Como branquear tule de organza e kapron em casa

Há um grande número de opções de design de janelas, mas o favorito de muitas donas de casa ainda é o tule branco. Ele atualiza o interior, preenchendo com uma brancura ofuscante. Com o tempo, o produto escurece, adquirindo uma tonalidade amarelada ou cinza. A questão é: como branquear o tule em casa rapidamente?
Mesmo lavar nem sempre ajuda a tornar o tule mais leve. Isso ocorre devido ao pó da rua, luz solar, fumaça de cigarro e queima de cozinha. Existe apenas uma saída - clareamento. Isso pode ser feito em lavagem a seco ou de forma independente em casa.

Como a primeira opção é mais cara, no artigo consideraremos maneiras de branquear o tule a partir de material de organza e kapron usando métodos folclóricos e produtos químicos adquiridos. Vou começar a história com dicas úteis sobre clareamento.

  • Para que, ao absorver o material do tule, a sujeira e a poeira não sejam absorvidas, o produto seja previamente retirado da rua e sacudido bem.
  • No caso de poluição severa, as cortinas são embebidas até a manhã em água aquecida a 35 graus com a adição de pó.
  • Antes do branqueamento, o tule é lavado. Quando laváveis ​​na máquina, elas são dobradas em um pequeno retângulo, abaixadas em uma fronha ou em uma bolsa especial e o modo delicado é ativado.
  • Para que o produto ganhe brilho e brilho ao sol, o vinagre é adicionado à água na proporção de uma colher de sobremesa por litro de líquido.
  • Após o clareamento, o tule não é torcido, torcido nem passado a ferro. Assim que o líquido escorrer, o produto úmido é pendurado na janela. Como resultado, as dobras são suavizadas com seu próprio peso. Se você não pode passar sem passar, a temperatura mínima é usada. Condições de temperatura mais alta estão repletas de aparência amarelada, não passíveis de branqueamento.

Abaixo, consideramos as receitas caseiras que envolvem o uso dos fundos disponíveis. Eles ajudarão a fazer o tule fluir, brilhante e branco como a neve. Com o mínimo esforço em casa, as janelas ficarão bonitas e encherão a casa com conforto.

A maneira mais rápida de clarear

Muitas donas de casa que decidem branquear o tule rapidamente, querem obter o melhor resultado com o mínimo de tempo, esforço e dinheiro. Este caminho existe. As mulheres o usavam nos tempos antigos. É sobre digestão.

Anteriormente, tudo era branqueado pela digestão, fosse roupa de cama, roupas ou cortinas. Para tule, o método também é adequado. Para o procedimento, você precisará de um balde ou panela esmaltada de aço inoxidável, água, uma barra de sabão em pó, sabão em pó, um pouco de água sanitária e um palito de madeira.

Observe que o método é adequado para branquear produtos de linho ou algodão.
  1. Encha o recipiente com água para que haja espaço para o tule. Adicione o sabão lavado através do ralador, um pouco de pó e alvejante. Se você colocar pedaços de sabão, ele se dissolverá por um longo tempo. Coloque a louça no fogão e acenda um fogo forte.
  2. Depois de ferver o líquido, coloque o tule no recipiente. Mexa o conteúdo da panela periodicamente usando uma vara de madeira. Essa técnica simples agiliza o processo de esfoliação e recuperação de cores.
  3. A duração da digestão é determinada pelo grau de contaminação. Geralmente duas horas são suficientes. Depois de decorrido o tempo, retire o tule e mergulhe-o em um recipiente com água fria.
  4. Após a lavagem, pendure o tule sobre a banheira para dar um copo na água. Um pouco mais tarde, molhe o produto pendurado na borda. Não é necessário espremer, sob o próprio peso as dobras serão suavizadas.

Instruções em vídeo

Acho que você está convencido de que essa técnica de avô é simples e não exige grandes investimentos em dinheiro. Com sua ajuda, em poucas horas, elimine o amarelo e deixe o tule branco como a neve.

Uma maneira eficaz de clarear em uma máquina de lavar

Uma variedade de produtos especializados é vendida em lojas que ajudam a branquear o tule rapidamente. Se você usar uma máquina de lavar para controlar os depósitos cinzentos e amarelados, lembre-se de que os produtos à base de cloro não são adequados. Seu uso levará a danos, cortinas e eletrodomésticos. Felizmente, são vendidos produtos mais seguros, adequados para tecidos delicados e delicados, roupas da moda e limpeza de carpetes.

Os alvejantes que contêm oxigênio contêm peróxido de hidrogênio e podem lidar facilmente com o amarelo e o cinza, sem danificar a máquina de lavar e a estrutura do tecido. A composição dos branqueadores ópticos inclui moléculas luminescentes que, sob a influência da luz, criam um efeito de brancura. Eles também são adequados para branqueamento de máquinas. E se não houver esses fundos? Existe uma saída.

  • Para branquear o tule na máquina de lavar, adicione um pouco de amônia no compartimento com sabão em pó. Algumas gotas são suficientes.
  • Se não houver amônia, use peróxido de hidrogênio na forma de comprimidos. Dependendo do grau de contaminação, coloque 5 a 10 peças no compartimento.
  • Ative o modo de lavagem delicado e ajuste o cronômetro por meia hora. Não use rotação.

Este método é ineficaz na luta contra manchas mais difíceis, mas ajudará a lidar com o amarelecimento. E se você não quiser combater o amarelo, não permita poluição severa. Para fazer isso, lave o tule uma vez por temporada. Isso é o suficiente.

Como branquear remédios populares de tule

Com o tempo, o tule branco como a neve adquire um tom amarelo acinzentado sob a influência de vários fatores. Donas de casa impacientes, ansiosas por resolver rapidamente a situação, estão pensando em comprar novas cortinas de tule. Não é necessário recorrer a uma compra apressada.

É real devolver a brancura intocada sem grandes despesas financeiras. Os remédios populares ajudados ajudarão, que a um custo baixo e um esforço mínimo proporcionam um excelente resultado.

  • Peróxido de hidrogênio e amônia. Para branquear o tule, conecte duas partes de uma solução de peróxido a 3% com uma parte de amônia. Dissolva a composição resultante em cinco litros de água aquecida. Deixe de molho por meia hora, depois enxágue e sem secar envie para a secagem.
  • Refrigerante. O produto alimentar é utilizado para pré-embeber as cortinas. Em uma tigela com cinco litros de água, adicione pó e uma colher de refrigerante. Mexa para dissolver a mistura, deixe de molho o tule. Após 20 minutos, lave a máquina no modo delicado.
  • Sal. Ele lida bem com a poluição e não causa alergias. Despeje 10 litros de água em uma tigela, adicione 3 colheres de sopa de sal e meio copo de detergente em pó. Mergulhe em solução por 3 horas. No caso de sujeira pesada, mantenha o tule em solução a noite toda. Lave e enxágue várias vezes.
  • Sabão em pó. Coloque uma barra de sabão em pó em um ralador grosso e despeje em uma tigela de água. Coloque o recipiente no fogão e aguarde a mistura ferver. Despeje um pouco de água limpa na solução de sabão gelada e molhe o tule. Lave e enxágue de manhã.
  • Zelenka. À primeira vista, o tule branqueador e o verde brilhante são coisas incomparáveis. Mas este produto de farmácia fornece um excelente resultado. Misture dez gotas de verde brilhante com 200 ml de água. Para melhorar o efeito, despeje duas colheres de sopa de sal no líquido. Agite a composição até o precipitado estar completamente dissolvido. Despeje o concentrado resultante em uma tigela de água, mexa e deixe de molho o tule por 5 minutos. Em seguida, retire e pendure sem secar.
  • Iogurte. Mergulhe o tule após a lavagem em iogurte por 24 horas. Em seguida, enxágüe e seque ao sol. Use apenas iogurte natural. Kefir com pouca gordura ou leite azedo em uma loja não é adequado. Eliminar o cheiro azedo após o clareamento ajudará o amaciador.
  • Amido. Em uma tigela de água morna, adicione um copo de amido. Na composição resultante, deixe de molho as cortinas lavadas por alguns minutos e depois enxágue. Graças a essa ferramenta, o amarelo desaparecerá e o tecido manterá sua forma. Além disso, partículas de amido atraem poeira, o que facilitará mais lavagens.
  • Permanganato de potássio. A ferramenta é adequada para produtos de nylon. Em um recipiente com água quente, adicione um pouco de permanganato de potássio para que o líquido fique rosa. Despeje um copo de pó. Abaixe o tule pré-lavado no líquido até esfriar completamente. Resta enxaguar e secar.
  • Ácido cítrico Trate o tule do kapron com sabão em pó e mergulhe em água quente. Se estiver muito sujo, adicione peróxido de hidrogênio à taxa de 1 colher de sopa por 2,5 litros de água. Após meia hora, lave com água morna, depois de adicionar um saco de ácido cítrico.
  • Aspirina Para eliminar a cor cinza e o amarelo, dissolva 4 comprimidos de aspirina em 5 litros de água aquecida. Mergulhe o tule na solução por 3 horas, depois lave, enxágue e seque. Não use aspirina efervescente, pois os suplementos vitamínicos que fazem parte da composição agravam a situação.

Experiência em vídeo branqueando o verde brilhante

Todos os alvejantes listados têm uma vantagem - eles não causam uma reação alérgica. Você não pode dizer o mesmo sobre a química adquirida. Portanto, use com ousadia receitas folclóricas para branquear o tule.

Como clarear o tule de cinza e amarelo pela química adquirida

Métodos não tradicionais e folclóricos de clareamento em casa, examinamos. Eles são eficazes e merecem atenção. Mas muitas donas de casa preferem produtos químicos domésticos, que são vendidos em estoque. Estamos falando de alvejantes e removedores de manchas. Nós falaremos sobre eles.

Alvejante

O uso de alvejantes é considerado um método clássico de luta pelo branco como a neve das cortinas de tule. Considere esta categoria como um exemplo da ferramenta popular "Branco". Tudo é simples. Água quente é derramada na bacia, são adicionadas algumas tampas do produto adquirido, o tule é agitado e embebido. Após uma hora, o produto é retirado, enxaguado e seco. De forma rápida e eficiente, se não alguns, mas.

  • Os alvejantes destroem a estrutura do tecido, o que acelera o processo de conversão do tule em um farrapo.
  • Esses produtos adquiridos não são adequados para todos os tecidos. O uso inadequado é repleto de novas manchas amarelas.
  • A aplicação aumenta a probabilidade de que, no futuro, ficar sem a "brancura" não funcione, porque mesmo a luta contra a poluição simples se tornará problemática.

Alvejantes comprados também têm vantagens. Se você tiver boas capacidades financeiras, fique à vontade para usá-lo. Para as amantes que buscam economizar, aconselho a procurar remédios populares.

Removedores de manchas

Os produtos que representam esta categoria diferem dos alvejantes por finalidade. Além disso, eles têm um aroma agradável, que resolve o problema de enxágue.

Dicas de vídeo

Para branquear o tule, despeje água morna em uma tigela grande, adicione removedor de manchas de acordo com as instruções, misture e abaixe as cortinas na solução. Após algumas horas, retire, enxágue e seque.

Características do tule branqueador de diferentes materiais

Cortinas amareladas parecem pouco atraentes. Portanto, as donas de casa procuram corrigir rapidamente a situação e usar remédios populares ou produtos químicos adquiridos. Esses produtos ajudam a trazer de volta uma sombra branca deslumbrante para as vitrines. Mas às vezes a situação piora. Qual o motivo?

Hoje, os fabricantes fabricam tule a partir de vários materiais, cada um dos quais requer uma técnica de lavagem específica. Portanto, o resultado depende em grande parte da escolha correta dos fundos.

Tule em nylon

No caso do kapron, o clareamento suave é apropriado. A química é permitida se indicada no rótulo do produto. Quanto aos métodos folclóricos, aqueles que trabalham em água fria são adequados. Estamos falando de verde brilhante, permanganato de potássio, solução salina e amido.

Organza Tulle

Os produtos de organza são mais temperamentais que o kapron. Eles não fazem amizade com água quente e resistem mal à poeira. Muitas vezes, o tecido é tingido. Uma lavagem ou branqueamento inadequados resultam em muda. Para a limpeza, a água é usada até 40 graus, salmoura, verde brilhante ou amônia com peróxido de hidrogênio.

Véu Tule

Os preparativos da fábrica não têm lugar no branqueamento do véu. Para restaurar a brancura intocada deste material delicado, é recomendável usar água morna, amônia ou amido.

Tule de linho

Alvejantes comerciais ajudam a remover manchas "difíceis", no entanto, devido a aditivos químicos, esses produtos aceleram o envelhecimento dos tecidos. Pessoas conhecedoras aconselham o uso de água morna e amônia. Este produto é seguro para tecidos naturais.

Tule Jacquard

Um tecido jacquard adora uma lavagem suave em água levemente morna usando um detergente neutro. O uso de produtos químicos é inaceitável. Para a lavagem das mãos, é permitido o uso de sabão sem corantes ativos. Sobre o clareamento é melhor esquecer completamente. Isso destruirá o produto.

Existem materiais para clareamento que a química adquirida não é adequada. Mas nem sempre os métodos populares são seguros. A reação do mesmo tecido a diferentes agentes é diferente.

Antes do branqueamento, certifique-se de estudar as recomendações indicadas pelo fabricante do tule no rótulo.

Muitas donas de casa cometem um erro comum ao branquear o tule - elas processam material sujo. Como resultado, o pó penetra profundamente na estrutura do tecido e fica cinza. Antes do procedimento, deixe de molho o produto em água e sabão e lave.

Não use substâncias que contenham cloro, entre as quais a bem conhecida brancura. Sob a influência dos principais componentes ativos, a estrutura do tecido é destruída, causando danos ao produto.

Assista ao vídeo: Lavar Vestido de Noiva requer muito Cuidado. . (Novembro 2024).

Deixe O Seu Comentário