As nuances do cuidado com a cor em casa
Koleria é uma planta arbustiva de luxo nativa da América do Sul. Goza de um sucesso incrível entre jardineiros e floristas em todo o mundo devido à sua despretensão e capacidade de sobreviver facilmente em casa. Com cuidados competentes e de alta qualidade, o collierium irá deliciá-lo com flores luxuosas e abundantes quase o ano todo. O principal é não cometer erros típicos para jardineiros iniciantes. Mais informações sobre os cuidados com a cor em casa.
Como cuidar de flores?
Koleria é uma planta termofílica herbácea em abundância da família Gesneriev. Difere na despretensão e cria raízes perfeitamente em casa. A coloração cresce em um arbusto compacto e exuberante, com flores brilhantes de vários tons. Com cuidados adequados e oportunos, a planta pode florescer o ano todo.. Portanto, o koleriya precisa das seguintes medidas de cuidado:
Substrato
Koleria gosta muito de solo nutritivo e leve. Deve necessariamente ser permeável à umidade e levemente ácido. Uma mistura ideal de solo para plantas de gesnerium é ideal para a planta.
Na ausência de tal você pode fazer um substrato adequado com suas próprias mãos. Misture em proporções iguais:
- turfa;
- terra de relva e folhas;
- areia fina (rio);
- e adicione um pouco de carvão lá.
Iluminação e localização
Koleria adora a luz do sol, portanto, é necessário colocá-la em um local bem iluminado, mas em nenhum caso sob a luz direta do sol, pois as flores e folhas da planta são muito sensíveis aos efeitos do sol. Um local com luz solar difusa é ideal para o esquema de cores (vale a pena colocá-lo no parapeito da janela oeste / leste).
Modo de temperatura
Koleria não gosta de calor excessivo, como, de fato, frio. Temperaturas ideais para a planta:
- no verão - 18-24 graus;
- no inverno - 15-18 graus.
Se a sala estiver muito quente durante o verão, a planta poderá morrer.
No período frio, você deve monitorar cuidadosamente os indicadores de temperatura na sala - se a temperatura do ar cair abaixo dos indicados, pode começar a desaparecer.
Umidade
Manter um nível ótimo de umidade é extremamente importante para os collieria, pois é uma planta tropical. Além disso, a proporção de temperatura e umidade deve ser ideal. Por exemplo, a uma temperatura de cerca de 22 a 25 graus, o nível de umidade deve ser de pelo menos 30%. Somente neste caso, a cor crescerá bem. Em nenhum caso você deve colocar a planta perto de aparelhos de aquecimento.
Rega
Regue a planta deve ser moderada, para que o solo não seque, mas não fique constantemente molhado. Por sinais externos, é fácil determinar a necessidade de adicionar água ao solo: se a camada superior do solo já estiver seca e o substrato ainda estiver molhado, você poderá regar a planta com segurança.
Para umedecer o solo em que a colônia cresce, é aconselhável usar água deixada por 3 dias ou purificada (já que a flor branca e amarela permanece nos caules da planta, o que a prejudica).
É importante Embora o koleriya seja uma planta higrófila, em nenhum caso sua parte verde deve ser pulverizada (mesmo durante a estação quente), pois nesse caso as placas foliares simplesmente começarão a apodrecer e a planta perderá sua atratividade decorativa ou, pior ainda, ela morrerá.Top vestir
Para manter a viabilidade da planta, alimentados com complexos minerais e orgânicos para plantas da família das gesneriaceae ou violetas. Os primeiros saturam a cor com nitrogênio, necessário para o crescimento da massa verde; os últimos estimulam a floração ativa e exuberante. A fertilização é necessária com o advento da primavera e até o final das plantas com uma frequência de 1 vez em 2 semanas.
Você não deve experimentar a cobertura: se você usa um certo tipo de fertilizante para a cobertura, é indesejável alterá-los bruscamente, porque a planta é muito sensível a essas mudanças. Coleria absorverá com prazer o mesmo tipo de fertilizante ao longo dos anos.
Período de floração
- Durante o período de floração, o coloria precisa de um curativo regular e de alta qualidade. A cada duas semanas, fertilizantes com predominância de potássio e fósforo, que estimulam a floração exuberante e bonita, devem ser aplicados ao solo.
- A rega durante esse período de tempo deve ser constante, mas não muito frequente. O principal é impedir que a umidade entre nas flores.
- Também é importante proteger a planta da luz solar direta.
Invernada
A maioria das variedades de koleriy prefere se aposentar no inverno ou hibernar.
- É melhor colocar a planta em um local escuro.
- A rega deve ser minimizada durante esse período.
- A planta também não precisa de cobertura.
- Em alguns casos, a parte verde morre na mina de carvão no inverno, em nenhum caso não descarte a planta. Deixe a panela com rizoma até a primavera e você definitivamente esperará novos brotos.
Poda
Se a planta começa a despejar folhagem na estação fria, é necessário ajudá-la, podando-a até as raízes. Se a planta não deixa cair a folhagem, a poda é opcional.
Se desejar a formação das cores da coroa pode ser feita de acordo com seus desejos. Isso deve ser feito antes do início da estação de crescimento.
- Se você deseja obter uma planta exuberante, deve cortar apenas a parte superior.
- Para obter uma planta ampelosa, é necessário deixar os brotos em paz e, com o tempo, eles próprios cairão conforme necessário.
Transplante
O transplante de plantas é realizado na primavera.. A capacidade de transplante deve ser ampla o suficiente, pois o sistema radicular da planta cresce mais em largura do que em profundidade. Se você usar uma panela funda para transplantar, o sistema radicular da colônia não receberá oxigênio e o solo ficará constantemente úmido. Como resultado, as raízes começarão a apodrecer.
Ajuda Koleria é uma planta que é bastante gentil em relação às mudanças na vida, portanto, você deve escolher um local para a planta com muito cuidado. É importante entender que, com qualquer alteração no ambiente, o coloria reage muito bruscamente. Portanto, se você reorganizá-lo em outro parapeito da janela ou simplesmente girá-lo, ela poderá sofrer um choque real.Foto
Veja a foto do esquema de cores que, com os devidos cuidados, dá lindas flores em casa.
Quais são as formas de se reproduzir?
Coléria geralmente se reproduz de várias maneiras.
Estacas
Enraizando no chão:
- Para propagação por estacas, é feita uma sessão de cerca de 8 cm de comprimento.
- É necessário enraizá-lo em uma mistura de húmus e areia. No fundo da panela deve haver aquecimento de alta qualidade.
- De cima, o recipiente deve ser coberto com uma película transparente até os primeiros brotos aparecerem.
Você pode usar um método diferente de cultivar estacas de koleriya. Para enraizar na água, você precisa:
- Coloque as mudas em água purificada.
- Quando as primeiras raízes pequenas aparecem (geralmente isso ocorre após 6-7 dias), o talo deve ser transplantado para um recipiente separado com solo nutriente.
Rizoma
O processo de reprodução pelo rizoma pode ser realizado em qualquer época do ano, mas provavelmente crescerá uma nova planta na primavera. Para fazer isso:
- O rizoma deve ser cortado em várias partes iguais aos rins.
- Plante cada uma delas no solo a uma profundidade de cerca de 2 cm.
- Em seguida, despeje água com cuidado.
De cada balança com os devidos cuidados, uma nova planta deve aparecer.
Sementes
A reprodução por sementes é realizada no final do período de inverno. O melhor solo para a semeadura é considerado uma mistura de areia e solo de folha.
- As sementes não podem ser imersas no fundo do solo: basta empurrá-las levemente para o solo, umedecer levemente com água de um frasco de spray e cobrir com polietileno.
- Quando as primeiras fotos aparecerem, remova o filme.
- E quando o primeiro par de folhas aparece, é necessário mergulhar as plantas jovens em vasos separados.
Pragas e doenças
- A planta é raramente afetada por pragas, mas em alguns casos um ácaro ou pulgão pode aparecer (as folhas e brotos da planta começam a se deformar).
Você pode se livrar deles tratando as plantas com inseticidas e mudando o solo.
- Às vezes, o koleriya está doente com oídio ou podridão das raízes. Quando a placa cinza aparecer nas folhas da planta, você deve tocar imediatamente o alarme e reduzir a quantidade de água introduzida no solo, já que geralmente é o excesso de umidade que provoca o desenvolvimento dessas doenças.
Além disso, é necessário tratar a planta com fungicidas e verificar suas raízes. Se necessário, atualize o solo.
É importante Se uma planta torce suas folhas, isso geralmente indica que o nível de umidade é insuficiente e a quantidade de água introduzida no solo. - Além disso, geralmente na fábrica, existem certos problemas identificados em mudanças externas:
- Falta de floração. As flores podem estar ausentes no esquema de cores por vários motivos. Na maioria dos casos, isso se deve a uma de várias razões: fertilizante insuficiente, umidade insuficiente, temperatura do ar muito alta etc.
- Folhas murchas. No inverno, quando a planta não tem luz suficiente, suas folhas começam a desaparecer gradualmente.
- Mude a cor das folhas. Quando as folhas da coloração empalidecem, isso indica que a planta não recebe a quantidade necessária de nutrientes ou que a flor fica sob a luz direta do sol, o que realmente queima a parte verde da planta.
- Manchas marrons nas folhas. Um problema semelhante é típico para as coleções que recebem umidade da água fria. Basta aquecer um pouco a água e o problema desaparece muito rapidamente.
Características do namoro para diferentes variedades: Linden, fofo e outros
Antes de decidir sobre o tipo de mina de carvão que você gostaria de cultivar em casa, é necessário familiarizar-se com os recursos de cada uma das variedades de que você gosta com mais detalhes.
Na maioria das vezes, as diferenças estão relacionadas à quantidade e ao período de cobertura e à necessidade de poda (ou falta dela). A cobertura deve ser aplicada de acordo com o período da floração.. Então por exemplo
- A colônia de Linden floresce geralmente com o início do outono e durante todo o período;
- Bogotskaya agrada com flores coloridas geralmente desde o meio do verão até o início do outono.
Em relação à poda, esse processo deve ser abordado com muito cuidado. Alguns tipos de cores não precisam disso, mas, por exemplo, uma variedade de flores macias deve ser cortada periodicamente, uma vez que a planta é alta e, na ausência de flores, pode atingir 1,2 m de altura.
É importante Lembre-se de que (independentemente da variedade), o koleriya é uma planta muito delicada: é muito sensível mesmo ao estresse mecânico, portanto, você deve lidar com isso com extremo cuidado.Essas são todas as sutilezas que você deve saber sobre o cultivo em casa de uma planta tão bonita quanto a koleriya. Monitore cuidadosamente as menores alterações na aparência da flor e cuide dela corretamente. Nesse caso, o koleriya definitivamente responderá com uma magnífica floração longa. Boa sorte