Como impermeabilizar no banheiro?
Impermeabilização é a aplicação de materiais que não permitem a passagem de água na superfície do piso e das paredes. Esse tipo de reparo está sendo realizado no local dos banheiros, para evitar a ocorrência de fungos, mofo e outras "alegrias" da sala úmida. A conveniência da impermeabilização não requer discussão, porque, se não for cumprida, a evaporação e o condensado penetram mesmo sob os ladrilhos colocados no banheiro ao longo do tempo, causando todas as consequências acima, negativas tanto para a aparência da sala como para a saúde de seus proprietários. Um ponto separado é o aumento da vida útil dos materiais de acabamento no banheiro, além de minimizar possíveis mal-entendidos com os vizinhos devido a uma torneira aberta, um cano estourado ou outros acidentes ...
Onde a impermeabilização é necessária antes de tudo?
Antes de executar o trabalho, o primeiro passo é determinar como usar o tipo de material. Eles são divididos principalmente em dois tipos. O primeiro é coberto com reboco, o segundo, colado.
Lubrificantes
Massas líquidas ou pastosas aplicadas com rolo ou espátula em uma superfície isolada. Leva algum tempo para endurecer. Os aspectos positivos, é claro, são a possibilidade de usá-los em superfícies irregulares, excelente adesão à superfície e relativa facilidade de trabalho. A desvantagem é que a maioria dos materiais de revestimento durará o suficiente se você adicionalmente colocar uma mesa de enchimento neles.
Para a impermeabilização, o betume comum continua sendo a opção mais barata. No entanto, leve em consideração sua vida útil curta (3-5 anos), bem como a necessidade de aquecê-la antes de aplicar na superfície a ser tratada a uma temperatura de 120 ° C.
Se necessário, salve, você também pode usar vernizes especiais. Eles são aplicados em várias camadas e são uma boa proteção contra a umidade. No entanto, a desvantagem é a mesma do betume - fragilidade. Após 5-6 anos, a impermeabilização precisará ser refeita.
Uma opção muito melhor, embora mais cara, seria usar materiais mais modernos baseados em betume. Este é um mastique de betume-borracha ou betume-polímero. Eles são muito mais confiáveis, duráveis e não caprichosos com as condições de trabalho, até temperaturas abaixo de zero.
O preço mais alto e a qualidade adequada são mastiques de cimento e polímero. Eles ficam ótimos com plasticina derretida. Ao processar superfícies, elas vazam notavelmente nos menores espaços, preenchendo orifícios e formando um acoplamento confiável, e o conteúdo de polímeros, dispersões de silicone ou acrílico na base garante a durabilidade e a eficácia desses materiais.
Se a contratação de artesãos não é a melhor maneira para você, e você optou por impermeabilizar seu banheiro com suas próprias mãos, não esqueça que não existe uma receita única para o uso de misturas de revestimento e estude cuidadosamente as instruções de uso. Também estocar a ferramenta necessária. Os mastiques líquidos são aplicados com um rolo ou pincel grosso - com uma espátula ou espátula. Se for usada mástique espessa, estique também uma espátula larga para nivelar a superfície.
O processamento começa a partir de um ângulo ou de uma junção de costuras. É desejável processar todas as superfícies, mas mesmo que apenas o piso seja processado, ainda é necessário "subir" 20 a 30 cm nas paredes. Não se esqueça dos tubos - eles devem ser usados com juntas e também revestidos com mástique.
Wormy materials
Este é essencialmente o mesmo betume reforçado com poliéster ou fibra de vidro. Dependendo do custo dessa impermeabilização, existem materiais que contêm polímeros e outros aditivos. De acordo com o método de aplicação, eles são divididos em autoadesivos e guiados. Os primeiros agem como adesivos comuns, a película protetora é removida e o próprio rolo é rolado na superfície a ser tratada. Os guiados são montados usando um queimador de gás. O rolo é disposto na superfície, tratado termicamente e depois desenrolado com um rolo pesado.
A maior vantagem da colagem é a rentabilidade inegável - nem uma única mistura de revestimento custará tão barato quanto alguns rolos de impermeabilização pronta. Uma vantagem adicional é a velocidade da instalação, além da falta de necessidade de esperar até que a superfície tratada esteja pronta para a próxima etapa do trabalho de reparo.
Os aspectos negativos incluem, em primeiro lugar, o cheiro desagradável e persistente do próprio betume. Igualmente importante é a necessidade de uma preparação completa da superfície - a colocação de um rolo requer uma base perfeitamente uniforme e seca. Também deve ser lembrado que as imprecisões na execução podem anular todo o esforço despendido, portanto a colagem dos painéis de impermeabilização deve ser feita com extrema precisão.
As principais etapas da impermeabilização
Antes de tudo, é necessário realizar trabalhos preparatórios. Estes incluem:
- Preparação de superfície. É necessário limpar completamente a base tratada contra detritos e poeira. Se a diferença de altura for superior a 2 mm, é necessário fazer uma mesa niveladora.
- Se as betonilhas de concreto, gesso ou cimento forem isoladas, a superfície deve ser umedecida. Isso é feito devido à estrutura porosa desses materiais, a fim de evitar a secagem prematura da solução.
- Base de primer. Este é um procedimento obrigatório, muitas vezes melhorando a qualidade da adesão da impermeabilização à superfície tratada.
- Dimensionamento de juntas estanques à umidade com fita de reforço. Preste atenção às folgas entre as paredes e o piso, entre o piso e o encanamento, etc.
Depois de concluir todo o trabalho preparatório acima, prossiga diretamente para a aplicação de impermeabilização, de acordo com as recomendações para o material específico utilizado.