Óleo de gergelim - benefícios e malefícios, instruções, tratamento, receitas
As pessoas há muito tempo usam sementes de gergelim (sementes de gergelim) para fazer manteiga. A primeira informação sobre o gergelim foi descoberta no papiro de Erbes. O pergaminho antigo contém uma lista de especiarias e ervas usadas pelo homem desde tempos imemoriais. Avicenna também se envolveu no estudo das propriedades curativas de sementes de plantas. Vou considerar em detalhes as propriedades benéficas, uso e contra-indicações do óleo de gergelim.
As lojas vendem óleo claro e escuro. Para fazer um aperto escuro, o gergelim frito é usado, a luz é obtida a partir de sementes frescas. A tecnologia de fabricação fornece ao produto uma vida útil longa e preserva os nutrientes.
O extrato de gergelim encontrou a melhor aplicação na culinária. É usado para temperar saladas de legumes e cozinhar. Raramente usado para fritar, porque queima rapidamente. O óleo de gergelim é freqüentemente encontrado em alimentos salgados.
Também foram utilizadas propriedades úteis em outras áreas: cosmetologia, perfumaria, farmacologia, medicina e química. O uso regular de óleo de semente de gergelim normaliza a produção de antioxidantes e tem um efeito positivo na resistência a doenças.
O óleo de alta qualidade é vendido apenas em farmácias e lojas especializadas. O custo de 100 mililitros começa a partir de 150 rublos. É melhor comprar em contêineres a granel, é mais rentável.
Propriedades úteis de óleo de gergelim
Durante anos, o óleo de semente de gergelim serviu como ingrediente nos pratos e como remédio para aliviar os sintomas e tratar doenças. Pela primeira vez, propriedades úteis começaram a ser aplicadas no século XV aC.
- Fonte de Antioxidantes Naturais. O óleo é saturado com cálcio, o que fortalece os ossos. Os médicos recomendam para crianças, meninas grávidas e idosos.
- Estabiliza a acidez do suco gástrico. A medicina tradicional usa para diminuir a acidez e reduzir a probabilidade de coágulos sanguíneos.
- Útil para o sistema respiratório. Indispensável para doenças pulmonares, tosse e asma.
- Adequado para profilaxia. anemia, aterosclerose, pneumonia, doenças do músculo cardíaco e fígado.
- Lutas com sinais de envelhecimento. Rejuvenesce, facilita a vida das mulheres durante a menopausa, acompanhada de uma desaceleração na síntese hormonal. Saturado com fitoestrógenos que protegem o corpo do câncer.
- Usado externamente para queimadurascontusões, abrasões e outros danos à pele.
- Existem muitas receitas em cosmetologia com extrato de gergelim. Fortalece unhas e cabelos, cuida de problemas de pele.
- Bom para bebês. As crianças pequenas desfrutam de massagem com óleo de gergelim. Após o procedimento, a pele do bebê fica macia.
Não é possível combater os benefícios do combate ao excesso de peso. Ao apertar, você pode perder peso se remover as gorduras da dieta.
Dicas de vídeoContra-indicações e danos
O óleo de gergelim é incrivelmente útil para o corpo, mas tem contra-indicações, às vezes até danos. Quem não é desejável ou contra-indicado o uso de óleo de semente de gergelim?
- Fornece um efeito relaxante. É indesejável para pessoas com fezes com problemas. Caso contrário, haverá diarréia, que para após remover o óleo residual do corpo.
- Especialistas aconselham a não usar pessoas que sofrem de alergias a nozes, sementes e óleos.
- Aperto de gergelim aumenta a coagulação do sangue. Contra-indicado em pacientes com trombose.
Antes de tomá-lo, recomendo consultar um médico. A automedicação está repleta de sérias conseqüências. Somente a abordagem correta trará um resultado positivo.
Como tomar óleo de gergelim
A medicina tradicional dá recomendações sobre a ingestão de óleo de gergelim, mas não existe uma opinião geralmente aceita. Deixarei as sutilezas de uso para curandeiros e curandeiros e formularei idéias para uso e instruções detalhadas.
- Para obter um efeito terapêutico, tome o estômago vazio.
- A dosagem é obrigatória. A dose diária não excede 3 colheres de sopa.
- Por dia por quilograma de peso, o corpo não deve receber mais de um grama de gordura. Se a dieta estiver saturada com essas substâncias, é recomendável remover outras gorduras ao retirar o óleo da dieta.
Agora vamos falar sobre o uso de gergelim em casos específicos. Ajuda nos cuidados com a pele e cabelos, no combate à obesidade e no tratamento de doenças.
- Para o rosto. Remove toxinas, nutre e limpa a pele. O óleo é aplicado na testa, rosto e pescoço, aguarde 20 minutos, enxágue com água morna e remova o excesso com uma toalha úmida e macia. Para que o equilíbrio de gordura não sofra e a pele não seque, o procedimento é realizado uma vez por semana.
- Para cabelos. Uma receita nutritiva envolve o uso de ingredientes que levam à cosmetologia doméstica. Duas colheres de sopa de mel aquecido são misturadas com duas gemas, duas colheres de sopa de óleo de gergelim são adicionadas, aplicadas ao cabelo em uma camada uniforme, espere meia hora e enxágue com shampoo. O procedimento é realizado duas vezes por semana.
- Para perda de peso. Existem vários casos de uso. Simples - jejum. Para iniciar o mecanismo de combate ao excesso de peso, beba uma colher de sopa 30 minutos antes do café da manhã e beba com água morna.A técnica não é adequada para pessoas que vão trabalhar após o café da manhã, porque há um efeito colateral - um laxante
. A segunda opção envolve adicionar saladas e lanches em vez de óleo de girassol. A obtenção do resultado é garantida por uma combinação de dieta com atividade física.
Como tomar para a pele
- Rugas. Duas colheres de sopa de manteiga são misturadas com uma colher de creme de leite e aplicadas na área problemática.
- Pele seca. Cinquenta mililitros de suco são combinados com uma colher de glicerina e 50 gramas de pepino amassado. Éter limão e hortelã-pimenta são adicionados gota a gota e usados conforme o esperado.
- Inchaço. Uma colher de sopa é misturada com ésteres de pinheiro, zimbro e tangerina. A mistura elimina o inchaço da pele.
- Acne. Uma pilha de óleo de gergelim é combinada com 50 mililitros de suco de uva e uma quantidade semelhante de polpa de aloe. A composição resultante é tratada na área afetada da pele.
- Máscara de massagem. Antes do procedimento, a composição é aplicada à pele a partir de uma colher de néctar de gergelim, cinco gotas de camomila, três gotas de manjericão e duas gotas de óleo de cipreste.
- Máscara de vitamina. Mistura-se dez mililitros de gergelim com um par de cápsulas de tocoferol e duas cápsulas de retinol.
Vídeo de culinária de leite de gergelim
Tratamento de óleo de gergelim
Os curandeiros tradicionais usam óleo de gergelim para tratar doenças. As receitas à disposição das pessoas comuns passaram no teste do tempo e demonstraram eficácia.
- Mastite. Um pano macio é umedecido em uma composição oleosa, aplicada no peito, coberta com uma sacola plástica e fixada com um curativo de gaze.
- Mau hálito. A cavidade bucal é lavada diariamente com óleo de gergelim. Ele refresca a respiração, restaura as mucosas danificadas, fortalece as gengivas e ativa os receptores.
- Tosse. O óleo é aquecido a 39 graus, esfregado nas costas e no peito, depois enrolado e ir para a cama. Com uma tosse seca, tome uma colher diariamente para melhorar.
- Queimaduras e cortes. Para acelerar a cicatrização de lesões na pele, a área afetada é tratada com líquido de gergelim.
- Dor de cabeça e insônia. Óleo de gergelim aquecido é esfregado nas têmporas e nos pés. Loções ajudam com tonturas.
- Saúde da Mulher. Para restaurar o funcionamento normal dos ovários e normalizar o ciclo menstrual, beba uma colher de sementes de gergelim espremidas diariamente antes do café da manhã.
- Gastrite e úlcera. De manhã, antes da refeição, tome uma colher de sopa de óleo e, em seguida, beba uma colher pequena antes de cada refeição.
- Constipação crônica. Resolvendo o problema do consumo diário de óleo pela manhã. No primeiro dia, eles bebem 3 colheres de sopa, depois que a dose é gradualmente reduzida para uma colher e é tomada até que as fezes normalizem.
- Otite. No caso de uma doença, o líquido de gergelim aquecido é instilado no ouvido inflamado, 2 gotas.
- Fortalecendo o sistema imunológico, limpando o corpo. Para fins recreativos, beba uma colher e meia de sopa de óleo todas as manhãs por duas semanas, após as quais eles fazem uma pausa de dez dias e repetem o curso.
Óleo de gergelim para crianças
Espremer a partir de sementes de gergelim é saturado com cálcio, graças à delicada fibra normaliza o sistema digestivo do bebê. É usado em alimentos para bebês como um complemento para produtos lácteos.
Acredita-se que as sementes de gergelim ajudem com pneumonia, bronquite, doenças do sistema digestivo e pâncreas. Esse fato não é cientificamente comprovado e não se sabe com segurança quantos grãos produzem um efeito terapêutico.
Não há proibições de uso de óleo por crianças. No entanto, os bebês recebem gergelim com cuidado para não causar alergias. Eu recomendo óleo em sopas e saladas, e crianças com mais de 3 anos aconselho a agradar com tahine halva.
Receitas de óleo de gergelim
O óleo de gergelim é incrivelmente popular entre os especialistas em culinária tailandesa, asiática, coreana e chinesa. Eles o usam para cozinhar carne, frutos do mar, saladas, sobremesas e doces. O gergelim é frequentemente misturado com outras especiarias e ervas. Em pratos quentes, adicione antes de servir à mesa.
Sopa magra
Ingredientes- Cenouras - 200 g.
- Pimenta doce - 200 g.
- Repolho branco - 200 g.
- Caldo de legumes - 4 copos.
- Alho - 4 dentes.
- Macarrão chinês - 1 pacote.
- Cebolinha - 1 molho.
- Pasta de tomate - 1 colher.
- Óleo de gergelim - 1 colher.
- Gergelim - 1 colher.
- Pimenta, sal.
- Pique as cebolas verdes em óleo de gergelim e alho picado e sementes de gergelim por um minuto. Para fritar, uso uma panela, na qual cozinho uma sopa magra.
- Eu envio repolho picado e pimentão picado para a panela, misturo e carcaça sob a tampa por cinco minutos em fogo médio.
- Eu despejo o caldo, deixe ferver, pimenta, sal, espalhe o macarrão e cozinhe até que esteja pronto. Se não houver caldo, substitua por água pura. Sopa pronta sirvo à mesa.
Salada
Ingredientes- Couve-flor - 100 g.
- Cebola vermelha - 50 g.
- Cenoura - 100 g.
- Pimentão - 100 g.
- Feijão de corda - 100 g.
- Tempero para saladas - 5 g.
- Óleo de gergelim - 20 ml.
- Eu lavo os legumes. Descasco as cenouras e as cortei em cubos, cortei o feijão em fatias de três centímetros, pique a pimenta em tiras, pique a cebola e divido o repolho em inflorescências.
- Espalhei os legumes preparados em uma panela, acrescente um pouco de água e misture. Coloquei a louça no fogão, cozinhei os legumes por três minutos, coloquei em um prato e esperei esfriar.
- Resta acrescentar algumas especiarias à salada e temperar com óleo de gergelim. O aperitivo é original e simples.
Almôndegas chinesas
Ingredientes- Carne de porco picada - 500 g.
- Camarão - 250 g.
- Castanhas em lata - 6 unid.
- Cebola - 2 cabeças.
- Raiz de gengibre em pó - 1 colher.
- Óleo de gergelim - 1 colher.
- Molho de soja - 2 colheres de sopa.
- Vodka de arroz - 1 colher.
- Óleo vegetal - 6 colheres de sopa.
- Amido - 1,5 colheres de sopa.
Decore:
- Cogumelos secos - 8 unid.
- Repolho branco - 1 cabeça.
MOLHO:
- Caldo - 0,5 xícaras.
- Açúcar - 0,5 colheres de sopa.
- Molho de soja - 2 colheres de sopa.
- Carne picada, frutos do mar picados, castanhas, cebola picada, gengibre e outros componentes são combinados em uma tigela funda e misturados. Faço seis almôndegas com a mistura resultante.
- Mergulhe os cogumelos em água morna, corte o repolho em tiras, divida em duas metades e use uma parte para cobrir o fundo da panela.
- Enrole as almôndegas com amido diluído em caldo e frite em óleo até dourar. Em seguida, espalhe em uma panela em um travesseiro de repolho, juntamente com cogumelos e cubra com o repolho restante.
- Derramei o molho preparado com antecedência, coloquei no fogão, fervi e cozinhei em fogo pequeno por cerca de uma hora. Sirvo almôndegas chinesas na mesa, colocando-as em um travesseiro de legumes e cogumelos.
Pão de gergelim
Ingredientes- Farinha de trigo - 600 g.
- Levedura seca - 1 saqueta.
- Sal - 2 colheres.
- Açúcar - 1 colher.
- Coentro - 2 colheres.
- Água morna - 380 ml.
- Óleo de gergelim - 2 colheres de sopa.
- Sementes de gergelim - 6 colheres de sopa. Para pó - 1 pitada.
- Misture a farinha com fermento, açúcar, sal e coentro. Adicione água morna, sementes de gergelim e óleo de gergelim, amasse a massa macia. Cubro com uma toalha e saio por um terço de uma hora.
- Enquanto a massa está amadurecendo, pré-aqueço o forno a duzentos graus. Formo um pedaço de massa, faço vários cortes com uma faca por cima, unte com óleo e polvilhe com sementes de gergelim. Asse por 40 minutos.
Receita de vídeo para pão caseiro com tahine
Estou certo de que você não precisou provar os pratos examinados. No primeiro caso, tente recriar essas receitas em casa e agradar a família. As guloseimas são saborosas e saudáveis.
O que é e onde o gergelim cresce
Todo mundo sabe sobre a existência de óleo de gergelim e seus enormes benefícios. A planta a partir das sementes de que é produzida, bem como os locais de seu crescimento, é um mistério para muitos.
Gergelim ou gergelim é uma planta herbácea no ambiente natural cresce a três metros de altura. Flores de gergelim com flores lilás ou branco. A flor floresce no dia e após a autopolinização, uma caixa de vagem começa a se formar com pequenas sementes de vermelho, preto, amarelo ou branco.
Gergelim adora calor. A planta é típica dos trópicos e subtrópicos. Atualmente não há espécies selvagens. Desde os tempos antigos, a cultura tem crescido no norte da África, Índia, Paquistão e Arábia. Mais tarde, os residentes do Cáucaso e da Ásia Central começaram a cultivar sementes de gergelim. Na Federação Russa, o gergelim é cultivado no Território de Krasnodar.