de Istambul tem um horário de trabalho rigoroso: do aeroporto da cidade, você pode pegar o trem das 06:00 às 00:00.
- A fotografia no metrô para fins educacionais ou comerciais é possível apenas com a permissão da administração.
- No metrô da cidade é proibido transportar produtos combustíveis, explosivos e inflamáveis.
- O peso da sua bagagem não deve exceder 30 kg e suas dimensões - 120x50x60 cm.
- Em caso de emergência (detecção de objetos suspeitos, ameaça à saúde do passageiro etc.), é necessário entrar em contato com o motorista, agentes de segurança ou outros oficiais. Você também pode usar o botão de parada de emergência ou o botão de alarme de incêndio.
- Para sua própria segurança, em estações e plataformas, não cruze a linha amarela e não entre na porta rotulada "Girilmez" ("Entrada proibida").
- Na área metropolitana é proibido andar de skate, skate e outros veículos semelhantes.
- O metrô de Istambul tem permissão para transportar pequenos animais em gaiolas e é estritamente proibido entrar com cães grandes (com exceção dos cães-guia para deficientes visuais), além de transportar animais peçonhentos.