Sintomas e sinais de influenza em humanos
A gripe é uma doença causada por uma infecção viral. Difere de outras doenças catarrais por seu curso extremamente grave e complicações graves, geralmente fatais. Para evitar isso e iniciar o tratamento oportuno em casa, você precisa conhecer os sintomas e sinais da gripe em adultos e crianças.
Um surto epidêmico é uma ocorrência anual. Ganhando força na estação fria em grandes assentamentos. O principal sinal do início da epidemia é o rápido aumento do número de crianças em idade escolar que ficam em casa com sinais característicos dessa doença.
Crianças em idade escolar - o surto inicial. Com o tempo, a infecção se espalha entre os adultos. O vírus que causa a doença é transmitido por gotículas no ar. O final do período de incubação, com duração de 5 dias, dá origem ao curso agudo.
A lista dos primeiros sinais de gripe é apresentada por uma forte dor de cabeça, dores no corpo, tosse seca, náusea, vômito, febre alta duradoura. Freqüentemente a pressão cai. Entre os sintomas regulares é uma dor de garganta e corrimento nasal grave.Acontece que uma pessoa com gripe sofre de diarréia. Como não está na lista de sintomas, é considerado um sinal de uma doença concomitante ou um efeito colateral da ingestão de medicamentos.
Sintomas de gripe
A prática mostra que os sintomas da gripe aparecem inesperadamente. A gripe é caracterizada por um início exacerbado, acompanhado por febre, dor de cabeça e fadiga. Para sistematizar essas informações, descreverei os sinais da gripe em uma lista.
- Alta temperatura.
- Fraqueza.
- Dor nos músculos e articulações.
- Tosse seca.
- Hiperemia reflexa da pele.
- Corrimento nasal grave.
- Dor de cabeça.
Se você entender oportunamente que está gripado, o tratamento será mais curto. Os medicamentos antivirais só ajudam nos primeiros dias após o início dos sintomas. Muitos deles estimulam a produção de interferon, que é o defensor natural do corpo contra vírus. Portanto, isso forma uma resposta operacional do corpo à ação de patógenos virais.
Como ocorre a transmissão do vírus
Ao tossir, respirar, comunicar e espirrar, muco e saliva com expectoração saem do trato respiratório. Eles têm muita microflora patogênica. Portanto, as pessoas ao redor do paciente estão na zona de perigo e podem facilmente ser infectadas.
O paciente é capaz de transmitir a infecção a outras pessoas por uma semana após o início dos sintomas iniciais. Os dois primeiros dias mais perigosos. As pessoas que visitam lugares públicos no momento da doença contribuem para a rápida disseminação da infecção.
Formas da doença
A gravidade da doença é determinada por vários fatores, incluindo: idade, estado geral de saúde, imunidade, contatos anteriores com esse tipo de vírus.
- Forma leve. É acompanhado por um aumento de temperatura para 38 graus. Os sintomas de toxicose infecciosa estão ausentes ou praticamente não se manifestam.
- Forma moderada. A temperatura sobe para 40 graus. Acompanhado por dor de cabeça, fraqueza total, sudorese intensa, coriza, danos nasofaríngeos.
- Forma severa. A temperatura está acima de 40 graus. Os sinais característicos de uma forma moderada são complementados por vômitos, convulsões, sangramentos nasais e até alucinações.
Mesmo que uma pessoa tenha curado a gripe, por duas décadas ela pode sofrer de insônia, fraqueza, dor de cabeça e irritabilidade.
A gripe é extremamente perigosa para pessoas com doenças crônicas dos pulmões e do coração. No caso deles, muitas vezes contribui para a exacerbação de doenças crônicas, o que exacerba o curso severo da gripe já perigosa.
A gripe não é menos perigosa para as meninas em posição, pois pode causar danos ao feto, especialmente nos estágios iniciais. Muitas vezes, a gripe em mulheres grávidas leva ao parto prematuro. Uma lista de complicações é apresentada por rinite, bronquite, pneumonia, encefalite e meningite.
Tratamento de gripe adulto em casa
Quando a janela está muito fria, é fácil contrair a gripe. A doença é extremamente incômoda e requer tratamento oportuno. Se você ignorar os principais sintomas, podem aparecer complicações que afetam o funcionamento dos rins, cérebro, sistema respiratório e coração.
Infecção derruba uma pessoa. Nesse caso, mesmo um paciente exausto nem sempre adormece. Qual o motivo disso? Os processos que ocorrem no corpo que acompanham a fase ativa da doença.
- No estágio inicial, o vírus é ativado ativamente nas membranas mucosas do trato respiratório indefeso e nasofaringe. Como resultado, a membrana mucosa enfraquecida se torna uma plataforma para a reprodução de bactérias.
- As células do epitélio ciliado são afetadas. Sob condições normais, expelem micróbios, poeira e partículas estranhas. Com a gripe, eles não conseguem lidar com sua tarefa.
- Ao mesmo tempo, a imunidade celular é inibida. Após a penetração no corpo, o vírus, juntamente com as bactérias, torna-se perigoso para sistemas e órgãos.
A duração da luta intensificada contra a gripe em condições de apartamentos é curta. Geralmente, um período febril passa em 4 dias, após os quais a temperatura começa a diminuir. Como resultado, o paciente tem a impressão de recuperação completa, o que o leva a retornar ao ritmo tradicional da vida. Ele trabalha, para de tomar remédios e vitaminas, esfria na rua. Tais ações estão repletas de recaídas.
Medicamentos para gripe em adultos
A prática mostra que, na fase inicial, um adulto pode combater livremente a gripe em casa. As únicas exceções são complicações graves ou doenças crônicas. Nesse caso, é necessária hospitalização.
As farmácias vendem uma variedade de medicamentos para gripe adulta. No meu artigo, vou considerar e sistematizar os medicamentos que merecem mais atenção.
- Medicamentos antivirais. Recomenda-se o uso inicial de três comprimidos por dia. Na lista de tais medicamentos Amizon, Anaferon, Aflubin e Tamiflu.
- Medicação para dor. Há momentos em que um paciente sofre de uma forte dor de cabeça com a gripe. Citramon e Pharmadol ajudam a removê-lo. Com o próximo ataque, um tablet é suficiente.
- Medicamentos anti-inflamatórios. Reduza o processo inflamatório. No armário de remédios deve estar presente Nimesil ou Ibuprofeno.
- Anti-histamínicos. Alivie os principais sintomas da infecção por influenza, incluindo congestão nasal e coriza.
- Medicamentos antipiréticos. Se a temperatura exceder 39 graus, deve ser abaixada. Paracetamol, Panadol, aspirina ou Nurofen ajudarão. Esses fundos são frequentemente usados no tratamento de amigdalite.
- Pingos de chuva. O corrimento nasal costuma atuar como um companheiro da gripe. Você pode aliviá-lo com gotas de Pinosol e Grippferon.
- Remédios para tosse. Se durante a gripe uma tosse severa é atormentada, é possível eliminá-la através de Lazolvan, Ambroxol, Mukaltin ou Bromhexine. Basta beber dois comprimidos por dia.
- Sprays de inalação. Se sua garganta estiver dolorida, use regularmente Sprays para Bioparox, Clorofilipt ou Ingalipt.
- Imunomoduladores. Umkalor, Undevit ou Decamevit ajudam a fortalecer a imunidade.
- Antibióticos. Antibióticos são recomendados em casos de complicações da gripe com uma infecção bacteriana. Biseptol, Azitromicina, Claritromicina e Amoxil ajudarão.
Como você pode ver, os adultos modernos têm acesso a uma extensa lista de medicamentos que se concentram no combate à gripe e seus sintomas. Eles são vendidos sem receita médica. No entanto, aconselho que você consulte primeiro o seu médico sobre tomar este ou aquele medicamento. A gripe é uma coisa delicada e não gosta de erros.
Remédios populares para influenza para adultos
Se a doença não for acompanhada de complicações, é habitual tratar a gripe em casa. Até a recuperação, é aconselhável que o paciente forneça uma sala separada. Durante o período febril, você deve se esconder constantemente em um cobertor quente, tomar multivitaminas e expectorantes.
Os remédios populares ajudarão a combater a febre alta e fortalecer a imunidade.
- Canela. Cozinhe com antecedência. Cinqüenta gramas de canela diluídos com 500 ml de luar e insistem 20 dias em um local escuro. Coe a droga e tome 25 gotas antes de uma refeição.
- Inalação de cebola. Corte uma cebola fresca ao meio e inspire o vapor, repetindo o procedimento três vezes ao dia. Entre os procedimentos, um cotonete embebido em mingau de alho pode ser colocado no nariz.
- Erva-mãe. O suco da planta deve ser misturado igualmente com luar e tomado em uma colher pequena antes das refeições com fraqueza cardíaca resultante da gripe. O pó seco de motherwort é adequado para controlar a própria gripe. Tome um grama por dia antes das refeições.
- Alho. Coma cerca de cinco dentes por dia. Use suco de alho depois de comer meia colher pequena durante o tratamento ou a prevenção da infecção por influenza. Faça isso todos os dias.
- Folhas de eucalipto. Com a gripe, a tintura de álcool, feita com base em folhas de eucalipto, ajuda perfeitamente. Despeje vinte gramas de folhas com álcool de mesa, feche a tampa e insista uma semana. Depois de filtrar a tintura, beba 20 gotas, previamente diluídas com água fervida.
- Flores de lavanda. Cozinhe com antecedência. Combine cinquenta gramas de flores de lavanda com uma garrafa de meio litro de vodka e deixe por 15 dias. Com a gripe, a composição resultante deve ser tomada em 25 gotas com a adição de água. Óleo essencial de lavanda combinado com mel também é adequado. Taxa única - 3 gotas.
- Groselha preta. Faça uma bebida com groselha adicionando açúcar e água quente. Recomenda-se beber 4 copos por dia. Você pode usar uma decocção de ramos de groselha. Despeje um punhado de galhos picados em 4 xícaras de água, ferva por cinco minutos e ferva em fogo baixo por 4 horas.
- Infusão de ervas. Misture a letra inicial, camomila e sálvia em proporções iguais, pique e misture. Despeje uma colher da mistura pronta com duas xícaras de água fervente, aguarde 40 minutos e use-a como chá, com a adição de menta ou mel.
Cada um dos remédios populares para adultos é eficaz à sua maneira, qual deles combina com você, não posso dizer. Determinar a droga ideal é possível apenas por meios práticos ou com a ajuda de um médico.
Como tratar a gripe em crianças em casa
Determinar a gripe em uma criança não é difícil. Basta examinar cuidadosamente. Acompanhado por chiado e barulho, respiração, secreção nasal e tosse, vermelhidão dos seios nasais do nariz e dos olhos - isso confirma o fato da doença.
Você precisa entender que o corpo das crianças se livra do muco ao tossir e espirrar. Ele vai lidar com uma infecção fraca em alguns dias, como resultado, a tosse irá diminuir.
Há momentos em que os micróbios não têm pressa para tomar posições. Como resultado, o corpo começa a mobilizar glóbulos brancos. Em tal batalha, um subproduto se destaca - muco nasal verde. Em seguida, a imunidade entra na luta, que protege o corpo do proprietário através de altas temperaturas. Este é um ponto de virada.
Um aumento de temperatura é prova de que o sistema de defesa do corpo, com o apoio de remédios populares ou de farmácia, superará a doença. É verdade que os pais devem se relacionar adequadamente com a alta temperatura, porque ela é amiga e inimiga ao mesmo tempo.
Os pais jovens, seguindo o exemplo de suas mães, estão lutando contra a temperatura, não a gripe. Eles nem percebem que temperaturas de até 38 graus não prejudicam o corpo da criança. O comportamento da criança é importante, não o número de graus.
Se o bebê recusar entretenimento, não entrar em contato e mergulhar nele, isso deve alertar os pais. Se a criança não come e dorme constantemente, tudo bem. Isso significa que o organismo utiliza seus próprios recursos e busca recuperação.
Cólicas febris são um dos sintomas mais desagradáveis de uma infecção por gripe em uma criança. A contração dos membros e do queixo indica que é hora de diminuir a temperatura.
Medicamentos para gripe infantil
Se a criança estiver com gripe, o tratamento deve ser iniciado imediatamente. A terapia deve ter como objetivo aliviar os sintomas.
Antibióticos, neste caso, são inúteis, pois estão focados na luta contra a infecção bacteriana. Os agentes antivirais são eficazes apenas no estágio inicial.
- Combatendo o vírus. Use remantadina ou arbidol para combater o vírus causador da gripe. Paracetamol ou Nurofen reduzirão a febre e a intoxicação.
- Congestão nasal e tosse. Com a gripe em uma criança, a respiração nasal é difícil. Xilometazolina e Aquamaris são adequados para eliminar a congestão nasal. É melhor combater a tosse com Lazolvan ou Ambroxol.
- Descanso de cama. A criança deve aderir ao repouso, dormir muito e não gastar reservas de energia para estudo ou entretenimento. Seguir esta regra acelerará a recuperação.
- Modo de energia. Os pais devem se certificar de que a criança comeu pequenas porções de refeições leves e bebeu muito, você não pode comer demais. Você pode beber água, suco de cranberry, sucos naturais, bebidas de frutas e outras bebidas à temperatura ambiente.
- Roupas adequadas. Se a temperatura subir, não use roupas quentes, caso contrário a transferência de calor será interrompida e a condição piorará. Não use aspirina para baixar a temperatura. Este medicamento contribui para o desenvolvimento da síndrome de Reye. Esse distúrbio raro pode levar a danos cerebrais ou hepáticos.
Se a criança estiver com boa saúde, poderá receber medicamentos antivirais para a gripe. No entanto, os pediatras modernos não recomendam isso, caso contrário, o sistema imunológico não ganhará experiência no combate à doença.
Os medicamentos sem receita médica não devem ser administrados a crianças menores de quatro anos, mesmo que aliviem efetivamente os sintomas. Tais medicamentos causam efeitos colaterais desagradáveis. Antes de comprar pílulas, não deixe de consultar seu médico.
Remédios populares para gripe infantil
Os remédios populares contra a gripe são perfumados, às vezes saborosos e completamente naturais, o que é importante para o corpo frágil das crianças.
- Agulhas de pinheiro. Despeje cem gramas de agulhas de pinheiro com água e pique bem. Em seguida, envie as agulhas para a panela, adicione um litro de água e deixe ferver. Depois de filtrar a composição resultante, dê à criança meio copo três vezes ao dia, depois de adicionar um pouco de mel à bebida.
- Chá de gengibre. Rale o gengibre, tome um quarto de copo de água, adicione um copo de mel fresco e deixe ferver. Em seguida, adicione meia colher pequena ao chá. Eu não recomendo usar café.
- Decocção de cevada. Um antipirético de primeira classe para resfriados. Ferva 100 gramas de cevada em um litro de água por 15 minutos, espere esfriar e coe. Beba 250 ml com a adição de mel de tília antes de dormir.
- Caldo de cereja. Uma decocção de cerejas ajudará na luta contra a gripe. Despeje cem gramas de bagas de cereja secas com dois copos de água e leve ao fogão. Cozinhe até a terceira parte do líquido evaporar. Consumir na forma de chá com a adição de mel.
Os remédios populares de que falei passaram no teste do tempo e provaram um alto nível de eficácia. Para acelerar a recuperação, recomendo combiná-los com o tratamento tradicional aprovado pelo médico assistente.
Vídeo sobre a gripe do Dr. Komarovsky School
Como tratar a gripe durante a gravidez
A gravidez muda a abordagem da mulher no tratamento de doenças, incluindo a gripe. Quando ela tem que cuidar apenas de sua saúde, ela pode mostrar descuido e levar a doença nas pernas. Tendo um bebê, a futura mãe fica mais atenta, ouve os sinais de seu corpo e até uma doença um pouco pode causar pânico.
Se você pegar gripe, não entre em pânico. Visite um médico qualificado e avise sobre a doença de um ginecologista. Resolver o problema você mesmo não vale a pena, porque apenas o médico pode escolher o remédio seguro para o bebê.Observo que mesmo as ervas que são inofensivas para os seres humanos, cujo uso prevê a medicina tradicional, podem não ser seguras para uma garota em uma posição. Dicas úteis que compartilharei complementarão os medicamentos prescritos pelo seu médico.
- Paracetamol ajudará a diminuir a temperatura. Outros medicamentos são vendidos, mas não faz sentido usá-los. As composições desses produtos são quase idênticas, com exceção de sabores e fragrâncias.
- O tratamento da gripe incentiva o uso de líquidos quentes. Beba até dois litros por dia. Ideal - chá com suco de limão ou amora.
- Ajuda na inalação da gripe à base de óleo de tea tree ou eucalipto. Uma infusão feita de camomila, sálvia ou hortelã será uma boa ajuda.
- Aromaterapia ajudará na luta contra a doença. Em uma lâmpada perfumada, coloque algumas gotas de óleos essenciais de laranja ou eucalipto. Isso facilitará a respiração.
- Com uma dor de garganta, uma decocção de camomila ou uma solução de iodo e bicarbonato de sódio irá lidar. Lave a boca com estes meios.
- Preste atenção especial ao sono. No processo de descanso, o corpo humano está combatendo intensamente a doença. Não dói comer frutas, cebolas e alho. Esses produtos fortalecerão a imunidade e destruirão as partículas virais.
Não se esqueça da prevenção da gripe. Use métodos conhecidos para prevenir a doença, mesmo se não houver tempo livre suficiente. Vou introduzir métodos de prevenção na parte final do material.
Prevenção da gripe em crianças e adultos
Com o início do final do outono, as pessoas começam os preparativos ativos para o próximo surto de uma epidemia de gripe, cuja duração é geralmente estimada em vários meses.
Já conhecemos os sintomas da doença. Sozinhos, eles não são perigosos. A doença em si é considerada perigosa, pois muitas vezes leva a complicações na forma de otite média, pneumonia ou problemas cardíacos.
Os médicos dizem que as vacinas são a melhor defesa contra doenças. No entanto, às vezes uma injeção não é possível. Por exemplo, devido a uma alergia ou uma carga inaceitável no corpo. Além disso, o vírus da gripe está mudando constantemente, portanto a vacina não garante proteção absoluta. Nesse caso, métodos alternativos de prevenção vêm em socorro.
- Passeios ao ar livre. Fortalecer o sistema imunológico. O ar fresco afeta negativamente os patógenos. Durante a epidemia, caminhar não é apenas um passatempo, mas uma medida preventiva.
- Medidas de proteção em frente à rua. Para processar canais nasais com um creme gordo ou uma pomada especial. Afastando-se das multidões.
- Curativo de gaze. Um membro da família que está gripado também deve usar esse agente protetor. Além disso, o contato com ele deve ser limitado.
- Higiene. Respeite as regras de higiene, lave regularmente as mãos e a louça, faça uma limpeza com água. Essas atividades impedem a propagação livre do vírus.
- Alho e cebola. A fumaça desses produtos naturais mata perfeitamente bactérias. De dentes de alho, você pode fazer um colar, cortar a cebola em pedaços em um prato e colocar em algum lugar do apartamento.
- Coma alimentos ricos em vitaminas. Não beba líquidos frios.
- Costura e exercício.
Realize medidas preventivas não às vésperas da estação fria, mas com antecedência, pois uma imunidade forte é útil em qualquer época do ano.
Epidemia de gripe
Segundo as estatísticas médicas, cerca de 15% da população mundial adoece com gripe todos os anos.
O vírus que provoca a doença é uma substância bioquímica complexa que consiste em uma cápsula protetora e ácidos nucleicos. Além disso, ele é portador de um certo código genético. O vírus em si não pode existir. Ele precisa das células de um organismo vivo. Uma vez na célula, a substância leva a uma mudança em sua vida, como resultado, a produção de novos vírus começa.
A célula não consegue lidar com esse trabalho por um longo tempo e morre. Os vírus recém-criados atacam outras células e se multiplicam rapidamente. Se não tratada, a condição da pessoa piora significativamente e as células mortas se tornam um fardo pesado para o corpo, o que o envenena.
O primeiro no campo de visão do vírus influenza é o epitélio. Estamos falando de células que cobrem o nariz, boca e vias respiratórias. O patógeno entra aqui sem problemas, após o qual se espalha por todo o corpo. Inicialmente, o ataque de partículas virais passa despercebido. Com o tempo, a vítima começa a sentir dores, fraqueza, fadiga e dor de cabeça. O corpo tenta combater corpos estranhos através do calor.
À primeira vista, pode parecer que o vírus afeta o sistema respiratório. Isto não é verdade. O sistema nervoso sofre mais. Posteriormente, os vasos sanguíneos, fígado, pulmões e rins recebem danos significativos. É sobre intoxicação.
Na maioria dos casos, uma epidemia ocorre com baixa prevenção ou ataque de um vírus não reconhecido. Antigamente, quando não existia vacina, os patógenos afetavam infecciosamente grandes grupos de pessoas. Existem casos frequentes em que cidades inteiras permaneceram sem vida.
Segundo os cientistas, em nosso tempo a epidemia de gripe aparece uma vez a cada trinta anos. Está provado que o principal perigo do vírus é reduzido à capacidade de alterar a estrutura e as propriedades das células. O corpo, diante de um vírus modificado, não é capaz de reconhecê-lo. Para criar novos anticorpos, ele precisa de um certo tempo. E enquanto o corpo procura armas, o vírus ataca.