Como limpar o nariz de um recém-nascido em casa

Após o nascimento, o bebê tem vários problemas, um deles é a congestão nasal. A falta da capacidade de respirar completamente afeta as condições gerais do bebê. Na criança, as passagens nasais são estreitas, o acúmulo de muco impede a passagem do ar. Após estabelecer a causa da congestão, é necessário limpar adequadamente o nariz do recém-nascido.

Preparação e precauções

Iniciando o processo de limpeza, leia as regras.

  1. Prepare algodão estéril, solução salina a 0,9%, flagelos de algodão, pera, tubos de silicone ou um aspirador.
  2. Tranque a cabeça do bebê. Coloque a cabeça do bebê em uma toalha macia para que não vire. Melhor se alguém ajudar.

O que não pode ser feito

Não use o medicamento na forma de spray, pois a pressão pode prejudicar a mucosa. Muitos pais acham o leite materno eficaz na limpeza do nariz. Isso é uma falácia, pois serve como um terreno fértil para microorganismos.

Não tente limpar o nariz com cotonetes quando a criança estiver inquieta. Pode danificar a membrana mucosa e causar sangramentos nasais.

Causas do aparecimento de ranho em recém-nascidos e bebês

O congestionamento aparece devido ao inchaço e produção excessiva de muco. Durante os primeiros dias após o nascimento, a criança pode adormecer devido ao fato de aprender a respirar sozinha. Quando um bebê espirra, seu nariz limpa o excesso de líquido. Após o nascimento, a respiração deve normalizar durante a primeira semana.

Se o bebê continuar com falta de ar, isto:

  • Ar seco interior.
  • Fatores irritantes (alérgenos) - fumaça de tabaco, perfume, poeira, pêlos de animais, produtos químicos domésticos, etc.
  • Doença viral.

Quando a mucosa nasal está seca, ocorrem crostas e a criança fica indefesa. Ele para de comer, se preocupa, possivelmente sangrando. É urgentemente necessário remover o muco das passagens nasais para que não interfira na respiração completa e não cause desconforto.

Um corpo estranho que entra nas passagens nasais não é excluído. Se não conseguir removê-lo, instale gotas de vasoconstritor e tente novamente. Se isso não ajudar, você definitivamente deve consultar um médico.

Instruções para limpar boogers com diferentes meios

Salina

Amolecer as crostas com solução salina. É necessário colocar a criança de costas para que sua cabeça seja levemente jogada para trás. Em seguida, goteje 3 gotas em cada narina. Um banho quente em frente ao vaso sanitário nasal pode ajudar. Nesse caso, cascas e muco não podem ser removidos.

Flagelos de algodão

Eles podem ser feitos de forma independente.

  1. Pegue uma almofada de algodão e divida em duas metades. Deixe um e rasgue o segundo em quatro partes idênticas.
  2. Torça o flagelo em quatro partes.
  3. Umedeça o flagelo em água morna.
  4. Introduzir girando movimentos alternadamente em cada passagem nasal e extrair o conteúdo (para cada narina, um flagelo separado).

Seringa de pêra

Você pode comprar uma pêra medicinal em uma farmácia. O procedimento é o seguinte:

  1. Gota salina em seu nariz.
  2. Ferva e esfrie a pêra antes de usar.
  3. Esprema o ar apertando a pêra.
  4. Com cuidado, insira a narina e gradualmente abra a mão.
  5. Não faça movimentos bruscos, mas não hesite.
  6. Após o procedimento, processe a pêra.

Aspirador

Compre um dispositivo para sugar líquidos indesejados de uma farmácia. O processo de limpeza do nariz com um aspirador em casa tem algumas semelhanças com o procedimento da pêra. A criança não sentirá desconforto, mas sentirá cócegas leves.

  1. Coloque uma solução salina ou escove o nariz com óleo de bebê.
  2. Insira o tubo na narina conectada ao recipiente. Pegue o segundo na boca e com uma sucção remova a formação.
  3. Retire o conteúdo do recipiente.
Gráfico de vídeo

Cotonetes

É proibida a limpeza com cotonetes. O perigo é que pais inexperientes possam penetrar profundamente na varinha e ferir a membrana mucosa. A varinha é maior que as passagens nasais em uma criança.

Tubo de silicone

Coloque uma extremidade do tubo na passagem nasal, coloque a outra na boca e aspire ar. Então o conteúdo do nariz será extraído.

Outros métodos

Além de aspiradores, peras, tubos, flagelos e outros métodos, existem gotas especiais. Os fundos podem suavizar facilmente a crosta e hidratar a mucosa nasal. Mas vale lembrar que os sprays para recém-nascidos são proibidos, é melhor usar gotas.

Dicas do Dr. Komarovsky

As crianças pequenas não sabem assoar o nariz. Eles precisam ajudar com isso. Dr. Komarovsky aconselha o uso de um aspirador. A instilação de soro fisiológico no nariz (uma colher de chá de sal por 1 litro de água) ou fisiológica promove o movimento do muco das áreas anterior para a distante, onde a criança o engole. Não vale a pena temer, não é perigoso.

Recomendações de vídeo

Características da rinite fisiológica em lactentes

Se o nariz escorrendo de um bebê dura várias semanas, ele espirra, tosse e tem uma temperatura corporal elevada, esses são os primeiros sinais de ir ao médico. A principal tarefa é estabelecer a causa.

Nos recém-nascidos, distinguem-se duas formas principais do resfriado comum:

  • Sharp.
  • Crônico

A forma aguda se manifesta devido a infecção por infecção. No início da doença, a mucosa nasal incha. O muco acumulado causa desconforto ao bebê, impede a respiração completa, há uma violação da sucção.

Para descobrir a causa e ajudar a criança a se recuperar, nos primeiros sinais da doença, entre em contato imediatamente com um pediatra.

Prevenção e dicas úteis

Como medida preventiva para evitar a formação de crostas e muco no nariz, recomenda-se monitorar o microclima (temperatura do ar 20-22 graus, umidade 60%) na sala onde está o recém-nascido. Molhe e ventile diariamente. Não use aquecedores, pois secam o ar. Dê um passeio em qualquer clima.

Deixe O Seu Comentário