Acessórios de banheiro: diferentes tipos de iluminação para funcionalidade e estética
Conteúdo:
- Qual opção escolher?
- Plafon
- Arandelas
- Holofotes
- Iluminação de espelho
- Lâmpadas LED
- Seleção de fluxo luminoso (lm) por m²
- Níveis de segurança necessários
A iluminação é um elemento indispensável no arranjo do banheiro. As lâmpadas adequadamente selecionadas não apenas melhoram o conforto da vida cotidiana, mas também permitem criar a atmosfera perfeita no interior. Uma fonte de luz projetada originalmente aprimora a funcionalidade da sala e desempenha o papel de decoração elegante. A iluminação do banheiro é uma etapa muito importante, que requer não apenas bom gosto, mas também conhecimento profissional. No final, o espaço para a implementação de procedimentos de higiene não é apenas um espaço que serve exclusivamente para preparar a saída, tomar banho e modelar cabelos. É uma sala onde uma pessoa moderna passa a maior parte de sua vida.
Luminárias no banheiro: qual opção escolher?
Uma casa de banho é uma sala em que as pessoas passam muito tempo, por isso não deve ser apenas funcional, mas também proporcionar uma sensação de relaxamento e conforto. O número de fontes de luz deve ser determinado pelo tamanho da sala. O banheiro deve ter acessórios pertencentes a pelo menos os dois primeiros tipos de três:
- A iluminação geral é a principal que ilumina uniformemente toda a área do banheiro. Geralmente é instalado no teto - a parte central da sala serve como iluminação orientadora.
- A iluminação da área (funcional), usada para tarefas especiais, por exemplo, é ideal para maquiagem ou barbear todos os dias.
- A iluminação atmosférica (decorativa) proporciona bem-estar, ideal para relaxar. Esta é uma opção adicional na localização da iluminação do banheiro.
A iluminação geral inclui situações nas quais você precisa ir ao banheiro, por exemplo, para usar o banheiro, tirar a roupa da máquina de lavar ou apenas escovar os dentes. A iluminação da área no banheiro é mais frequentemente usada com um espelho. Com ele, você pode fazer uma maquiagem impecável, fazer a barba, lavar o rosto ou executar outros procedimentos cosméticos. A iluminação ambiente transforma o banheiro em um templo de bem-estar luminoso ou fornece uma luz roxa relaxante em toda a sala.
Lâmpada no banheiro: versão de teto
Dependendo do tamanho do banheiro, das preferências do usuário e das ações realizadas nesta sala, você pode usar diferentes tipos de lâmpadas instaladas em determinadas áreas. Uma lâmpada do teto fornece iluminação geral no banheiro. No design, o mais comum aqui é branco em combinação com elementos cromados. Essa combinação dá a impressão de elegância e limpeza excepcionais, de modo que se encaixa em praticamente qualquer banheiro. Dependendo das suas preferências, você pode escolher uma luminária de teto vintage ou rústica para decorar a zona de higiene.
Lâmpada de parede no banheiro: arandela
Arandelas (arandelas) são geralmente instaladas no banheiro pelo espelho. Eles complementam a iluminação geral da sala e servem para destacar áreas funcionais. Verifique se o espelho está uniformemente iluminado e se a luz não o cegará. A lâmpada deve ser instalada no topo da parede ou a uma altura de 1,70 ma 1,80 m.
Holofotes no banheiro: elementos embutidos
Especialmente em banheiros pequenos, uma opção atraente é a iluminação, que não ocupa espaço extra. As luminárias embutidas também são prontamente usadas nos banheiros de muitos hotéis e piscinas. Razão: eles parecem muito elegantes. Infelizmente, a montagem é um pouco mais complicada, porque os holofotes no banheiro exigem o uso de um teto falso em gesso cartonado.
Espelho de iluminação no banheiro
A necessidade de usar a iluminação espelhada no banheiro é explicada pelo fato de que na maioria das vezes a lâmpada do teto não é adequada para iluminação detalhada. Sombras aparecem no rosto. A maquiagem feita nessas condições nunca será perfeita e o barbear será uma tarefa assustadora. Para eliminar as sombras no banheiro, é usada uma fonte de luz adicional ou um castiçal acima do espelho. Deve fornecer pelo menos uma reprodução de cores muito boa e não cega, caso contrário você não poderá se olhar no espelho.
Luzes LED para o banheiro
A iluminação LED também é um modelo ideal para o banheiro, independentemente do tipo de lâmpada selecionada. Não importa se você escolhe luzes de teto embutidas, spot ou LED - todas as fontes de luz artificiais do banheiro reduzem o consumo de energia em até 90%, e a tecnologia de longa duração elimina a necessidade de manutenção. Você deve sempre prestar atenção ao índice de reprodução de cores, especialmente para LEDs que estão constantemente embutidos, porque eles não podem ser substituídos após a data de vencimento.
Qual fluxo luminoso (lm) escolher para um banheiro por m²?
Quantos pontos ou fontes de luz você precisa para um banheiro e qual brilho escolher? A resposta à pergunta é bastante ambígua, pois é necessário levar em conta as propriedades da sala. Por exemplo, as cores das paredes e azulejos, o tamanho da área, as características dos móveis etc. A iluminação deve ser adaptada com precisão à sala, e o que é montado em um banheiro pode ficar muito escuro ou brilhante para outro. Nesse caso, a iluminação deve ser bem projetada por um designer e eletricista profissional.
Que níveis de proteção são necessários para iluminar um banheiro?
Umidade e eletricidade são uma combinação mortal! De qualquer forma, sem um grau adequado de proteção para as lâmpadas utilizadas.
Dica importante! A instalação de acessórios no banheiro deve ser solicitada por um eletricista. O profissional conhece melhor as regras e padrões de segurança elétrica, que contêm todas as informações de segurança em salas com alta umidade.
O banheiro é dividido em diferentes zonas de proteção. O ponto central dessas áreas é uma banheira ou chuveiro. Cada zona de proteção possui regras especiais para lâmpadas de banheiro:
- Zona de proteção 0: O interior da base do chuveiro ou banheira. São permitidas tensões muito baixas até 12 V e pelo menos o grau de proteção IPX7.
- Zona de proteção 1: o espaço definido pelas bordas externas da banheira ou base de chuveiro até uma altura de 2,25 m .. Tensão muito baixa até 12 V e um grau mínimo de proteção IPX4. Sem uma base de chuveiro, a área cobre uma área de até 120 cm ao redor da cabeça do chuveiro. O limite vertical em ambos os casos: 2,25 m.
- Zona de proteção 2: uma distância de até 60 cm em torno da zona de proteção 1. Grau mínimo de proteção IPX4. No caso de pulverização de água, por exemplo, ao usar bicos de massagem, a proteção é pelo menos IPX5.
- Além disso, os transformadores não devem ser usados nas zonas de proteção 0 e 1. Nas zonas de proteção 0, 1 e 2, não deve haver tomadas e interruptores.
Não há como negar que a iluminação é necessária para o bem-estar no banheiro. Portanto, qualquer pessoa que trate essa sala como algo mais do que apenas um local para escovar os dentes e tomar um banho rápido deve cuidar de equipar a sala com as luzes apropriadas. Os modelos de teto desempenham um papel especial neste caso, garantindo uma iluminação completa do espaço com luz artificial.