Kalanchoe terapêutico e decorativo - cuidar da planta em casa

Muitos de nós estamos literalmente desde a infância familiarizados com a incrível planta - Kalanchoe. Por muitos anos, pais atenciosos tratam seus filhos com o nariz escorrendo com a ajuda de um "médico em casa", joelhos quebrados e muito mais, lubrificando-o com suco.

E, graças ao trabalho árduo dos criadores, agora existem muitas espécies decorativas que crescem e florescem com sucesso em casa.

É apenas necessário criar condições adequadas para eles, nada de especial terá que ser inventado, porque esta planta não é extravagante.

Brevemente sobre uma planta de casa

Kalanchoe é uma planta suculenta, pertence à família Crassulaceae (com folhas grossas), esta planta apareceu na Europa graças aos marinheiros (usados ​​para fins medicinais), que a trouxeram da ilha de Madagascar. Ele se espalhou muito rapidamente, porque as propriedades curativas de Kalanchoe foram muito apreciadas. As espécies decorativas começaram a ser populares muito mais tarde.

Condições necessárias

Para Kalanchoe terapêutico e decorativo, você precisa criar um ambiente confortável (é quase o mesmo para todos os tipos), adequado para seu desenvolvimento. Considere as condições básicas necessárias:

  • a luz - deve ser brilhante, intenso;
  • o ar - normalmente percebe o ar seco;
  • umidade - não é necessário pulverizar adicionalmente;
  • temperatura - pode suportar até 28 graus no verão e no inverno deve ser de pelo menos 15 graus;
  • pote - você precisa de uma superfície rasa, mas larga o suficiente, o material não importa;
  • chão - para suculentas;
  • cobertura superior - garantir que o aplicativo não seja mais de 1 vez por mês;
  • proteção de pragas - Uma vez por mês, você precisa observar a planta em busca de insetos nocivos.

Rega

A pior coisa para Kalanchoe é transbordar, quando uma planta é simplesmente despejada, ela tolera muito mais facilmente a "seca" e, devido ao intenso alagamento do solo, pode morrer completamente. A rega adequada implica:

  1. A rega deve ser feita com muito cuidado, despeje a água sob a raiz, não nas folhas. Você também pode regar a panela - despeje a água, aguarde até que ela seja absorvida e depois drene o excesso, não permita que haja água residual na panela.
  2. A água deve ser macia, sempre defendida. Fortemente não recomendado para derramar água fria.
  3. No inverno, você não pode regar com mais frequência do que uma vez a cada duas semanas; é necessário secar o caroço de barro. No período de verão, a rega ocorre com mais frequência - cerca de uma vez por semana, você também precisa navegar pelo estado do solo (se o calor estiver quente, pode custar mais).

Poda

É sempre bom lembrar que, se a planta não for formada adequadamente, ela poderá parar de florescer, de modo que qualquer arbusto Kalanchoe deve ser cortado e cortado.
  • Poda - a poda deve ser realizada cerca de um mês após o final da floração, cortar todos os processos alongados, todos os pedúnculos. Se necessário, é possível cortar demais o arbusto, ele se recuperará normalmente e se tornará apenas mais magnífico. Também na primavera, quando a planta começa a crescer rapidamente, você não precisa permitir que ela se estique, é preciso cortá-la a tempo.
  • Beliscar - deve ser realizada durante todo o período do verão, para que o arbusto se forme mais exuberante e, portanto, a floração no futuro seja mais volumosa e chique. Também é importante notar que os arbustos jovens que apenas floresceram pela primeira vez, após a floração, é melhor não podar, mas beliscar.

Como cuidar?

Em casa, é claro, Kalanchoe decorativo não se sente tão à vontade, como na natureza, mas, no entanto, é perfeitamente possível criar condições adequadas para isso, você só precisa cuidar disso, levando em consideração algumas sutilezas:

  1. Iluminação - Kalanchoe adora muito a luz, é nativo dos trópicos, mas não a luz direta do sol, mas melhor difunde a luz brilhante; portanto, é melhor colocar a planta em uma janela oriental ou ocidental.
  2. Rega - você precisa moderar, às vezes é melhor esquecer de regar a flor do que fazê-la novamente.
  3. Umidade - não há necessidade de pulverizar a flor, você só pode remover periodicamente o pó das folhas - limpe-as, se quiser banhar a planta sob um banho quente, depois deste procedimento, você precisará limpar cada folha para que não caia uma gota de água.
  4. Top vestir - use especial para suculentas, para fazer pouco a pouco, uma vez por mês é suficiente. Além disso, no início do aparecimento de botões em Kalanchoe, você pode fazer fertilizantes complexos para plantas com flores, não apenas a dosagem completa (como nas instruções, mas dividi-lo ao meio).
  5. Temperatura - o regime de temperatura para esta planta é bastante leal, no verão é bom para ela de 25 a 28 graus, mas não é superior a 30, caso contrário, sofrerá e no inverno você precisa de uma temperatura fria - 16 a 18 graus, aproximadamente, mas não inferior a 10.
  6. Formação de Bush - não tenha medo de podar, quanto mais podar e beliscar o arbusto Kalanchoe, melhor para ele (para uma floração exuberante), basta fazer isso na primavera e no verão, mas não no período de outono-inverno; A propósito, essas estacas cortadas podem ser usadas imediatamente para propagação.
  7. Reprodução - acontece de várias maneiras: sementes, estacas e até folhas podem ser propagadas, mas o enraizamento por estacas é considerado a maneira mais conveniente:
    • Na primavera, o caule (com cerca de 6 a 8 cm de comprimento) pode ser colocado na água - as raízes são rapidamente liberadas e depois de uma ou duas semanas pode ser plantada no solo.
    • É fácil enraizar-se imediatamente no solo - insira o caule em solo úmido, cubra com um pote por cima (efeito estufa) e aguarde as folhas jovens aparecerem no topo do caule. Com a formação de 4 folhas, a planta está pronta para o plantio.
  8. Solo - A melhor opção é comprar terra pronta para suculentas na loja e você pode adicionar um pouco de areia ou vermiculita.
  9. Pote - em princípio, qualquer pessoa é boa para Kalanchoe - mesmo em cerâmica, mesmo em plástico, basta escolher a forma, deixá-la larga, mas não muito profunda, para que o sistema radicular seja conveniente para o desenvolvimento.
  10. Transplante - como a flor cresce rápido o suficiente, então, naturalmente, ela deve ser transplantada para outro vaso frequentemente, quase todos os anos, enquanto escolhe um vaso vários cm (2 - 3) mais largo do tamanho anterior. Aqui está como transplantar Kalanchoe após a compra e cuidar adequadamente da planta em casa.
  11. Floração - Kalanchoe geralmente começa a florescer a partir do meio do inverno, o tempo de floração é diferente, porque existem muitas variedades, pode durar de 2 semanas a vários meses, e a qualidade da floração (abundância) dependerá da qualidade do corte do mato.

    IMPORTANTE! As flores desbotadas secam, mas não caem por conta própria; você precisa ajudá-las - certifique-se de retirá-las, estimulando assim a floração mais longa.

Quanto aos cuidados com Kalanchoe terapêutico (estas são as variedades: Kalanchoe Degremona e Peristoe), existem muito poucas diferenças em relação aos cuidados com espécies decorativas:

  • Kalanchoe cura normalmente pode crescer e se desenvolver em sombra parcial, ele não precisa de luz brilhante.
  • Sua reprodução pode muito bem ocorrer enraizando as “crianças” - elas são formadas ao longo da borda da folha, caem no chão e se enraízam ali, assim que crescem um pouco - você pode plantá-las, essas são plantas independentes prontas.
  • A cobertura, é claro, é introduzida apenas para suculentas.
  • A poda também é necessária, deve ser realizada na primavera.

E todas as outras sutilezas de atendimento a esses tipos de plantas são iguais.

Foto

Em seguida, você pode ver a foto desta flor de interior, nomeadamente, com as suas variedades decorativas e medicinais.





Possíveis problemas e doenças

Devo dizer imediatamente que Kalanchoe não é muito suscetível a ataques de insetos, nda e oh, no entanto, às vezes acontece um incômodo assim, pode ser:

  1. Mealybug - suga o suco da planta, deixa para trás vestígios de cera branca. O óleo mineral pode ajudar, que precisa pulverizar uma flor.
  2. Pulgões - esses pequenos insetos sugam rapidamente o suco das folhas e do caule, deixando uma marca pegajosa. Se você notar pulgões na flor, trate-a imediatamente com sabão em pó ou potassa.
  3. Escudo - necessidade urgente de tomar medidas para destruí-lo - para processar sabão e depois um inseticida.
Também entre as doenças, vale destacar a praga tardia (ocorre devido à rega intensa) e o oídio, é necessário tratar plantas com fungicidas.

Conclusão

O que pode ser dito no final? Esta planta incrivelmente atraente deve crescer em todos, e é melhor ter em casa e a aparência medicinal de Kalanchoe e decorativo. Tanto benefício e tanta beleza ao mesmo tempo, e partir será apenas um prazer, o principal é amá-lo. O bônus também é a reprodução rápida - você pode facilmente crescer e dar "presentes vivos e saudáveis" a seus amigos e conhecidos.

Deixe O Seu Comentário