Características de pouso e assistência do pelargonium variado

Pelargonium variado é uma planta elegante e ornamental. O principal destaque neste caso é a cor dupla incomum da folhagem - dependendo da variedade, o pelargonium variado possui manchas marrons, vermelhas, roxas e outras, em combinação com a tonalidade verde principal da folhagem.

No artigo, vamos considerar as características desta planta interessante, aprender a plantar pelargonium variado, como cuidar adequadamente dele, familiarizar-se com suas variedades mais populares.

Origem

ATENÇÃO: Pela primeira vez, o pelargonium variado foi introduzido em um amplo círculo de amantes de flores já no século 19, e hoje as plantas são uma das favoritas entre os cultivadores de flores de todo o mundo. Em 1909, o cientista E. Bauer descobriu o gene do mosaico - e começou a seleção e criação sistemática de várias variedades dessas plantas surpreendentes.

Note que o trabalho de criação nessa direção ainda está em andamento, e botânicos, profissionais e amadores, não estão cansados ​​de introduzir todas as novas variedades dessa espécie. O custo da planta depende da variedade - você pode comprar um caule enraizado por 300 rublos e 700.

Atenção especial deve ser dada a variedades como Barnes Country, Golden Shock, Bridesmeid: todas elas se distinguem por folhas elegantes de uma cor incomum em preto e dourado (amarelo). Além de sua excepcional decoratividade, essas variedades também são fáceis de cuidar, por isso são ideais para cultivadores iniciantes.

Foto da planta

Aqui você pode encontrar fotos de pelargonium variado.



Aparência

A principal característica distintiva dessa variedade de pelargonium são suas folhas graciosas e de cores desiguais. É por causa da folhagem, e não por causa das flores neste caso, que a planta é criada. As seguintes tonalidades prevalecem na cor da folhagem:

  1. verde
  2. esmeralda;
  3. Borgonha;
  4. magenta;
  5. ameixa;
  6. bronze.

De acordo com a cor da folhagem, os pelargonium variados são divididos em dois subgrupos:

  • ouro amareloem que a cor principal das folhas é amarela;
  • prateado, em que a cor principal pode ser qualquer, mas há um recurso distinto - uma tela cremosa na borda.

O padrão predominante nas folhas é uma borboleta, e é sempre mais escuro que a sombra principal. O número de tons misturados em uma folha é geralmente dois, às vezes três.

Regras de desembarque

Aprendemos os principais pontos sobre o enraizamento competente do pelargonium variado.

Seleção de localização e iluminação

O pelargonium variado prefere soleiras e remendos de sol bem iluminados a qualquer hora do dia. Da maneira mais espetacular, a variação decorativa das folhas de uma planta se manifesta precisamente com boa iluminação. Com um tipo adequado de iluminação, o pelargonium é capaz de maximizar sua decoratividade. É importante ocultar a planta da luz solar em excesso.

Especialmente, esta recomendação se aplica a variedades com um leve meio de folhas. O superaquecimento é extremamente indesejável para esta flor. A uma temperatura muito alta, o pelargonium variegado cresce mal, fica doente e é mais freqüentemente afetado por pragas.

Solo

Para que o pelargonium variegado se desenvolva com segurança, ele precisa ser mantido em uma mistura especial do solo: a seguir, mostraremos como preparar o substrato. Portanto, a composição de solo recomendada para pelargonium variado:

  • 2 partes de relva;
  • 1 parte de húmus;
  • 1 parte do húmus das folhas;
  • 1 parte de turfa;
  • 1 parte da areia do rio.
DICA: Ao misturar todos os componentes acima, você pode obter a melhor mistura para o cultivo de pelargonium com folhas variadas.

Cuidado

Vamos considerar com mais detalhes as principais características do cuidado com esta planta ornamental.

Rega

Ao contrário de outros tipos de pelargonium, a variegação não precisa de rega abundante. Nesse caso, a umidade do solo deve ser moderada, mesmo no verão, sem mencionar o inverno. O principal sinal de que é hora de regar o pelargonium é o solo seco.

Não é recomendado borrifar a planta, pois gotas de água podem estragar a folhagem, causar queimaduras, apodrecer. Água, tentando "mirar" diretamente sob a raiz. A água deve ter temperatura ambiente e ser macia e assentada.

Se durante o procedimento a água entrar nas folhas da planta, seque-as em um local quente e com sombra. Para arejar livremente as raízes, recomenda-se afrouxar o solo após a rega. E se você notar que manchas marrons feias começaram a aparecer nas folhas variadas, a rega é realizada com violações.

Transplante

Na primavera, recomenda-se o transplante de pelargonium em terras frescas. Depois que a planta for assimilada com sucesso em um novo substrato, faça a poda - para que o pelargonium do novo período vegetativo fique completamente pronto.

Poda

A bucha precisa de moldagem. É especialmente importante cortar regularmente brotos completamente verdes, pois eles estragam a forma do arbusto e puxam nutrientes para si mesmos. Se durante o inverno a planta formou brotos finos e fracos, eles devem ser cortados em um terço.

Top vestir

O pelargonium variado responde com gratidão à cobertura, precisa de nutrição adicional durante todo o período de vegetação ativa - da primavera ao outono. No inverno, a planta não é alimentada, pois nesse momento o pelargonium passa por um "período de descanso".

Na primavera e no verão, a flor recebe alimentos adicionais duas vezes por mês. Para que uma planta cresça e se desenvolva com segurança, ela deve receber três minerais principais: fósforo, potássio e nitrogênio.

Recomenda-se a compra de formulações complexas prontas para pelargoniumonde todos os ingredientes são contabilizados na quantidade necessária. Adequado para pelargonium variegado, além dos padrões, e composições como Agricola, Kemira.

Se a cobertura for realizada em combinação com a próxima rega, tome fertilizantes 2-3 vezes menos do que com a cobertura convencional. Se você decidir alimentar a planta com suas próprias misturas, lembre-se de que todos esses componentes devem ser tomados em proporções iguais. No entanto, antes da floração do pelargonium, a proporção de nitrogênio deve ser reduzida e o potássio deve ser aumentado.

Invernada

No inverno, o pelargonium variado deve descansar: todos os processos vegetativos nele diminuem, podemos dizer que a planta "hiberna". A temperatura na sala onde a flor é mantida no inverno não deve exceder 15 graus - caso contrário, a planta não poderá relaxar completamente. A rega é reduzida para uma vez por dia, e recomenda-se completamente a cobertura do inverno para parar.

IMPORTANTE: Em geral, os pelargoniums desta espécie são despretensiosos e não causam dificuldades especiais durante o cultivo. Observamos ainda que a planta não tolera bem as mudanças de temperatura - portanto, se você retirar vasos com pelargonium durante o verão, traga-os de volta para a sala já no final de agosto ou início de setembro.

Doenças e Pragas

Vamos nos familiarizar com as doenças mais perigosas e insetos nocivos para o pelargonium variado.

Podridão cinzenta

Esta doença manifesta-se como manchas marrons e acinzentadas características nas folhas da planta. Então a folhagem começa a secar, murcha, e se você não prestar atenção à doença a tempo, toda a planta morrerá. Normalmente, o problema surge devido ao excesso de umidade do pelargonium na estação fria. Para parar a doença, as áreas afetadas das folhas devem ser cortadas; em casos graves, são cortados brotos limpos e a planta é transplantada para uma nova panela com solo fresco.

Outra podridão

Variedades de podridão, como raiz e caule, também podem afetar o pelargonium variado. O motivo mais frequente é a rega excessiva. A podridão das raízes não é tratada: nesse caso, as plantas são descartadas.

Se a podridão do caule ainda não teve muito tempo para se espalhar e não penetrou no sistema radicular, você ainda pode lutar pela flor removendo cuidadosamente todas as partes afetadas e tratando o pelargonium e o solo com fungicidas sistêmicos. As preparações Biporam e Fitoflavina são mais adequadas neste caso.

Quanto às pragas, o perigo para o pelargonium variado é principalmente a mosca branca. Para evitar esta praga, recomenda-se pulverizar sistematicamente o pelargonium com inseticidas.

Reprodução

Uma planta desta espécie se propaga em casa, principalmente por estacas. O período mais favorável para a reprodução é de agosto a setembro. Para que a parte aérea tenha raízes bem, recomenda-se cortar brotos apicais saudáveis ​​com 2-3 folhas da planta mãe.

A fatia deve ser tratada com carvão moído e um agente estimulante da raiz. Na água, as raízes não crescem; nesse caso, é melhor plantar as mudas imediatamente em uma pastilha de turfa ou mistura de solo. Após o enraizamento, o talo é transplantado para uma panela permanente e colocado em um local ensolarado.

Lembre-se de que produzir variedades tricolores exigirá mais experiência e aborrecimento do que variedades bicolores. Os pelargoniums, combinando três tonalidades na cor de suas folhas, são mal enraizados, crescem e, em geral, são mais caprichosos do que espécimes de duas cores.

Nós nos familiarizamos com as peculiaridades de cultivar uma planta como o pelargonium variado. Como você pode ver, a planta é bastante despretensiosa e pode ser cultivada com sucesso, mesmo pelos jardineiros mais experientes. A beleza e a decoratividade desta planta sempre atraem atenção, e cuidar de uma beleza não levará muito tempo e esforço.

Deixe O Seu Comentário