Ampel Balsam: plantio e cuidado. Uma planta bonita em sua casa
Ampel Balsam é uma cultura ornamental adequada para o cultivo interno. Ela recebeu esse nome devido às hastes, que dobram muito, e os potes precisam ser suspensos.
Se você traduzir a palavra Ampel do alemão, significa que significa um vaso pendurado para flores. Daí, bálsamo e começou a ser chamado de ampelous.
Aprendemos mais sobre esta planta encantadora e ao mesmo tempo despretensiosa.
Descrição e história botânica
Até hoje, não existe uma teoria exata sobre a origem desta flor. Muitas lendas permaneceram entre as pessoas, mas nenhuma delas recebeu confirmação. Sabe-se apenas que os subtrópicos da África e da América do Norte são considerados o berço da planta. As primeiras fábricas surgiram na Europa em 1596, após as quais começaram a ter uma demanda especial. Sob condições naturais, o bálsamo ampélico prefere um clima quente e alta umidade.
Variedades
Bálsamo de terry de Waller. Este tipo de planta é considerado o mais decorativo (mais detalhes sobre o bálsamo Waller podem ser encontrados aqui). Este é o pai de muitos híbridos modernos. Apresenta floração abundante com folhas marrom-avermelhadas e caules suculentos. Há tantas flores que às vezes cobrem todas as folhas.
Balsam Hawker. É o pai de híbridos como Impatiens Nova Guiné. Possui folhas alongadas e botões grandes. O bálsamo floresce durante todo o ano. Responde positivamente à abundância de luz solar.
Bálsamo niamês. Essa variedade decora ativamente varandas e apartamentos, pois é particularmente decorativa. É caracterizada por flores vermelhas, amarelas e bicolores, cuja forma se assemelha ao feijão.
Aparência e recursos
Esta planta herbácea pode ser cultivada como anual e perene. Pertence à família balsâmica. As hastes da planta são suculentas, ramificadas. Sua altura é de 15 a 50 cm e as folhas são verde-avermelhadas e onduladas nas bordas. Com o aumento da umidade, gotas de líquido se formam nas pontas.
As flores da cultura estão localizadas nas axilas das folhas, sua cor pode ser:
- branco
- rosa;
- laranja
- em vermelho;
- lilás;
- com listras e manchas.
Híbridos com flores duplas e folhas multicoloridas foram obtidos. O tamanho das flores é de 6 a 8 cm, apesar do tamanho pequeno, elas são muito brilhantes, como luzes.
No final da floração, o bálsamo forma frutos verdes. Após o amadurecimento, eles formam uma caixa seca com turnos. Às vezes, basta tocá-lo levemente, pois as sementes são simplesmente espalhadas. Devido a esse recurso, a planta é popularmente chamada de "sensível". Não é em vão que a cultura seja chamada de flor eterna, pois a floração é abundante e é observada quase ao longo do ano.
Foto
O bálsamo é assim:
Regras de desembarque
As atividades de pouso são reduzidas de acordo com as seguintes recomendações:
- Plante sementes em mudas em meados de março. Antes de plantar, mantenha-os em uma solução de permanganato de potássio para desinfecção e depois enxágüe com água morna.
- Para o plantio, prepare recipientes, encha com substrato e decomponha o material de plantio, pressionando levemente e polvilhando com uma fina camada de areia.
- Despeje um pouco o solo e cubra o próprio recipiente com filme ou vidro. Isso economizará calor.
- Coloque o recipiente com mudas em um local quente e suficientemente iluminado. A luz solar direta para o bálsamo é perigosa. Mas sem o sol, a planta crescerá mal. Então você tem que procurar na casa um lugar onde haja muitos lugares ensolarados difusos.
- Todos os dias, remova o filme ou o vidro para ventilação. Certifique-se de que o solo não seque.
- Assim que 3 folhas forem formadas, conduza uma palheta. Para assentos em vasos separados, escolha recipientes não muito grandes. O bálsamo ampelous sente confortável em circunstâncias apertadas.
- Após o plantio, regue diariamente. Ao mesmo tempo, verifique se não há estagnação da água.
Assistimos a um vídeo onde, em detalhes, é mostrado o processo de semear bálsamo para mudas:
Iluminação e localização
Atenção! A flor é despretensiosa para a iluminação. Pode crescer calmamente mesmo no canto da sala. Porém, para obter uma floração abundante e constante, só é possível se houver luz brilhante.Na janela sul, no meio do verão, a flor não deve ser mantida ou você precisa criar proteção contra os raios abrasadores do sol. As janelas leste e oeste são ótimas. No verão, leve bálsamo para a varanda.
Uma planta com flores será uma excelente decoração para o jardim, mas não pode ser plantada ao sol. Penumbra leve serve.
Requisitos do solo
Para o plantio de bálsamo de ampola, é necessário preparar um substrato solto e levemente ácido. Você pode cozinhá-lo se consumir quantidades iguais desses componentes:
- turfa;
- vermiculite;
- terra de folha;
- areia do rio.
A composição do solo já pronta pode ser comprada na loja. Antes de usá-lo, coloque um pouco de areia na panela. É necessário remover rapidamente o excesso de umidade do solo. Se isso não for feito, o sistema radicular das plantas jovens apodrecerá.
Como cuidar?
Rega
Bálsamo ampeloso - uma cultura que ama a umidade. Distingue-se por hastes suculentas e cheias de umidade. Com a falta de água, a flor não desaparece, mas perde elasticidade e descarta as folhas inferiores. No verão, forneça rega abundante. A terra deve estar sempre molhada. No inverno, reduza a umidade, impedindo a secagem de um coma de terra. O fluido estagnado na panela é prejudicial, pois está repleto de apodrecimento das raízes e caules.
Top vestir
A alimentação é necessária a cada 2 semanas, começando em abril e terminando em agosto. Os fertilizantes minerais projetados para plantas com flores são excelentes para isso. Certifique-se de que os fertilizantes nitrogenados não estejam em excesso, pois isso levará ao rápido crescimento das hastes e inibirá a formação de flores.
A planta responde positivamente a Kemira. Este fertilizante, que contém os seguintes componentes:
- fósforo;
- nitrogênio
- magnésio
- potássio
- manganês;
- boro;
- cobre
- zinco;
- ferro
- molibdênio.
Dormência
No final da floração, corte os pedúnculos e coloque a planta em um local fresco, onde o regime de temperatura exceda +15 graus. Ao mesmo tempo, regue o bálsamo em quantidade moderada. Quando novos brotos se formarem em fevereiro, coloque a flor em uma sala com temperatura mais alta e regue com mais frequência.
Doenças e Pragas Comuns
No inverno, o ampel bálsamo é afetado por doenças fúngicas, e podridão especialmente cinza. Para eliminar esse problema, você precisa limpar as raízes da planta do solo antigo e transplantá-lo para um novo recipiente com o solo.
Se a sala estiver com pouca umidade, isso é repleto de ataques de ácaros. Isso pode ser determinado pelas folhas torcidas. Eles caem com o tempo. Para eliminar o ácaro, tais drogas ajudarão: Actellik, Neoron.
Uma mosca branca pode ser afetada pela planta, devido à qual as folhas começam a ficar amarelas. Os insetos se depositam no interior das folhas inferiores. Para o tratamento, use Fufaron, Decis.
Recursos de propagação
O bálsamo ampélico é propagado por sementes ou estacas de brotos apicais. Cada um desses métodos possui suas próprias características:
- As sementes da planta são grandes. Vendido em mistura. Seu desembarque é realizado em fevereiro arte em estufas. Germinar após 3-4 semanas a uma temperatura de 23-25 graus.
- Corte as hastes de 8 a 10 cm de comprimento na primavera ou no verão e enraize-as na água. Você pode usar solo úmido com a adição de areia. As mudas criam raízes em poucos dias e depois são transplantadas para vasos pequenos e separados. Após 2-3 meses, as mudas jovens podem florescer.
Aprendemos como cortar em detalhes o bálsamo ampeloso assistindo ao seguinte vídeo:
O bálsamo de Ampel é apreciado pelos jardineiros devido à floração abundante e brilhante e à despretensão dos cuidados. Devido à presença de uma ampla paleta de tons, todos podem criar um arranjo floral completo em sua varanda, o que o deliciará com sua beleza por quase todo o ano.