9 dicas para jardineiros amadores: como fazer uma flor de orquídea

A orquídea é uma das plantas mais incomuns e misteriosas. Esta cultura é atraente com suas flores delicadas. Mas às vezes acontece que uma orquídea por muito tempo não abre brotos, o que incomoda muito seus proprietários. Não estamos falando daqueles casos em que a cultura precisa de um descanso modesto, mas daqueles em que a planta não agrada a outras pessoas com flores por mais de um ano e meio. Então a florista pensa seriamente: o que deve ser feito com a sua querida se ela não florescer?

Neste artigo, explicaremos por que isso acontece e como fazer a planta florescer em casa, incluindo repetidamente, ou seja, que medidas podem ser tomadas para estimular a floração.

Tempo de floração

Nos habitats naturais, essa cultura começa a florescer em março-abril.e mais perto do outono, deixa cair os brotos e começa a se preparar para um período de descanso e recuperação. Mas em casa, tudo é completamente diferente: um clima constante é mantido lá, para que a cultura possa começar a florescer a qualquer momento - de janeiro a dezembro.

Importante! Você deve ser alertado pelo fato de que as flores não aparecem na planta há mais de um ano. Nesse caso, é hora de agir.

Por que a fábrica entrou em greve?

Acontece que um animal de estimação verde não floresce por um longo tempo, às vezes até 2 anos ou mais. Listamos todas as razões possíveis para isso:

  • Luz insuficiente. E deve ser muito. Mas lembre-se de que a iluminação deve ser difusa. Em nenhum caso, não permita que a luz solar direta caia sobre a vegetação da planta.
  • Umedeça o solo com muita frequência. O fato é que, na terra natal desta flor durante as chuvas torrenciais, não há insetos, ou seja, o processo de polinização não ocorre. Em casa, uma orquídea vive de acordo com os mesmos princípios: muita água, então não é hora de florescer. Tente organizar uma seca para a cultura - este será o impulso para a floração.
  • Muito fertilizante ou complexo nutricional selecionado incorretamente. Se a parte verde da planta cresce bem e você ainda não consegue observar a floração, significa que há muito nitrogênio nos fertilizantes, mas não há fósforo suficiente (é ele quem é responsável pela abertura dos brotos).
  • O substrato não é adequadoem que a orquídea é plantada. Não deve ser um jardim comum. Recomendamos a compra de solo destinado ao cultivo dessa cultura em particular.
  • Pote errado. Deve ser transparente e suave. Há duas razões para a transparência do vaso: primeiro, você deve monitorar constantemente o estado do sistema raiz. Em segundo lugar, as raízes também precisam de iluminação, que só pode fornecer uma capacidade transparente.
  • Temperatura Não deve estar abaixo de 15 graus no inverno e acima de 25 graus no verão. Certifique-se também de que a diferença nas temperaturas diurna e noturna seja mantida dentro de 4-5 graus.

Você pode descobrir mais sobre por que a planta não floresce e o que fazer com ela aqui.

É possível e necessário estimular artificialmente o processo?

Muitos jardineiros querem prolongar o período de floração, então fazem de tudo para forçar a orquídea a reabrir os brotos, usando diferentes estimulantes da floração. Mas esses procedimentos só podem ser realizados com uma cultura adulta que atingiu pelo menos três anos de idade. E apenas uma vez a cada dois ou três anos, porque não importa como você torça, a orquídea deve descansar e se recuperar.

A maturação do bebê acelera?

Para uma nota. Todos os cultivadores de flores experientes são reduzidos a uma opinião negativa sobre se vale a pena estimular um bebê a florescer.

Pela primeira vez, uma planta pode florescer em dois anos. Isso é normal. Afinal a princípio, a cultura deve ser fortalecida nas raízes e nos brotos e somente depois disso gaste energia em flores. Portanto, recomendamos fortemente a paciência. Não haverá nada de bom com a estimulação artificial, especialmente em crianças.

9 regras para a floração

Você quer admirar a ternura das flores da orquídea o mais rápido possível e por mais tempo? Crie condições ideais para ela. Isso não é tão difícil de fazer.

Falaremos mais sobre como estimular a floração em casa em 9 regras testadas há anos. O cumprimento deles certamente levará ao fato de que a orquídea chegará a tempo, por um longo tempo e florescerá em abundância.

  1. É tudo sobre idade. Já dissemos que as plantas jovens podem não florescer até cerca de dois anos. Isso não é para ter medo. Os brotos dizem que a cultura está pronta para suportar tanto trabalho duro como a floração. Deve haver pelo menos cinco. Você pode se assustar apenas pelo fato de a cultura já ter mais do que o número especificado de sessões e ainda não abrir brotos.
  2. Não mova o pote. A realocação para orquídeas sempre responde a um estado estressante. E aqui temos em mente não algum movimento global, mas mesmo a menor mudança de posição em relação à iluminação. se surgir a pergunta sobre a necessidade urgente de realocar o vaso, coloque-o de forma que o ângulo de iluminação não mude.
  3. Preste atenção aos rizomas. Já falamos sobre eles no artigo acima. Mas lembre-se: não deve haver vasos ásperos e coloridos. Somente superfície transparente e apenas lisa. Lembre-se de que o sistema de cem raízes, juntamente com as lâminas das folhas, está envolvido na fotossíntese, portanto, cuide do acesso da luz às raízes.
  4. Um pouco sobre iluminação. Se você não fornecer longas horas de luz do dia, que devem durar de 10 a 12 horas por dia, a orquídea não florescerá. Se isso não puder ser feito naturalmente, procure iluminação artificial para obter ajuda. Agora, mesmo existem fitolamps especiais criados especificamente para a iluminação das plantas. Mas cuidado com queimaduras nas folhas. Para fazer isso, evite luz solar direta na orquídea.
  5. Não se esqueça da diferença de temperatura. Você não apenas precisará manter a temperatura ideal para a colheita, mas agora mais uma coisa foi adicionada a esse requisito: fornecer uma diferença de cinco graus durante o dia. (Ou seja, cinco graus mais altos durante o dia do que à noite. Mas não mais!)

    Se na estação quente as orquídeas estiverem localizadas em um espaço aberto, essa condição será atendida por si mesma.Não esqueça de ventilar a sala em que há um vaso de flores. Mas cuidado com os rascunhos que a cultura não pode tolerar.

  6. Você precisa umedecer o solo corretamente. Isso só pode ser feito após dois a três dias após a secagem do solo superficial. A rega deve ser ligeiramente reduzida, mesmo após a flor da orquídea - deixe o solo ficar seco por cerca de um mês. Jardineiros experientes recomendam regar a planta de duas maneiras: por imersão e sob o chuveiro.

    No primeiro caso, mergulhe o vaso de flores em um recipiente com água e deixe-o por cerca de dez minutos. Este tempo será suficiente para que a cultura fique completamente "bêbada". No segundo caso, coloque a panela na banheira e regue-a, depois deixe a água escorrer e coloque a orquídea em seu lugar original.

  7. Umidificação. Não se esqueça deste procedimento. Ao contrário do solo, o ar ao redor das orquídeas deve ser constantemente umedecido. Para fazer isso, basta colocar um recipiente de água perto dos vasos de flores. E também sempre que possível pulverize a parte verde da cultura e suas flores.
  8. Adubo competente. No caso em que você alimenta a planta apenas com fertilizantes nitrogenados, apenas folhas e raízes crescerão e não haverá flores. Portanto, consulte os complexos em que há mais potássio e fósforo - esses elementos são responsáveis ​​pelo florescimento das orquídeas.

    A recomendação. Não experimente a auto-preparação de fertilizantes, é melhor comprar já pronto em lojas especializadas. Lá você será informado sobre as doses e recomendações para diferentes variedades desta planta.

  9. Às vezes, o estresse é útil. Acontece que todas as condições são criadas, e os botões florescentes não podem ser vistos. Isso se deve ao fato de que a cultura já é muito boa e não vai fazer nada. Agite a existência medida de uma orquídea. Isso pode ser feito por uma longa pausa na rega ou na redução da temperatura padrão.

Sobre o que fazer se a orquídea não florescer, sugerimos a leitura neste material.

Como melhorar a condição da planta?

Aqui, antes de tudo, é preciso prestar atenção às nuances do bem-estar da orquídea. Se ela não cultivar folhas ou flores, o motivo pode ser apenas um: você não segue as regras para cuidar da planta, descritas acima. Pode não ter um único ponto, ou talvez você não execute várias dicas ao mesmo tempo. Lembre-se disso a orquídea também está viva, portanto, o cuidado caótico não funcionaráNesse caso, tudo deve estar de acordo com as instruções. Nós não os inventamos - não cabe a nós cancelá-los.

Se uma planta produz apenas raízes e folhas, com total confiança, podemos dizer que você foi longe demais com os fertilizantes nitrogenados. Eles estimularam o desenvolvimento ativo da parte verde da flor, que por sua vez interrompeu o crescimento dos botões de flores. Os fertilizantes devem ser variáveis ​​(uma semana - nitrogênio, outra semana - potássio e fósforo) ou complexos (aqui você definitivamente não perderá, por isso é melhor escolher essa opção).

Estimulação regulando a rega e a iluminação

Então, o que fazer para fazer a orquídea florescer?

  1. Como acelerar a floração? Isso pode ser feito reduzindo a rega para uma vez a cada duas semanas. (Às vezes você pode deixar secar por um mês.)
  2. Nos dias de rega, não encha muito a flor. Imerso em um recipiente com água, esperou 10 minutos, retirado do recipiente. (Em caso de excesso de umidade, o sistema radicular começará a apodrecer.)
  3. Mova o vaso para um local escuro por cerca de uma semana.
  4. Após essa manipulação, forneça à planta longas horas de luz do dia (10 a 12 horas por dia), a iluminação deve ser mais do que adequada. Com menos luz, você não esperará pelas flores.

É impossível não concordar com o que os mais belos botões delicados tornaram a orquídea tão popular entre os jardineiros: profissional e amador. Mas, provavelmente, se as flores estivessem constantemente presentes nela, elas não seriam tão desejadas. Tudo inacessível nos atrai. Isso pode ser dito sobre orquídea. Portanto, não dissemos como fazer a orquídea florescer o ano todo. Não tente conseguir isso, porque, por causa disso, as flores ficarão menores, sua abundância diminuirá e as cores perderão sua saturação.

Vídeo útil

Assista a um vídeo sobre como fazer uma orquídea florescer:

Deixe O Seu Comentário