Como ampliar visualmente uma sala
Quase todo mundo que tem um pequeno espaço de vida teve que lidar com o problema da expansão visual do espaço. Como regra, eles encontram uma saída usando espelhos, escolhendo móveis transformadores e uma paleta de luzes no design de interiores. Mas há mais maneiras de ultrapassar os limites de paredes e tetos. Se você usá-los ao máximo, o resultado poderá exceder todas as expectativas. Nós oferecemos alguns truques simples com os quais seu apartamento parecerá visualmente maior.
A maneira mais simples e eficaz é decorar as paredes em tons claros e claros. Você também pode usar papel de parede com um padrão pequeno, visualmente a sala ficará mais ampla e mais alta.
Se a altura do teto permitir, podem ser usados tectos brilhantes. Este tipo de tecto falso tem um efeito de espelho. A sala inteira é refletida neles, o que permitirá que pareça muito mais volumoso.
Se você adicionar um espelho grande à parede de uma sala pequena, o efeito dobrará.
Linhas ou padrões nas paredes: faixas transversais - o teto fica mais baixo, mas as paredes se afastam longitudinalmente - o teto "sobe", as paredes, respectivamente, se estendem para cima.
Para salas pequenas, você pode escolher uma cor para o piso e elementos decorativos no mesmo esquema de cores, e as paredes devem ser decoradas em um tom menos brilhante.
Móveis dimensionais, que serão localizados ao longo das paredes, também é desejável selecionar cores semelhantes às paredes, para que os móveis não atraiam muita atenção e a sala seja visualmente suavizada.
O melhor uso para um espaço pequeno é móveis (prateleira, mesa), lembranças de vidro ou plástico, porque a transparência dá uma sensação de liberdade.
Uma maneira bastante tradicional é o uso de móveis multifuncionais transformados, armários embutidos de drywall em vez de fones de ouvido prontos.
Se for necessário prolongar a sala, o padrão do piso deve estar localizado ao longo de todo o comprimento do piso. Hoje a novidade é o piso 3D a granel.
Você pode "empurrar" as paredes e "elevar" o teto usando cores frias no interior.
E as janelas? Quanto maior, mais espaço parece. Um bom complemento para uma janela que não está sobrecarregada com linhas de encadernação é o tule e as cortinas de ar em uma ampla cornija.
Para um espaço limitado, o sistema de iluminação precisa ser pensado especialmente com cuidado. Recomenda-se iluminação indireta obrigatória com luz fria. O requisito para fontes de luz adicionais é iluminar a sala ao máximo, sem deixar cantos escuros ou espaço vazio.
Se uma viga atravessar o teto e não for possível ocultá-la, para não atrair a atenção, use a seguinte técnica: decore a parede ao nível dos olhos com um padrão, uma faixa decorativa ou uma borda. Assim, você pode se concentrar em detalhes mais estéticos do interior da sala.
E a última regra principal: evite bagunçar o apartamento. Montanhas de coisas desnecessárias trarão em nada todos os seus esforços em relação à expansão visual do espaço.