Sótão interior
Provavelmente, toda pessoa que possui uma casa particular deseja obter metros quadrados extras. A saída da situação será a construção do sótão, mas ele ainda precisa estar devidamente equipado e pronto. Como usar o sótão exatamente, é decidido individualmente, porque aqui você pode construir um quarto, um escritório pessoal ou uma creche.
As paredes
Aquecimento
Inicialmente, você precisa isolar as paredes do sótão para minimizar a perda de calor, para tornar esta sala confortável, acolhedora e aconchegante para você ou outros membros da família. Para isolamento, é melhor usar lã mineral. O processo começa com a colocação de uma camada de impermeabilização, que é revestida com a ajuda de ripas e um grampeador especial para trabalhos de construção.
Depois disso, a escolha da localização das paredes segue, dependendo do material de impermeabilização colocado entre as vigas. É importante deixar um espaço para que o ar possa circular.
Se houver uma divisória de tijolos, o isolamento deve ser montado nos dois lados. No interior, o isolamento é aplicado com uma camada de impermeabilização e, do lado de fora, um revestimento ou drywall é montado sobre eles. O isolamento das rampas não é necessário, mas é necessária a colocação de uma camada de impermeabilização, pois isso protegerá o sótão da alta umidade.
Preparação e uso de partições
Se a sala do sótão for dividida em várias zonas, é necessário usar partições que precisam ser preparadas. Nesse caso, do piso até a última viga, uma placa é instalada no teto, cuja espessura é de cerca de dois centímetros e a largura não é superior a 15 centímetros. Depois disso, você precisa instalar as barras, que são montadas horizontalmente. A divisória precisa ser revestida com tábuas, deixando pequenas folgas e, por dentro, materiais de isolamento térmico e impermeabilização devem ser fixados.
Depois de todo o trabalho realizado, você pode fazer a decoração do sótão com placas de gesso. Como partições, bases de madeira ou um canal são usados.
Placa de gesso acartonado
O processo de revestimento é muito simples e compreensível para todos, para que você possa lidar com ele sozinho. Inicialmente, frontões e encostas são revestidos, após o que você pode prosseguir para decorar o teto.
Durante o revestimento das encostas, barras de madeira são instaladas nas vigas, cuja distância deve ser de cerca de um metro. Barras horizontais são instaladas nessas lacunas, após as quais o drywall é instalado, e rachaduras e buracos são selados com materiais improvisados.
Painéis OSB
A vantagem dessas placas é que não é necessário um longo processo de preparação, pois a instalação pode ser realizada anexando as placas diretamente às vigas. Simplificando, você não precisa criar e instalar um quadro adicional, o que economizará significativamente um tempo valioso. Para fixar os painéis, podem ser utilizados pregos, mas antes da instalação é necessário verificar a superfície, ela deve ser lisa e uniforme. Para o revestimento interno, produtos polidos são usados.
O uso de modernas placas OSB abre novas possibilidades, porque você pode finalizar as paredes do sótão com tecido ou papel de parede. Antes de aplicar o papel de parede, a superfície é preparada. Alternativamente, podem ser utilizadas tintas oleosas ou acrílicas. Não é aconselhável usar tinta de emulsão aquosa, pois pode danificar o material ou dobrá-lo.
Revestimento de madeira compensada
Uma opção simples e acessível para decorar as paredes do sótão é o uso de madeira compensada comum. Como trabalho final, o compensado pode ser coberto com papel de parede ou tinta. A largura do compensado não deve exceder um centímetro e meio e seu comprimento pode variar de 1,5 a 2,5 metros, enquanto a espessura é de 5 milímetros.
Ao escolher o compensado, você precisa dar preferência a uma opção resistente à umidade. A madeira compensada é instalada na estrutura usando parafusos ou pregos autorroscantes com pequenas folgas. Se o compensado tiver bordas ranhuradas, não serão necessárias folgas. Inicialmente, é realizado o acabamento do compensado, começando com empenas e declives, após o que embainham o teto.
Forro
Forro é a opção mais popular para a decoração de interiores do sótão. Inicialmente, é cortado e, em seguida, fixado à estrutura de madeira com pregos nas articulações. Depois de instalar cada folha, é necessário verificar a localização do nível do material. Se este procedimento não for realizado, a inclinação não poderá ser evitada. Após o término da ripa, a superfície é envernizada.
Teto
Inicialmente, você precisa determinar a altura dos tetos, a melhor opção é de 2,2 metros. Se o teto for mais alto, isso não será totalmente apropriado; se mais baixo, a pessoa alta sentirá desconforto e a instalação de armários se tornará problemática.
Inicialmente, é medida a distância entre as vigas e o piso, após o que o dispositivo para a base do teto começa. Uma barra é instalada entre as vigas, para força, são instaladas a cada 70-90 centímetros.
O teto acabado pode ser revestido com madeira, gesso cartonado. Não se esqueça do calor e impermeabilização, eles são necessários. No final, você pode fazer tetos elásticos ou cobrir a superfície da madeira com verniz.
Sexo
Para isolar o piso, você pode usar diferentes materiais com propriedades de isolamento térmico. A melhor escolha é lã de vidro ou lã mineral. O isolamento é estabelecido em todo o perímetro, a camada de assentamento deve ter pelo menos 10 centímetros. Para proteger o sótão da umidade, você precisa usar uma camada de impermeabilização. Se uma laje de concreto for usada como sobreposição, será necessário fazer uma mesa.
O piso precisa de uma base, que é um calçadão. A espessura do piso é de 4 centímetros e precisa ser colocada em vigas. A opção mais durável e sustentável será o pinheiro ou outras coníferas. O principal é que as placas estejam secas no momento da instalação, caso contrário, poderão ocorrer lacunas. A árvore se presta ao processamento obrigatório com soluções e compostos especiais que a protegerão de podridão, fungos e várias pragas.