Se a orquídea secou o caule das flores - por que aconteceu e o que fazer?

Há dez anos, eles admiravam a orquídea, admiravam, mas tinham medo de cultivá-la em casa.

Agora, mesmo os cultivadores de flores inexperientes os reproduzem facilmente. Uma flor, é claro, extravagante, mas conhecendo certas nuances - tudo é simples.

Muitas vezes há problemas com o pedúnculo de uma orquídea. Pelo que a flecha seca e o que fazer se estiver parcial ou completamente seca - você precisa entender adequadamente esses problemas. Abaixo, descreveremos como é um caule de flores secas e quando essa é a norma.

Objetivo de uma sessão de flores

O pedúnculo é um processo temporário no qual as inflorescências estão localizadas. A orquídea dispara uma flecha após um período de descanso, quando ela descansa, ganha força. Após o aparecimento do pedúnculo, o processo de floração começa: brotos são formados, que subsequentemente crescem, se desenvolvem, florescem (para saber como cuidar da orquídea depois que ela foi liberada, leia aqui). O caule da flor cumpriu sua função no final desta etapa. Mas não vale a pena aparar a flecha, principalmente se for saudável e verde. Em breve, novas flores ou crianças poderão aparecer nele (como cultivar um bolo em uma orquídea pode ser encontrada aqui).

Como é a secagem?

O processo de secagem significa a perda de rigidez, elasticidade do pedúnculo. Ao mesmo tempo, sua aparência muda gradualmente. A cor verde desbota gradualmente, desbota. Perde sua forma, a cor fica marrom, roxa. A parte seca da planta perde a umidade que dá vida. Além disso, a fotossíntese cessa na área danificada, não há processos vitais, pode-se dizer que a morte está ocorrendo.

Quando esse fenômeno não é normal?

Tudo está em ordem se o pedúnculo nas orquídeas começar a ficar amarelo após a floração. As flores secaram e caíram, então a flecha começa a morrer. Em detalhes sobre o que fazer com o pedúnculo depois que a flecha desapareceu, conversamos neste material.

As coisas pioram quando o pedúnculo seca e, ao mesmo tempo, se formam brotos. Ou, durante a floração, o caule seca, impedindo que as flores desabrochem.

Nesses casos, existem razões para conceber, analisar as condições em que a orquídea cresce, as regras de cuidados.

Por que isso está acontecendo?

Como se viu, o caule das flores pode secar não apenas em processos naturais, mas também sob a influência de vários fatores.

Iluminação incorreta

A orquídea é uma planta tolerante à sombra, mas isso não significa que eles absolutamente não precisam da luz solar. Como resultado da falta de iluminação, os caules das flores, as folhas, as raízes aéreas e os brotos ficam completamente sem forma. Na ausência de luz, o processo de fotossíntese diminui.

No entanto, iluminação intensa e brilhante é geralmente prejudicial à planta. A luz solar abrasadora pode causar queimaduras térmicas. No verão, um vaso de flores é melhor misturado em sombra parcial.

Excesso de oferta ou desnutrição

O uso frequente de fertilizantes minerais causa mais danos do que benefícios. Esse processo se reflete assim: folhas, pedúnculos, raízes secas, brotos caem durante o período de floração. Por outro lado, a falta de nutrientes afeta negativamente o desenvolvimento da planta. Tudo deve estar com moderação e a dosagem é estritamente de acordo com as instruções.

Humidade do ar

A umidade alta ou baixa na sala é o resultado de um pedúnculo mole e murcho. O tom geral da planta piora, as flores não desenvolvidas caem. Talvez o desenvolvimento de processos de decaimento.

Hipotermia

A murcha dos pedúnculos ocorre como resultado do ar frio que entra nas folhas. Por exemplo, ao transportar uma planta da casa da loja, quando a folhagem entra em contato com o vidro, quando a janela está congelada a -16 ° C. É muito perigoso ventilar a sala se a orquídea terminar de executar os procedimentos de água. O sub-resfriamento provoca a descarga de gemas, uma deterioração significativa nas condições gerais.

Superaquecimento da raiz

As orquídeas vêm dos trópicos, não é de surpreender que gostem do calor. No entanto, tudo é bom com moderação. Não deixe a planta sob luz solar direta, perto de um radiador de aquecimento no inverno ou sob uma corrente de ar quente do ar condicionado.

Estresse

Uma mudança repentina de residência para orquídeas é uma espécie de choque. Afinal, ao mesmo tempo, a iluminação, a temperatura e a umidade mudam. E as plantas reagem imediatamente a essas mudanças. No início, a flor pode parar de florescer, perder brotos, mas depois tudo vai dar certo. Leva tempo para se adaptar.

Quando vale a pena cortar uma flecha?

O momento ideal para podar um caule de flores secas é um período de descanso, então há confiança de que a orquídea está descansando e não florescerá por enquanto. Mas esse período de tempo para variedades diferentes cai de maneiras diferentes, na maioria dos casos - no meio ou no final do outono.

Apesar do período de tempo, é possível cortar os caules das flores apenas para secá-los completamente, de modo que não resta um rim vivo. Se você cortá-lo “vivo”, neste caso, danificaremos a planta, enfraquecê-la. Todas as forças serão gastas na cicatrização de feridas.

Preciso de um transplante?

O motivo da secagem repentina do pedúnculo é o alagamento. Vale a pena inspecionar cuidadosamente as raízes em que condições elas estão. Verde - saudável, brilhante com um tom prateado - a orquídea está descansando, a cor marrom e preta indica a presença de podridão ou outras doenças. Então, você não pode prescindir de um transplante.

Ação tomada:

  1. Extrair a flor da panela.
  2. Lave as raízes em água corrente.
  3. Remova áreas danificadas, trate as seções com um anti-séptico.
  4. Deixe secar durante a noite.
  5. Transplante a orquídea em um novo solo com uma boa camada de drenagem.
  6. No início, é melhor adiar a rega, pulverizando com água morna e macia.
  7. Recomenda-se que o vaso seja colocado em um local escuro para melhor adaptação.

O que fazer com uma sessão seca?

Se o pedúnculo ainda estiver verde e a ponta começar a ficar amarela, você não precisará removê-lo. Para uma aparência atraente externamente, você pode cortar a ponta seca. Removemos o caule completamente seco, o que dará força para restaurar a orquídea.

Para o processo de eliminação, você precisará de uma poda ou uma faca afiada. Desinfecte todos os instrumentos com antecedência.

  1. Corte cuidadosamente todas as partes secas da planta.
  2. O coto deve permanecer no máximo 2 cm.
  3. Polvilhe uma fatia viva com um anti-séptico.
  4. Se houver folhas secas, raízes, remova da mesma maneira.
  5. Não regue a flor por 7 a 10 dias, deixe-a se recuperar.

Cuidados posteriores

Para evitar as consequências negativas da operação, é melhor não tocar na orquídea por algum tempo, mas tente observar as seguintes condições:

  • Uma flor gosta de temperatura no verão: + 22-25ºС, no inverno + 16-18ºС. No entanto, nas primeiras semanas após a remoção do pedúnculo, é melhor baixar a temperatura para + 20-22 ° C.
  • Minimize a rega, mas observe a secagem do solo na panela.
  • Excluir iluminação intensa. Limite a duração da exposição à luz.
  • A umidade é mantida dentro de 50-60%.
  • Evite ar interno estagnado.
  • O primeiro mês não é alimentado e, em seguida, 1 vez em 30 dias.
  • Para orquídeas, é recomendável renovar o substrato a cada 2-3 anos, e é melhor fazê-lo no período após a floração.
  • A temperatura da água deve ser de 35 a 40ºС.
  • Pulverize regularmente.

Como se viu, a poda não é uma coisa tão terrível. O principal é analisar a condição da flor, familiarizar-se com as recomendações, preparar tudo e você pode começar. Atenção e cuidado são necessários não apenas para as pessoas, mas também para os maravilhosos representantes da flora. Eles vão retribuir, floração longa e exuberante.

Vídeo interessante

Assista ao vídeo sobre como podar um caule de flores secas depois de florescer uma orquídea:

Deixe O Seu Comentário