Como desenvolver habilidades de contagem rápida? Dicas para todas as idades
Os métodos de ensino do século passado para profissões como economista, vendedor, comerciante, professor de aritmética da escola primária, são apagados da memória da sociedade, como relíquias do passado soviético. Mas eles tinham muitas coisas úteis. Em particular, esses exercícios, que ativavam a atividade cerebral, desenvolveram o pensamento lógico, usando os dois hemisférios do cérebro para encontrar soluções ótimas para problemas matemáticos e poder contar rapidamente na mente.
Elementos separados dos métodos formaram a base de cursos modernos de matemática mental e programas de treinamento para contagem oral rápida. Hoje é um luxo - a capacidade de contar rapidamente na mente e, no passado distante, essa era uma condição necessária para a adaptação e a sobrevivência social.
Por que você precisa contar em sua mente
O cérebro humano é um órgão que precisa de uma carga constante, caso contrário, o mecanismo de atrofia é acionado.
Outra característica é que todos os processos neurais no cérebro prosseguem simultaneamente e estão interconectados. Assim, a atividade física e mental insuficiente, a predominância da carga estática, levam à distração, desatenção e irritabilidade. Na pior das hipóteses, uma condição estressante pode se desenvolver, cujas consequências são difíceis de prever.
O conhecimento do mundo circundante e as leis da vida social chegam à criança à medida que ela cresce e aprende, e a matemática desempenha um papel importante nisso, pois é ela quem nos ensina a construir conexões lógicas, algoritmos e paralelos.
Psicólogos e professores experientes identificam diferentes razões pelas quais uma criança precisa aprender a contar em sua mente:
- Maior concentração de atenção e observação.
- Treinamento de memória de curto prazo.
- A ativação dos processos de pensamento e o desenvolvimento do discurso alfabetizado.
- Capacidade de pensar de forma variável e abstrata.
- Treinar a capacidade de reconhecer padrões e analogias.
Técnicas de contagem oral e exercícios para adultos
A gama de tarefas e problemas de um adulto é muito maior do que a de uma criança. Em várias profissões e na vida cotidiana, as pessoas diariamente têm que lidar com problemas matemáticos cem vezes por dia:
- Quanto lucro isso me trará.
- Você me traiu na loja?
- Se o revendedor exagerou na margem dos bens adquiridos.
- É mais barato contratar um empréstimo com pagamento mensal de juros ou a cada três meses.
- O que é melhor - um salário por hora de 150 rublos ou um salário mensal de 18.000 rublos.
A lista continua, mas o fato da necessidade de habilidades de contagem oral é inegável.
Fase preparatória - conscientização da necessidade de contagem oral
A matemática mental e qualquer outra técnica projetada para ensinar a contar em casa na mente de maneira mais rápida e eficiente ensina adultos e crianças.
Sua única diferença é o escopo do conhecimento. Os desenvolvedores dos cursos de MM tentam selecionar quebra-cabeças para adultos de forma que eles sejam procurados no trabalho.
☞ Exemplo:
Você tem em suas mãos um contrato futuro com vencimento em 1º de janeiro de 2019 e decide calcular em que dia da semana esse evento ocorrerá (repentinamente sexta-feira). Todas as operações são realizadas com os dois últimos dígitos do ano, no nosso caso são 19. Primeiro você precisa adicionar um quarto a 19, isso pode ser feito por divisão simples: 19: 2 = 8,5, depois 8,5: 2 = 4,25. Os dígitos após o ponto decimal são descartados. Acrescentamos: 19 + 4 = 23. O dia da semana é simplesmente determinado: a partir do número recebido, é necessário subtrair o produto mais próximo com o número 7. No nosso caso, isso é 7 * 3 = 21. Portanto, 23 - 21 = 2. A data de vencimento dos futuros é a segunda dia ou terça-feira.
Não é difícil verificar olhando o calendário, mas se não estiver à mão, essa técnica pode ser útil e chamará a atenção dos outros.
Gráfico de vídeoMétodos de adição, subtração, multiplicação e divisão rápidas de diferentes números
Exemplos com graus variados de complexidade exigem uma quantidade de tempo diferente, embora com a prática constante o número de esforços gastos seja reduzido.
A adição e subtração na matemática mental tendem a simplificar. Tarefas complexas e globais são divididas em tarefas menores e mais simples. Números maiores são arredondados.
☞ Exemplo de adição:
17 996 + 2676 + 3592 = 18 000 + 3600 + 2680 - 4 - 8 - 4 = 21600 + 2000 + 600 + 80 - 10 - 6 = 23600 + 600 + 70 - 6 = 24200 + 70 - 6 = 24270 - 6 = 24264.
No início, será difícil manter uma cadeia tão longa em sua cabeça e você terá que pronunciar mentalmente todos os números para não se perder, mas à medida que a memória de curto prazo melhorar, o processo se tornará mais fácil e compreensível.
Example Exemplo de subtração:
O processo é idêntico para subtração. Primeiro, subtraia o número arredondado e adicione o excesso. Um exemplo simples: 7635 - 5493 = 7635 - 5500 + 7 = 2135 + 7 = 2142
Para multiplicação e divisão, existem pequenos truques, incluindo os mencionados anteriormente no exemplo com datas. Na prática, exemplos com porcentagens ou proporções são encontrados com mais frequência. A essência de sua solução também se resume a esmagar e simplificar a tarefa. Alguns podem ser resolvidos com apenas um clique.
☞ Exemplo de multiplicação e divisão:
Você depositou 36 000 em. 11% e você precisa calcular quanto lucro ele trará. O segredo do cálculo é simples - o primeiro e o último dígito permanecerão os mesmos e o meio será a soma dos dois números extremos. Então 36 * 11 = 3 (3 + 6) 6 = 396 ou, no nosso caso, 396/100% = 3 960 y. e
Na maioria dos métodos mentais de multiplicação e divisão, um pré-requisito e nenhuma alternativa é o conhecimento da tabela de multiplicação para dez. Para crianças do ensino fundamental, o programa de treinamento para a contagem oral será diferente.
Dicas para crianças em exercícios de contagem oral
As crianças são confrontadas com tarefas de uma ordem diferente. Além da memorização tediosa, eles também são forçados a multiplicar e dividir maçãs e tomates, e se você perguntar por que isso é feito, o professor dirá "na melhor das hipóteses" na melhor das hipóteses, e a criança perderá o interesse em todo o processo.
É impossível mudar o sistema educacional em um mês, mas ajudar a criança a desenvolver habilidades de contagem oral é bastante realista.
Fase preparatória
Explique à criança em um idioma acessível, por que considerar na mente - isso não é apenas útil, mas também interessante. Se você decidir lidar com isso sozinho, pegue materiais ilustrados de várias fontes e faça um cronograma para as aulas conjuntas. Não é necessário praticar diariamente e por muitas horas. Isso não será benéfico. Basta dedicar vinte minutos a isso três vezes por semana, mas ao mesmo tempo, para que a criança se acostume.
Exemplos de exercícios para crianças
Comece com tarefas interessantes para se envolver no jogo. Mostre como você pode obter rapidamente uma resposta para um exemplo difícil e superar todos os colegas de classe. Desenvolver habilidades de liderança.
☞ Exemplo:
Usamos a regra de multiplicar números de dois dígitos com os mesmos primeiros e últimos dígitos, fornecendo um total de "10" para resolver o exemplo "44 * 46". Multiplicamos o primeiro dígito pelo que segue em ordem. Os últimos dígitos também são multiplicados: 44 * 46 = (4 * 5 = 20; 4 * 6 = 24) = 2024.
Na escola, esses exemplos são resolvidos à moda antiga, em uma coluna. Leva muito tempo para reescrever tudo. Conhecendo a tabela de multiplicação para 4, este exemplo pode ser resolvido na mente em alguns segundos.
O que é ensinado na escola e é possível acreditar em tudo
A escola clássica como um todo é cética em relação aos métodos de contagem acelerada, citando como exemplo as crianças que, treinadas nos métodos da matemática mental, não tendem a pensar logicamente em outras disciplinas, querem fazer tudo rapidamente, como estão acostumadas e não qualitativamente.
Mas isso está associado mais à inércia do programa educacional do que ao estado real das coisas.
Informações do vídeo
A matemática mental ajuda a ativar os processos mentais, mas não exige o lançamento de cadernos, para não contar em uma coluna e livros, para não ler. Os métodos de contagem oral são bem absorvidos pela criança em paralelo aos métodos escritos, que são mais frequentemente usados na aritmética do ensino fundamental. Ele vê várias maneiras de resolver problemas e se sente mais confiante do que seus colegas de classe.