Decoração aconchegante com sotaque oriental: patchwork japonês no interior

Retalhos - uma técnica de costura a partir de pedaços de tecido, característica de povos de diferentes países do mundo. Tapetes originais, travesseiros, cobertores feitos de remendos coloridos são usados ​​há muito tempo em interiores rústicos e em estilo rústico. No entanto, essa costura original apareceu muito antes da Rússia, quando produtos luxuosos de pedaços de pano adornavam o interior tradicional das casas japonesas. A técnica japonesa de retalhos difere apenas em seu sotaque oriental tradicional, e o princípio da costura permanece o mesmo.





Recursos em estilo japonês

Inicialmente, a idéia principal dos retalhos era o uso racional do tecido, que era então de alto valor e custo. Posteriormente, produtos simples e fofos tornaram-se tão populares entre as pessoas que os eminentes designers começaram a prestar atenção a esse tipo de costura. Alguns deles até produziram tecidos com imitação de remendos costurados.

Muitos especialistas afirmam que a técnica dos retalhos se originou na Inglaterra, e não no Japão. Entretanto, a direção asiática não se tornou menos interessante, porque reflete todas as tradições e características da Terra do Sol Nascente. Estes incluem:

  • a presença da técnica japonesa de bordado sashiko;
  • o uso de seda para o tecido principal;
  • decoração com franjas, borlas;
  • a predominância de padrões de plantas, ornamentos geométricos e paisagens;
  • para costurar, use linhas de cores contrastantes que se destacam no fundo principal.

A popularidade dos retalhos no Japão foi associada à proibição de importação de têxteis da China, que serviu para desenvolver sua própria indústria têxtil. No início, as roupas para os monges eram feitas de pedaços de tecido, que sempre podiam ser renovados no processo de desgaste costurando cuidadosamente remendos. Depois de um tempo, essa costura tornou-se uma verdadeira arte e um tesouro nacional.




Colcha de retalhos japonesa: técnicas populares

Sashiko - uma técnica para criar costuras características na forma de traços finos pontilhados.

Yosegire - significa "peças de costura". A combinação desta técnica com o bordado sashiko serviu de base para o surgimento dos retalhos japoneses.

Kinusaiga é a mesma colcha de retalhos, mas sem o uso de uma agulha. É uma espécie de mosaico de pedaços de tecido dispostos em uma prancha de madeira. Primeiro, um esboço da imagem é criado no papel e, em seguida, um desenho é aplicado à base de madeira com tintas. Em seu contorno, são feitos cortes nos quais são selecionados pedaços especialmente selecionados.

 

Colcha de retalhos japonesa para iniciantes: regras e dicas básicas

Obviamente, a regra mais importante dos retalhos é o conhecimento da filosofia oriental, baseada em harmonia e tranquilidade. Os inquéritos ativos com energia incansável nem devem começar um trabalho monótono e meticuloso com os mínimos detalhes.

Os retalhos são uma técnica exclusivamente manual que requer boas habilidades. Inexperiente neste assunto, as artesãs terão que praticar primeiro. O não cumprimento de intervalos, pontos, dobras ou pontos irregulares prejudicará significativamente a aparência do produto.

Antes de iniciar o trabalho, é necessário estudar as principais regras para a criação de blocos, circuitos e aplicativos. Além da técnica básica, é necessário dominar o ponto “agulha para frente”, os chamados pontos “sashiko”. O ponto é feito na forma de uma linha pontilhada com intervalos iguais e pontos iguais.

Embora a técnica de costura dos retalhos envolva inicialmente o uso de restos do material restante, serão necessários materiais especiais para criar uma verdadeira retalhos japonesa. O tecido principal aqui é a seda, e um pré-requisito para um trabalho de alta qualidade é o uso de pedaços de tecido idênticos em densidade e espessura. Portanto, antes de iniciar tal criatividade, vale a pena adquirir os materiais necessários para o resultado desejado.


Dica: para dominar essa técnica, é melhor praticar a montagem de uma unidade simples. Afinal, se um pouco de material se deteriorou, uma experiência tão ruim é percebida com mais facilidade. Em qualquer caso, remendos retangulares idênticos de tecido, decorados com apliques, serão úteis no futuro para criar coisas funcionais e bonitas.

Retalhos de estilo japonês: idéias de design

Retalhos japoneses são freqüentemente encontrados em interiores de casas. Almofadas, tapetes, cobertores, pegadores de panela, toalhas de mesa e outros tecidos adicionam sabor oriental ao quarto. No Japão, ainda hoje, essa técnica é usada ativamente na fabricação de roupas e acessórios femininos (sacolas cosméticas, sacolas). Além disso, o custo dos produtos é considerável, pois o trabalho manual sempre se destaca pela sua singularidade.




Colcha de retalhos japonesa: uma oficina sobre como fazer sacolas de cosméticos

Para iniciantes, criar uma pequena bolsa de cosméticos é perfeito. Para isso, você precisará dos seguintes materiais:

  • cortes de tecidos diferentes. Eles devem ser lavados e passados ​​a ferro antes de prosseguir com o próprio corte;
  • winterizer sintético fino
  • não tecido;
  • relâmpago;
  • fios
  • quaisquer elementos decorativos (rendas, fio dental, botões).

Introdução:

  • Para o primeiro experimento, é melhor desenhar um padrão. Em seguida, corte as peças, deixando subsídios de cerca de 5 cm nas costuras.
  • Costure as peças e alise-as. Costure a parte de trás do padrão no resto.

  • Corte o winterizer sintético e o adesivo não tecido em peças acabadas. Dobre tudo e prenda com alfinetes.

  • Costure os pontos e costure o zíper.


  • Decore o produto com aplicações de outro tecido, renda, botões.
  • A bolsa cosmética original está pronta.

Esquema de fabricação de retalhos e embreagens de bolsas japonesas

Uma colcha de retalhos não menos original e elegante fica nas bolsas femininas.


Seguindo esse esquema simples, você pode fazer uma linda embreagem original.

Obviamente, a colcha de retalhos japonesa é uma técnica extraordinária e muito interessante que permite criar obras de arte reais cheias de significado especial a partir de pedaços simples.

Deixe O Seu Comentário