Madeira escovada - um detalhe interior espetacular
A escovação de madeira é um dos métodos de acabamento decorativo de material natural, que pode ser usado na fabricação de uma ampla variedade de itens de interior e materiais para decoração. Este método de processamento é baseado no uso da diferença de densidade entre as camadas de madeira. Se você olhar para a árvore cortada em serra, os anéis anuais serão perfeitamente visíveis precisamente devido à diferença nas densidades da camada. Fibras com diferentes qualidades físicas formam um padrão individual característico que pode ser efetivamente usado para criar superfícies decorativas (mas funcionais). Pode ser móveis, materiais de decoração ou apenas elementos decorativos projetados para decorar o interior.
Árvore envelhecida é uma tendência no design moderno
No design de interiores moderno, superfícies de madeira escovada são usadas em todos os lugares, em salas com uma ampla variedade de funcionalidades. Esta não é uma tendência fácil desta temporada, é uma maneira popular de criar soluções de design por vários anos. Obviamente, a moda da madeira envelhecida artificialmente não funcionará no futuro próximo - você pode usar essa técnica com segurança para projetar sua própria casa e ter certeza da relevância do design criado.
O arremesso é realizado removendo as camadas macias de madeira, após as quais as camadas mais densas são expostas, representando um belo padrão natural, uma superfície de relevo. Geralmente, a remoção de camadas suaves ocorre naturalmente ao longo do tempo. No âmbito de uma oficina de carpintaria, esse processo pode ser acelerado e a madeira envelhecida visualmente para obter uma superfície texturizada.
O processo de acelerar o envelhecimento da madeira pode ser feito com madeiras macias e duras. A única condição é a presença de camadas claramente definidas com uma composição macia e dura, textura óbvia. As seguintes espécies de madeira possuem essas propriedades:
- pinheiro;
- carvalho;
- larício
- cinzas;
- uma noz;
- wenge (uma raça de madeira africana de cor escura).
Esses tipos de madeira que não fazem sentido tentar escovar devido à falta de "camadas" óbvias (diferenças entre uma camada macia e dura, falta de uma estrutura fibrosa) incluem:
- Cereja
- Birch
- amieiro;
- ácer;
- teca
- faia.
Dado o fato de que a madeira natural se encaixa perfeitamente em praticamente qualquer direção estilística no design de interiores, a madeira abandonada é usada ativamente tanto para acabamento de superfície quanto para a fabricação de móveis e decoração. Revestimentos de pisos, painéis de parede e teto, móveis de estrutura, fachadas de sistemas de armazenamento - é difícil listar todas as áreas de aplicação de madeira envelhecida artificialmente.
Processo de escovação em casa
O método de escovação é uma das maneiras mais fáceis de envelhecer madeira em casa. É possível adicionar textura a uma superfície de madeira se houver uma quantidade mínima de equipamentos, ferramentas e dispositivos. A vantagem do método é que ele envolve o uso de trabalho exclusivamente manual.
Então você vai precisar de:
- escovas de metal com diferentes graus de dureza (para remoção grosseira da camada macia da superfície de uma peça de madeira);
- lixa com um nível diferente de granularidade (será necessário tanto para a desbaste quanto para o polimento final;
- mancha de madeira para dar à madeira máxima decoratividade;
- verniz para o tratamento final da superfície.
Todos esses dispositivos são necessários para o trabalho exclusivamente manual na criação de uma superfície de madeira escovada. Dando uma textura de árvore, seu envelhecimento visual pode ser simplificado mecanizando um pouco. Você pode usar uma broca com a capacidade de ajustar a velocidade e as máquinas de escovar especiais. Essas máquinas precisarão adquirir um conjunto de pincéis de três tipos:
- metal;
- polímero com abrasivo;
- sezal (cabelo).
Para a produção de uma pequena superfície de madeira com efeito de textura, não faz sentido comprar todos esses dispositivos. Mas se a madeira escovada for usada ativamente no design da sua casa, as despesas serão justificadas. Afinal, com uma certa sequência de ações, é possível obter não apenas uma fabricação rápida, mas também de alta qualidade, de madeira escovada.
Algoritmo de ação para escovar madeira
O uso da escovagem para o processamento decorativo de madeira permite alterar a textura e a cor de uma grande variedade de espécies de madeira. Então, vamos começar:
1.A madeira que você precisa é primeiro umedecida para evitar a propagação do pó da madeira. O primeiro tratamento é realizado com uma escova metálica, selecionada com base na densidade da madeira. As "cerdas" metálicas de uma escova devem remover com sucesso uma camada macia de uma árvore, mas não danificar as camadas duras. O movimento das "cerdas" deve estar na direção das fibras, selecionar a intensidade e a pressão com base na eficácia de raspar a camada macia. Ao trabalhar manualmente, não há problema em selecionar a intensidade de ação desejada e o nível de depressão, mas é preciso fazer muito esforço. Com uma máquina mecânica, será necessário selecionar o nível de rotação da escova para cada produto, mas o processo em si ocorre de maneira incrivelmente rápida e eficiente.
2.Em seguida, você precisa trocar o bico de uma escova de polímero por um abrasivo. Com este dispositivo, é possível realizar a retificação inicial da superfície, removendo a aspereza e os possíveis fragmentos de fibras de madeira remanescentes da etapa de processamento anterior. Depois que tudo o que é supérfluo é removido, é necessário avaliar a qualidade do trabalho realizado. Se os recessos não forem suficientemente pronunciados, trate a superfície novamente (diferentes tipos de madeira “se comportam” de maneira diferente neste estágio de escovação). Nesta fase do trabalho, você pode adicionar decoratividade à peça - use um cinzel para criar recortes de forma arbitrária em locais diferentes (a seu critério, tudo depende do resultado desejado). Será possível dar a esses aprofundamentos a aparência mais natural (como se a própria árvore envelhecesse ao longo do tempo) após a trituração.
3.A próxima etapa é o polimento final feito com uma escova de cabelo (bico). Este dispositivo ajudará a dar à superfície uma aparência final difícil, mas a estética de um produto polido com uma textura pronunciada. Se você estiver fazendo o trabalho manualmente, use uma lixa com o melhor nível de grão (a superfície será perfeitamente polida).
4.Em seguida, é o processo de preparação do produto para coloração e abertura com verniz. A superfície deve ser bem limpa e seca. Dependendo do design selecionado dos elementos que conterão madeira escovada, você pode escolher o tipo de revestimento para a superfície texturizada:
- coloração;
- douramento;
- tapinhas;
- aplicação apenas de verniz transparente.
O uso de manchas permitirá criar uma rápida mudança visual na estética da madeira - devido à formação de um padrão contrastante na topografia natural da árvore. Para que as áreas com camadas macias (absorvendo rapidamente a composição) sejam mais escuras e as áreas mais densas permaneçam leves, a mancha deve ser aplicada rapidamente, abundantemente e remover imediatamente o resíduo. O processamento da superfície texturizada com tinta dourada parece incrivelmente espetacular - contra o fundo da cor natural da madeira, ela penetra nos recessos e nas microfissuras, criando um brilho original e nobre de todo o produto.
5.Depois que todo o trabalho de pintura ou envernizamento estiver concluído, a superfície (após a secagem completa) deverá ser polida novamente para eliminar a rugosidade que surgiu durante a pintura. Após a secagem completa, a superfície pode ser envernizada. Se estamos falando sobre a criação de um material de acabamento para pisos, é necessário usar um verniz especial para parquet, o que permite prolongar a vida útil do acabamento de piso criado.
Um efeito bonito com um padrão de madeira natural pronunciado pode ser alcançado sem manchas, disparando a superfície com um maçarico. A peça de trabalho, levemente queimada com um maçarico, precisará ser tratada com lixa e, após limpeza e secagem - verniz para abrir a superfície para o processamento final.
E em conclusão
Uma das principais vantagens da escovação de madeira é a capacidade de criar materiais exclusivos de decoração e decoração em casa. A capacidade de envelhecer visualmente a madeira e usar a superfície texturizada eficaz para criar revestimentos, móveis ou decoração por si só, empurra muitos proprietários de apartamentos ou casas particulares para realizar várias experiências nessa área. As soluções originais para pintura, remendo, douramento e prateamento de produtos texturizados permitem criar um design criativo de salas com uma grande variedade de cargas funcionais. Afinal, uma árvore natural é sempre relevante, em qualquer direção estilística do design de interiores. Aqui estão exemplos de uso de madeira envelhecida para pisos ...
Painéis de parede para um acabamento eficaz de todas ou apenas superfícies ...
Material de acabamento para decorar o teto ...
O avental de cozinha original ...
Vigas, colunas e tetos, platbands, acessórios, trilhos e escadas de teto e outros elementos estruturais do interior ...
Portas interiores ...
Fachadas de sistemas de armazenamento ...
Bancadas para ilhas de cozinha, mesas de jantar e de escrita
Artigos de mobiliário - camas, cadeiras, mesas, bancos, bases para copos, prateleiras, bancos e muito mais ...