Se a azálea secou: como reanimar uma flor? Fotos e recomendações para atendimento
A azálea (ou outro "rododendro") pertence à família das plantas de urze e é um arbusto sempre-verde e altamente ramificado, com folhas de forma lanceolada, elíptica e ovoide.
A azaléia é uma flor caprichosa e difícil de cuidar; portanto, sem os devidos cuidados, pode secar e morrer.
Para que esta planta luxuosa e elegante agrade você e seus entes queridos com flores brilhantes e abundantes por um longo tempo, use nossas dicas para cuidar dessa princesa de flores.
O processo e sinais de murcha
As plantas começam a secar se o volume de água que evapora exceder o volume de água que entra no solo.Primeiro, as partes mais fracas murcham, pois a luta pela água ocorre entre os diferentes órgãos da planta. Precisamente porque na fase inicial da secagem, observa-se a murcha de partes individuais da plantaenquanto suas outras partes permanecem viáveis e parecem relativamente saudáveis.
As folhas das plantas começam a perder gradualmente sua elasticidade, adquirindo suavidade e friabilidade. As folhas superiores começam a cair ou cair completamente. A planta para de se desenvolver e crescer, além disso, pode se tornar mais curta devido à perda de umidade.
Lembre-se! A secagem da planta pode ocorrer não apenas quando o solo seca com água insuficiente, mas também nos casos em que a função de absorção do sistema radicular é enfraquecida, por exemplo, se ocorrerem baixas temperaturas.Por que seca e o que fazer se isso aconteceu?
A azálea é uma planta complexa para cuidar e nem sempre é favorável aos esforços dos iniciantes em jardinagem. Se você estiver interessado em como reanimar uma planta seca em uma panela e fazê-la florescer, saiba que salvar uma flor elegante e restaurar suas funções vitais é muito difícil e às vezes impossível (mais sobre ressuscitação de uma planta moribunda pode ser encontrada aqui).
As principais causas da secagem de azáleas e os métodos para resolver problemas estão descritos abaixo.
- É observada uma secagem decídua da planta.. A causa dessa manifestação pode ser a baixa umidade do ar, iluminação excessivamente brilhante ou a temperatura inadequada da água usada para irrigação (a água deve ser confortável, em temperatura ambiente). Para resolver este problema, recomenda-se pulverizar regularmente a planta, ajustando a temperatura da água e também reorganizando a azálea em um local mais escuro. Mais detalhes sobre por que as azáleas secam e caem folhas e como salvar a planta podem ser encontrados neste material.
- Observa-se secagem dos galhos. A doença pode ser explicada por rega excessiva. A rega excessiva também é perigosa para as azáleas, além de secar o solo.
Recomenda-se retirar a planta da panela e avaliar o grau de umidade do coma radicular. Se você notar que está muito úmido, enrole a raiz com um jornal e segure-a no ar. A segunda razão pode incluir vários fatores, variando de estresse, terminando com um transplante prematuro e nutrição insuficiente. Nestes casos, recomenda-se aparar as partes secas da planta e fazer fertilizantes.
- Secagem total da planta. Por que as plantas de interior secam, brotos e flores caem e o que fazer com isso? Quando uma planta brota e brota, provavelmente está insatisfeita com o solo de baixa qualidade ou inadequado. Nesse caso, recomenda-se comprar solo adequado para o cultivo de azáleas em uma loja para jardineiros.
É possível economizar e como reviver o rododendro em ambiente seco?
Apesar da natureza mórbida da planta, existem maneiras de reviver a azálea seca, se ela ainda estiver morta. Mas, para isso, precisamos começar imediatamente aos negócios.
Então para salvar a flor, você precisará adquirir:
- Adequado para azáleas.
- Gelo.
- Água à temperatura ambiente.
- Ácido bórico ou cítrico.
- Agulhas de coníferas (de preferência pinho).
- Cinza ou carvão ativado.
- A areia
- A droga "zircão".
O algoritmo de ressuscitação da azálea é o seguinte:
- É necessário tirar a planta da panela e abaixá-la com uma bola de raiz em um recipiente com água fria, lavando cuidadosamente e lentamente as raízes.
- Depois que as raízes da planta estiverem completamente limpas do solo, você precisará colocá-la por vários minutos em água corrente fria.
Você não pode se apressar enquanto limpa o sistema radicular do solo; pela primeira vez, pode levar de duas a três horas.
- Depois de cortar as folhas danificadas, é necessário transplantar a azálea em um novo solo previamente preparado (a panela não deve ser apertada).
- Após um dia, recomenda-se cobrir o solo com gelo; em uma situação de reanimação, a planta precisa de frio; portanto, não a mantenha em locais de exposição direta à luz solar.
Conselhos! Se você não conseguiu comprar um primer especial para azáleas, use um primer universal depois de adicionar um pouco de cinza ou carvão ativado.
- Para restauração adicional da azálea, é recomendável usar uma solução fraca de ácido bórico.
- Em um litro de água assentado por dois dias, 4-5 gotas de ácido bórico devem ser adicionadas, após o que deve ser regada moderadamente com azálea por vários dias até que ocorra um resultado positivo. Uma vez por semana, você pode usar medicamentos que regulam o crescimento das plantas, por exemplo, o zircão.
- Depois que um resultado positivo é manifestado e a planta começa a ganhar vida, é recomendável colocar a panela em argila expandida úmida.
Cubra a camada superior da terra na panela com agulhas de coníferas, isso ajudará a planta a manter o equilíbrio de temperatura e a umidade do solo.
Foto
Veja abaixo como a planta fica na foto com os devidos cuidados em casa:
Procedimento para manter a planta em casa
Para isso você deve seguir estas etapas:
- Para evitar doenças foliares e sua secagem, não é recomendável manter a planta em um local aberto e ensolarado, de preferência se a azálea estiver no lado oeste ou norte da casa.
- A turfa pode salvar uma planta se ela começar a soltar folhas devido à falta de água (mais sobre por que a azálea deixa cair folhas e o que fazer para resolver o problema pode ser encontrada aqui).
- Para fazer isso, despeje um pequeno pedaço de turfa com água e depois de um dia coloque a panela com a planta na solução resultante por 30 minutos.
- Além disso, se você deseja salvar uma planta de secagem, ela deve ser colocada em um local escuro e irrigada, conforme indicado nas recomendações.
- Após 2-3 semanas, folhas novas e fortes crescerão nos caules.
- Se, por engano, a azálea foi plantada em um solo rico em cal, ela pode ser salva transplantando para um solo adequado com solo ácido. Isso ajudará a planta a recuperar e restaurar o sistema radicular.
- Periodicamente, recomenda-se verificar se a planta sofre de pragas e doenças, como, por exemplo, pulgões, sarna ou ácaros e outros. Nesse caso, você pode tratar a azálea com uma solução de sabão ou comprar inseticidas especiais em uma loja para jardineiros.
- E a última: em nenhum caso é recomendável manter esta planta frágil em um vaso apertado, pois isso literalmente estrangulará o sistema radicular e aqui nenhuma ressuscitação salvará.
O regime e as regras para cuidar de uma flor em uma panela
Sabe-se que a azálea é uma planta que requer muita atenção e um regime de cuidados especiais. Antes de tudo, é preciso lembrar sobre iluminação, características do regime de temperatura, rega adequada e suficiente e cobertura indispensável. Então, sobre tudo em mais detalhes.
- Iluminação. Para o desenvolvimento normal, a planta precisa de luz difusa e não direta. A luz solar direta não deve ser permitida na flor.
- Modo de temperatura. A azálea não suporta o entupimento. No período de outubro a dezembro, é necessário esforçar-se para manter uma temperatura de 6 a 10 graus; durante a floração, a temperatura deve ser aumentada para 17 graus.
Se depois que as flores aparecerem, reduza a temperatura em 2-3 graus, a floração durará mais tempo.
- Rega. A principal coisa ao regar azáleas é moderação. A planta não deve secar, mas não deve haver excesso de água na panela. Regar não mais do que uma vez a cada dois a três dias, com água, que conseguiu permanecer pelo menos dois dias.
- Top vestir. Cerca de uma vez por mês, você precisa alimentar a azálea com fertilizantes minerais. Ao comprar, preste atenção ao fato de que a alimentação é especializada; caso contrário, você pode destruir os caprichosos.
Conclusão
Portanto, para que sua azálea não seque e, enquanto possível, mantenha sua beleza e saúde, tente criar o microclima certo para ela. Lembre-se do regime de rega, observando a temperatura, usando o solo certo e a cobertura. Seguindo nossas recomendações, você irá decorar sua casa com uma planta maravilhosa e brilhante que, sem dúvida, colorirá a vida cotidiana com um clima festivo e uma sensação de verão.