Visão geral de armários com prateleiras, regras de seleção
É impossível imaginar o armazenamento das coisas sem um armário. Com sua ajuda, coisas, linho e sapatos são simplificados. Um desses "ajudantes" é um armário de roupas com prateleiras, que se tornará uma parte necessária dos móveis e uma peça de mobiliário elegante.
Nomeação
Este item foi criado para ocultar a desordem e fornecer a cada item um local permanente. É selecionado levando em consideração as necessidades específicas da pessoa. Para guardar roupas de cama, é conveniente usar um armário com prateleiras que permitam que as coisas substituam. Pode ser diversificado por prateleiras internas e externas, gavetas.
O armário de roupas geralmente está localizado no quarto. Nenhuma outra roupa se dobra nela. A roupa de cama não deve ser muito apertada aqui, porque o ar não circula e um odor desagradável pode aparecer. Se o tamanho dos móveis permitir, você poderá guardar travesseiros, cobertores, tapetes. Os itens raramente usados são empilhados até a parte superior ou inferior e com uma grande profundidade de construção - até o canto mais distante.
Variedades
O mercado de móveis é diversificado e os armários são apresentados em uma grande variedade. Tais projetos podem ser:
- embutido;
- semi-embutido;
- caso;
- modular
A opção econômica é considerada como armários embutidos e semi-embutidos, pois durante a instalação faltam algumas paredes. Quando uma estrutura é instalada em um nicho, suas superfícies laterais serão as paredes do nicho e, em vez da parte inferior e superior, o piso e o teto podem ser usados. A instalação é realizada diretamente nas paredes, teto, para que no futuro não funcione para reorganizar a estrutura em outro local.
Um armário é mais caro porque contém todas as paredes. O modelo é móvel, é possível desmontar, traduzir e montar. Os móveis modulares são quase os mesmos produtos de gabinete, mas com um design de interiores incompleto, o que permite modificá-los, por exemplo, usando racks e seções.
Construído emSemi-construídoModularCaseEm forma
Existem quatro formas populares de armários:
- direto (linear);
- angular;
- Raio
- retangular.
A forma angular do gabinete é montada a partir de módulos diretos, baseados em um elemento de canto - um pentágono. As formas em forma de L e em forma de P são obtidas devido a diferentes combinações desses módulos.
Os armários Radius possuem elementos arredondados, na maioria das vezes têm um painel lateral arredondado e existem prateleiras abertas. Por configuração, eles são:
- côncavo;
- convexo;
- acenou.
Com um layout de apartamento padrão, um armário com raio côncavo seria a melhor opção. O design é muito espaçoso e, devido à bela suavização dos cantos, aumenta visualmente o espaço. Armários convexos são modelos originais, mas precisam de uma sala grande e espaçosa para acomodá-los, pois "escondem" o espaço.
O gabinete ondulado ficará idealmente em grandes salas retangulares. É feito o comprimento de toda a parede e "captura" o canto com um arredondamento suave.
CôncavoConvexoAcenouMateriais de fabricação
Os móveis podem ser feitos de vários materiais e, além disso, do mesmo ou combinados. Os principais materiais para a fabricação de móveis:
- Aglomerado - este material tem uma aparência agradável, é considerado o mais acessível para qualquer consumidor. A escolha das cores é enorme, você pode encontrar uma opção adequada para qualquer design de ambiente. No entanto, deve-se lembrar que esse material pode ser saturado com substâncias nocivas à saúde humana. Também não tolera umidade, detergentes;
- O MDF é um painel de fibras cuja produção não utiliza substâncias nocivas. É mais durável, de alta qualidade, respectivamente, seu preço é mais alto;
- a madeira é um material natural e ecológico. Móveis feitos a partir dele são altamente valorizados. O design de móveis se distingue pela sofisticação, estilo e durabilidade.
A árvoreAglomeradoMDFDepende da escolha do material, qual será a qualidade do gabinete e quanto tempo durará.
Alojamento
Para escolher o gabinete certo, você precisa entender claramente a função que ele executará. Por exemplo, um armário de roupas com prateleiras é adequado para guardar roupas. Dependendo do layout, estilo de design da sala, a decoração será escolhida.
Exemplos de design de instalação:
- um guarda-roupa embutido é instalado em nichos existentes, devido aos quais não "carrega" o espaço, mas complementa a decoração do quarto;
- direto - colocado ao longo da parede da sala. Pode ter portas articuladas e deslizantes. Os últimos são considerados mais ergonômicos, porque não ocupam espaço em excesso;
- angular - está localizado em um determinado canto da sala, deixando o espaço principal livre.
Qualquer modelo pode ser fabricado em diferentes tamanhos, de diferentes materiais e com um estilo de design diferente. Pela cor, o mais popular é o guarda-roupa branco. Com ele, você pode expandir visualmente o espaço, tornar a sala mais brilhante.
Dependendo do tipo de estrutura, você pode colocá-lo das seguintes maneiras:
- ao longo da parede - qualquer parede é adequada para instalação. O principal é que os móveis se misturam harmoniosamente com a decoração da sala. Ao instalar um armário de batente, a abordagem deve ser livre e, para abrir as portas, deve haver espaço livre suficiente;
- no canto da sala - esse arranjo é adequado para móveis do tipo canto com portas de correr ou dobradiças. O design instalado não ocupa muito espaço livre na sala. Ao mesmo tempo, devido à "captura" da esquina, haverá um compartimento profundo no qual é conveniente guardar roupas de cama, travesseiros e cobertores. Muitas vezes, no design, usam prateleiras laterais abertas, que são convenientes para armazenar pequenas lembranças, colocar fotos;
- em um nicho - se houver um nicho na sala, é instalado um guarda-roupa embutido com prateleiras. Geralmente é feito sem paredes laterais, seu papel é desempenhado pelas paredes do nicho. Móveis feitos a partir de medidas de um nicho ocupam um lugar vazio na sala, deixando o espaço principal livre;
- armário de parede - com um tamanho pequeno, é usado um armário de parede. Isso permite que você não bagunce o espaço do quarto, enquanto fica um guarda-roupa funcional.
Assim, a colocação dos móveis depende do tamanho da sala, tipo de construção e idéias de design.
Decoração de fachada
O armário colocado na sala deve corresponder ao estilo e design da sala. Isso é feito selecionando o design da fachada. Como a peça de mobiliário ocupará uma determinada parte da sala, ela deve parecer atraente e orgânica.
Ao escolher um armário para roupa de cama, sua fachada pode ser decorada das seguintes maneiras:
- uma combinação de duas cores de MDF e aglomerado;
- inserções de madeira ou bambu - a presença de materiais naturais adicionará aconchego à atmosfera e também permitirá que as prateleiras "respirem";
- o uso de elementos de mosaico ou vitrais;
- pele
- imagens fotográficas - a tecnologia de aplicação de fotos na porta criará uma fachada única que causará emoções positivas;
- plástico - combinando plástico de cores diferentes, você pode obter um resultado incomum e interessante.
As fachadas dos armários de balanço com prateleiras para roupas são mais surdas. No entanto, seu design também varia. Por exemplo, você pode usar MDF com a aplicação de pátina, MDF com fachada fresada ou folheada.
Impressão de fotosDe plásticoAglomeradoA árvoreBambuCouroEspelhosTamanhos e cores
A escolha de modelos de móveis para roupa de cama é selecionada para o interior da sala. Na maioria das vezes, é feito sob encomenda de acordo com tamanhos individuais. Ao escolher um modelo, eles são determinados primeiro com suas dimensões: altura, profundidade, largura. Depende de quão conveniente será usar o gabinete.
Parâmetros importantes do projeto:
- altura - este parâmetro depende da finalidade do gabinete. Se apenas o linho das prateleiras estiver armazenado, a altura poderá ser média, se for combinada e as roupas ficarem sobre os ombros, é melhor escolher a altura máxima;
- profundidade - a profundidade padrão está na faixa de 35 a 60 cm, mas em casos individuais pode ser menor. A profundidade é selecionada de acordo com as coisas colocadas. Se as roupas em um cabide forem penduradas em um armário, sua profundidade deverá corresponder ao comprimento do cabide com uma pequena margem. Na maioria das vezes, uma profundidade de 60 cm é escolhida; se 40 cm são escolhidos, as roupas são penduradas apenas ao longo da parede traseira do armário;
- largura - depende da localização e tamanho da sala. A largura da faixa é de 50 cm.
Se o armário for colocado em um nicho, sua largura deverá corresponder à largura do nicho; se ele for colocado ao longo da parede, dependendo do tamanho da sala, você poderá escolher o tamanho dos móveis. Não deve ocupar todo o espaço livre da sala.
A cor dos móveis pode ser qualquer, o principal é que ele é combinado com o esquema de cores da sala. No entanto, como o armário de roupas com prateleiras costuma ser localizado no quarto, as cores devem ser tons pastel calmos. É melhor não escolher tons muito contrastantes, pois a sala foi projetada para relaxar, o que significa que a atmosfera deve ser relaxante.
Métodos para colocação de prateleiras
O gabinete é feito levando em consideração as necessidades do usuário. Dependendo da sua finalidade, o design interno dos móveis muda.
O armário pode ser usado:
- para armazenamento de roupa - neste caso, consiste em prateleiras nas quais a roupa é colocada. A altura da prateleira depende de quanto roupa caberá na prateleira. Para uma utilização confortável desta peça de mobiliário, basta uma altura de 30 cm, mas pode ser aumentada para 50 cm.É possível que cestas especiais sejam usadas para guardar roupas, para que a altura da prateleira seja selecionada levando em consideração itens adicionais;
- roupa de cama e roupas - usando guarda-roupas combinados, você pode armazenar roupas de cama e roupas juntas. No entanto, é preciso ter cuidado ao projetar o espaço interno, pois tudo deve entrar confortavelmente no armário. É conveniente quando existe um compartimento separado atrás da porta do compartimento. Atrás da porta larga, existem dois compartimentos. Além do compartimento com prateleiras, há uma seção com uma barra, na qual roupas são penduradas nos ombros. Sua altura deve ser suficiente para acomodar objetos longos, por exemplo, vestidos no chão. É conveniente usar gavetas para roupa de cama.
Ao instalar o plano padrão do armário giratório, seu equipamento pode ser complementado:
- Gavetas para roupa de cama;
- cestas de malha - as roupas não apenas serão armazenadas nelas, mas também ventiladas;
- cabides finais ou longitudinais.
Ao usar um armário de batente, ele deve ser instalado de forma que as portas possam ser facilmente abertas. Para um quarto no estilo provençal, é ideal um armário com dobradiças, cuja parte inferior será equipada com gavetas e o mezanino superior - com portas com dobradiças. A decoração com uma pátina dourada ou prateada completará o interior do quarto. Para o estilo de alta tecnologia, vale a pena adicionar elementos de metal e espelho ao design de móveis.
Antes de escolher um armário para roupas, você precisa decidir em qual sala ele estará, analisar o tamanho da sala, levar em conta a presença de nichos. Depois, decida o tipo de móvel. Em seguida, vale a pena considerar opções para o design interno, para que tudo o que você precisa possa caber livremente, com base nisso, calcule a localização das prateleiras e compartimentos.
O gabinete escolhido levando em consideração todos os requisitos será uma peça de mobiliário conveniente e elegante no interior.