Opções de cores para porta, rodapé e piso
Ao criar conforto, as soluções coloridas para design de interiores desempenham um papel importante. Para se sentir mais confortável em sua própria casa, você precisa criar harmonia nela. Alguns entendem essa combinação de cores já no arranjo final dos quartos, ou seja, é dada mais atenção à combinação de móveis, cortinas, todos os tipos de acessórios, etc.
Nesse caso, é claro, sua fusão harmoniosa com paredes, pisos e tetos é levada em consideração. Mas isso não deve começar, afinal. A harmonia total pode ser alcançada se a combinação de cores entre os principais elementos das instalações for pensada na fase preparatória.
E, novamente, os designers "caseiros" se esforçam para combinar a decoração de paredes, tetos e pisos em uma única imagem, considerando tudo o resto como detalhes secundários. Ninguém discutirá sobre isso - esses elementos devem estar em harmonia um com o outro.
Mas não devemos esquecer coisas como portas, platibandas, rodapés - essas são partes integrais do interior de cada sala e não devem ficar fora da imagem geral. Portanto, a combinação das cores das portas, rodapés e piso deve receber menos atenção. O proprietário do apartamento deve se sentir confortável, mesmo na fase intermediária - após a conclusão do reparo, mas antes do início do arranjo das instalações (ou seja, na ausência de móveis, cortinas, tapetes, etc.).
Em geral, a correspondência de cores é uma grande ciência, mas não é difícil dominá-la. Especialmente se você se lembrar de que existem 7 cores primárias na natureza - o "arco-íris das cores". Tudo o resto são suas máscaras e combinações.
Alguém pode dizer que existem mais duas cores básicas - branco e preto. Mas, curiosamente, eles também se relacionam com uma combinação de 7 cores. Um arco-íris é uma decomposição espectral do branco em seus componentes (do vermelho ao roxo). E o preto é o oposto do branco (um "buraco negro", por exemplo, é um vácuo, ou seja, um vazio).
Portanto, eles são, por assim dizer, limítrofes e geralmente são usados como bordas. E se é desejável experimentar menos com o preto (seu excesso no interior age esmagadoramente), o branco já está começando a se transformar em um design clássico de apartamentos.
Cores no acabamento
A cor branca no design dos rodapés e das faixas de porta é uma opção em que todos saem ganhando para qualquer combinação de tons. Portanto, se houver alguma dúvida sobre a harmonia de cores correta, você deve colocar um "cantão" branco em torno do perímetro do piso (isto é, ao longo dos rodapés) - isso suavizará as falhas.
Se houver mais confiança na escolha da cor dos pisos e das portas, o tom dos rodapés poderá ser combinado com uma dessas partes, desde que as portas e o piso sejam diferentes. Quando esses 2 elementos são pintados na mesma cor, você pode escolher uma tonalidade contrastante para rodapés.
A mesma “atitude” contrastante pode ser escolhida entre o piso e a porta. E aqui são recomendadas 2 opções principais: portas escuras e piso claro, portas claras e piso escuro. Mas com qualquer opção escolhida, é necessário aderir à regra principal do design - o conjunto não deve ter mais do que 3 cores básicas (e para designers iniciantes, é aconselhável parar 2). Melhor "brincar" com a intensidade dos tons.
Cor e outras opções
Mas você não pode "andar em ciclos" apenas em uma combinação de cores. Não se esqueça de um momento como a percepção visual de toda a sala. Afinal, é com a ajuda da cor que você pode reduzir visualmente o espaço ou aumentá-lo.
Portanto, uma sala escura tornará uma sala pequena ainda menor, mas uma sala clara ajudará a "expandir os limites". Portanto, as portas aqui devem ser como uma continuação do piso.
O mesmo pode ser dito sobre uma sala grande, exatamente o oposto: o piso deve ser pintado de escuro e a porta deve ser clara (para que a “borda” seja mais clara).
Um papel importante é desempenhado pelo lado do mundo, no qual as janelas da sala se abrem. Nos quartos "do norte", sempre há falta de iluminação. Portanto, é desejável selecionar tons mais claros no design de todos os elementos internos (especialmente pisos). Ou seja, é necessário aumentar a superfície refletora para que os coelhos do sol “brinquem” o mais rápido possível na sala.
Quanto às salas "do sul", então, naturalmente, você precisa aumentar a superfície de absorção de luz. Portanto, seria mais lógico usar tinta mais escura para cobrir o chão.
Ao aprender a combinar a visualização e o "jogo" da luz, será possível obter soluções interessantes no design de qualquer ambiente. E o mais ousado, talvez, vai balançar na vanguarda (que está muito na moda agora).
Soluções de design personalizado
Recentemente, os designers estão cada vez mais tentando experimentar, oferecendo soluções não padronizadas no design de salas. E uma dessas opções é introduzir um ponto colorido brilhante no interior, cujo papel é desempenhado não por um elemento decorativo na parede, mas por uma porta comum.
Em vez disso, não é comum, mas pintado, por exemplo, em vermelho, verde ou até vermelho. Mas se essa decisão for tomada como base, deve-se lembrar que o tom da porta ainda deve "ressonar" com alguns outros elementos do interior: algo de móveis ou cortinas, acessórios nas paredes. A propósito, é um rodapé pintado na mesma cor da porta que pode se tornar a conclusão lógica de toda a composição, como se estivesse emoldurando todo o interior.
Além disso, não se deve esquecer que essa vanguarda pode não caber no quarto ou no quarto de hóspedes (onde é desejável usar cores pastel mais "suaves"). Mas para a cozinha, sala de jantar ou quarto das crianças, esse esquema de cores pode ser útil.
Para salas onde não há janelas (corredores, antecâmara, banheiro), as soluções de vanguarda, pelo contrário, podem se tornar kitsch. Estes quartos são geralmente pequenos. Portanto, o principal objetivo aqui é aumentar visualmente o volume. Mas isso geralmente é conseguido com tonalidades claras de portas, tetos e paredes. Mas, por algum motivo, o piso tenta pintar em cores que não deixam marcas.
Para se afastar um pouco das normas "piso marrom - portas brancas", você pode pintar a porta em uma cor mais agradável - bege. Isso suavizará a "grosseria" da sombra sexual.
Pisos cinza escuros nos corredores também podem ser chamados de um clássico "chato". Portanto, para a porta, é melhor levar a tinta também cinza, mas vários tons mais claros, e os rodapés também devem ser pintados nela. Esse "acinzentado" só pode ser "animado" por algum ponto brilhante na parede.
E se você ainda se atreve a pintar o chão com uma cor cinza pálido, então para a porta o melhor esquema de cores seria o marfim. Para rodapés, qualquer uma dessas cores serve.
Conclusão
Mas, independentemente de quais opções de combinação de tons no design de portas, pisos e rodapés sejam escolhidas, elas devem "entrelaçar-se" organicamente nos arredores em geral com o teto e as paredes.
As portas devem ser combinadas com móveis ou contrastadas com elas (mas estejam em harmonia). A cor escolhida para rodapés deve "piscar" em outros elementos do interior.
Ao escolher soluções em cores para uma sala, não se deve esquecer que outras salas estão adjacentes a ela. Com portas abertas, a transição no design deve ser suave, como se repetisse o motivo e a idéia do interior da próxima sala. Em outras palavras, a harmonia não deve estar presente em um quarto individual, mas em todo o apartamento.