Quais fertilizantes são necessários para a orquídea phalaenopsis e como aplicá-los corretamente?

A alimentação é um aspecto essencial para cuidar de qualquer planta doméstica. As substâncias que compõem o fertilizante fornecem todas as substâncias necessárias para o crescimento e desenvolvimento.

A alimentação é especialmente importante durante os períodos em que a phalaenopsis cresce, pois o consumo de energia da planta aumenta nesse momento. Considere quando e como alimentar uma orquídea em casa e se ela precisa de cobertura durante a floração. Também recomendamos assistir a um vídeo útil sobre esse tópico.

O que é fertilizante?

Fertilizantes - substâncias usadas para melhorar a nutrição das plantas, propriedades do solo, aumentar a produtividade. Seu efeito se deve ao fato de que essas substâncias fornecem às plantas um ou mais componentes químicos escassos, necessários para seu crescimento e desenvolvimento normais.

ATENÇÃO: Fertilização refere-se ao uso de elementos minerais e fertilizantes para melhorar a qualidade do solo.

Os fertilizantes são classificados de acordo com os seguintes critérios:

  • composição de fertilizantes;
  • estado de agregação;
  • modo de ação;
  • método de aplicação;
  • efeito nas plantas.

Também fertilizantes são frequentemente divididos em simples e complexos. Os simples são aqueles que contêm apenas uma substância (fosfórica, potássica, calcária). Substâncias complexas têm uma composição mais ampla. O tipo mais comum de tais substâncias são fertilizantes orgânicos (biohumus, estrume, húmus, turfa). Seu uso leva a um efeito melhor do que no caso de fertilizantes simples.

Por que você precisa alimentar periodicamente a planta?

Primeiro de tudo, categoricamente não se recomenda fazer o acabamento de uma orquídea com frequência. A melhor solução é fertilizar o solo somente de acordo com certas etapas do desenvolvimento da phalaenopsis.

A fertilização do solo melhora suas qualidades que afetam o desenvolvimento das plantas.. As substâncias que compõem o fertilizante fornecem às plantas que crescem em um determinado solo os elementos necessários para o crescimento.

Usar os fertilizantes certos no momento certo permitirá que Phalaenopsis não apenas cresça mais rápido, mas também reduz o risco de doenças do sistema radicular. Além disso, as substâncias contidas nos fertilizantes permitirão que as raízes da orquídea evitem apodrecer.

Com que frequência e quando isso deve ser feito?

Recomenda-se fertilizar orquídeas após a primeira floração. Em nenhum caso você pode se vestir imediatamente após o transplante, pois isso pode causar estresse na planta, o que pode levar à sua morte.

Além disso, se a orquídea florescer por muito tempo ou se desenvolver repetidamente a partir de botões de dormir, vale a pena alimentar. Depois disso, não é recomendável fertilizar novamente o solo dentro de três a quatro meses.

O que é possível e o que não é?

A melhor opção para a phalaenopsis será um fertilizante complexo produzido especificamente para esse tipo de orquídea. Tais substâncias são criadas especificamente para certas etapas do desenvolvimento da planta e atendem idealmente aos requisitos das orquídeas.

Se você não encontrar esses fertilizantes, então você pode usar fertilizantes minerais complexos para plantas de interior. Mas preste atenção se o nitrogênio está contido em tal substância - com iscas frequentes, pode danificar a orquídea. Ao alimentar uma orquídea dessa maneira, você deve usar apenas 1/3 - 1/4 da dose indicada na embalagem.

DICA: Para a phalaenopsis, em nenhum caso você deve usar fertilizantes na forma de comprimidos ou paus. Esse curativo pode não ser corretamente distribuído no substrato. Além disso, usando essas substâncias, você não poderá controlar a dose de fertilizantes.

Visão geral do medicamento

Os agentes de alimentação podem ser vendidos de várias formas:

  • na forma líquida;
  • sob a forma de paus;
  • pílulas
  • grânulos;
  • pós.
  • Fertilizantes "populares".

É extremamente desejável escolher um remédio líquido para alimentar a falenopenose. Você deve prestar atenção especial à proporção de nitrogênio, fósforo e potássio ao escolher um fertilizante (como regra, NPK e a porcentagem de cada elemento da composição são indicados no rótulo (NPK - 7-6-3 significa 7% de nitrogênio, 6% de fósforo e 3% potássio)).

Lembre-se de que um alto teor de nitrogênio não permitirá que você use o fertilizante o ano todo. É melhor escolher um produto com um teor predominante de potássio. A dosagem deve ser a recomendada pelo fabricante (está indicada na embalagem).

Uma opção ideal para a phalaenopsis seria fertilizantes complexos especiais para orquídeas.

Químico

Os fertilizantes químicos são geralmente um complexo de sais. Fertilizantes químicos são recomendados para alimentar orquídeas.

Como regra, eles são:

  • fertilizantes minerais instantâneos;
  • fertilizantes minerais líquidos.

Assista a um vídeo sobre fertilizantes químicos para orquídeas:

Folk

Esses produtos de isca incluem substâncias orgânicas. Os principais tipos:

  • húmus;
  • húmus;
  • esterco;
  • compostagem

Para fertilizar a phalaenopsis, esses fertilizantes não são adequados para uso regular, pois podem prejudicar a orquídea.

Instruções passo a passo sobre como alimentar adequadamente uma planta em casa

Antes dos botões

Para prolongar o período de floração, a orquídea deve ser alimentada algumas semanas antes da brotação. A cobertura durante esse período é uma medida obrigatória no tratamento de orquídeas. Isso permitirá que a planta mantenha o máximo de vitalidade e afetará positivamente o crescimento dos brotos.

Instrução:

  1. Antes da cobertura, a planta deve ser regada.
  2. Coloque a orquídea em uma tigela de água e deixe-a lá até que as raízes se molhem.
  3. Adicione fertilizante à água seguindo a dosagem recomendada.
  4. Deixe a orquídea em solução por 10 a 20 minutos.
  5. Coloque a orquídea em um local permanente. Nesse caso, certifique-se de que a solução fertilizante não permaneça no vaso ou pires embaixo do vaso.

Durante a floração

Durante a floração, é muito importante não alimentar demais a phalaenopsis.. Portanto, durante esse período, deve-se tomar extremo cuidado para fertilizar adequadamente, ou para não fertilizar a planta.

Também é recomendável usar doses menores de ração para esse período. É necessário regar a planta vários dias antes da cobertura. No entanto, se você decidiu que é necessário alimentar a phalaenopsis durante a floração, siga as seguintes instruções:

  1. Dilua a dose necessária de fertilizante em água (dose recomendada de 300 ml de água por 1 ml de fertilizante líquido).
  2. Coloque a panela de phalaenopsis em um recipiente transparente (seu diâmetro deve ser cerca de 2 centímetros maior que o diâmetro da panela).
  3. Despeje uma solução de curativo no espaço resultante e deixe por 10-20 minutos.
  4. Certifique-se de que não resta solução na panela após a cobertura.

Durante o descanso

IMPORTANTE: O fertilizante deve ser aplicado dentro de uma semana após a floração. Este período é caracterizado como o período de descanso da planta. Phalaenopsis perdeu a maior parte de sua força e requer nutrição adicional.

Durante a dormência, é especialmente recomendado o uso de fertilizantes complexos especiais para orquídeas. Para alimentação direta, o melhor método utilizado para fertilizar a phalaenopsis florida é o mais adequado.

Assista a um vídeo sobre alimentação de orquídeas:

Possíveis problemas e soluções

Alimentar orquídeas é um processo muito delicado. Os cultivadores inexperientes costumam cometer vários erros, como:

  • fertilização em solo seco;
  • superalimentação;
  • período de alimentação indevidamente selecionado;
  • cobertura de plantas doentes;
  • solução inadequadamente preparada.

Geralmente erros na alimentação das orquídeas levam a doenças, cessação da floração, queimaduras nas raízes e até a morte da planta. Os principais danos causados ​​pela alimentação inadequada caem principalmente nas raízes. Portanto, se você perceber que a cor das raízes se tornou prejudicial, você deve:

  1. Puxe a planta para fora da panela.
  2. Inspecione completamente o sistema raiz.
  3. Remova com cuidado as raízes mortas, tomando cuidado para não danificar a integridade do coma na terra.
  4. Transplante a planta em uma panela, cujo tamanho deve ser ligeiramente menor que o tamanho da anterior.
  5. Trate o sistema radicular com uma solução fungicida.
  6. Reduza a parte aérea da planta. A magnitude da porção reduzida do crescimento da planta deve ser diretamente proporcional à diminuição no sistema radicular.

Se a planta se recuperou e continuou a crescer, você pode fertilizá-la.

Assista a um vídeo sobre orquídea cheia de fertilizantes e como resolver o problema:

Conclusão

A principal coisa no processo de alimentação da phalaenopsis é extrema cautela, observando as datas e doses necessárias de fertilizantes. Lembre-se, é melhor alimentar mal a planta do que superalimentá-la.

Deixe O Seu Comentário