Quais cactos são generosos com flores? Fotos de variedades de Ripsalis e recomendações para atendimento domiciliar

Ripsalis é uma planta epifítica espetacular com uma aparência incomum. Cria perfeitamente raízes nos quartos, não é caprichoso ao sair e será apreciado por qualquer produtor. Para o cultivo, basta seguir as regras básicas de manutenção.

Mesmo no mesmo tipo de ripsal, as hastes são de várias formas - com nervuras, arredondadas, achatadas em forma de folha e vários tons de verde. Eles geralmente são desprovidos de espinhos, ramificando-se abundantemente, geralmente pendurados em árvores e bordas rochosas.

Eles têm a aparência de brotos suculentos, de cor verde-amarelada, ramificados, com formas de cunha, da base ao ápice. Essas hastes têm raízes aéreas que podem absorver a umidade diretamente do ar.

Recursos crescentes

Em campo aberto, Ripsalis cresce em vastas áreas de florestas tropicais na América Central e do Sul. Estabelece-se em troncos de árvores ou bordas de rochas. Como a planta suculenta é usada no clima tropical, em países onde ocorrem fortes geadas no inverno, a flor não é cultivada em campo aberto. É plantado apenas como uma planta interna ou estufa.

No verão, alguns jardineiros levam o cacto para o jardim e o amarram na frente da casa. Mas eles garantem que a luz solar direta e a precipitação não caiam sobre ela, e também borrifam com água morna de manhã e à noite.

No entanto, pode-se argumentar que Ripsalis não requer atenção e cuidados especiais - até um cultivador iniciante lidará com os cuidados em casa.

Temperatura

O Ripsalis não gosta de calor e considera a temperatura ideal para + 17-24 graus. Se você não colocá-lo sob o sol escaldante e regá-lo a tempo, ele suportará temperaturas mais altas.

No inverno, a flor é colocada em uma sala fresca para retardar o crescimento e descansar. A temperatura na sala deve ser de 11 a 15 graus.

A planta não tolera bem o frio. Uma temperatura crítica para ele é de 8 a 10 graus. Se você deixar a ripsalis nesse ambiente, ela morrerá rapidamente.

Rega e umidade

Regue a planta moderadamente, mas não intensamente. Verifique a necessidade de rega pelo nível de secagem do solo. Para fazer isso, abaixe uma vara de madeira no substrato e observe a lama que surge. Se a terra secar em um terço, o vaso de flores é regado.

No inverno, durante o descanso, a frequência e a quantidade de umidade introduzida são reduzidas. Se não for fornecido um período de descanso, a intensidade da irrigação é a mesma do verão.

O Ripsalis é sensível ao cálcio e ao cloro, que são encontrados muito na água da torneira, por isso é filtrado ou deixado em repouso por vários dias.

A flor precisa de alta umidade. Para obter a umidade necessária, use os seguintes métodos:

  1. Instale um umidificador doméstico próximo à panela.
  2. Coloque a planta em uma bandeja larga com argila expandida úmida.
  3. Pulverize várias vezes por semana com a pistola.
  4. Tome um banho quente a cada duas semanas.

Isso é especialmente importante nos dias quentes de verão, quando a planta sofre de calor.

Iluminação

Coloque o cacto em uma sala com luz ambiente. Um lugar ideal são as janelas orientais. Se a janela estiver nos lados oeste e sul, de 11 a 16 horas a flor estará sombreada. No verão, a ripsal é levada para a varanda ou para o jardim, mas é protegida da luz solar direta. No inverno, a iluminação adicional é instalada usando lâmpadas fluorescentes.

Com luz insuficiente, a cor das hastes empalidece, elas se esticam e as qualidades decorativas se deterioram.

Poda

No início de março, é realizado o corte da ripsal.

O processo de corte consiste em várias etapas.:

  1. Inspecione a planta.
  2. As tesouras removem as hastes velhas e quebradas.
  3. Encurte os brotos antigos por um terço.
  4. Remova as inflorescências secas.
  5. Quebre as estacas para reprodução.

A poda é realizada para ativar o crescimento de novos rebentos e a formação de um visual decorativo.

Solo

Solo de cacto adequado para acidez neutra, água e respirável. É feito de forma independente, para isso, relva e terras arborizadas, areia grossa de rio e turfa são misturadas em proporções iguais. Ou compre uma mistura pronta para cactos e suculentas.

Para evitar mofo e apodrecer, o carvão de bétula triturado é adicionado ao substrato.

Top vestir

Durante o crescimento ativo da flor e para manter durante a formação dos brotos, a fertilização da planta é realizada com fertilizantes uma ou duas vezes por mês. Para fazer isso, use complexos minerais para suculentas e cactos.

Ao comprar, eles parecem que a composição contém uma quantidade mínima de nitrogênio, uma vez que seu excesso contribui para a deterioração das raízes.

E quando diluída com água, a dosagem do fertilizante é reduzida pela metade, conforme recomendado nas instruções. Durante o descanso, a alimentação é interrompida.

Transplante

A ripsalis jovem é transplantada anualmente e amostras grandes e adultas a cada 3-4 anos. Execute o procedimento após o florescimento completo na seguinte sequência:

  1. Uma camada de drenagem é colocada no fundo do vaso. Para fazer isso, use pequenas argilas expandidas ou seixos do mar.
  2. Eles tiram a planta do vaso antigo e a transferem para um novo vaso pelo método de transferência. Como a planta possui um sistema radicular frágil, portanto, ao transplantar, você deve ter o maior cuidado possível. Se muitas raízes pequenas quebrarem, a planta se recuperará por um longo tempo.
  3. O solo preparado previamente é colocado no topo, levemente compactado e regado.

Ao replantar plantas antigas inspecionar a planta antes do procedimento e remover raízes podres e secas, o local do corte é polvilhado com carvão ativado.

Pote

Para plantar ripsalis, use vasos de barro ou plástico com uma estrutura suspensa e uma bandeja anexada. O vaso de flores deve ser raso, mas largo. Ao transplantar em um novo recipiente, escolha um vaso maior de diâmetro e 2-3 cm de volume.

Invernada

O cacto no inverno precisa de um período inativo. No outono, a rega e a fertilização são gradualmente reduzidas. O vaso com a planta é transferido para uma sala fria, com uma temperatura de 11 a 15 graus. Iluminação adicional é instalada na sala.

A planta é regada somente quando o solo superficial está completamente seco. Não coloque um vaso de flores perto de aparelhos de aquecimento e proteja a flor de correntes de ar.

Substituição do substrato após a compra

Depois de entrar na casa, a panela com a planta é pulverizada e regada moderadamente.

Poucos dias depois, a ripsalis é transplantada para um novo solo, pois muitas vezes o substrato da loja já está esgotado e não atende às necessidades da flor. Duas semanas depois, faça o primeiro fertilizante. E então eles cuidam deles como uma planta comum.

Condições para a formação de gemas

Com o advento dos brotos, o vaso com a planta é transferido de uma sala fria para um local quente e a rega é aumentada gradualmente. E também durante esse período, a fertilização é especialmente adequada para fertilizantes de fósforo-potássio. Durante a floração, as suculentas não são reorganizadas ou rotacionadas; caso contrário, deixa cair os brotos.

Por que não floresce?

Se a ripsalis não florescer, as seguintes condições não serão atendidas.:

  • A planta não possui um período de descanso.
  • Regime de rega não observado.
  • Uma grande quantidade de fertilizante foi introduzida.
  • Não há iluminação suficiente.

Foto




É importante saber que nem todas as suculentas florescem em casa, mesmo com todas as regras. Depende do tipo de ripsalis (falamos mais sobre variedades e tipos de ripsalis aqui). Alguns florescem a cada ano, outros apenas na idade adulta. Há aqueles que não florescem.

Propagação por sementes e estacas

Ripsalis pode ser propagado em casa, como qualquer outra flor. Existem duas maneiras de fazer isso:

  1. Estacas:
    • interrompa as mudas de uma suculenta adulta de grandes dimensões, para que elas tenham um par de partes vegetativas;
    • secas durante o dia e plantadas em solo úmido e solto, constituído por areia e turfa em partes iguais;
    • com o aparecimento das primeiras raízes, elas são transplantadas para uma panela com um solo especial para suculentas e cuidadas como de costume.
  2. Sementes:
    • as sementes são compradas em uma loja, semeadas em solo úmido e pulverizadas periodicamente;
    • as sementes germinam rapidamente e, depois que os brotos ficam mais fortes, mergulham em recipientes separados;
    • contêm plantas jovens a uma temperatura de 22-25 graus.

Principais doenças e pragas

A ripsal é geralmente raramente afetada por doenças e sofre ataques de pragas.

O não cumprimento das instruções de cuidados pode causar alguns problemas.:

  1. Com iluminação insuficiente, as hastes se esticam, a parte verde fica pálida, o que afeta a aparência decorativa da planta. Portanto, o modo de luz deve ser monitorado.
  2. Ao transbordar, os brotos ficam amarelos e macios, e as raízes apodrecem. A planta é retirada do vaso, as raízes apodrecidas são cortadas e transplantadas para um novo substrato do solo.
  3. Em temperaturas muito baixas, a flor cai brotos e segmentos. Cactus reorganizar em um lugar quente.
  4. As pragas mais perigosas para a ripsal são insetos cochonilhas e escamas. Eles comem folhas carnudas de suculentas, destruindo assim seus tecidos. Em caso de infecção leve, os detratores são lavados com uma esponja úmida embebida em infusão de cebola. E quando existem muitos deles, eles usam os inseticidas Actellik e Fosbetsid. Quando as pragas aparecem, a planta não pode ser fertilizada e transplantada.

Ripsalis é uma planta incrível que tem características decorativas interessantes e é adequada para o cultivo em qualquer cultivador. É despretensioso, muito raramente doente e não requer muito cuidado. Basta regar e alimentar-se a tempo, e a suculenta deliciará o proprietário com sua beleza por muitos anos.

Vídeo útil

Oferecemos-lhe para assistir a um vídeo sobre o cacto ripsalis:

Deixe O Seu Comentário