Detalhadamente se é possível podar folhas de uma orquídea e como executar o procedimento em casa

A orquídea é uma das favoritas dos cultivadores de flores, originários das florestas tropicais do sul. Cuidar dele tem suas próprias características. Ela é mal-humorada.

E nem todo produtor é capaz de fornecer a essa beleza os cuidados adequados. Há muitos anos, especialistas vêm argumentando: é possível podar folhas de orquídeas? E se sim, quando e como?

Assim, a partir do artigo, você descobrirá se é possível podar folhas de orquídeas, como fazê-lo corretamente em casa e também quais doenças e pragas podem afetá-las.

Ciclo de vida da planta

As folhas são o órgão mais importante de uma planta. Graças a eles, a orquídea recebe luz solar e ar. É neles que o estado da planta é determinado principalmente. Eles são os primeiros a sinalizar que algo está errado com a flor. A condição das folhas pode determinar o início da doença e agir a tempo.

O ciclo de vida é uma alternância de períodos de crescimento e dormência de uma planta, bem como a expectativa de vida. A expectativa de vida das orquídeas é de 1 a 5 anos. Algumas variedades vivem mais tempo.

O período de descanso tem duas fases:

  • biológico;
  • forçado.

O período de dormência biológica em diferentes espécies varia muito: de 3 semanas a 5 meses. No momento, ocorre o seguinte:

  1. Envelhecimento crescente.
  2. Botânicos vegetativos e de flores são colocados.
  3. A flor armazena nutrientes e se prepara para um período de crescimento.

Se as condições forem desfavoráveis, a orquídea entra no estágio de repouso forçado. Até que as condições se tornem mais adequadas. O período de crescimento é caracterizado pelo aumento do crescimento, maturação dos brotos e floração.

Durante esse período, a planta exige:

  • Iluminação máxima, mas não luz solar direta.
  • Rega adequada.
  • Top vestir.
  • Temperatura do ar correspondente.
Importante! Certifique-se de levar em consideração o ciclo de vida das orquídeas. Como em períodos diferentes, ela precisa de cuidados e condições diferentes.

Preciso podar uma flor?

Especialistas discordam. Alguns permitem tal poda, outros não. Alguns jardineiros aconselham fazer isso se a orquídea não florescer. Se não houver floração há mais de um ano, as folhas inferiores são aparadas.

Deve-se lembrar que folhas de orquídea são um órgão importante. Quanto mais deles, mais forte e mais rápido recupera força. Uma vez que através deles a flor recebe nutrição.

E se as folhas estiverem doentes, você pode e deve cortá-las!

As folhas precisam ser cortadas se estiverem:

  1. Murcha, amarelada ou manchada.
  2. Queimadura solar.
  3. Rachaduras ou danos se formaram (por exemplo, uma flor caiu).
  4. Se danificado por parasitas.

Isso é necessário para:

  • reduza a carga na planta;
  • evitar propagação adicional da doença ou pragas.

Você aprenderá todos os detalhes sobre a poda correta de uma planta em um artigo separado.

Identificação de folhagens doentes e saudáveis

É muito simples e até para um iniciante. Folha saudável:

  1. verde, uniforme;
  2. resiliente (apático);
  3. não há manchas, rachaduras, formações putrefativas nele;
  4. o interior também deve ser saudável, livre de pragas.

Sinais de folhas doentes:

  • letargia;
  • rachaduras;
  • manchas;
  • amarelecimento
  • formações putrefativas (cinza marrom preto);
  • cor heterogênea;
  • a presença de parasitas.
Conselhos! Se pelo menos um dos sinais existir, vale a pena prestar atenção à saúde das orquídeas. Tais sinais são um sinal de uma doença grave.

Todas as conseqüências adicionais

Dois pontos importantes:

  1. Uma consequência comum e desagradável é a infecção e a deterioração do local do corte. Para evitar isso, o corte deve ser tratado com carvão, canela em pó ou carvão ativado.
  2. Enfraquecendo a planta. Se a orquídea perdeu muitas folhas, fica muito mais fraca. Uma vez que recebe significativamente menos energia da luz solar. O resultado pode ser a morte da planta.

Se a poda for realizada em conformidade com todas as regras, recomendações, precauções, a planta não estará em perigo.

Instruções passo a passo

Preparação da ferramenta

Você precisará aparar:

  • tesouras de podar jardim;
  • luvas
  • desinfetante;
  • meios para processar o corte.

Para desinfetar uma ferramenta, você pode usar:

  • solução de álcool;
  • solução de cloro;
  • solução de permanganato de potássio.

Pesquisa e processamento de ponto de corte

Antes de começar a poda, você precisa examinar cuidadosamente a planta. Se crianças são encontradas, vale a pena dedicar tempo à poda. As exceções são os casos em que a flor está doente e essa poda é uma questão de vida ou morte.

Se nenhum filho for encontrado, você poderá prosseguir. Existem duas maneiras de aparar:

  1. Afaste-se cerca de 10 mm da raiz e corte a folha com uma ferramenta estéril. Deveria haver um toco. Se a folha estiver doente, não será necessário removê-la completamente. Basta desviar-se do ponto 10-15 mm. Ao mesmo tempo, a parte saudável é preservada.
  2. Este método se aplica às folhas inferiores (geralmente íntegras). A folha deve ser cortada ao longo da linha média e depois rasgada até o caule. Depois disso, as metades devem ser cuidadosamente arrancadas da haste com as mãos. Depois disso, a orquídea não é regada por vários dias para evitar a deterioração.

O corte deve ser feito com uma ferramenta estéril. Então você pode encontrar: uma raiz jovem e arejada ou uma flecha solta.

Atenção! As folhas da orquídea só podem ser cortadas após a floração! Para fazer isso, espere até as flores secarem e caírem.

Leia sobre como podar uma orquídea após a floração.

O ponto de corte deve ser aparado imediatamente com carvão ou canela em pó. Você também pode usar carvão ativado triturado. Este procedimento contribui para a rápida cicatrização de feridas de plantas. Também impede que infecções bacterianas e virais entrem na ferida.

Você encontrará instruções e dicas passo a passo de jardineiros experientes sobre a poda de várias partes de uma orquídea em um artigo separado.

Resgate perene

E se eu tivesse que cortar todas as folhas da planta? O destaque aqui é a causa dos danos nas folhas.

Pode haver várias razões. Isto é:

  1. Condições incorretas.
  2. Rega errada.
  3. Doenças (é necessário examinar a raiz, a razão pode estar lá).

Depois de descobrir os motivos, ficará claro o que fazer em seguida. Após o "diagnóstico", você precisa iniciar o tratamento. Se for impossível curar uma orquídea (por exemplo, ela é afetada pela podridão), ela deve ser descartada para proteger outras plantas.

Doenças em que as folhas são danificadas:

  • Podridão marrom. É caracterizada pelo aparecimento de manchas marrons e aquosas claras.
  • Podridão negra. As folhas ficam pretas, manchadas. A causa pode ser baixa temperatura do ar ou parasitas.
  • Podridão da raiz. Com esta doença, as folhas ficam marrons e as raízes apodrecem.
  • Podridão de Fusarium. Amarelas e manchas aparecem nas folhas.
  • Podridão cinzenta. É caracterizada pelo aparecimento de manchas escuras, cobertas com uma camada acinzentada na forma de uma arma.
  • Spotting. Com esta doença, as folhas se tornam letárgicas, fracas e manchas escuras aparecem nelas.
  • Antracnose. Suas características são pequenas manchas marrons redondas. Se a doença começar, as manchas aumentam e a planta pode morrer.
  • Oídio. Placa branca aparece nas folhas, elas estão coaguladas e secas. Na maioria dos casos, isso leva à morte da planta.

Cuidado

  1. Primeiro de tudo, você deve prestar atenção às raízes. Se as raízes estiverem podres, é preciso remover a flor da panela, sacudir o chão, mergulhar as raízes da planta em água morna (pré-cozinhe uma bacia com água morna).
  2. Então as raízes são secas. Folhas e raízes doentes são removidas. Como podar as raízes corretamente, você aprenderá aqui.
  3. Se parte do sistema radicular permanecer, essa planta poderá ser plantada novamente em uma panela com o solo. Mas agora você deve seguir rigorosamente as regras para o tratamento de orquídeas.
  4. A flor deve ser colocada no sudoeste ou sudeste. Evite luz solar direta.
  5. A temperatura deve ser de 30 a 33 graus - durante o dia, de 20 a 25 graus - à noite.
  6. Evite rascunhos.
  7. Regue a planta deve ter muito cuidado. A princípio, é melhor limitar-se a pulverizar o solo.
  8. Se não houver raízes, o caule pode ser plantado em uma panela com musgo úmido. E tente cultivar raízes.

Assim, a orquídea pode ser trazida de volta à vida.

Atenção! A principal causa da doença das folhas é a podridão do sistema radicular, que pode ser causada por doenças e rega excessiva, além de condições inadequadas.

Para cuidar adequadamente da orquídea, você precisa não apenas de conhecimento, mas também de experiência. É necessário levar em consideração muitos fatores, observar, procurar informações, consultar jardineiros experientes. A orquídea é uma flor temperamental e delicada, mas sua beleza vale a pena..

Deixe O Seu Comentário