Como preparar a prímula para o inverno?
A prímula é representada por uma enorme variedade de várias centenas de variedades, entre as quais existem variedades naturais e criadas pelos esforços dos criadores. O maior número de espécies selvagens vive no hemisfério norte, onde prevalecem condições climáticas moderadas.
Prímula adora se instalar perto da água, nas margens dos rios, nos lagos, nos prados e nas encostas das montanhas. Você pode ver a flor no maciço do Himalaia. A planta é uma planta perene, acontece do tipo arbusto e é gramínea.
O que fazer no outono?
As primulas não têm tanto medo de baixas temperaturas quanto as diferenças de temperatura e a podridão das raízes. As diferenças, em regra, ocorrem devido à diferença entre as temperaturas diurna e noturna, bem como durante a alternância de degelos e bruscas ondas de frio. O subarrefecimento da prímula no inverno, com a não conformidade com os padrões ou a deterioração do excesso de umidade, pode levar à perda de germinação.
Sol intensivo da primavera também é perigoso, pode queimar prímulaainda não adaptado após a hibernação. A melhor proteção contra o frio e a garantia de estabilidade climática na zona das raízes é, obviamente, a neve, mas nem sempre é suficiente para fornecer o grau necessário de proteção.
Portanto, além de temperaturas extremas e clima frio, eles criam um abrigo do solo com húmus e uma camada de ramos de abeto no topo. Com uma espessura muito grande de cobertura de neve, existe o risco de superaquecimento.
Desde o inverno durante o inverno, os buracos são periodicamente batidos na neve com um forcado para criar acesso aéreo à planta. Quando o derretimento começa na primavera, devido ao mesmo risco de a planta ficar podre, é necessário limpar parcialmente a crosta gelada da infusão.
Muitas variedades têm propriedades de resistência ao gelo e podem passar o inverno completamente sem abrigo especial de isolamento, mas há espécies híbridas que geralmente não são predispostas ao inverno em campo aberto. Eles são removidos do solo por um período de baixas temperaturas e enviados para armazenamento em contêineres, para salas com condições especiais.
Preciso cortar as folhas?
Esta flor é podada para o inverno? Se o flox e as peônias para o inverno privarem as partes aéreas, então com a prímula é estritamente proibido. Após a floração, a roseta de prímula geralmente desaparece e não cria a aparência mais estética, mas a folhagem não é cortada, porque, para a prímula, é um escudo natural para o clima frio dos ventos e baixas temperaturas.
Conselhos! A folhagem seca é colhida apenas na primavera, quando a neve sai e a planta é aberta.Mais informações sobre transplante e cuidados com a prímula no outono podem ser encontradas aqui e, a partir deste artigo, você aprenderá como plantar adequadamente a planta.
Como semear corretamente?
Existem variedades de prímulas, por exemplo, do grupo candelabro, que se reproduzem naturalmente, apenas para esse fim, as flores secas não são removidas, deixando as sementes para amadurecer, que se auto-cultivam dominando áreas adicionais do habitat, geralmente excluindo outras plantas.
Tais propriedades são possuídas, por exemplo, pela prímula tibetana e pela prímula Akaulis. As sementes dessas variedades podem simplesmente ser espalhadas onde seria desejável ter essas flores, nutrindo e afrouxando um pouco o solo. E é melhor esperar até que a planta se auto-semeia e transplante as mudas que foram plantadas na primavera.
Se estamos falando de outras variedades, você deve tentar um pouco. Em geral, a prímula se desenvolve mais lentamente, requer mais atenção e tempo para cuidar.
O que é importante considerar?
- A germinação das sementes diminui com a perda de frescor, portanto, medidas adicionais serão necessárias.
- É perigoso irrigar com água dura, isso cria o risco de perda de germinação.
- No calor, as sementes também perdem seu potencial de germinação; para uma germinação eficaz, é necessário frescor. A temperatura não deve exceder 17 graus, o modo ideal é 10-15 graus.
- A umidade deve estar acima da média.
- Uma boa iluminação é importante, se necessário, faça a luz de fundo com uma lâmpada.
- Principalmente semeadas em novembro, dezembro ou janeiro, e os híbridos com um curto período de desenvolvimento são semeados entre fevereiro e março. Desde o momento da semeadura até o início da floração, geralmente leva cerca de seis meses ou um pouco menos. Em média, o tempo ideal de implementação do projeto cai em novembro-dezembro.
Em condições normais, as mudas eclodem por 10 a 11 dias. Depois disso, você pode reduzir um pouco a umidade e a temperatura. Por volta de 15 de março, mudas jovens são transplantadas em vasos separados. E em poucas semanas, em maio, eles são transportados para as ruas, em campo aberto.
Leia mais sobre o momento da semeadura e outras características do plantio de prímula perene, leia aqui.
Instruções para o cultivo de sementes
Como se preparar?
Se não for possível coletar sementes, você poderá comprá-las na loja escolhendo uma variedade. Também deve ser observado que muitas variedades de prímulas durante a semeadura requerem exposição preliminar ao frio, que é a chave para a germinação bem-sucedida. Para fazer isso, eles são mantidos na geladeira por um mês.
Há também uma opção mais rápida para a preparação da temperatura. Cinco vezes, em um único prato, colocadas por duas horas no frio e duas horas no calor. Para ativar a germinação, um procedimento de bioestimulação pode ser realizado segurando as sementes antes de semear em suco de aloe por vinte minutos.
Antes da sementeira, seque levemente a sementeespalhando sobre uma superfície absorvente de papel ou esponja.
Opções materiais para semear:
- coloque uma camada uniforme de neve na camada de substrato e distribua as sementes por cima;
- distribuir sementes na superfície do solo umedecido;
- prímulas de sementes pequenas, como Siebold e Aurikul, são semeadas em uma pequena camada de vermiculita e pulverizadas a partir do atomizador;
- em comprimidos de turfa.
Aterragem
Importante! As sementes são mais fáceis de distribuir com um fio ou palito fino e inflexível.- Se as sementes forem pequenas, então por centímetro quadrado não deve ter mais que cinco pedaços.
- Sementes grandes são dispostas a um centímetro uma da outra.
- Um comprimido de turfa não deve ter mais do que duas sementes.
Na parte final, as sementes são levemente pressionadas e pulverizadas com água macia e sedimentada. Em seguida, o recipiente é coberto com uma tampa de filme transparente, formando uma estufa.
Rega
O substrato de secagem é umedecido regularmente por pulverização.. Quando os brotos aparecerem, você pode regá-los com uma seringa sem agulha. Se houver uma panela de drenagem e orifícios de drenagem no recipiente, é melhor regar por baixo.
Crescendo
A estufa deve ser ventilada regularmente para que não haja condensação, pois as mudas apodrecem devido ao excesso de umidade. Quando as mudas crescem algumas folhas, elas são mergulhadas na mistura do solo. Requisitos de terra para o plantio: solo nutritivo, solto e com pouca luz.
Deve incluir solo de turfa, turfa, solo universal. 30% ou 50% do esfagno triturado com areia e perlita fornecerão a permeabilidade ao ar, a friabilidade e a resistência à umidade necessárias.
Desinfecção: a mistura é calcinada por meia hora no forno. 24 horas antes da semeadura, umedeça o solo.
Depois disso, as mudas começam a ser alimentadas com compostos minerais, uma vez a cada dez dias. À medida que as mudas se desenvolvem, elas adicionam solo. Quando os brotos ficam mais fortes e se desenvolvem, os fracos são colhidos e os fortes são plantados em vasos separados.
A prímula está pronta para transplantar em campo aberto após atingir um tamanho de 10 a 20 cm.
Saiba mais sobre o cultivo de prímula a partir de sementes aqui.
Planta resistente ao gelo
Para organizar o inverno correto da flor, é necessária uma aderência clara e oportuna à sequência de estágios de preparação. Comece a cozinhar a prímula após a floração.
- Na primeira etapa, fazem a limpeza geral do jardim, removendo lixo, fragmentos de plantas, galhos secos e qualquer resíduo presente, pois durante o inverno podem criar condições insalubres, começar a apodrecer ou transportar esporos patogênicos, pragas parasitas e causar danos à planta. .
- Antes do inverno, eles fazem a rega com carga de água, umedecendo bem o solo.
- Areje o solo, soltando o buraco ao redor da prímula. Além disso, isso protege contra o alagamento durante os períodos de descongelamento e cria condições mais saudáveis.
- Quando as geadas estáveis ocorrem à noite, elas passam para o próximo estágio de preparação. Em média, esse tempo cai no meio do outono. Sob o mato, faça húmus, espalhando-o pela saída, um pouco mais do que o diâmetro do espaço que as raízes supostamente ocupam.
Polvilhe a planta primeiro com uma pequena camada de húmus e depois com uma camada de solo, ou uma delas, para protegê-la do frio. Certifique-se de que a parte superior da tomada permaneça à vista.
- Uma quantidade suficiente de neve é um abrigo em si mesma, mas uma espessura suficiente da camada de neve nem sempre é formada e, nesse caso, os arbustos de prímula são cobertos com ramos de abeto. O abrigo é coberto com lapnik na fase de resfriamento a -10 graus.
O material do abrigo é levado apenas a seco e limpo pelo mesmo motivo. O abrigo é feito assim - várias patas de abeto são colocadas com uma cabana baixa e presas com uma corda. Em vez de ramos de abeto, galhos ou brotos de bagas podem ser usados.
- Quando o inverno não estiver nevado, você poderá redistribuir artificialmente a cobertura de neve. Para condições confortáveis, a planta geralmente precisa de 25 a 70 cm de cobertura de neve.
Em um inverno sem neve, essa planta corre o risco de congelar e, portanto, é necessário cobrir as raízes com uma camada nutritiva do solo.
Características do armazenamento de algumas variedades em recipientes especiais em casa
Preservação da raiz
Depois que a prímula floresce, se não for uma variedade resistente ao gelo, geralmente a planta é desenterrada, a folhagem e os caules são removidos, e a parte da raiz é armazenada em um recipiente com esfagno, no compartimento mais frio da geladeira.
Esta temperatura é importante para que a prímula não se mova para o desenvolvimento prematuro das folhas. Se isso ainda aconteceu, você terá que deixá-lo em uma panela e mantê-lo em um local fresco. No calor e na baixa umidade, a flor ameaça a morte.
Invernando toda a planta
Você pode remover a prímula de terreno aberto e transplantá-la para um recipiente, levando um volume duas vezes o volume acima da prímula:
- O sistema radicular é limpo com muito cuidado do solo antigo, para não danificar as partes finas, porque são mais frágeis.
- Em seguida, a prímula é plantada em uma composição especial do solo para plantas de interior, misturadas com areia, uma a uma.
- A raiz do pescoço, neste caso, não é aprofundada.
Cuidado
Regado apenas com um tipo suave de água. Quando o solo assentar, despeje uma camada. Coloque a panela em um local onde a temperatura seja de + 12-15 ° C, com iluminação moderada. Você pode manter a umidade necessária com uma estufa regularmente ventilada.
Com esse cuidado, a planta sobreviverá ao inverno com segurança e em maio já será possível enviá-la para o jardim. O transplante de prímula é bastante fácil.
Recomendação! Após o desembarque na natureza, eles são regados com muita contenção, mas sem secar.Leia sobre outros recursos do tratamento de prímula aqui.
O cultivo da prímula é acompanhado por várias nuances importantes de tratamento, uma das mais importantes é a preparação da planta para o inverno, a viabilidade e a qualidade da floração dependem em grande parte da qualidade dessa etapa do tratamento.
É necessário realizar o procedimento de acordo com todas as regras e, em seguida, a planta trará lindas flores por muitos anos, decorando o jardim.