Salvamos a orquídea: como reanimá-la se as raízes se deterioram ou já se deterioraram?

Todos os jardineiros que gostam de cultivo de orquídeas sabem o quão extravagante essa planta pode ser. Acontece que na parte exterior terrestre da flor não parece dolorosa, mas a orquídea morre de alguma forma por algum motivo. É tudo sobre doenças do sistema radicular. Hoje, explicaremos como reanimar uma planta cujas raízes apodreceram e é possível salvar uma orquídea se ela já estiver morrendo, ou seja, todas as raízes estão completamente podres e as folhas lentas? No artigo, descreveremos gradualmente os métodos de ressuscitação de uma planta cujo sistema radicular apodrece e também mostraremos uma foto desse problema.

O que é e como é?

A podridão das raízes é uma doença que pode ser causada por tratamento inadequado ou ataque de pragas. Na maioria das vezes, isso acontece no período de outono-inverno, quando a planta não tem luz solar suficiente e a temperatura na sala diminui. Você precisa se livrar da planta apenas no mínimo. Em quase 90% dos casos, você tem todas as chances de salvar uma flor. O principal é encontrar a causa desta doença.

Normalmente, um sistema radicular saudável é verde, os ramos são gordurosos, carnudos e resistentes. Quando os primeiros sinais de doenças aparecem nas raízes, eles ficam amarelos, às vezes marrons, e a parte subterrânea da flor fica macia e vazia (ao toque, elas simplesmente se abrem nas mãos e se destacam facilmente da parte saudável.

Como distinguir um sistema radicular saudável de um paciente?

Para determinar se o sistema raiz está doente, você precisa executar algumas manipulações simples:

  1. Regue a planta.
  2. Assista depois (lembre-se de que você deve ter um pote transparente). Os rizomas saudáveis ​​após umedecer o solo ficam verdes, mas as raízes afetadas ficam brancas ou marrons sujas. Essas áreas internas já ficaram vazias, portanto não são saturadas com umidade.Ajuda! A parte do solo das raízes ficará ainda mais escura. Se as raízes saudáveis ​​são grossas, o doente será plano.

Previsão para a planta

No começo, você pode nem perceber que a orquídea tem algum problema com o rizoma. Os brotos podem florescer como sempre, e as folhas ficam ótimas até o fim: apertadas e verdes. Mesmo se você tiver um vaso transparente, nem sempre perceberá que as raízes começaram a apodrecer (nas bordas podem ser verdes e inteiras).

É possível salvar uma planta com raízes podres - depende do estágio da lesão. Se você não reconhecer o problema a tempo, todo o sistema radicular simplesmente morrerá, e é natural que a planta não coma de qualquer lugar, e ela morrerá. Portanto, para a detecção oportuna de um problema, geralmente tire uma orquídea da panela e inspecione cuidadosamente todas as suas seções, para não se despedir de uma vez por todas do seu favorito.

Como identificar um problema em um estágio inicial?

Se você inspecionar periodicamente o sistema raiz da orquídea, na próxima verificação, você deve estar alerta para os seguintes fatores:

  • vazamentos de fluidos dos rizomas;
  • eles são cobertos com uma membrana mucosa e constantemente molhados ao toque;
  • a cor das raízes podres se aproxima do marrom-preto;
  • o cheiro da decomposição vem da flor.

Foto

Confira como as raízes das orquídeas podres ficam na foto:

Instalações de ressuscitação em casa

Produtos químicos

Vamos considerar como salvar uma orquídea com raízes podres com a ajuda de preparações especiais. Na maioria dos casos, será necessário lidar com esse desastre com a ajuda de inseticidas e acaricidas. Vamos nomear as ferramentas mais populares e atuais.:

  1. "Actofit".
  2. Inta-vir.
  3. "Actellicus".
  4. "Tsvetofos".
  5. "Bitoxibacilina".
  6. "Actara".
  7. "Fufan".
  8. Vermitek.
ATENÇÃO! Todos esses medicamentos só ajudarão se a deterioração for causada por pragas ou doenças virais (tripes, carrapatos, insetos escamados, pulgões, milípedes e mosquitos).

Porém, no caso de doenças fúngicas (podridão cinzenta, fusariose, podridão radicular, oídio ou antracnose), serão necessários outros agentes terapêuticos - fungicidas:

  • Fitosporina ".
  • Fundazol
  • "Oksikhom".
  • Topas.
  • "Fitoplus".
  • "Imunotitófito".

Como processar a partir de remédios populares?

Se as raízes do seu amigo verde começarem a apodrecer, ele poderá ser salvo com a ajuda de remédios populares experimentados e testados e, a seguir, mostraremos como fazê-lo.

  1. O remédio popular mais comum é solução de sabão. É muito simples prepará-lo:

    • pegue uma barra de sabão doméstico (isso é importante!) e dilua-o em dois ou três litros de água parada;
    • depois disso, abaixe as raízes na solução resultante por 5 a 10 minutos.
  2. Decocção de tubérculos de ciclâmen. Como cozinhá-lo:

    • você precisa ferver tubérculos grosseiramente picados por cerca de quarenta minutos;
    • depois, dê 24 horas ao caldo para insistir;
    • depois coe e aja da mesma maneira que com uma solução com sabão.
  3. Às vezes, as pragas não estão apenas nas raízes, mas também no próprio substrato. Para atraí-los, deite-se em cima do solo batata crua picada ou maçã.
  4. Você pode mergulhar as raízes em outra solução milagrosa de azeite (duas colheres de sopa por litro de água).
  5. A última receita folclórica - infusão de cebola:

    • pegue algumas cebolas e ferva-as por meia hora;
    • deixe o caldo esfriar e repouse por doze horas;
    • depois disso, mantenha as raízes na tintura resultante por 7 a 10 minutos.
IMPORTANTE! Esclareceremos que todos os remédios populares ajudarão a reviver a planta apenas nos estágios iniciais da doença.

Instruções passo a passo de gerenciamento de pragas

  1. Isolar a planta afetada de outras saudáveis. Nesse caso, processe imediatamente o local onde estava o vaso de flores.
  2. Remova as raízes do vaso e retire o solo delas. Enxágüe bem a parte subterrânea da phalaenopsis em água corrente.
  3. Remova as áreas danificadas e trate os pontos de corte com carvão em pó.
  4. Nos estágios iniciais do ataque, a orquídea pode ser tratada com remédios populares (geralmente com uma solução de sabão). Se o gabinete ganhou curvas mais íngremes, você precisará recorrer a produtos químicos para obter ajuda.
  5. Nos primeiros dias, não coloque a planta em um substrato. É melhor embrulhar os rizomas com um saco plástico e colocá-lo em um local fresco e escuro, para formar o efeito de uma estufa. Nesta situação, as pragas não sobreviverão. Mas não deixe a flor começar a cantar. Caso contrário, isso levará a novos problemas com a phalaenopsis.
  6. Depois de todas essas manipulações, plante a planta em um novo solo.

Resolvendo o problema do substrato compactado

Quando você não muda o solo em uma panela por muito tempo, ele é esmagado. Devido a isso, o solo se torna mais denso, não permite a passagem de ar e água, pelo que as raízes começam a apodrecer.

Para evitar isso, você deve:

  • Mude a mistura do solo com mais frequência.
  • Se a decadência já ocorreu, retire a flor da panela, corte as áreas afetadas e trate as restantes com carvão.
  • Coloque a planta em uma nova mistura de solo. Ao comprar uma mistura pronta, verifique se ela é composta de peças grandes. Mas você mesmo pode preparar o solo, levando para esta casca de pinheiro e musgo de esfagno. Mantenha o solo adquirido e preparado por 12 horas no freezer para evitar a presença de várias pragas.

Controle de Doenças Fúngicas

As doenças fúngicas surgem como resultado de cuidados inadequados, ou melhor, devido à rega excessiva ou temperatura ambiente muito alta.

Para combater essas doenças, siga estas instruções.:

  1. Retire a flor do solo e corte as partes já afetadas (não se esqueça do tratamento das seções cortadas com cinza).
  2. Depois disso, regue bem a planta e após duas horas trate as raízes e o solo com preparações fungicidas (despeje a solução diretamente no solo).
  3. Coloque a phalaenopsis em um local fresco e escuro por uma semana.
  4. Para impedir o desenvolvimento de doenças fúngicas, trate com fungicidas toda a parte terrestre da orquídea.

Como salvar a planta em caso de danos mecânicos?

Acontece que a parte subterrânea da planta começa a apodrecer devido ao fato de que você a danificou. Aqui, novamente, você precisa se livrar dos processos danificados e tratar tudo com carvão.

Em seguida, coloque a planta no chão e forneça à orquídea todo o cuidado, sem esquecer as condições de detenção, bem como a importância do adubo.

Se o assunto é fertilizante muito concentrado

Se o florista espalhar incorretamente a adubação, ele terá todas as chances de arruinar a orquídea. Desde essas plantas são sensíveis demais a uma overdose de oligoelementos, especialmente potássio e fósforo, as queimaduras podem permanecer nas raízes.

Para salvar a phalaenopsis, você precisa parar de alimentar e transplantar a flor em um novo substrato. O principal é não danificar as raízes durante o transplante.

Ajuda em caso de alagamento do solo

Como você sabe, um pré-requisito para a nossa beleza é a presença de uma grande quantidade de luz. Se for suficiente, a água do solo evapora com facilidade. Mas com o início do outono, a luz se torna várias vezes menor, razão pela qual o líquido não desaparece em lugar algum.

Portanto, para evitar uma situação tão desagradável, coloque sempre o vaso em um local bem ventiladoque deve estar suficientemente iluminado. E sempre verifique se o solo está solto.

Se, no entanto, você derramou uma flor e suas raízes começaram a apodrecer, retire-as do solo, remova os processos estragados e seque os restantes por 24 horas. Depois disso, plante a orquídea em um substrato novo ou seco.

Como salvar uma planta com raízes completamente podres e folhas lentas?

Caso as raízes apodrecessem e as folhas permanecessem, a mais simples e, portanto, uma maneira comum de salvar uma orquídea é construir o sistema radicular na água. Como fazer isso, contaremos a seguir.

  1. Remova todos os processos deteriorados e danificados.
  2. Trate as áreas aparadas com cinza e seque por 2-3 horas.
  3. Adicione raízes a tratamentos químicos para evitar a recorrência da doença.
  4. Não será supérfluo reter a planta por 30 minutos em um estimulador de crescimento.
  5. Em seguida, coloque a orquídea em um recipiente com água onde o carvão é adicionado. Muitos cultivadores profissionais recomendam manter apenas a ponta da planta na água, e alguns argumentam que ela precisa ser mantida alguns milímetros acima da água. O primeiro e o segundo métodos estão corretos.
  6. Renove constantemente a água.
  7. Depois de alguns meses, as primeiras raízes devem aparecer. Depois disso, você precisa transplantá-los para o musgo esfagno.
  8. Quando um número suficiente de raízes crescer, transplante phalaenopsis no solo comum para orquídeas.

Como reanimar com uma estufa?

Se você tiver uma estufa em casa, poderá salvar a planta com a ajuda dela. Os quatro primeiros pontos serão os mesmos de ressuscitar com imersão em água.

E então proceda da seguinte maneira:

  • Despeje uma fina camada de argila expandida na panela.
  • Espalhe uma pequena camada de musgo esfagno por cima, que primeiro deve ser microondas.
  • Despeje tudo isso com cuidado e coloque a saída da folha ali.
  • Forneça a temperatura do ar na estufa entre 22 e 28 graus de calor e umidade na faixa de 70 a 100%. E a iluminação deve ser longa - até doze horas por dia.
  • Mantenha a flor nessas condições até que as raízes cresçam para um tamanho de 3 a 5 centímetros. Depois disso, é permitido colocar a phalaenopsis em uma panela normal e continuar a cuidar de acordo com todas as regras.

Medidas preventivas

Após o primeiro caso de podridão radicular, reveja as condições de detenção:

  • ajustar a rega;
  • defina o modo de rega;
  • prevenir doenças fúngicas;
  • Inspecione o sistema radicular da orquídea com mais frequência.

Por isso, examinamos por que as raízes de uma casa ou a podridão recentemente adquirida de orquídeas e o que fazer se esse desastre ocorreu. Como você pode ver, é bastante difícil salvar a planta dobrada, mas ainda é possível, mesmo que restem apenas as folhas, e praticamente não há raízes saudáveis. Portanto, seja paciente e lute muito pela saúde de sua beleza caseira.

Deixe O Seu Comentário