Kutna Hora: uma pequena cidade tcheca com uma longa história

Kutna Hora (República Tcheca) é uma cidade que existe desde o século XIII. Foi fundada no local onde foram encontrados os depósitos de prata e, por quase 400 anos, foi considerada o tesouro da República Tcheca. Havia até uma hortelã, onde eles cunhavam moedas. Kutna Hora era uma cidade tão famosa e rica que competiu com Praga pelo direito de ser a capital da República Tcheca.

Um fato interessante! Quando a "corrida da prata" atingiu a Europa, Kutna Hora recebeu o título de cidade real privilegiada.

O Kutna Hora está localizado na Boêmia Central, na região da Boêmia Central, a 60 km a leste de Praga.

Hoje Kutna Hora é uma cidade pequena, com uma área de pouco mais de 33 km² e uma população de cerca de 22.000 pessoas. Mas esta "cidade" na República Tcheca é visitada por um turista muito mais do que qualquer outro monumento da UNESCO.

Por que Kutná Hora é tão interessante e quais pontos turísticos você pode ver aqui? Isso será discutido mais adiante: não apenas falaremos sobre os lugares mais significativos da cidade de Kutna Hora, na República Tcheca, mas também publicaremos suas fotos no site.

Locais históricos principais

Kutna Hora é um verdadeiro museu ao ar livre. De particular interesse são as numerosas catedrais, que em sua arquitetura gótica não têm análogos não apenas na República Tcheca, mas também em nenhum outro lugar do mundo. A cidade velha e agora mantém um visual medieval único, aqui cada rua e cada prédio tem sua própria história. O centro histórico é muito compacto, você pode passear lentamente, admirando os monumentos arquitetônicos.

Pilar da peste

As colunas da peste são encontradas em muitas cidades da Europa; em Kutna Hora, fica no centro de uma pequena praça Wenceslas.

O pé da coluna de 16 metros está decorado com numerosas estátuas de santos, e sua invariável Virgem Maria a coroa. O monumento é feito em estilo barroco.

O pilar da peste foi construído no início do século XVIII, quando uma epidemia de peste bubônica estava ocorrendo. Os habitantes da cidade esperavam que ele os protegesse de uma doença contagiosa.

Pátio Vlachsky

De acordo com o rascunho inicial do século XIII, o pátio de Vlachsky se tornaria uma estrutura defensiva, mas seu objetivo foi alterado. Uma prefeitura, a residência dos reis, uma escola e uma forja para cunhar moedas foram construídas no pátio. Assim como a hortelã que emitiu os centavos de Praga, o pátio Vlašsky é mencionado principalmente na história da República Tcheca.

Agora, no pátio de Vlašsky, há um museu que conta a história da casa da moeda real. Os visitantes podem até assistir ao processo de ganhar dinheiro: com a ajuda de ferramentas medievais, o mestre cunhou moedas de lembrança.

Uma parte do interior está disponível para inspeção, por exemplo, o salão onde o rei realizava audiências, uma capela com altares dobráveis ​​originais do século XV. Há um museu no porão, no qual os instrumentos de tortura da Idade Média são apresentados como exposições.

Há uma atração especial no pátio: uma fonte com a figura de bronze de um mineiro. Normalmente, os turistas correm para tirar fotos perto da fonte em memória de Kutna Hora, e alguns também tentam atrair riqueza aqui. Há uma crença interessante: para ficar rico, você precisa sentar-se de costas para a fonte e jogar uma moeda por cima do ombro para que caia na bandeja do mineiro.

  • Endereço do Vlašsky Dvor: Havlichkovo namesti 552/1, Kutna Hora 284 01, República Tcheca.
  • Entrada: CZK 85 para adultos, 45 para crianças e estudantes.

A atração funciona sete dias por semana, de acordo com o seguinte cronograma:

  • Abril-setembro: das 9:00 às 18:00;
  • Outubro e março: das 10:00 às 17600;
  • Novembro-fevereiro: das 9:00 às 16:00.
Museu Tcheco da Prata

Perto do pátio de Vlašská fica a fortificação de Hradek. Endereço da atração: Barborska 28/9, Kutna Hora 284 01, República Tcheca.

Hradek foi erguido antes mesmo do surgimento da cidade neste local, mas era um edifício de madeira bastante modesto. Com o tempo, um castelo de pedra apareceu em seu lugar.

Agora, o museu de prata (České muzeum stříbra) se estabeleceu aqui, que desde 1958 está sob proteção como monumento cultural da República Tcheca. Os turistas são oferecidos 2 excursões:

  1. "Cidade da prata". Introduz a história de Kutna Hora e a vida de seus cidadãos.
  2. "Estrada de Prata". Oferece para inspeção vários tipos de minérios que foram extraídos em minas locais, além de exposições que demonstram como a prata foi extraída.

Também é oferecido aos turistas que descam à mina a uma profundidade de 50 m, onde a prata foi extraída durante a Idade Média. Quem quiser experimentar o papel de mineiro de prata passará por anúncios estreitos e verá outra atração interessante - uma trilha de montanha do século XVI. Esta é uma máquina especial que entrega minério da mina em cestas de vime ou água em peles de couro.

Preço do bilhete (CZK, moeda tcheca):

  • I excursão: adulto - 70, crianças e estudantes - 40.
  • II excursão: adulto - 120, crianças e estudantes - 80.

Conselhos! Os visitantes da entrada recebem textos descrevendo o passeio em russo. Mas os turistas recomendam fazer uma excursão em inglês, pois o guia conta muito mais do que há na impressão. Os mesmos turistas afirmam que o conhecimento medíocre do inglês é suficiente.

O Museu Checo de Prata "Hradec" está aberto todos os dias da semana, exceto segunda-feira, com o seguinte horário:

  • Maio, junho e setembro - das 9:00 às 18:00;
  • Julho, agosto - das 10:00 às 18:00;
  • Outubro, abril - das 9:00 às 17:00;
  • Novembro - das 10:00 às 16:00.
Fonte de pedra gótica

A alguma distância do centro da cidade, na Praça Rejsek, há uma atração única com uma história de 500 anos - uma fonte de pedra.

A fonte de pedra em Kutna Hora é uma estrutura verdadeiramente monumental, surpreendente em tamanho e aparência. Mas isso não é exatamente uma fonte, mas um reservatório usado para coletar e armazenar água potável. Era necessário porque havia escassez de água na cidade - era preciso muito para produzir prata. Sempre havia água no poço da fonte, que fluía através do suprimento de água de um córrego remoto.

Interessante! O suprimento de água era feito de canos de madeira, que serviram até o início do século XX!

Inicialmente, a altura da fonte era de 4 m, em suas paredes havia esculturas de santos. E havia um teto, porque a água potável deveria ter permanecido limpa.

Catedral de Santa Bárbara

A magnífica construção da Catedral de Santa Bárbara é visível de qualquer lugar em Kutna Hora. Há uma atração famosa perto do centro, no final da rua Barborska.

Um fato interessante! Catedral de Santa Bárbara - a segunda maior e mais significativa igreja gótica da República Tcheca.

A Catedral Católica de Santa Bárbara, em Kutnaya Gora, foi erguida por iniciativa de comerciantes locais ricos que possuem empresas de mineração. É Santa Bárbara que os mineiros e mineiros consideram sua padroeira.

A construção do templo começou em 1388, e somente em 1905 todo o trabalho foi concluído: o antigo prédio foi completamente restaurado e ampliado. A construção foi faseada, durou 500 anos, uma vez que foi realizada com o dinheiro dos mineiros e era altamente dependente da lucratividade das minas.

Em grande parte devido a uma construção tão longa, o estilo arquitetônico da Catedral de Santa Bárbara contém características de muitas épocas. Note-se também que, em termos de arquitetura, ele é um concorrente digno da Catedral de São Vito, em Praga. A propósito, os mesmos arquitetos trabalharam nos projetos desses edifícios.

Uma galeria leva à catedral, onde estão instaladas belas estátuas - um lembrete digno da Ponte Carlos, em Praga.

Os elementos mais originais do exterior da catedral são esculturas localizadas na sua parte mais alta, especialmente no contraforte. Nas paredes e torres você pode ver imagens diferentes da fauna, flora, criaturas míticas. Quimeras, demônios, harpias, gárgulas, sapos, morcegos, flores, carneiros alados, macacos com laranjas - tudo isso de uma altura olha para as pessoas andando abaixo.

Dentro da catedral, as paredes são pintadas com afrescos pertencentes à pintura gótica e renascentista, onde o tema principal é mineração e cunhagem de prata. O altar principal fica no segundo andar, o que enfatiza ainda mais a originalidade da catedral. Enormes vitrais servem como uma decoração digna do edifício - eles não apenas surpreendem com sua técnica e escala de execução, mas detalham a história da cidade e a construção da catedral. Tudo isso, além de capas de ícones ricamente decoradas e um tamanho impressionante de órgão, causa admiração inquestionável.

Conselhos! Para dar uma boa olhada em todo o esplendor da decoração interna e externa de um marco religioso, é aconselhável ter binóculos com você.

Perto da catedral é uma capela. O primeiro andar foi construído sob Jan Parlerge, e no segundo, não muito tempo atrás, foi feita uma plataforma de observação para observar as paisagens incrivelmente bonitas.

A Catedral de Santa Bárbara em Kutna Hora está operacional, aos domingos, a partir das 7:00 e nos feriados, há serviços. As cerimônias de casamento também são realizadas no templo e os turistas não podem entrar nesse período. Quaisquer alterações no agendamento estão nesta página: //khfarnost.cz/cs/category/upozorneni/chram-svate-barbory/.

Endereço da atração: Barborská 685, 284 01 Kutna Hora, República Tcheca.

Horário típico da catedral:

  • Janeiro-fevereiro: das 10:00 às 16:00;
  • Março, novembro-dezembro: das 10:00 às 17:00;
  • Abril-outubro: das 9:00 às 18:00.

A capela com o deck de observação está aberta:

  • Março: somente nos fins de semana das 11h às 16h;
  • Abril: das 10:00 às 17:00;
  • Maio a outubro: das 9:00 às 18:00.

Preço do bilhete (CZK):

  • para adultos: 120;
  • para crianças de 6 a 15 anos - 50;
  • para estudantes de 15 a 26 anos e pessoas com mais de 65 anos - 90;
  • Crianças menores de 6 anos não pagam.
Igreja da Ascensão da Mãe de Deus e São João Batista

Esta igreja, freqüentemente chamada de morada da luz, está localizada fora do centro histórico, no distrito de Siedlec. Endereço da atração: U Zastávky / Sedlec, Kutna Hora 284 03, República Tcheca.

De todas as estruturas dos séculos XIII e XIV que sobreviveram até o presente, a Catedral da Assunção da Mãe de Deus na cidade de Kutna Hora é a mais massiva. O edifício com uma majestosa fachada cinza escura foi construído em forma de cruz latina, com 87 m de comprimento. Esta é a primeira estrutura tipo catedral da Boêmia, feita na tradição da arquitetura gótica do norte da França.

O interior da catedral é muito modesto. Apenas objetos de madeira atraem a atenção: estátuas de santos e anjos, cobertas de esculturas com padrões não repetitivos do confessionário e dos bancos. A decoração cremosa das paredes e a luz do sol através de inúmeras janelas enormes tornam o quarto incrivelmente delicado, transformando-o em uma verdadeira morada da luz.

  • O preço do ingresso é de 30 CZK, para crianças e estudantes - 20.
  • Você pode visitar esta atração gratuitamente na primeira quarta-feira de cada mês, das 13:00 às 17:00.

A Catedral da Assunção da Virgem Maria está aberta neste momento:

  • Novembro a março - todos os dias da semana das 10:00 às 16:00.
Igreja Católica de Todos os Santos

No mesmo distrito de Siedlec, nos arredores da cidade, perto do cemitério, há outra atração famosa - a Igreja de Todos os Santos, com um depósito da igreja ou Kostnitsa. A igreja, cujo interior é completamente feito de ossos humanos, evoca sentimentos completamente contraditórios e ambíguos: é assustadora, fascinante, mas certamente não o deixa indiferente.

Você pode ler sobre a história do aparecimento de Kostnitsa e ver esta visão mais incomum da cidade de Kutna Hora e da República Tcheca, capturada na foto, aqui.
Compare preços de acomodação usando este formulário

Hotéis em Kutna Hora

Os viajantes que querem ver os pontos turísticos de Kutna Hora estão prontos para aceitar hotéis, pensões, pousadas da cidade. O popular serviço Booking.com oferece a reserva de mais de 30 opções de acomodação, e uma parte significativa é de hotéis de 3 estrelas, onde o custo médio de um quarto duplo por noite é de 1368 CZK. Mas em hotéis de 3 * você pode encontrar quartos mais baratos ou mais caros, por exemplo:

  • O Hotel U Zvonu, localizado na praça principal da cidade (Zvonarska 286), oferece acomodações a preços mais baixos - de 994 CZK para dois. Sua classificação na Booking.com é 8,5 (muito bom).
  • Hotel U Zvonu
  • Na pousada Kutna, também localizada no centro histórico, os quartos duplos já são mais caros - a partir de 1223 coroas. Mas a classificação é mais alta: 9.4 (excelente).
  • Pensão pensão
  • O Pension Bed & Breakfast, localizado a uma curta distância do centro da cidade, oferece quartos a partir de 1465 CZK. Classificação 9,1 (excelente).
  • Hotel Garni Na Havlíčku, no centro da cidade, os preços começam em 1.500 kroons. Classificação 8,7 (impressionante).
Descubra tarifas ou reserve qualquer acomodação usando este formulário

Como chegar a Kutna Hora de Praga

Nesta cidade pequena, mas cheia de pontos turísticos interessantes, você pode vir da capital tcheca de trem, ônibus ou carro.

De trem, a viagem leva cerca de uma hora, de ônibus - uma hora e meia. Cada uma das opções de movimentação possui suas próprias características. Você pode se familiarizar com elas com mais detalhes aqui.

Conselhos! Chegando à estação ferroviária, as principais atrações de Kutna Hora estarão convenientemente acessíveis por uma minivan particular turística. Ele viaja pela rota "Estação Ferroviária - Kostnitsa - Catedral de Santa Bárbara", a tarifa é de 35 coroas.

Uma rota detalhada sobre como ir de Praga a Kutna Hora de ônibus, trem e táxi é descrita neste artigo.

Qualquer que seja a opção de viagem que você escolher, certamente será confortável. Kutna Hora (República Tcheca) irá encontrá-lo e mostrar suas melhores atrações.

Veja também uma resenha em vídeo da cidade de Kutna Hora.

Deixe O Seu Comentário